sexta-feira, 26 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino


FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino



EXPOVINIS
 
 


​O maior salão de vinhos da América, o ExpoVinis, divulgou os 10 rótulos vencedores no concurso Top Ten, que elege a cada edição os melhores vinhos em 10 categorias. Este ano, os prêmios foram divididos em melhor espumante nacional, espumante importado, branco nacional, branco importado, rosado, tinto nacional Serra Gaúcha, tinto nacional outras regiões, tinto novo mundo, tinto velho mundo e doce/fortificado. E pra quem ainda não sabe, o vinho Brut Rosé da Vinícola Villaggio Grando do Município de Água Doce (SC), em nossa Rota da Amizade, foi eleito o melhor espumante do Brasil!


VILLA FRANCIONI 
 
Falando nisso, à vinícola catarinense Villa Francioni, está novamente na Expovinis Brasil 2013. Os rótulos apresentados são de três linhas de produtos que incluem os vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa. A vinícola está situada a 1.260 metros de altitude, na serra catarinense em São Joaquim. A comercialização dos vinhos iniciou em 2005 e apesar do pouco tempo, a empresa vem recebendo reconhecimento tanto de profissionais do Brasil como do exterior. A imprensa especializada também tem destacado a qualidade dos vinhos produzidos. A Villa Francioni acaba de conquistar duas importantes vitórias na publicação:  Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados:  o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e  o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005,  foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Bettú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos. O Villa Francioni Rosé 2011, recentemente também ficou em primeiro lugar na degustação às cegas promovida pela Folha de SP. O rótulo é produzido com oito tipos de uvas. Já o vinho de sobremesa, Colheita Tardia 2005, foi produzido a partir de uvas que passaram por botrytização e desidratação natural. É um vinho raro, foram produzidas apenas 500 garrafas, a vinícola se prepara para lançar em breve um novo lote. A Villa Francioni produz em media 150 mil garrafas/ano.
 

WTM É SUCESSO

O coquetel de abertura da World Travel Market Latin America (WTM) 2013, promovido pelo Beto Carrero World, foi um sucesso. A feira aconteceu em São Paulo durante esta semana e a festa oficial, patrocinada pelo Parque, contou com a presença surpresa de personagens, além da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre. Shrek, Fiona, Homem Biscoito, o leão Alex, e também o urso Po, fizeram parte da comitiva da DreamWorks e foram agitar o evento. Depois de terem participado do coquetel de lançamento, os personagens também fizeram aparições no espaço reservado ao Parque, e alegraram turistas e visitantes da WTM. A feira terminou nesta última sexta-feira (25), e neste ano o BCW fechou uma pareceria com o evento, promovendo a festa de abertura. Além de participar da exposição, o Diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab, explica que a equipe está muito feliz "em proporcionar um momento muito especial de integração e relacionamento com o trade".
 
 
Para ele, além do momento de descontração, a festa de abertura representou uma oportunidade para se aproximar mais do trade. "Esta é uma das formas de chegar e mostrar tudo que temos no Parque, que muita gente não conhece. O Beto Carrero World se modernizou e é hoje o maior da América Latina", comenta. Uma das grandes novidades que o Parque apresenta durante a WTM é a nova campanha de marketing, denominada "Betro Carrero World, muito mais que um parque". O objetivo desta ação é divulgar os atrativos e a diversidade do empreendimento.


A World Travel Market Latin America (WTM) é uma das principais feiras do setor de Viagens e Turismo da América Latina. Realizado no Brasil pela primeira vez, o evento promove a região para o mundo todo e contribui com o volume de negócios realizados no setor de Viagens e Turismo. A feira também conta com o apoio da Braztoa - Associação brasileira de operadoras de turismo - uma das organizações mais importantes do país neste segmento. Atualmente, os membros da Braztoa são responsáveis por cerca de 85% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil.
 
WTM BRAZTOA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Enrique Litman, do Vida Sol e Mar & Beach Vilage da Praia do Rosa, berço das Baleias Francas, também fazendo a diferença no WTM BRAZTOA em São Paulo.
 
CHOCOFEST 2014
 
Está confirmada a data da 19ª edição do Chocofest – Páscoa em Gramado. O evento será realizado de 3 a 21 de abril de 2014. Em breve, a empresa organizadora da promoção, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, começará a divulgar as novidades que serão preparadas na maior festa temática de Páscoa do Brasil. Neste ano, o Chocofest recebeu cerca de 400 mil visitantes em 18 dias de atividades, entre 14 e 31 de março. Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest teve as ações de sustentabilidade como principal marca em 2013. Entre elas, uma oficina de reciclados, que estava sempre atraindo o público infantil para produzir ninhos de Páscoa com garrafas pet. “A sociedade, na mesma medida em que forma futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais, de preservação do meio ambiente e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.

 
CAVALGADA DA PAZ
 
Cerca de mil tradicionalistas participaram da Cavalgada da Paz do CTG Os Praianos, em São José, Grande Florianópolis (SC). O sereno nem tinha levantado, quando os primeiros participantes já estavam na sede da entidade, encilhando os cavalos. Os amigos Murilo Muller, de 14 anos, da Enseada de Brito, e Murilo Souza de Freitas, de sete anos, da Praia de Fora, tomaram às 07h30, na Rancho Campeiro do CTG, o café da manhã, que foi servido aos tradicionalistas antes da cavalgada. Murilo Muller veio com o avô, Genésio, de 70 anos, e Murilo Freitas, veio com o pai, Marcelo. Às 06h, eles embarcaram no caminhão os cavalos, Queimado e Mancha, e a égua Morena, e rumaram com destino ao CTG. Juntando-se a eles, outros que pela primeira vez estavam participando da cavalgada dos Praianos, como Andreia Pacheco, de Forquilhinhas, que estava acompanhando seu esposo, Claudinei Freitas, e muitos veteranos, como Anderson Albanaes.
 

 Às 09h, o patrão do CTG Os Praianos, David Gevaerd, reuniu todos os tradicionalistas na cancha de rodeio e frisou a importância da cavalgada, que neste ano chegou a 41ª edição, pelo seu cunho cultural, e especialmente por coincidir neste ano com o Dia Mundial da Paz no Trânsito. Acompanhados pela cavalaria montada da Polícia Militar, os tradicionalistas percorreram 15 quilômetros das ruas de São José, sem nenhum incidente, atraindo a atenção dos moradores e motoristas que circulavam pela região. Enquanto ocorria a cavalgada, dez pessoas cuidavam de preparar um carreteiro de charque para o almoço dos tradicionalistas e suas famílias, além dos visitantes que foram passar o dia no CTG. Segundo Juarez Burda, coordenador de invernada artística do CTG, 20 quilos de arroz, 30 quilos de charque, dez quilos de calabresa, 15 quilos de tomate e dez quilos de cebola foram necessários para o carreteiro. A tradicional cavalgada lançou oficialmente o 41º Rodeio Nacional e 12º Rodeio Internacional do CTG Os Praianos que acontece de 30 de abril a cinco de maio. A programação completa e mais informações do evento podem ser encontradas no site www.ctgospraianos.com.br.
 
CANELA
 
O Departamento de Comunicação Social e Imprensa da Prefeitura de Canela vem trabalhando desde o inicio do ano no projeto Comunica Canela, que prevê ampla campanha de mobilização social, abrangendo o público interno e externo , com o objetivo de promover o conhecimento e desenvolvimento, possibilitando maior divulgação do município. Dentro do projeto Comunica Canela vem sendo implantado o Canela QR Codes. Este projeto foi idealizado em conjunto entre o Diretor do DMTI (Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação) e os  secretários de Governo Evandro Cardoso, de Turismo Leandro Oliveira e da Administração Rodrigo Giacomin, apoiado e incentivado pelo Prefeito Municipal. “Estamos estudando parcerias para ampliar o projeto aos comerciantes locais, e ampliando os painéis dos códigos  QRs, que no atual momento está em utilização somente na Secretaria de Turismo na Central de Informações Turísticas. Em breve será disponibilizado um website com todas as informações para os parceiros interessados e aos comerciantes locais, bem como toda divulgação do andamento do QR Canela”, destaca  Jeferson Chaves diretor do DMTI.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Secretário Municipal de Turismo Leandro Oliveira destacou ainda que este projeto tem como objetivo modernizar a divulgação da cidade e informar o turista, tendo em vista que nos dias de hoje não se pode somente divulgar com informações impressas, pois para o visitante isso causa até certo incômodo.  “Será a primeira cidade do Estado a ter este sistema. Esta proposta vem ao encontro com o objetivo do Prefeito Cléo Port que é divulgar a cidade usando todos os meios de comunicação, tecnologia e ações promocionais”, ressalta Leandro. Já o Secretário da Administração Rodrigo Giacomin destaca que esta ação tem o intuito de promover a implementação de Canela como cidade digital, onde futuramente será oferecido ao turista todos os serviços mais modernos para que possam desfrutá-los em nossa cidade. O Canela QR Codes pode ser acessado por smartphones e tablets através do site www.m.comunicacanela.com.br.  

 
CARAVAGGIO DE CANELA

A 53ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Canela inicia no próximo dia 1° de maio, com a Cavalgada da Fé, saindo da Igreja Matriz às 8h30, seguindo até o Santuário de Caravaggio, percorrendo uma distância de 7Km. Fé e cultura gaúcha se juntam num grande movimento com a participação de peões e prendas a cavalo. A imagem de Maria de Caravaggio irá a frente da Romaria num carretão conduzido por duas “juntas” de bois e na chegada, Missa Farroupilha Campal. Vale salientar que na Missa Farroupilha só o que muda são os cantos, que seguem com linguajar e ritmos gauchescos. A organização criou um pequeno regulamento para a Cavalgada, buscando manter o respeito a religiosidade e as tradições gaúchas, exigindo que os participantes estejam devidamente pilchados, sem beber e fumar durante o trajeto e que sigam sempre atrás da imagem de Nossa Senhora e da comitiva religiosa. No almoço, além de “boia” campeira, costelão na vala e logo depois o Grupo de Danças Folclóricas Garfo e Bombacha abrirá as apresentações que seguem com invernadas artísticas de CTGs e DTGs de Canela e logo depois tarde dançante, no Centro de Eventos do Santuário. 


Ao lado do Centro de Eventos, a tarde, irá acontecer torneio de laço em Vaca Parada (boi de pau) nas categorias Piazinho, de 1 a 6 anos e Piazito, de 7 a 10 anos e Especial, de 11 a 13 anos, nas categorias Pai e Filho, Avô e Neto. Entre os participantes serão sorteadas duas bicicletas e todos irão receber medalha de participação. Os festejos em Honra a Maria de Caravaggio em Canela seguem dia 19 de maio com a Romaria para Jovens, em preparação a Jornada da Juventude; dia 25 de maio, com a Romaria Motorizada e de Motociclistas; e no dia 26, com a Romaria a Pé.  Cada dia do evento terá programação alusiva ao público da mesma, com Missa Campal nas chegadas das romarias. O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, organizado pelo Conselho Administrativo do Santuário e pelos festeiros Rafael e Ana Paula Basei, Márcio Luciano Wilbert e Carla Rejane Tieppo, Moacir e Maria Goreti Foss, José Eloy e Marli de Castilhos, Gilmar e Marli Esteves, Ari e Onilda Schimit e Edemilson e Ana Sílvia Rocha, com coordenação Wilson e Miria Benetti e Idemar e Sandra Lúcia de Nardi, com participação do pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior.
 
EXPOTUR SUL CANELA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A 5ª edição da Expotur Sul acontecerá nos dias 7 e 8 de junho reunindo todo trade turístico no Centro de Eventos de Canela. Este evento consiste em uma feira de turismo para agente de viagens, proporcionando negociações entre operadoras e setores do turismo com o objetivo de integrar a Região das Hortênsias, com os demais destinos do Sul do Brasil. Conforme o organizador do evento, o empresário , a expectativa é receber aproximadamente 1.000 agentes de viagens durante a feira. “Promover o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando a fomentação de negócios entre os setores é o grande objetivo da Expotur Sul”, ressalta Jairo. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones: (54) 3625-6445 ou (54) 8415-3758 ou através do site: www.expotursul.com.br.


JORNALISTAS URUGUAIOS
 
A convite da rede de hotéis InterCity e do Convention Bureau, o repórter José Gallo e o fotógrafo Manuel Mendoza realizaram presstrip pelo Brasil, entre os dias 13 e 21 de abril. Os dois são profissionais da revista Galería, um dos veículos mais conceituados de turismo, variedades e cultura do Uruguai. A viagem teve como objetivo a divulgação dos destinos no país vizinho a partir de reportagem especial.  Para Marcelo Marinho, diretor de marketing da rede InterCity. No roteiro da dupla estavam três cidades: Porto Alegre, Cuiabá e João Pessoa. Em todos os destinos, José e Manuel ficaram hospedados em hotéis da rede InterCity e receberam todo o suporte necessário para conhecer as três localidades brasileiras. Os principais pontos turísticos foram visitados pelos jornalistas, que saíram do Brasil cheios de boas
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A InterCity hotéis inteligentes é uma rede brasileira, fundada em 1999 no Rio Grande do Sul, que opera 19 hotéis – 18 em 12 cidades brasileiras e um em Montevidéu. Está entre as cinco redes que mais crescem no país. Atualmente possui 15 projetos em obras em 13 cidades e seis unidades anunciadas em cinco cidades brasileiras (as obras devem iniciar ainda no primeiro semestre de 2013). A meta é chegar à marca de 50 hotéis administrados até 2015, aumentando a oferta de 2 mil para 6 mil leitos. Reconhecida como perfil inovador na categoria executiva, a InterCity é pioneira em oferecer redução de custos operacionais ao compartilhar a gestão administrativa e comercial entre todos seus hotéis. Sua sede localiza-se em Porto Alegre/RS. Site www.intercityhoteis.com.br.
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
Claudio J S Junior, Guillermo Alcorta, Catharine Brasil e Ruth Avelino na WTM

O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J S Junior, convidou o empresário Guillermo Alcorta, presidente do Grupo Panrotas, para visitar João Pessoa, em setembro, e conhecer o festival. O encontro aconceteu durante a WTM, que ocorreu em São Paulo, entre 23 a 25 de Abril, e contou com a presença de Catharine Brasil, Secretária de Turismo de Campina Grande e de Ruth Avelino, Presidente da PBtur. "Nós pretendemos reunir as maiores agências e operadoras do Nordeste durante nosso evento, e ter o Sr Guillermo Alcorta conosco será muito importante, pois ele é referência e todo o trade acompanha seus veículos", afirma Claudio J S Junior. O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa e 70% dos espaços já estão comercializados.www.festivalturismojoaopessoa.com.br.


 
HOTELEIROS
 

A Inovação na Hotelaria”, tema central do 27º Encatho,estará em pauta nos debates entre os empresários catarinenses durante o “Momento Hoteleiro”, espaço reservado à reunião institucional da ABIH-SC, dia 09 (quinta-feira), das 18h30 às 20h. Além da avaliação e análise da conjuntura atual, a reunião promove a troca de experiências, o fortalecimento de relações e a apresentação das realizações da entidade, bem como apreciação do Plano de Ação da associação. O Momento Hoteleiro também reserva espaço para apresentações e debates de temas atuais. Este ano, o grupo vai contar com a contribuição de Anderson Hartmann, jornalista multimídia, com experiência em empresas como Globo, SBT e Grupo RBS. Atualmente é Publisher da Cachaça Comunicações, de Porto Alegre, RS, empresa que trabalha com soluções criativas em comunicação integrada. Em 2012, foi o único brasileiro selecionado ao programa de Inovação e Criatividade Imagine Pós-Digital, na Espanha. Atualmente faz mestrado de Gestão e Negócios com foco em Inovação na Unisinos, em Porto Alegre(RS). O moderador dessa iniciativa, denominada Troca de Ideias, será o hoteleiro Geraldo Linzmeyer, diretor da HDez Empreendimentos Ltda, ex-presidente da ABIH-SC e conselheiro da entidade. No final do encontro, empresas parceiras da ABIH-SC demonstrarão suas novidades. 

 
RODADA DE NEGÓCIOS
 
Vale informar que já estão abertas as inscrições para os hoteleiros interessados em participar da 4ª Rodada de Negócios no 27º Encatho. Seis operadoras já confirmaram sua participação – Coobrastur, Trend Operadora, SBTur, Europlus Operadora, MGM Operadora e Schultz. Outras operadoras estão em fase de negociação. A expectativa da organização é contar com a presença de 12 a 15 empresas nas Rodadas de Negócios entre hoteleiros, agentes de viagens e operadoras de turismo no encontro que acontecerá dia 09 de maio, das 14h às 18h, no CentroSul. Cerca de 100 empresários do ramo da hotelaria de Santa Catarina estarão participando das negociações sob a coordenação do SEBRAE/SC. De acordo com a gestora da rodada, Maria de Lourdes Heidenreich, os empresários inscritos serão atendidos individualmente pelos agentes de viagens e operadoras de turismo, de acordo com agenda previamente definida. A expectativa de negócios futuros das empresas compradoras e fornecedoras é de mais de um milhão de reais. Os interessados em participar devem entrar em contato com Bárbara, pelo e-mail: bmwagner@terra.com.br ou pelo fone (48) 9933-8350.

 
ASSEMBLEIA GERAL
 
As lideranças da hotelaria nacional estarão reunidas em Florianópolis, dia 09 de maio, durante o 27º Encatho. O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, convoca a todos os membros da Diretoria Executiva e Técnica da associação para a Assembleia Geral Ordinária da entidade e também da Assembleia Geral Ordinária do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH). A primeira chamada da Assembleia acontece às 15h, e, a segunda, com qualquer número de presentes, às 15h30min. Estarão em pauta os seguintes assuntos: prestação de contas da ABIH Nacional, 56º CONOTEL 2014 e parcerias comerciais com a ABIH-SC. 
 
DIA DAS MÃES QUEVEDO
 
 
Que tal dar um presentão para sua mãe sem gastar nadinha!? A Quevedo Joalheria e Ótica, está sorteando este óculos da marca de luxo Michael Kors para comemorar o Dia das Mães. Como participar? Curta a fanpage https://www.facebook.com/FansQuevedoOtica; Compartilhe esta imagem da fanpage publicamente em seu mural. Clique no link: Sorteios do Fofo - quero participar:https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/183929.  Pronto !



WINTER PLAY 9
 
O primeiro warm up para o Winter Play 9 foi em São Paulo, dia 20 de abril. Neste final de semana, a festa aterrissa em Santa Catarina e passa por Criciúma, dia 27, chegando a Florianópolis na véspera do Dia do Trabalho, 30 de abril, na Pacha Floripa. Quem comanda o tão esperado evento é Fabrício Peçanha, que lança nacionalmente seu novo projeto “Fabrício Peçanha Live”. Com cenografia assinada por Mauro Vicente Ferreira, responsável por diversos trabalhos na Rede Globo, o set também está recheado de tecnologia, som e imagem de primeira qualidade, somados à criatividade e experiência do DJ.  Dono de uma carreira sólida, integrante do Life is A Loop e com festivais como Creamfields Buenos Aires, Rock In Rio, Ultra e Planeta Atlântida no currículo, Peçanha quis inovar nesse projeto, trazendo mais liberdade para os sets.“Pensei em fazer algo diferente do que faço normalmente como DJ, quis uma apresentação com a liberdade de improvisar e modificar as músicas durante a performance”, explica Fabrício.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Durante a festa, o Terraza recebe os DJs Renee Mussi e Albuquerque que serão os responsáveis por levar o público para o mundo underground da música eletrônica. O evento que abre a temporada de inverno da Pacha promete esquentar os players ansiosos pelo Winter Play 9, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho. Os warm ups percorrerão outras sete cidades no Brasil: Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Rio de janeiro e Novo Hamburgo. Os clientes do camarote Pacha, presentes na festa, terão uma oportunidade única: adquirir ingressos para o Winter Play 9 com preços especiais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário