quinta-feira, 9 de maio de 2013

SANGA FUNDA





SANGA FUNDA



No Sul do Estado de Santa Catarina, precisamente no distrito conhecido por Sanga Funda, no Munícipio de Içara, no turismo comercial, encontramos Antonio Cleber Gonçalves, o “Mineiro” como é conhecido,nascido em Ouro Preto (MG), técnico em mineração, que veio trabalharem 1968 em uma empresa de mineração na localidade dePoço Oito (mina de extração de carvão de pedra). Formou-se em Geologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG) e retornou a Içara (SC), conheceu  a dona Lila Daltoé Lodetti, filha de tradicional família italiana, que lhe deu três filhos (nascidos também em Ouro Preto): Antônio Cleber Gonçalves Júnior (engenheiro especializado em Química de Alimentos - UFSC), a  professora Leila Lair, Mestre em Informática (Unesc) e Mila Patrícia, formada em Turismo.
Suas atividades no mundo social coube-lhe por méritos a Governadoria do Lions Club Internacional (LD-9 ), no período de 2001 a 2002. A posse aconteceu na Lagoa dos Esteves - Içara(SC), foto ao lado dos ex-governadores senhores Algemiro Manique Bareto (Presidente do Conselho SC, PR e RS, Nilo do DL-5) e de Walter Amante do DL-9. No cargo de Governador do Lions Club entregou ao Bairro da Juventude de Criciúma (SC), cheque de U$ 140 mil dólares, destinado a construção do refeitório e ao Lar das Meninas de Tubarão (SC), outro cheque de U$ 40 mil dólares, para a instalação de aquecimento solar. O seu espírito sério não lhe tira de gostar de futebol e participar do ótimo carnaval e todos os anos “se manda” para Ouro Preto, uái ...! E desfila com seus amigos e familiares no bloco carnavalesco de rua ,o “BANDALHEIRA, até convidou este colunista, que já confirmou... Por que não? No futebol é torcedor do Cruzeiro. Enquanto que eu sou Atlético...
Na área empresarial, a idéia de montar um alambique, em 2009, surgiu de seu filho Júnior, que é um pesquisador nato, sem saber que o seu bisavô Pedro Daltoé, com seu alambique artesanal localizado em Morro Estevão produzia a melhor cachaça da região.
A Cachaça Artesanal Sanga Funda é um produto único com alto grau de qualidade. Sua fabricação segue os princípios daverdadeira cachaça artesanal de alambique, que após seu tempo de dormência no barril, é engarrafada (700ml) emantida em local escuro com o interior da embalagem que é comercializada, obtendo assim continuidade no processo de envelhecimento sem que o contato com a luz altere seu sabor. Não contém glúten. No entanto, advertem: evite o consumo excessivo de álcool.
A madeira dos barris, utilizada no envelhecimento da safra da cana de açúcar, interfere diretamente no sabor do produto e sempre traz emoções de novas descobertas. Os idealizadores divulgam que “o espírito de Sanga Funda tornará seus momentos únicos. INSPIRE-SE!” Por isso, a transação comercial deste produto artesanal é sob encomenda em garrafas de 700 ml, com uma rotulagem personificada exclusiva e por safra. Possuem canaviais próprios e fornecedores selecionados na região. Os meses da colheita da cana de açúcar ocorrem de agosto a outubro, garantindo uma produção artesanal restrita com um produto de ótima qualidade. A venda é do produtor ao consumidor. A cachaça Sanga Funda  segue os passos da cachaça Havana (Salinas-MG), considerada a melhor e mais cara cachaça do Brasil. Os sabores procurados são AmburanaCarvalhoCerne de Pessegueiro, JequetibáBálsamo e a tradicional cachaça branca ( a branquinha). A produção anual gira em torno de cinco mil litros. Em menor escala produzem na propriedade suco e vinagre de uva com boa aceitação.
O alambique Santa Efigênia, usado para a fabricação da cachaça Sanga Funda, foi construído sob encomenda em 1948 na cidade de Itaverava (MG).
Alambique Sanga Funda
Rodovia ICR-234 Km 1,2
Içara (SC )
Fone (48) 9149-3050/ 9988-0517 (Mineiro)

PIT STOP
*ROTA CAMINHOS DA NEVE - A tão importante rodovia para o Desenvolvimento Turístico entre Bom Jesus (RS) e São Joaquim (SC), que encurta em mais de 120 km a distância entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense e interliga Gramado a Florianópolis, está com Audiência Pública marcada para o dia 16 de maio de 2013, a partir das 9h30, em Porto Alegre (RSna Assembléia Legislativa. Contatos com o vereador Jaziel De Aguiar Pereira, de Bom Jesus (RS). Fones (54) 9943-1333/3237-1479. E-mail jazi@terra.com.br. Ou com Wirto Schaeffer em Florianópoli s(SC) no e-mailwirtoschaeffer@gmail.com. Agende-se!
No turismo desportivo Catarinense, especialmente no Estádio Heriberto  Hülse ,o campo do Criciúma Esporte Clube (foto), os colegas comentaristas esportivos deverão esclarecer de uma vez por todas qual a capacidade do Estádio. Por que baseado no público não é possível. Uns falam 14 mil ,outros 15 mil, já falaram em 19 mil pessoas, mas no campeonato brasileiro já divulgaram  até 20  mil expectadores. Por favor, “todos” desejam saber o numero exato. Os camarotes novos “roubaram” quantos lugares nas arquibancadas? A imprensa nacional vem aí...Com a palavra também a diretoria de Marketing do clube. No último jogão contra o AVAÍ, percebemos clarões nas arquibancadas! Entendo que não lotou totalmente...Outra... o povão vai continuar com o “bumbum” no cimento?  É Festaaaaaaaaaaaaa! Aqui então deixo-lhes esta pauta. Vamos conferir contra a Chapecoense, no próximo domingo (12).
* Os Criciumenses João Ciro Mussi e Tadeu Mosiman, com suas esposas (foto) no portão da entrada da cidade medieval de Tallin, capital da Estônia, uma verdadeira jóia do Mar Báltico, pousaram para a coluna. Obrigado amigos e ótimas férias.
*A conceituada jornalista Miriam Petrone (foto), especialista em Gastronomia e conselheira da Abrajet Nacional, será eleita Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo no próximo dia 15 de maio, nas dependências do Lorena Flat, na capital paulista. Uma de suas metas é filiar nos quadros da Abrajet novos jornalistas especialistas em turismo. Continuará o trabalho do ex-presidente Cláudio Oliva.
*Também o Estado do Pará deverá eleger em breve na presidência da Abrajet, novamente, a jornalista Benigna Soares (foto), em substituição ao presidente João Ramid. Novas notícias serão apresentadas em Palmas -Tocantins, durante o Congresso Nacional da ABRAJET, de 20 a 23 de junho de 2013.
*O Rio Grande do Sul, pela primeira vez, elege um jornalista do interior do Estado para ocupar a presidência da Abrajet (2013/2014). Trata-se de Claudir Benini de Bento Gonçalves (RS). Na foto de Gláucia Nielsen sentado entre as colegas Jurema Josefa (Conselho Consultivo), Neneca Campos (vice-presidente), Iva Volpini (tesouraria)) e Ivone Ferraz (Conselho Consultivo), completa o forte ataque gaúcho. Parabéns a todos.
*Acontecerá em Florianópolis (SC), nos dias 10 e 11 de setembro de 2013, nas dependências do Jurerê Internacional, aterceira edição do Fórum de Turismo de NegóciosContatos com Marta Lobo (foto): comercial@ftnonline.com e nos telefones (48) 3304-7798/3204-8460.


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário