segunda-feira, 18 de março de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Procedimento RNP AR

É um paliativo, mas ajuda, o que o prefeito de Joinville Udo Döhler, acompanhado do senador Luiz Henrique da Silveira e do deputado estadual Darci de Mattos conseguiu junto ao Ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, que Joinville será o segundo município do país a receber o procedimento denominado de RNP AR (Performance de Navegação Exigida, com Autorização Requerida), e que entrará em operação no dia 4 de abril próximo. O outro aeroporto que atua com o RPN é o Santos Dumont, Rio de Janeiro.  “Para nós joinvilenses, essa notícia é a solução para a questão da demora na instalação do ILS. A utilização do procedimento RNP significa que poderemos operar voos com um teto de 95 metros, quando hoje, em Joinville, só é possível com 450 metros” comemorou Udo Döhler.

COMTUR elege diretoria
O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR realizou sua reunião mensal na manhã de quinta-feira (14), tendo como itens principais da pauta a apresentação das ações realizadas na gestão de 2011/2013 e a eleição da nova diretoria. O presidente, Aldeni Carneiro (Nico) passou o cargo para a empresária de hotelaria Rosicler Dedekind, tendo como vice-presidente a professora Elaine Cristina Scalabrini e 1º secretário, Giorgio Augusto de Sousa, gestor do Joinville Convention & Visitors Bureau. O Conselho Municipal de Turismo tem como finalidades acompanhar e avaliar a política municipal relacionada com o turismo, empreendida pela Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville – Promotur; seguir as diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico do Turismo de Joinville e cumprir o que estabelece a Lei Municipal nº 3.169/95, alterada pela Lei nº 5.597, de 13 de setembro de 2006. É formado por representantes das principais entidades e empresas ligadas ao setor do turismo – Promotur, Fundação Cultural, Sindicato VivaBem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, AJORPEME, ACIJ, CDL, JC&VB, Senac Joinville, Fundação 25 de Julho (Turismo Rural), Univille, Faculdade Cenecista, Faculdade Anhanguera, Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET e outras. Serginho Ferreira, presidente da Fundação Turística de Joinville colocou sua equipe à disposição do COMTUR e a presidente eleita incentivou a todos os membros do Conselho a apresentarem projetos úteis e viáveis para o desenvolvimento do turismo de Joinville. 
 
Balneário Camboriú
 

 O calor e o bom tempo de março acionam os descontos e movimentam Balneário Camboriú. Turistas e moradores aproveitam o que a cidade oferece, e, segundo informações da EPAGRI-Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, o tempo continuará bom. A rede hoteleira, em todos os pontos do Balneário, que registrou 90% de ocupação durante o Carnaval apresenta variações atrativas nos preços das diárias. “Cada hotel tem a sua política de preços”, esclarece Dirce Fistarol, diretora de hospedagem do SINDISOL - Sindicato dos Hotéis,
Restaurantes, Bares e Similares.
 
Conselho Nacional ABRAJET
A Seccional ABRAJET de Alagoas, presidida por Flávio Gomes de Barros já tem a programação definida para  a reunião do Conselho Nacional da ABRAJET- Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, em Maceió, de 21 a 24 de março. Além de um dia todo de reunião para discutir assuntos pertinentes à entidade, os membros do Conselho terão ainda uma série de contatos e encontros com autoridades do Estado e do Município e farão visitas a pontos turísticos da Capital alagoana.

Fórum em Bombinhas

Já a ABRAJET – SC irá realizar, de 11 a 14 de abril, em Bombinhas, no Litoral de Santa Catarina, o V Fórum de Turismo da Abrajet/SC e o I Encontro Regional Sul da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, coordenado pelo presidente regional, Alberto Gonçalves de Souza. A programação está em fase de construção. A solenidade de abertura ocorrerá no dia 11 às 20 horas, no salão de eventos da Pousada Vila do Farol.
 
Festa do Milho Verde
 
Deliciosos pratos de  milho verde

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz realizou no dia 13 o jantar de lançamento da 21ª Festa do Milho Verde, no Plaza Caldas da Imperatriz Resort e Spa. O evento reuniu autoridades de todas as esferas, convidados e imprensa, que puderam saborear os pratos típicos feitos à base de milho verde, que também serão elaborados nos três dias de festa, de 22 a 24 de março, no Parque de Exposições Orlando Becker, em Santo Amaro da Imperatriz. Foram preparados nove pratos quentes e oito tipos de sobremesas, à base de milho verde.  
O presidente do sindicato Edson Ricardo Rachadel se disse orgulhoso com a organização e realização do evento que a cada ano vem crescendo em número de visitantes, e como resultado incrementa a economia local. Já o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Vidal, afirmou que a tradicional festa ajuda a alavancar e consolidar o potencial acolhedor e turístico da cidade. “Além das águas termais, vamos divulgar nossa cidade para todo o país, a hospitalidade dos santoamarenses, as belezas e os atrativos naturais, e a farta e variada gastronomia com base no cereal plantado e colhido na nossa região, em especial no Sul do Rio”, conclui o prefeito.
A compra de ingressos para sábado e domingo (dias 23 e 24)  pode ser feita nos pontos de vendas das lojas Unilar e Mario Joalheiros. Para o dia de abertura, sexta-feira (22), os ingressos estarão à venda somente na bilheteria do Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker.
 
ABAV 2013 e ITB Berlim
 
A ABAV-Associação Brasileira de Agências de Viagens está anunciando a ampliação dos debates sobre o turismo sustentável naquela que é considerada a maior feira internacional de negócios do setor de viagens e turismo das Américas. A iniciativa é fruto da parceria firmada com a ITB Berlim, que ocupa a mesma distinção: a maior e a melhor feira no cenário do turismo, em âmbito mundial. A 41ª edição do evento ABAV – Feira de Turismo das Américas, que será realizada de 4 a 8 de setembro deste ano, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, em parceria com a ITB Berlin, capacitará as agências de viagens participantes do evento sobre a importância da sustentabilidade na manutenção das belezas naturais e culturais dos destinos e suas populações. E pela primeira vez, para conscientização, a feira será aberta ao público, nos dias 7 e 8 de setembro.

Feira de Chocolate

A Associação dos Servidores Públicos do Município de Barra Velha – ASBAVE promove novamente sua tradicional Feira de Chocolate do Parke, de 18 a 28 de março, no horário das 16h às 21 h, incluindo sábado e domingo. O evento acontece no  Armazém da Moda, na Avenida Santa Catarina, 278.
 
Um Chocoamor à Terra
 

O Chocofest – Páscoa em Gramado ocorre de 14 a 31 de março e toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra Gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias
 
A principal atração do Chocofest – Páscoa em Gramado, que chega a sua 18ª edição, é o desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, este ano com cerca de 400 participantes, em um espetáculo de 50 minutos, apresenta ainda sete carros alegóricos e uma linda coreografia, que pelo terceiro ano consecutivo terá a apresentação de flash mob durante a apresentação. Responsável pela coreografia do Chocofest – tanto do desfile de Páscoa, quanto da Parada do Conde Guloseima –, a coreógrafa Márcia Chemale frisou a importância da continuidade do trabalho. “Estamos com grande parte do elenco que participou em 2012, e com isso conseguimos um grande aprimoramento nas ações dentro do desfile”, disse. 


Páscoa na Serra Gaúcha

A doçura de Páscoa em uma programação especial para as crianças e com preços promocionais está disponível na Rede de Hotéis Dall'Onder, entre os dias 28 e 31 de março, com shows com temática gaúcha e italiana, programações diferenciadas para crianças e valores com 35% de desconto a partir da terceira diária. O período será especial para as crianças, que poderão participar de programações específicas da Páscoa, como a Caça aos Ovos, realizada no jardim do Dall'Onder Grande Hotel, o plantio da cenourinha, a Noite do Pijama e o Cineminha Especial. As atividades são realizadas com o acompanhamento de profissionais de recreação infantil e não tem custos para hóspedes da Rede Dall'Onder. Destaque também para o Fandanguinho, atração em que os pequenos podem conhecer lendas, hábitos e mais sobre a cultura e tradição gaúcha. Além disso, podem passear pela Fazenda da Ovelhinha, que leva crianças até a Casa da Ovelha, laticínio turístico localizado no roteiro Caminhos de Pedra, onde são apresentados shows de pastoreio com cães da raça Border Collie e outras atividades de recreação. Os adultos terão os tradicionais e exclusivos espetáculos Per Sempre e Alma Gaúcha. O primeiro ocorre no dia 29 e apresenta um repertório emocionante com o tenor Dirceu Pastore. O Rastros do Tempo, no dia 30, mostra o talento de um dos mais renomados grupos de tradições gaúchas da Serra, com história de três décadas no Dall'Onder. Reservas: centraldereservas@dallonder.com.br.

High School

É cada vez maior a procura pelas famosas High Schools americanas por parte dos catarinenses. O que há alguns anos era privilégio para poucos, agora o cenário é favorável a maior número de jovens, passar meses no exterior vivenciando uma cultura totalmente diferente e melhorando o seu inglês. A agência Travelmate de Balneário Camboriú já começa a recrutar os jovens interessados em cursar o ensino médio na terra do Tio Sam. Apenas em 2012, o setor de intercâmbio no Brasil rendeu mais de R$ 4 bilhões.

 
Construção de barcos na Bahia
 
A empresa francesa Dream Yacht Charter, especializada na fabricação de barcos de turismo confirmou para a Secretaria de Turismo – Setur – BA, o  investimento de R$ 100 milhões na Bahia, nos próximos quatro anos. A informação é da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA). De acordo com Loic Bonnet, presidente da companhia, a empresa deve se instalar em novembro deste ano, com investimentos iniciais de R$ 20 milhões. “A ideia, segundo o empresário, é trazer 16 embarcações que vão operar passeios turísticos na Baía de Todos os Santos para o público nacional e internacional”, disse Bonnet.
 
Sheraton Hotels & Resorts

A Sheraton Hotels & Resorts, que ajuda seus hóspedes a fazerem conexões em mais de 400 hotéis em 70 países pelo mundo, acaba de completar uma revitalização global de US$6 bilhões e durante os próximos três anos realizará um programa de expansão no valor de US$5 bilhões. A marca Sheraton é a maior e mais global marca da Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., uma das mais importantes empresas de hotelaria e lazer do mundo com 1.128 propriedades em 100 países e aproximadamente 154.000 empregados em suas unidades próprias e administradas. A Starwood Hotels é proprietária, operadora e franqueadora de hotéis, resorts, e residências com as seguintes renomadas marcas internacionais: St. Regis®, The Luxury Collection®, W®, Westin®, Le Meridien®, Sheraton®, Four Points® by Sheraton, Aloft® e ElementSM. A companhia oferece um dos programas de fidelidade líderes na indústria do turismo, o Starwood Preferred Guest (SPG), que permite aos seus membros ganharem pontos e trocarem por estadias, upgrades e milhas aéreas sem nenhuma restrição de datas. No Brasil, a Starwood Hotels & Resorts oferece 8 unidades e uma em desenvolvimento, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2014. Saiba mais em www.starwoodhotels.com.

 
Transatlânticos no Porto de Cabedelo 

A Cia Docas da Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo - PBTur receberam do diretor da operadora Brazilian Cruizes Representation (BCR), Milton Sanches, a confirmação  de que o porto de Cabedelo vai receber mais cinco atracamentos de navios de cruzeiro em março de 2014. Inicialmente, a escala do transatlântico estava agendada para 29 de novembro a 23 de dezembro, com seis embarques e desembarques de cruzeiristas paraibanos. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a vinda de navios transatlânticos para a Paraíba é resultado do trabalho conjunto com a Cia Docas e o trade. “Desde a primeira reunião com a BCR, em São Paulo, estamos criando condições para inserir nosso porto na rota dos cruzeiros nacionais. O governo do Estado, por meio da Cia. Docas, não vai cobrar taxas de atracação junto a BCR. Também estamos comprometidos em viabilizar a instalação do terminal de passageiros no porto. Nosso objetivo é o de facilitar as negociações futuras e diminuir a burocracia”, explicou. Agora só falta definir as datas dos atracamentos.
 
Orlando o preferido

A fantástica cidade de Orlando

O estudo do Hotel Price Index (HPI), realizado pela Hoteis.com, revela Orlando, na Flórida, como o destino internacional preferido dos turistas brasileiros em 2012. O segundo lugar do ranking ficou para outra cidade norte-americana: Nova York. Já na terceira posição esteve Buenos Aires, na Argentina, destino bastante popular entre o público brasileiro. “Com o HPI, pudemos observar uma mudança no comportamento dos viajantes brasileiros rumo ao exterior em 2012, que foi o avanço das reservas de hotéis em destinos europeus e o recuo em algumas cidades dos EUA”, ressalta Carolina Piber, diretora de marketing da Hoteis.com, para a América Latina. Apesar destas mudanças, as cinco primeiras cidades preferidas dos brasileiros mantiveram suas posições em relação a 2011 - Orlando, Nova York, Buenos Aires, Miami e Las Vegas – sendo quatro delas famosas entre famílias que decidem passar as férias nos EUA.

Ilhas Seychelles
 
Um dos paraísos da terra

Muitas ilhas das Seychelles oferecem impressionantes e diversas oportunidades de mergulho, com uma abundância de vida marinha e grande visibilidade. As ilhas internas são formadas por partes de uma cadeia de montanhas submersa. No local há uma diversidade infinita de belos peixes e vida submarina, onde vários centros de Mergulho PADI estão localizados. Já as ilhas externas são formadas por corais e em sua maioria não povoadas, o que significa que os mergulhadores podem desfrutar destes locais intocados e observar a natureza primitiva e única da região. No entanto, nessas partes do arquipélago o turista deve ficar atento as condições climáticas, pois as ilhas externas estão mais vulneráveis para ciclones ou tempestades, instabilidade que não atinge as internas. A atividade pode ser  feita durante todo o ano, mas a melhor época é de março a maio e de setembro a novembro, quando as temperaturas da água tem em média de 29ºC e visibilidade de até 30 metros. Fale com seu agente de viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário