quinta-feira, 13 de junho de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Costa



Criciúma no futebol

O Estado de Santa Catarina está representado neste Campeonato Nacional de Futebol Profissional em sua primeira divisão somente com a equipe do Criciúma Esporte Clube (mais de 15 mil associados), pois sagrou-se campeão da Taça Brasil em 1991, agora campeão catarinense em 2013 volta e recebe a elite dos clubes brasileiros que visitarão Criciúma (SC), cidade com 200 mil habitantes e o Estádio Heriberto Hülse (20 mil torcedores). Com as fotos, hino e vídeos que seguem, a coluna homenageia dentro do Turismo Desportivo o Tigre catarinense... Dá-lhe, Tigre!
VENCER É PRECISOHINO AOS HERÓIS DO PASSADO (Letra e música do saudoso cantor e compositor CARLOS ERNESTO RAMOS LACOMBE.
              I
  Lembrando os Heróis do Passado
  Que escreveram seus nomes na história
  OH! Tricolor predestinado
  A um presente e futuro de glórias
               II
   Salve o Criciúma
   No esporte nacional
   Salve o Criciúma
   De patrimônio imortal
   Na hora da decisão
   Numa só voz grita feliz
   O meu povão:
   Criciúma- Criciúma
   Nosso clube de amor
   Alma,garra e coração...
   Criciúma –Criciúma
   Nosso clube de amor
   Alma ,garra e coração.
                 III
   Vibrando estaremos contigo
   Desfraldando o teu pavilhão
   Onde estiver o mais querido
   Dos campeões- o nosso campeão!

PIT STOP
*Os moradores dos novos municípios catarinenses de Pescaria Brava e Balneário Rincão como serão conhecidos? Os dePescaria Brava serão chamados de os bravenses e os do Balneário Rincão, os rincãoenses ou rincãonenses?
*A Prefeitura Municipal de Criciúma (SC) está demorando em aumentar o numero de bancos (foto da Praça Nereu Ramos).Tá brabo sentar no cimento gelado... , resmungam os “encarangados aposentados”. Onde estão os bancos de madeira(foto) prometidos? Os poucos que têm, as barraqueiras das feiras colocam dentro de suas barracas para sentar-se. Pode isso, Fundação Cultural??? Com a palavra, o presidente Sergio Zapelini. Disciplinar é preciso, o uso do espaço para instalar as barracas durante as feiras nos sábados...
*O procurado Farol de Santa Marta, sob os cuidados da lendária Laguna (SC), cuja administração municipal agora está dando mais atenção ao seu “Desenvolvimento Turístico”, que além das atrações naturais, conta com a beleza de suas nativas. Na foto, a modelo Michele (Mimi), filha e neta de pescadores, é prova disso. Parabéns!
*Com mais de quatro milhões de participantes, o Estado de São Paulo com a famosa Parada Gay (foto) vem faturando bilhões de reais....O ex- presidente da EMBRATUR  (Instituto Brasileiro de Turismo) e empresário Caio de Carvalho é um dos principais organizadores . A força do Turismo GLBT mostra ao mundo a sua potencialidade de carro chefe. E pensar que a cidade de Criciúma (SC), apesar dos apelos do trade turístico nacional, não possui a importante Secretaria de Turismo. É uma pena! Seria falta de visão administrativa ou sobra dinheiro no Município?
*Você sabia que na Argentina dez milhões de cães vivem juntos com seus donos? Que na cidade de Buenos Aires existe um cão para quatro habitantes? Que a profissão “passeador de cachorro” rende, por mês U$ 100 dólares, cerca de 290 pesos, aqui R$ 112 reais? Lá, o cão é um membro da família. Aqui em Criciúma (SC), o Poder Público precisa dar mais atenção para o trabalho das ONGs com relação aos animais de rua.Cito como exemplo a SOS Vira Lata, cujos membros jovens (foto), com amor e carinho, tratam dos animais e custeiam as rações, remédios, roupas e até cirurgias com dinheiro dos seus próprios bolsos. Com a palavra, os seus vereadores! (www.sosviralata.org.br)
*Continua um show nacional o conceituado cantor Caubí Peixoto. Por onde se apresenta, acompanhado pelo músico (violão) Ronaldo Rayol (irmão do cantor Agnaldo Rayol). Desta vez foi no Programa Sr. Brasil, do Rolando Boldrin (TV Cultura), agora em junho.... cantando  “Chão de Estrelas” ,“As Três Lágrimas”, “De volta pro meu aconchego”. Palmas para ele ....que ele merece!  Chega de “Ai se eu te pego.”......!
                                                   
*Muitos catarinenses e particularmente criciumenses não sabem que o craque Valdomiro Vaz Franco (Seleção Brasileira, Comerciário e Internacional) com sua querida esposa Natália e filhos residem em Criciúma, no Bairro Recanto Verde, mantém uma conceituada escola de futebol, academia, piscina, campos de futebol e um memorial (fotos), contando a vida de seu ídolo. Vale a pena visitá-los. www.valdomirovazfranco.com.br
Telefone (48) 3439-8273.
*Unesc, a nossa universidade em Criciúma (SC), vem recebendo estudantes (Turismo Estudantil) de vários países. Na foto com este colunista, um grupo de universitárias angolanas chegadas em 2008.


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário