terça-feira, 7 de maio de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


APA Dona Francisca
 
Serra Dona Francisca, beleza preservada da Serra do Mar

Na última semana, a bióloga da Coordenação das Unidades de Conservação, da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Dalzemira Souza, e o especialista em Gestão de Impactos Ambientais, Geampaolo Marchesini, do Programa Viva Cidade, repassaram informações a técnicos da Fundação Municipal 25 de Julho sobre o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dona Francisca. O objetivo foi dar aos técnicos, que mantêm contato direto com os produtores, subsídios para esclarecer sobre as novas práticas e tranquilizá-los sobre o tema. A APA envolve cerca de 400 km2 de área, correspondendo a 35% do território do município. 

Excelência em Serviço 
O Joinville Região Convention & Visitors Bureau realiza em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM), o “Fórum de Excelência em Serviços” que pretende discutir estratégias para melhor atender clientes. O evento acontece no dia 8 de maio na Univille, com entrada gratuita para sócios e convidados. O Fórum prima pela qualificação no atendimento de bares, restaurantes e hotéis de Joinville e debaterá sobre os serviços prestados na cidade. Um dos painéis do evento será sobre “Endobranding” – Cadeia Lealdade Lucro com os palestrantes, Prof. Dante Quadros e Prof. José Eduardo Nasser. O segundo painel será com o palestrante Fabiano Buskei. Com  mais de 15 anos de experiência, e ter passado por empresas como Walt Disney Company, General Motors do Brasil e DuPont Safety Resources, ele abordará o “Case Disney de atendimento ao cliente”. O evento conta com o apoio da AJORPEME, Exit Comunicação Estratégica, RBS TV e ACIJ.
 
Balneário Piçarras
 
O aterro trouxe nova área de areia a Balneário Piçarras 

A secretária municipal de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Correa, participou de 23 e 25 de abril, da World Travel Market Latin America, em São Paulo (Expo Transamérica). Ela viajou com apoio do CITMAR (Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar), com objetivo de divulgar a cidade e região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu). "Tivemos a oportunidade de divulgar nossa cidade e seus atrativos em nível nacional e internacional. Considero que participações como estas são muito importantes para atrairmos mais turistas”, explica Susan Correa.

Museu de Arte Sacra 
 

São Francisco do Sul terá mais um atrativo turístico e cultural, que se encaixa perfeitamente no cnceito histórico da cidade. È o Museu Diocesano de Arte Sacra Pe. Antônio Nóbrega, que será inaugurado no dia 10 de maio, às 20 horas, na Matriz Nossa Senhora da Graça, situada na Praça Getúlio Vargas, 180 – Centro. O convite vem da Prefeitura Municipal, da Mitra Diocesana, da Paróquia Nossa Senhora da Graça e do Projeto Monumental.


 
SC Trade Show
 Embalados por uma profusão de semanas de moda, de criadores internacionais e dos principais bureaux de moda espalhados pelo mundo servindo como inspiração, os estilistas nacionais preparam as suas coleções que devem fazer sucesso também por aqui. Todas essas influências estarão presentes nas criações das marcas que irão expor a Coleção Verão 2013 | 2014 de calçados na 16ª edição do SC Trade Show -  Rodada de Negócios, nos dias 14, 15 e 16 de maio no Infinity Blue Resort, em Balneário Camboriú. O evento pretende reunir os principais fabricantes da Capital Catarinense do Calçado, São João Batista, e de todo o Brasil. O SC Trade Show é promoção do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB) e Prefeitura Municipal de São João Batista, com vistas à geração de negócios para as empresas de moda e estreitar o relacionamento entre fabricantes, lojistas, empresários, profissionais do setor, parceiros e patrocinadores.
 
Novenas do Divino
 

Balneário de Barra Velha está se preparando para a tradicional Festa do Divino, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio. As novenas terão início no dia 9 (quinta-feira), e os Noveneiros desta noite serão três poderes: Profissionais da Comunicação, Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, Pastoral da Criança e Assistência Social.  Todos estão convidados a participar da novena e do cortejo do Imperador, para a entrada na Igreja.
 
Cultura em Barra Velha

A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha realizou nos dias 25 e 26 de abril o 1º Seminário Municipal de Cultura: "Olhares sobre o ontem e os desafios do porvir na Cultura de Barra Velha". O professor e historiador, José Carlos Fagundes abordou aspectos relevantes acerca da origem de Barra Velha como a Pré-história do município através dos sambaquis, as populações indígenas e a ocupação européia. A Festa do Divino, principal festividade folclórico-religiosa de Barra Velha e suas transformações, sobretudo a partir de 1998 com a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas nas festividades católicas foi destacada pelo também professor, historiador e Diretor de Cultura da FUMTEC, Juliano Bernardes.  O Boi de Mamão Mestre João e Pedro Inácio encantou a todos com os bonecos que “ganham vida”. A tradição do Terno de Reis também ganhou seu espaço. Na segunda noite do Seminário os participantes acolheram a Bandeira do Divino com a presença do Casal Imperial de 2013 e a cantoria correspondente. Entre outros assuntos entraram na pauta aspectos relevantes acerca da genealogia das famílias de Barra Velha e região.

Baila Floripa 2013
 
A Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) anunciou as coreografias selecionadas para a XII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2013. O evento será realizado de 30 de maio a 2 de junho, sendo as apresentações da mostra oficial dias 31 e 1°, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Dos 73 trabalhos provenientes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, 38 foram aprovados. “Percebemos maior cuidado dos grupos com relação à qualidade da gravação dos vídeos, lugar e som. Esse fator é muito importante, pois se torna reflexo direto no próprio evento, aumentando a qualidade do espetáculo”, conta a presidente da entidade, Aline Menezes.

Encatho 2013
De 8 a 10 de maio – quarta a quinta-feira, a ABIH-SC realiza no CentroSul em Florianópolis o 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e a 25ª Exprotel – Exposição Produtos para Hotelaria. Haverá também Rodada de Negócios e o Ministério do Turismo e Santur – Santa Catarina Turismo S/A estarão presentes com seus estandes. Como tema, a ABIH-SC escolheu a “A Inovação na Hotelaria” e para a palestra magna, estará presente o Dr.Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo, e palestrante de renome internacional. A palestra acontecerá no dia 10 de maio, das 18h30 às 20h30. 

 
A 23ª Festa da Colônia
 

Encerrou no último domingo, em Gramado, a maior Festa da Colônia de todos os tempos. A 23ª edição do tradicional evento da região das hortênsias foi um sucesso absoluto de público durante todos os dias de festa. Nos 18 dias de intensa programação cultural e gastronômica, estima-se que cerca de 300 mil pessoas, entre comunidade e visitantes, tenham passado pelo centro de eventos ExpoGramado, onde a festa foi realizada. É o retorno das origens, da população que hoje vive nas cidades identificando-se, mesmo por um dia, com os que permaneceram nas áreas rurais e continuam tirando da terra o seu sustento.

 
Chocofest 2014
Está confirmada a data da 19ª edição do Chocofest – Páscoa em Gramado, para o período de 3 a 21 de abril de 2014. Em breve, a empresa organizadora da promoção, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos começará a divulgar as novidades da maior festa temática de Páscoa do Brasil que, neste ano, recebeu cerca de 400 mil visitantes. 


Privatização da TAP
Segundo informou o "Público", o Governo de Portugal está procurando uma solução para a unidade de manutenção que a TAP tem no Brasil (M&E Brasil). O objetivo, segundo o jornal português, é fechar a privatização da transportadora aérea, que tem seis investidores interessados. “No entanto, além de não contar com um encaixe financeiro com a operação, o Estado ainda deverá assumir perdas, por causa dos prejuízos e dos contingentes acumulados pela empresa", escreve o “Público”. O jornal diz que "o Governo está preparado para este cenário, embora o valor ainda não esteja apurado. É provável que nenhum dos potenciais investidores ofereça o suficiente para cobrir os déficits da empresa, obrigando o Estado a suportar uma parte”, porque os seriam de 50 milhões de euros em 2012 e 67 milhões em 2011.

Embraer vende de 30 aviões 

A Embraer anunciou no último dia 29, a assinatura de um contrato com a United Airlines para a venda de 30 jatos Embraer 175, com opções para mais 40 aviões. Segundo a empresa, caso todas as opções forem exercidas, a operação tem valor estimado de US$ 2,9 bilhões. A fabricante brasileira de aeronaves anunciou também que a primeira entrega está prevista para o primeiro trimestre de 2014, e que os aviões, que serão operados sob a marca United Express, serão configurados com 76 assentos. Já a United Airlines, também através de comunicado, disse que as aeronaves da Embraer vão substituir alguns dos antigos jatos regionais de 50 assentos da frota da companhia.

Condor vai operar no Brasil

O governo brasileiro quer criar medidas que aumentem a concorrência no mercado aéreo, a exemplo da expansão da aviação regional, da efetivação de novos acordos de “céus abertos” e da sua extensão a todos os países da Unasul. São medidas adotadas há alguns anos na União Europeia, com resultados positivos para os usuários. A política de “céus abertos” do governo Federal para atrair empresas aéreas internacionais para o Brasil, como forma de ampliar o número de turistas do exterior no país, parece que começou a valer. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou no dia 29 de abril, o funcionamento no Brasil da empresa aérea alemã Condor.  A decisão da Anac está publicada no Diário Oficial da União e a empresa vai operar serviços de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal. A outorga da autorização para início da operação fica condicionada ao cumprimento pela empresa das exigências previstas na regulamentação brasileira e no Artigo 212 do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Rail Europe
 
Um destino para mais de uma semana é o que oferece a Itália, com grande oferta de atrações naturais e culturais. Uma das melhores alternativas para explorar esses atrativos sem perda de tempo são as viagens de trem de alta velocidade. As principais companhias que atendem o país são Trenitália, com os trens Frecciarosa, e NTV (Nuovo Trasporto Viaggiatori), com a Italo. Uma das formas de aproveitar os baixos preços constantemente oferecidos pelas empresas é se programar e comprá-los com o máximo de antecedência possível. Pelo site da Rail Europe (www.raileurope.com.br). Os tickets podem custar até 80% mais baratos se adquiridos 50 dias antes da data da viagem. Saiba tudo no site acima.

 
A Deutsche Bahn
 

A Alemanha também tem suas sugestões para aproveitar da melhor forma  as atrações de verão, através da TT Operadora, representante oficial Deutsche Bahn no Brasil. Os viajantes que possuem o German Rail Pass têm direito a adquirir, até 7 de junho, por apenas 10 euros, ao German Rail Pass Extension, para viajar em  primeira classe, um desconto de 87% em relação ao valor praticado.  Em segunda classe, o valor é de apenas 5 euros, desconto de 85%. Único broker de trem no Brasil, a TT Operadora é especializada em turismo ferroviário e roteiros na Europa, principalmente Alemanha. Saiba mais em www.lufthansacc.com.

 
Adventure Sports Fair
Pelo décimo ano consecutivo a Adventure Sports Fair será a sede do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, evento que pretende discutir e divulgar as melhores práticas nesta que é uma das maiores indústrias do mundo. Realizados no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, contará com a participação de entidades ambientalistas, empresas do setor de turismo, órgãos públicos, acadêmicos e profissionais do setor. Nesta edição o Fórum vai abordar principalmente os avanços da sustentabilidade no turismo brasileiro e internacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria Adventure Sports Fair. Acesse www.adventurefair.com.br.
 
Para o Dia das Mães
 
 Ambiente rústico e aconchegante para agradar os hóspedes

A Fazenda Capoava, a 90 km da capital paulista é uma excelente opção para o descanso das mães no dia a elas dedicado. Eentretenimento e atividades ao ar livre, como cavalgadas, massagens, a refrescante piscina, além de atividade junto as crianças, a Fazenda Capoava possui um cantinho especial que conta parte da história não só da fazenda, mas do Brasil, com o Espaço Memória Capoava.  Como em maio também é comemorado o dia do café (14 de maio), no Espaço Memória é possível entender um pouco mais da história do café, inerente à história da fazenda, que desde o ano 2000 é um agradável e concorrido hotel. Mais informações em www.fazendacapoava.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário