quarta-feira, 15 de maio de 2013

WORKSHOP PERNAMBUCO É SÓ CHEGAR VAI DIVULGAR POTENCIAL DO ESTADO PELO PAÍS



WORKSHOP PERNAMBUCO É SÓ CHEGAR VAI DIVULGAR POTENCIAL DO ESTADO PELO PAÍS
 


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) darão início, no próximo dia 21, à programação 2013 do workshop Pernambuco é só chegar, que tem o objetivo de apresentar aos agentes e operadores de turismo das cidades visitadas os atrativos e as potencialidades turísticas do Estado, proporcionando uma imersão na riqueza cultural e turística pernambucana. Desde que foi lançado, há cinco anos, o programa já capacitou 7.300 profissionais do setor em todo o País.

Para este ano, a expectativa é que 2.400 agentes e operadores de turismo participem dos eventos, ante os 1.750 da edição de 2012. Ao todo, serão contempladas 12 cidades (Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Belém), selecionadas a partir da pesquisa Perfil do Turista, realizada pela Empetur, e do ranking de vendas das principais operadoras do País. Também foi levada em consideração a percepção do trade local em relação aos mercados em ascensão.
 
Clique nas imagens para ampliá-las

Segundo o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa, as ações de capacitação têm reflexo direto no incremento do fluxo de turistas. Desde 2008, quando o programa foi lançado, a taxa média de crescimento vem se mantendo em 7,5%. “Ao conhecer melhor Pernambuco, fica mais fácil para o agente e o operador venderem o destino e seus atrativos. Hoje, o turismo de Pernambuco vai muito além do lazer. O Estado possui o terceiro polo gastronômico do Brasil e o primeiro do Nordeste, tem o segundo melhor polo de saúde e está na rota dos principais shows internacionais”, destaca.
 


As localidades escolhidas são cidades que apresentam grande potencial de envio de visitantes, sobretudo pelo elevado poder aquisitivo da população, além de possuírem ligação aérea diária com o Recife. Em geral, os turistas das regiões que receberão o workshop são bastante receptivos aos destinos da Região Nordeste, principalmente por causa das praias e pelo sol – que brilha o ano inteiro.
 

Tradicionalmente ligado ao desbravamento de novos mercados, esta edição do evento também cumprirá o papel de ação de manutenção nos maiores emissores de turistas para Pernambuco: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. São Paulo, por exemplo, que tem quatro cidades contempladas, é o principal emissor de turistas para o Estado, responsável pelo envio de 32,5% dos turistas domésticos em 2012. Em seguida vêm o Rio de Janeiro (11,6%) e a Bahia (6,6%).

TEMA

Este ano, os temas do workshop serão a Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014, além dos patrimônios de Pernambuco (da Humanidade, Cultural, Natural e Imaterial). O hall de entrada do evento reproduz o acesso dos vestiários para o gramado da Arena Pernambuco, visão exclusiva de jogadores e árbitros durantes as competições. No lounge, os participantes terão contato com uma ambientação inspirada na Feira de Caruaru, enquanto elementos relacionados às praias comporão a ambientação da sala de palestras. Já a sala da rodada de negócios terá cenário com alusão aos monumentos históricos e manifestações culturais.
 

O treinamento oferecido aos profissionais de turismo inclui uma apresentação dos potenciais e atrativos turísticos de Pernambuco, rodada de negócios com representantes do trade pernambucano, show cultural e coquetel com uma amostra da culinária pernambucana, além do sorteio de brindes e famtours entre os presentes.  Nas três primeiras cidades visitadas o cardápio ficará a cargo dos chefes Joca Pontes (Londrina e Curitiba) e André Falcão (Florianópolis) e as apresentações culturais, sob a responsabilidade do Balé Cultural de Pernambuco.

Caberá ao ator José Barbosa, o Jesus da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, a responsabilidade da apresentação de Pernambuco aos convidados. Para desempenhar a tarefa, Barbosa mergulhou no destino, passando as últimas semanas visitando cidades e atrativos turísticos por todo o Estado, enfocando a diversidade cultural e turística apresentada por Pernambuco.


Para as rodadas de negócios, é aguardada ampla participação do trade turístico pernambucano. “Ainda não temos todos os participantes fechados para as 12 cidades, mas historicamente a adesão do trade é muito boa. Os empresários do setor são grandes parceiros nas ações de divulgação do Estado no Brasil e no mundo”, avalia o presidente da Empetur, André Correia.
 

A ação, encampada pela Setur-PE e Empetur, conta com a parceria da Secretaria de Turismo da Cidade do Recife, que ficará responsável por custear a participação dos chefes da gastronomia pernambucana em cada uma das cidades visitadas; e do Recife Convention and Visitors Bureau, que responderá pela organização e execução das rodadas de negociação durante os workshops.
 
Confira o calendário do Pernambuco é só Chegar 2013:
Londrina-PR                    21/05
Curitiba-PR                      22/05
Florianópolis-SC              23/05
Salvador-BA                    28/05
Brasília-DF                       04/06
Belo Horizonte-MG          06/06
Rio de Janeiro-RJ             10/09
São Paulo-SP                   12/09
Guarulhos-SP                   17/09
Campinas-SP                   19/09
Ribeirão Preto-SP            21/09
Belém-PA                        07/10
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário