terça-feira, 23 de abril de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Citytour de diagnóstico
 
O Núcleo de Turismo da Ajorpeme - Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas realizou no dia 18 de abril um citytour de diagnóstico dos principais atrativos turísticos de Joinville, com a participação de profissionais dos segmentos da hotelaria, agências de turismo, empresas de transporte e lojistas e equipe da Fundação Turística de Joinville.  O itinerário contemplou visita ao Museu Nacional da Imigração e Colonização, praças, Escola do Ballet Bolshoi e Agrícola da Ilha, permitindo aos participantes identificar possibilidades de melhoria em alguns pontos e trouxe novas informações sobre estes atrativos turísticos da cidade. De acordo com os organizadores do citytour, é importante que o trade conheça os atrativos da cidade e, em breve, outros passeios técnicos serão realizados. 
 
Ballet Bolshoi no aniversário do MTur
 
Don Quixote em belíssimo cenário

Para celebrar os 10 anos de atividade do Ministério do Turismo, o Ballet Bolshoi de Joinville fará uma apresentação especial em Brasília, no dia 25 de abril, com a envolvente história de “Don Quixote”, história já universal, com coreografia do russo Vladimir Vasiliev, eleito “bailarino do século” pela Unesco. O espetáculo acontece no ginásio Nilson Nelson – principal ginásio esportivo da capital federal, com início às 20h30 e entrada gratuita. Na ocasião, a Fundação Turística também estará presente a fim de divulgar os atrativos locais e a 75a Festa das Flores de Joinville, que acontece entre os dias 12 e 17 de novembro. “Nossa cidade será representada pela arte do Bolshoi, reconhecida mundialmente por seu encanto e magia. Além disso, os milhares de pessoas que assistirão ao espetáculo poderão conhecer melhor a cidade que sedia a única extensão mundial do Bolshoi fora da Rússia. Certamente, é um orgulho para Joinville”, comemora o presidente da Fundação Turística de Joinville, Sérgio Ferreira.

75ª Festa das Flores
 

A Fundação Turística de Joinville e a Ajao - Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídea já deram o start aos preparativos para a 75a Festa das Flores, marcada para 12 a 17 de novembro. No último dia 17, o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, recebeu o presidente da AJAO, Wilson Quandt, e o diretor de exposição da entidade, Beto Amaral, para atualizar o cronograma e alinhar novas ações pertinentes ao evento. Embora no início do planejamento da programação, Sérgio Ferreira revela que este ano a Festa das Flores estará presente em toda a cidade e envolverá tanto a comunidade local como, também, os turistas que visitam Joinville no período do evento. “Teremos feira de flores na Rua das Palmeiras, atrações na Praça Nereu Ramos, ações especiais nos bairros e em estabelecimentos como shoppings e locais com grande circulação de pessoas”, declarou Ferreira.

 
Manipulação de Alimentos
O Sindicato VivaBem em parceria com a Vigilância Sanitária promove esta semana ( 22 a 25) o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com aulas sobre higiene, preservação e cuidados com a alimentação, no Ádamo Restaurante, das 13h30 às 17h30. Como as vagas são limitadas e já esgotadas é bom fazer reservas para as novas edições do curso a serem realizadas durante o ano. Ligue para o Sindicato VivaBem, telefones 3461-3380 / 3461-3379. 

JC&VB tem nova diretoria

No último dia 16, o Joinville Região Convention & Visitors Bureau reuniu diretoria e associados para a prestação de contas e eleição da nova diretoria. Ana Luiza Moeller Wetzel foi reeleita como presidente do Convention e ficará a frente do órgão por mais um ano. Foram eleitos Richard Spirandelli como vice-presidente; Rosi Dedekind, diretora financeira; Ádamo Nascimento, diretor regional; Henrique Dalbosco,  diretor institucional; Sérgio Ferreira, diretor secretário; Yoná Dalonso, diretora de promoção; Áurea Raquel Pirmann, diretora de novos negócios.
 
No Museu de Imigração
 
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville vem gerando atividades para atrair os joinvilenses a conhecer o histórico de fundação da cidade. Atualmente apresenta a mostra “Valorização da Marcenaria e Artes Decorativas”, resultado da pesquisa desenvolvida por Edith Wetzel e Otto Francisco de Souza. A exposição está localizada no primeiro pavimento da sede principal e expõe de forma contextualizada parte do acervo permanente do museu. A exposição foi elaborada em 2001, por ocasião dos 150 anos de Joinville. Os objetos que compõem a mostra trazem o testemunho de uma época, na qual os imigrantes lutavam por sua sobrevivência. As peças demonstram o bom domínio técnico e a imaginação criadora dos artífices. O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, situado na Rua Rio Branco, 229 – Centro está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 12 às 18 horas. A entrada é gratuita.

 
Ano da Alemanha no Brasil
Um grupo de entidades dos setores público e privado, ligados de alguma forma à cultura e à história germânica, compõe o recém-criado Comitê Alemanha+Brasil. A iniciativa é da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como meta organizar uma programação atrativa em todo o Estado de Santa Catarina, alusiva ao ano da Alemanha no Brasil, comemorado entre os meses de maio de 2013 e 2014. As reuniões do comitê são semanais, sempre às sextas-feiras. Com o lema "Quando ideias se encontram", o ano Alemanha+Brasil vai ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, dando mais visibilidade à cooperação e incentivando novas parcerias. O ano será celebrado em todo o Brasil com um festival de ideias para um futuro comum entre as duas nações, sugerindo respostas a questões como moradia, trabalho, transporte, alimentação e preservação do meio ambiente. Para tal, estão programados diversos eventos, simpósios e exposições relacionados à economia, política, ciência, tecnologia, estilo de vida, educação, esporte e sociedade. Os principais serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Em Santa Catarina

Para Santa Catarina, as celebrações prometem grandes resultados. O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha no Estado, Otfried August Schnabel, destaca que “a importância do ano para os catarinenses está no fortalecimento da cultura no Estado, aumento dos negócios das empresas catarinenses com as empresas alemãs e evidência da rica relação entre os dois países em Santa Catarina”. Para o coordenador do Comitê Alemanha+Brasil, Markus Blumenschein, que representa as entidades envolvidas na preparação e execução dos eventos, “as comemorações contribuem para propagar a cultura, a ciência e a tecnologia alemã que continuam de alta importância tanto no mundo como também para o Estado de Santa Catarina”. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007, em Blumenau, e atende a cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.

Rodeio dos Praianos
De 30 de abril a 5 de maio acontecerá em São José, na Grande Florianópolis (SC), o 12º Rodeio Internacional e 41º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos. O tradicional evento catarinense está repleto de atrações, além das provas campeiras - gineteada internacional e tiro de laço, inúmeras apresentações artísticas. Também haverá leilão de cavalos, e exposição com demonstrações das habilidades da raça buldogue campeiro. A novidade ficará por conta da vinda, diretamente de São Paulo (SP), da famosa Feirinha da Madrugada, que há 10 anos acontece na região do Brás. Centenas de peões de todo o Brasil e de vários países irão participar, com o sonho de conquistar um troféu ou ainda levar uma moto zero quilômetro Honda, e um automóvel zero. Saiba mais em  www.ctgospraianos.com.br / http://www.facebook.com/ctgospraianos.

First Yacht

A First Yacht, revendedor oficial para os estados do Sul e São Paulo do Grupo italiano Azimut-Benetti - o maior fabricante mundial de iates de luxo, apresenta a sofisticada Azimut 48, para encantar o crescente público brasileiro interessado por navegação e por completo conforto e prazer de vida a bordo. A embarcação de 48 pés é a novidade que começou a ser fabricada no estaleiro da Azimut localizado em Itajaí, Santa Catarina. Mais informações: www.firstyacht.com.br

  

Gestores comerciais da hotelaria
“Inovação na Gestão Comercial na Hotelaria” é o tema central do 3º Fórum de Gestores Comerciais que será realizado pela ABIH-SC, dia 10 de maio, das 10h às 12h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento faz parte da programação do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho que acontece de 08 a 10 de maio.  A inovação é essencial porque a mudança é inevitável. O avanço da tecnologia e a globalização são apenas duas das muitas forças que moldam o cenário dinâmico da empresa moderna. Nem mesmo as organizações mais fortes conseguem sobreviver sem adaptação. Mas como sua organização pode se adaptar? De que modo é possível inovar? Por onde começar? Quem vai falar sobre esta questão é a palestrante do fórum, consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência, Maria Augusta Rodrigues Orofino. Na oficina, a mestre em Gestão do Conhecimento, irá abordar “alternativas para identificar novas formas de gestão na hotelaria” e para isso, serão apresentadas algumas ferramentas que podem auxiliar nesta mudança. O fórum terá como moderador o diretor do Hotel Costa Norte, Luciano Pereira Oliveira. 

Agrishow em Ribeirão Preto

A partir de 29 de abril, Ribeirão Preto sedia a maior feira de agronegócios da América Latina, a 20ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que espera receber mais de 152 mil visitantes entre agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, entidades de classe e estudantes, além de 790 expositores nacionais e internacionais. A região de Ribeirão Preto é referência em eventos agrícolas, porque sedia, anualmente, as duas maiores feiras do segmento: a Agrishow e a Fenasucro, que acontece em Sertãozinho. Entretanto, a cidade sofre com a carência de meios de hospedagem, inferior à necessidade. Por isso sugere a opção econômica dos moteis, tais como o Savana e o Village Motel.

Padronizar e identificar 
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz Silva, participa dia 10 de maio, às 16h30, da Palestra Técnica do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho que acontece de 8 a 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis. Lummertz considera o evento muito importante para o desenvolvimento do setor turístico catarinense. “O Estado é um dos grandes destinos do turismo nacional e precisamos reforçar essa vocação”, afirma.

SBCLASS
Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem -SBClass começou a ser implantado em setembro de 2012. O programa visa padronizar os estabelecimentos brasileiros, garantindo ao consumidor, de que o lugar que contratou para se hospedar corresponde à classificação correta. A classificação por estrelas é feita exclusivamente pelo governo federal, com adesão voluntária pelos empresários, e representa um marco para a elevação da competitividade do turismo brasileiro. Para solicitar a classificação é obrigatório que o meio de hospedagem esteja com o cadastro válido no sistema Cadastur. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias.
 
Meios de HospedagemSimbologia
Hotel de 1 a 5 estrelas
Hotel Fazenda  de 1 a 5 estrelas
Cama & Café de 1 a 4 estrelas
Resort de 4 a 5 estrelas
Hotel Histórico de 3 a 5 estrelas
Pousada de 1 a 5 estrelas
Flat/Apart-Hotel de 3 a 5 estrelas
 
O SBClass está fundamentado em uma série de requisitos, divididos em mandatórios (de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e eletivos (de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida), a que os meios de hospedagem devem atender, entre os quais: Infraestrutura, Serviços, e Sustentabilidade. O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

Registro de hóspedes
O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes -SNRHos foi criado pelo Ministério do Turismo para informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH, facilitando o envio, pelos meios de hospedagem, das informações exigidas por Leis, permitindo que o governo federal realize o tratamento dessas informações identificando o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico. Este sistema de registro eletrônico é obrigatório para todos os Meios de Hospedagem. Nas seis cidades-sede dos jogos da Copa das Confederações 2013 -Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife e Brasília, 270 hotéis já implantaram o sistema, gerando mais de 350 mil fichas.  Para as demais cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 - Natal, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e São Paulo-, o sistema já está em implantação desde 1º de março, e para os demais municípios do país o prazo de 60 dias para a implantação começa em 1º de julho.
 
Aeroporto de Jericoacoara
 

O Aeroporto de Jericoacoara começa a decolar. O governo do Ceará, que prevê operar o equipamento ainda este ano, anunciou no dia 15 de abril a conclusão da pista de pousos e decolagens, considerada a segunda maior do Estado, com 2.200m de extensão, e capacidade para até 1,2 mil voos por ano. O investimento declarado da pista é de R$ 47,4 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. Quando começar a operar, o novo aeroporto encurtará a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. O equipamento é uma antiga reivindicação dos empresários de turismo da Praia de Jericoacoara e região de Camocim. Além de impulsionar o fluxo de turistas, a expectativa do governo cearense é que o aeroporto sirva também para escoar a produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa. (fonte: coluna Diário de Bordo).
 
Igreja no Santuário de Canela

Desde 2005, o Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio e as comissões organizadoras das Romarias e Festas vem se dedicando em construir espaços para melhor atender o público do evento, que atualmente ultrapassa 100 mil pessoas por edição. Foi construído o Centro de Eventos e reformado o antigo restaurante, que hoje é chamado de Panorâmico, já que tem vista para o Monumento da Prece, e neste ano foi reformada a Capela. Essas obras  contaram com investimento dos lucros das Romarias e Festas, locação dos dois espaços para eventos particulares e também com doações de pessoas e empresas de Canela, da Região e até de cidades mais distantes. Agora, a construção de uma Igreja no Santuário de Caravaggio é mais um passo para transformar o local oficialmente em Santuário.  Foram contatados os profissionais Ticiano Bolognese, Valentine Brussius, Jadir Fabiano Pires de Souza (Papa) e Mirele Hoff, que logo abraçaram a causa e projetaram a obra gratuitamente e já está aprovado.


A obra

A Igreja terá área total da construção de 2.330m², para 500 pessoas e com a utilização do terraço, sustentado por grandes arcos que se erguem do sub solo, será possível ampliar o número de fiéis a acompanhar as celebrações através de telões. Além da Igreja com sua sacristia, oratório e coro, o projeto contempla um subsolo e nele ossário, museu, pequenos confessionários e sanitários. A bela cúpula traz a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, e devido a sua posição privilegiada, a construção proporcionará um mirante, aberto a visitação. O estilo arquitetônico da Igreja segue o traçado Neo- clássico, com frontões e planta em cruz, rodeada por 12 colunas, representando os 12 apóstolos. A Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo, estará posicionada no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino. Desde o dia 10 de abril, até 16 de maio, uma série de festividades estão sendo realizadas, em homenagem a Nossa Sra. de Caravaggio. 

 
Viagem 360º pelo Vêneto
             
 O Vêneto é a terra de Veneza, contudo, localizada no nordeste da Itália, tem muito mais para ser explorada. São sete províncias e cada uma repleta de atrações. Vêneto sabe satisfazer a cada exigência, o que o torna destino certo para todos os tipos de visitantes. Por isso, cerca de 15 milhões de turistas desembarcam anualmente na região, sendo, a mais visitada da Itália, por jovens, famílias, casais e aventureiros, em sua área de mais de 18 mil km². Verona, Pádua, Vicenza e Treviso contemplam as chamadas “cidades de arte do Vêneto”. A começar por Verona, cidade que vive do mito de Romeu e Julieta, e cujo símbolo é a magnífica Arena, um dos mais importantes anfiteatros da Itália. Pádua é a cidade medieval, que abriga a Basílica de Santo Antonio, local onde estão conservadas as relíquias deste que é um dos santos mais amados e celebrados em todo o mundo. Em Vicenza está o cenário certo para se descobrir as obras do grande arquiteto Palladio, como os esplêndidos palácios, praças, jardins e o Teatro Olímpico.
 

O esplêndido Teatro Olímpico em Vicenza - Reconhecida como a capital da gastronomia do Vêneto, Treviso também se destaca por ser uma cidade elegante e refinada, comumente lembrada por seus monumentos medievais


Belluno, com suas famosas montanhas de dolomita

Mas o Vêneto também é natureza. As províncias de Belluno e Rovigo, com paisagens de tirar o fôlego, oferecem ao visitante um espetáculo inédito e surpreendente.  Belluno é a porta de entrada para as Dolomitas, reconhecidas como as montanhas mais belas do mundo e declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Já Rovigo, ao sul da região, abriga o Parque do Delta do Pó, dotado de um cenário fantástico, no qual se alternam dunas, campos cultivados, canais, margens e burgos antigos. Incorporam-se a essas belas paisagens o Lago de Garda, considerado o maior da Europa, e a Pedemontana, área de colinas que produz alguns dos vinhos mais famosos do mundo, como o Amarone dela Valpolicella e o Prosecco Superiore di Conegliano.
 
Enfim, Veneza

Considerada a rainha do Vêneto, com  seu grande patrimônio artístico, histórico e paisagístico, a cidade surge no meio da Lagoa de Veneza em um arquipélago de 118 pequenas ilhas interceptadas por 150 canais, ligados entre si por mais de 400 pontes. Navegar pelo Grande Canal é a melhor maneira de conhecer Veneza. Uma verdadeira cidade de contos de fadas, que ainda reserva 100 km de praia, com um dos mares mais limpos da Itália. Com uma oferta turística completa e ilimitada, o Vêneto confirma o status de quarto destino europeu de preferência dos viajantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário