sexta-feira, 3 de maio de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Parque Colina
 
Os bondinhos aéreos proporcionam agradáveis passeios

O empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina, de Nova Trento, apresentará novidades na 19ª Bolsa de Negócios Turísticos - BNT Mercosul, que será realizada em Penha (SC), nos dias 24 e 25 de maio e uma surpresa especial, em primeira mão, à  imprensa credenciada. Além disso, durante a feira, no Beto Carrero World, em Penha (SC), o empreendimento contará com estande para divulgar o sucesso de sua trajetória e suas inúmeras atrações a todos os participantes do evento. O Parque Colina procura agregar valor à cidade, que hoje é reconhecida como um dos principais centros de turismo religioso do país, e complementar as atrações existentes. Além dos inúmeros atrativos do empreendimento, seus administradores desenvolvem permanentemente ações que objetivam fortalecer a veia turística de Nova Trento.
 
6º Workshop Itinerante
A Ceretur e a Santur  estão no Nordeste, executando, em parceria com as operadoras locais o 6º Workshop Itinerante “Destinos e Roteiros Integrados”.   Pelo sexto ano consecutivo os workshops divulgam mais de 60 roteiros de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, ligando regiões turísticas em alta e baixa temporadas, com vistas à diminuição da sazonalidade. São nove capitais nordestinas, que recebem os workshops, de 11 a 24 de abril. As palestras de capacitação pretendem atingir 900 profissionais do turismo, entre operadores, agentes de viagens e jornalistas. Estão previstos mais 30 eventos durante este ano, atingindo todas as regiões do Brasil.


Joinville na WTM

A equipe da Fundação Turística de Joinville esteve em São Paulo, participando da WTM Latin America 2013 & 39º Encontro Comercial Braztoa, no estande da Santur, junto com outros municípios do Estado.

Dia do Agente de Viagens
No dia 22 de abril é comemorado o Dia do Agente de Viagens, uma data que sugere reflexão da categoria.  Afinal, a evolução dos tempos traz a necessidade de adaptações para novos horizontes em todas as áreas profissionais e também para os agentes de viagens. De intermediários para a venda de passagens aéreas – principal mercado das agências anos atrás, elas tiveram que partir para a elaboração e venda de pacotes turísticos e consultorias de viagens em geral. As que tiveram suficiente criatividade e desempenho conseguiram superar o período de transição e solidificar os seus negócios.  O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo saudou a todos os agentes de viagens por ocasião da data e deixa a clássica pergunta sugerida por John Kennedy em relação ao país EUA: “Não pergunte o que a ABAV pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pela sua associação.” Nossa força está na ABAV: seu principal destino de negócios nas Américas.
 
Barra Velha finaliza calçadão
 
Calçadão ideal para caminhadas

O Balneário de Barra Velha já é conhecido pelos seus agradáveis calçadões arborizados na beira mar e agora vai construir também o calçadão ao longo da lagoa. A 1ª etapa será da Praça Lauro Loyola até próximo ao Marina Barra Jet, com largura média de 1,50m e cerca de mil m de extensão. Já a segunda etapa, terá sua extensão continuada até próximo ao clube Manticas (Antigo Jack Bier), porém, com largura de 4m, com ciclo faixa, iluminação e arborização. Totalizando as duas etapas, será um calçadão de 2.100m, contemplados de 3 Decks ao longo de toda a sua extensão para uma melhor apreciação da lagoa e jogos de tabuleiro em mesas. Serão utilizados pavers, mesmo padrão do Calçadão da Beira Mar.

Lair Ribeiro no Encatho  
 

O turismo é na atualidade um fenômeno mundial, e está diretamente ligado à hospedagem, gastronomia, lazer, conforto e inovação. Além disso, vivemos na era digital, no ambiente das mídias sociais, onde num clique milhares de pessoas pesquisam destinos, meios de hospedagem e as atrações turísticas de qualquer local do mundo. Nesse contexto, os empresários da hotelaria e do turismo estão diante de desafios cruciais, entre os quais, o de como atrair novos clientes e manter os atuais. Como inovar na oferta dos serviços e produtos de seus estabelecimentos e com que custos? Diante dessas questões e visando aprofundar o tema relacionado à inovação nas diversas áreas empresariais - organizacional, comunicação e marketing, tecnológica, operacional e financeira do segmento, a ABIH-SC elegeu como tema do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho, a “A Inovação na Hotelaria”, de 8 a 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis, SC. Para abordar o tema na palestra magna, estará presente o Dr.Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo, e palestrante de renome internacional, autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas norte-americanas e de 35 livros (13 best sellers), 19 dos quais já traduzidos para outros idiomas, em países da América Latina e Europa. A palestra acontecerá no dia 10 de maio, das 18h30 às 20h30. 

 
Intercâmbio de trabalho e estudo

Conciliar um curso no exterior com trabalho se tornou realidade nos últimos anos na vida dos intercambistas. Além de aprimorar o idioma com os estudos, o intercambista tem a oportunidade de adquirir, por meio do trabalho, mais experiência profissional, que pode fazer a diferença na hora de um processo seletivo, no retorno ao seu país. Saiba mais no site: www.bexintercambio.com.br.
 
Pousada com vinho
 
Gabriela Bigarelli

A Pousada Campos dos Holandeses, uma das mais charmosas em Campos do Jordão, organiza um curso sobre vinhos com a sommelière Gabriela Bigarelli, responsável pelas cartas de renomados restaurantes de São Paulo, no dia 25 de maio de 2013. O curso tem o objetivo de apresentar o mundo do vinho aos iniciantes com aula expositiva e degustações. Serão abordados conceitos básicos de enologia, a história do vinho, as diversas uvas e terroirs, as técnicas de elaboração e degustação, a formação de memórias olfativa e gustativa e a harmonização de pratos. A formação terá duração de 4 horas, das 15 às 19 horas, com intervalo para coffee break. O valor por pessoa é R$290,00 e R$500,00 por casal. A pousada oferecerá tarifas especiais e pagamento em quatro vezes sem juros no cheque para quem desejar se hospedar nesse final de semana na mais famosa cidade serrana paulista. O evento é exclusivo para maiores de 18 anos. Saiba mais pelo site: www.pousadacamposdosholandeses.com.br.

 
Papa leva brasileiros a Itália
Segundo o diretor da ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo para a América Latina, Salvatore Costanzo a busca pelo “turismo emocional”, que valoriza as experiências vivenciadas durante a viagem, vem impulsionando o turismo na Itália e contribuindo para o aumento de 20% no número de viajantes no país. O Brasil, país que concentra a maior nação católica do mundo, é o grande responsável pela forte movimentação nas cidades do Lazio, além do Vaticano. Após a escolha do Papa Francisco, primeiro Papa latino-americano e o primeiro jesuíta da história, a Itália já registra aumento no número de turistas. Neste curto período desde a posse do novo Papa, a região de Roma já registrou aumento de 8% no volume de turistas brasileiros. “Dos dois milhões de turistas da América Latina estimados para visitar a Itália em 2013, 850 mil serão de brasileiros. A expectativa é que este incremento de 20% continue até 2015”, complementa Salvatore. 
 
Cortina D’Ampezzo
 

 Cortina D’Ampezzo, cidade italiana da região do Vêneto é única do país a fazer parte do Best of the Alps, associação que reúne os 12 destinos turísticos mais famosos dos Alpes. Independente da estação do ano, Cortina reúne atrações para as férias ideais. No inverno, o agito dos esportes. No verão, para fugir do calor e encontrar na montanha o refúgio para relaxar, desfrutar da natureza exuberante e praticar mountain bike, asa delta e escalada. Até metade do século XIX, o local era um vilarejo de montanha. Mas, em 1956, com as Olimpíadas de Inverno, a dinâmica mudou. Os jogos apresentaram Cortina ao mundo e desde então a alta temporada das neves têm atraído turistas de todo o mundo apaixonados pelo esqui, que lotam os hotéis e agitam o inverno italiano.

Suíça quer turista brasileiro
 

De 23 a 25 de abril, o Turismo da Suíça participou em São Paulo do World Travel Market (WTM) Latin America, para mostrar os seus destinos turísticos e ampliar o fluxo de turistas brasileiros, bem como aproveitar a proximidade do verão europeu (de junho a agosto) para promover suas ofertas e atrações, apresentando as incríveis experiências turísticas que podem ser vivenciadas no charmoso país europeu. Outro objetivo foi os parceiros suíços, como grandes grupos hoteleiros, estreitarem o relacionamento e fecharem negócios com os profissionais do trade de turismo do Brasil. Na oportunidade o Turismo da Suíça fez o lançamento da segunda edição da brochura “Destino: Suíça”, manual de vendas dedicado exclusivamente ao profissional de turismo brasileiro com dicas práticas para vendas do destino.
 
Visto para o México 
Há algum tempo vem sendo comentada a possibilidade de eliminação do visto de entrada dos brasileiros ao México. Agora é certo: a partir da terceira semana de maio, o visto exigido pelo México para visitantes brasileiros - e a recíproca - deixará de existir. Na última semana, a embaixadora do país no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, disse que faltava apenas a assinatura do governo brasileiro para que a eliminação do visto fosse concretizada. "O turismo é uma prioridade para o México, um dos três setores que mais contribui para o PIB nacional. Nosso presidente entende a necessidade de eliminar barreiras e apostamos no fluxo maior de visitantes, mas também de negócios entre Brasil e México com essa notícia", disse a embaixadora. Responsável por 12,5 milhões de empregos diretos, o turismo tem recebido forte atenção do governo mexicano. Com mais de 22 milhões de turistas estrangeiros em 2011, o destino trabalha com a expectativa de chegar a 50 milhões em 2018.

 
“SMURFS – O Musical” 
No último fim de semana iniciou em Santa Catarina a turnê do espetáculo infantil “Smurfs – O Musical”, com apresentação no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura - CIC, Florianópolis. Com 50 minutos de duração, a peça é recomendada para crianças a partir dos dois anos de idade e tem como mensagem principal o respeito aos mais velhos e o cuidado com a natureza. Sete atores e bailarinos interpretam oito personagens da imensa família de criaturinhas azuis, mundialmente conhecidas por meio das histórias em quadrinhos, dos desenhos animados e do cinema. Os Smurfs Desastrado, Gênio, Natural, Papai Smurf, Smurfette e Vovô Smurf são caracterizados com fantasias fabricadas artesanalmente no Peru. O vilão Gargamel, interpretado por Guilherme Rosalino, é o único na trama que vai ao palco com maquiagem e figurino, criação do estilista José Alfredo Beirão Filho. Já o gato Cruel é um boneco confeccionado e manipulado por Veruska Haber e Marcos Oliveira, da Trupe Popular Parrua. Todo o elenco é dublado por artistas atuantes na área teatral de Santa Catarina. O circuito de entretenimento tem agenda em mais quatro cidades: Blumenau (9/6, Teatro Carlos Gomes), Criciúma (30/6, Teatro Elias Angeloni), Itajaí (21/7, Teatro Municipal) e Joinville (12 e 13/10, Teatro Juarez Machado). Veja o clip: http://www.youtube.com/watch?v=ti__nf308tM.

Costa Verde & Mar

As dezenas de possibilidades turísticas da Costa Verde & Mar ganharam incentivo recentemente com a formatação do novo roteiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. E essas novidades serão destaque na participação da região em mais uma edição da BNT Mercosul, a Bolsa de Negócios Turísticos, cuja realização será em Beto Carrero World, nos dias 24 e 25 de maio. O estande da Costa Verde & Mar estará na entrada do evento, como um portal de boas-vindas. Os roteiros recém-formatados  serão apresentados para o trade turístico de todo o Mercosul e são: Bombinhas – mergulho; Porto Belo – stand up e trilha na Ilha de Porto Belo; Itapema – mirante, trilha da Praia Grossa e tirolesa; Camboriú - trilha da Cachoeira Seca, passeio a cavalo; Ilhota – Cascading na Cachoeira do Baú; Luís Alves – visita a alambique; Balneário Piçarras – passeio a cavalo, pedalinho e trilha; Itajaí – visita no Parque Atalaia, escalada no Morro do Morcego, trilha e surfe noturno; Navegantes - saída de bike na orla até o Farol da Barra; Penha - Trilha da Ponta da Vigia com rapel. Contatos: (47) 3404-8000.  


Turismo sustentável

Uma das palestras mais aplaudidas no WTM Latin America 2013 & 39º Encontro Comercial Braztoa foi a economista Alexandra Petermann, Executiva de Huilo Huilo, modelo que pode ser aplicado no Brasil e em outros empreendimentos turísticos ao redor do mundo. Localizada em uma área de preservação ambiental de 100 mil hectares na Patagônia chilena, a Reserva Biológica Huilo Huilo foi eleita em 2012, pelo prêmio "Virgin Holidays Responsible Tourism Awards 2012", como um dos destinos de ecoturismo mais importantes do mundo. E sua diretora esteve no evento WTM Latin America para uma palestra sobre turismo sustentável para profissionais do setor e jornalistas. Ela mostrou como Huilo Huilo conseguiu usar o ecoturismo para salvar toda uma região de rica natureza no sul do Chile: a área que cerca a Reserva Biológica é marcada por intensa exploração madeireira e, com a abertura de Huilo Huilo, conseguiu-se preservar um ecossistema que abriga 95 espécies de aves, 12 de mamíferos, 328 espécies de flores, além de lagos, rios, cachoeiras e uma das poucas áreas de florestas de clima temperado remanescentes no mundo. Alexandra é também uma das idealizadoras do “Así Conserva Chile”, iniciativa que busca proteger áreas de natureza e povos indígenas do Chile. Ela também é membro do Conselho Consultivo de Turismo do governo chileno. No próximo mês de agosto, a Reserva Biológica de Huilo Huilo irá sediar o X Congresso Latinoamericano de Reservas Privadas e Povos Originários, que terá como tema central a inovação para a conservação da biodiversidade. Mais informações: www.huilohuilo.com.

Cervejomaníacos em Nova Petrópolis
O endereço de inverno dos Cervejomaníacos no Rio Grande do Sul será em Nova Petrópolis, nos dias 12 e 13 de julho. É a Mostra Brasileira de Cervejas Especiais e Comidas de Boteco, juntamente com seus eventos paralelos e outras novidades. Com expectativa de público superior a três mil pessoas, o evento ainda contará com a ExpoCerva, o HemonizaBeer e o Prêmio VonBeer. No Cervejomaníacos apreciadores de cervejas especiais podem degustar livremente os mais de 80 rótulos da bebida, de variedades como Blond Ale, American Amber Ale, American Pale Ale, India Pale Ale, Black India Pale Ale, Witbier, Weizen , Kölsch Ale, Premium Bitter Ale, Pilsen, Witbier Pimenta, American ESB, Double American Pale Ale, Belgian Golden Strong Ale, entre outras. Além disso, outro destaque do Cervejomaníacos é o Boteco da Beer. Nele tradicionais comidinhas de boteco são servidas de forma ágil e saborosa por uma equipe de chefs de cozinha renomados, que elaboraram um cardápio especial para harmonizar com as cervejas. Frango crocante, almondegas, costeletas de porco ao molho barbequi e picadinho de frios são alguns dos destaques do menu. Há também  programação cultural na Rua Coberta da cidade.
 
Maldivas em destaque
 

A Megtur, operadora especializada em viagens de lazer, luxo, lua de mel e negócios, desenhou um roteiro sob medida para quem gosta de praia e quer passar a lua de mel em um lugar tão exuberante quanto exclusivo. São seis noites, com café da manhã incluído, em hotel categoria luxo nas praias de areias brancas e mar azul turquesa das ilhas Maldivas, um pequeno país insular formado por quase 1,2 mil ilhas no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e da Índia. Nos 26 atóis em que se dividem as Maldivas, há pouco mais de 200 ilhas habitadas, e é possível praticar esportes náuticos como o surfe, o mergulho e o nado. Ou simplesmente relaxar. Acesse www.megturoperadora.com.br. ou ligue para (11) 3065.5900.
 
Kaballah Circus Festival

A magia do circo vai se transformar em um dos maiores festivais de música eletrônica do Brasil e um dos palcos dessa grande festa será Santa Catarina. No dia 3 de maio o Caramba's Hiperclub vai realizar pela segunda vez o Kaballah Circus Festival, evento que completa 10 anos em 2013. Serão 12 horas de uma festa comandada por mais de 10 atrações nacionais e internacionais que prometem garantir a diversão dos apaixonados pelo ritmo eletrônico durante toda a noite. O festival começa às 23h de sexta-feira em dois ambientes do clube, na pista principal/área de eventos (main room) e na Pista Caramba's (club floor).

Esportes de inverno
Verão no Brasil significa inverno na Europa e, apesar das baixas temperaturas, é nessa época que muitos brasileiros vão rumo ao Velho Continente para praticar esportes de Inverno em alguns dos mais altos picos cobertos de neve do mundo. Na Alemanha, o ponto alto das emoções é Garmisch-Partenkirchen, na região da Baviera. Ela é porta de entrada para a montanha mais alta do País, a Zugspitze, com 2.962 metros e uma vista é de tirar o fôlego. Pistas de todos os graus de dificuldade permitem que mesmo principiantes possam se divertir com snowboard e montanhismo. Além disso, a cidade é uma das mais lindas da Baviera, com suas casas pintadas com motivos típicos. Há diversas formas para chegar, mas no site www.luftansacc.com ou no telefone (11) 5094-9494 / 0800 11 5303 saiba de tudo isso.
 
Casamento em Cancun?
 

Para quem tem esse sonho, pode torná-lo realidade. O Hotel ME Cancun, resort de luxo contemporâneo localizado no Caribe Mexicano, oferece quatro opções de pacotes para sofisticadas cerimônias de casamento que transformam em realidade os sonhos de todas as noivas. Com o objetivo de proporcionar a melhor experiência neste momento tão importante da vida, o ME Cancun dispõe das opções El Sueño, El Momento, El Día e El Movimiento, que garantem estilo e elegância característicos do resort. Todos contam com o serviço de um organizador profissional de casamentos, além de tratamentos no Spa do hotel para que o casal possa se preparar com tranquilidade para o grande dia. Sobre os pacotes, fale com seu agente de viagens.

Mordomos exclusivos 
 
 Parece medieval, mas para quem faz questão da mordomia...os navios de luxo oferecem

Um time de especialistas em discrição, atenção, etiqueta e em bem servir percorrerá o litoral brasileiro no próximo verão para atender aos hóspedes do MSC Yacht Club – a primeira classe do MSC Fantasia, maior navio a realizar uma temporada completa pela América do Sul e que estreará no país, a partir de novembro, sendo o primeiro a destacar o conceito de hospedagem de alto luxo para essa região, com espaço privativo dentro de um grande cruzeiro. Formados pela academia holandesa The International Butler Academy, esses qualificados mordomos prestarão seus serviços 24h para as 71 suítes do clube. Cada cabine conta com seu próprio mordomo para realizar atividades de forma personalizada, entre elas: fazer e desfazer malas, levar sapatos para o engraxate, trocar toalhas duas vezes por dia, e entregar os jornais internacionais favoritos do hóspede diariamente, mesmo em alto mar. Rituais e tradições de pura sofisticação também passam pelo toque desses profissionais como, por exemplo, servir o clássico chá da tarde inglês e muito mais.... 
 
Turistas mexicanos

Os mexicanos estão confirmando a condição de campeões do turismo do futebol e lideram as compras para a Copa de 2014, onde só na principal agência mexicana, a Mundomex, 5.500 pacotes individuais foram fechados, marca não registrada até agora em nenhum outro país. Com todo esse interesse, Rio, Fortaleza e Belo Horizonte receberão pesado fluxo de mexicanos durante a competição.
 
Raide Laécoére

Vários eventos já têm ocorrido em Florianópolis, coordenados pela representante da Fundação Saint-Exupéry em Santa Catarina. O próximo  será  um Raide com aviadores franceses da Fondation Latécoère,  que tem o nome da empresa fundada por Pierre Georges Latécoère e que deu origem à Aéropostale. Hoje, a Latécoère é uma das grandes indústrias de aeronáutica da França e do mundo. A Pousada Natur Campeche, que vem apoiando os projetos nesse sentido, está preparada para hospedar os aviadores deste Raide. 
 
Inesquecível
 

Pela primeira vez, o Raide Latécoére passará pelo Brasil, contemplando duas cidades: Rio de Janeiro e Florianópolis, de 6 a 8 de maio de 2013. A expedição, que tem por lema “leve uma escol sob sua asa” refaz o percurso dos pioneiros franceses da aviação vinculados à Aéropostale nos anos 1920-1930, entre os quais Jean Mermoz, Henri Guioaumet, Marcel Reine, Paul Vachete e Saint-Exupéry. Embora com o maior número de escalas à época, o Brasil ainda não havia sido visitado pelos aviadores reunidos em torno da memória do criador da chamada “LInha”: Pierre Georges Latécoére ( 1883-1943).

Organização
 

O Raide é organizado pelo Aeroclube Pierre-Georges LATÉCOÉRE desde 2007 e financiado pelos Fundos Latécoère para a Aeronáutica, cujo objetivo é manter vivo o patrimônio aeronáutico francês, principalmente o da Aéropostale, no contexto do século XXI, apoiando projetos humanitários centrados na Educação e ligados à Aeronáutica. A 7ª. edição, inclui a cidade de Florianópolis, onde oito aviadores franceses descerão em 6 de maio de 2013. O Raide Latécoére tem três grandes encontros na África, na América do Sul e Madagascar; promove encontros o ano todo na França e na Europa, a fim de divulgar os Fundos Latécoère para a Aeronáutica, seu objetivo, suas ações; sobrevoou a França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Brasil, Madagascar, Suíça, Itália, etc.;  dá apoio a projetos de Educação, nos itens construção ou modernização de escolas e bibliotecas, compra de móveis e materiais escolares; congrega a boa vontade, toca o coração das populações, crianças, famílias, bem como estruturas sociais, fazendo um contato direto com os professores e as equipes pedagógicas, as autoridades locais, os interventores sociais e educacionais. 
 
Aéropostale          

A Aéropostale possuiu 26 escalas distribuídas entre Europa, África e América do Sul. A parte mais longa situava-se na costa brasileira (11 escalas). O Prefeito de Toulouse, Pierre Cohen, decretou, a partir deste ano, que o dia 11 de abril passa a ser o dia internacional da “Jornada da Aéropostale”, incitando comemorações, encontros e projetos. A data  se refere justamente ao dia em que Pierre-Georges Latécoère passou as ações de sua empresa, Marcel Bouilloux-Lafont e a companhia estendeu-se à América do Sul, tornando-se a linha mais longa do mundo à época.  Florianópolis, como cidade-escala, na Praia do Campeche, insere-se nesse contexto, pois, em 10 de dezembro de 2010 assinou o convênio junto às demais escalas, em Toulouse. Despertado pelos projetos históricos e educacionais que se desenvolvem em Florianópolis, a saber, o restauro do antigo casarão de pilotos no Campeche (Fundação Franklin Cascaes) e os cursos de francês inaugurados pela Fundação Antoine de Saint-Exupéry na Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes e exposições temáticas já realizadas na cidade, o RaideLatécoère inclui prioritariamente a capital catarinense em sua primeira escala no Brasil. Na agenda, participa da solenidade de comemoração dos 90 anos da Base Aérea na Assembleia Legislativa (6/5 às 20 horas), quando será lançado um livro da história da mesma e visita os sítios históricos da aviação no Campeche (7/5, período da manhã): antigo aeródromo, casarão dos pilotos, praia do Campeche e a Escola Básica Municipal do Campeche, onde entregará, a cada aluno de francês, um exemplar do Pequeno Príncipe original. Site www.zeperri.org.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário