domingo, 30 de junho de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Costa



Congresso Tocantins 2013



Os jornalistas especializados em Turismo associados da Associação Brasileira de Turismo de Palmas, Capital do Tocantins, receberam seus colegas de todo o Brasil de 20 a 23 deste mês sediando o 30º Congresso Nacional da entidade. Durante quatro dias, os participantes realizaram sessões plenárias, reunião do Conselho, Assembléia Geral e conheceram detalhes apresentados pelo presidente Rogério Almeida da Abrajet de João Pessoa, Capital da Paraíba ,onde será realizado o 31º congresso com a eleição do novo presidente nacional. Sabe-se que três nomes foram citados: Alberto Gonçalves (SC), Belmiro Gregório (TO) eRogério Almeida (PB). Também puderem conhecer os atrativos e belezas de Palmas e Porto Nacional, além de contar com a hospitalidade e hospedagem no Girassol Plaza Hotel, o único credenciado pela FIFA para a Copa do Mundo de 2014. No Jubileu de Prata do Tocantins, que completa 25 anos no dia cinco de outubro de 2013, a Abrajet (TO)  recebe todos os turistas com muita alegria e festa, considerando-se “novo destino turístico do Brasil”. O Festival do Turismo de Gramado teve um espaço durante a Assembléia Geral, usado pela jornalista da Abrajet do Rio Grande do Sul Glaucia Nielsen, que fez o convite para a participação de todos, à 25ª edição de sete a dez de novembro 2013, quando ocorre 25 anos do conceituado evento.
Diante das manifestações em todo o Brasil, o local da abertura do congresso, que seria no Palácio Araguaia com a presença do Governador Siqueira Campos (foto), foi transferida para o Salão Nobre do Girassol Plaza Hotel. Aconteceram  violências e alguns vidros da fachada do Palácio  foram quebrados, o que foi possível constatar quando da visita ao Governador.
No segundo dia, os jornalistas realizaram um city tour pela cidade, além da visita oficial ao Palácio, sede do Governo do Estado que ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados  e os seus arcos lembram a Igreja De Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, cidade histórica de Tocantins. Destaque para os dois  painéis na entrada do Palácio relatando a história do Estado desde o período Brasil Colônia até a Constituição de 1988 quando foi criado o “Tocantins”.Em seguida, os abrajetianos visitaram o Memorial Coluna Prestes, criado em homenagem a Luiz Carlos Prestes e sua coluna Invicta, de 1925 a 1927 e que percorreu 25 mil quilômetros e foi a maior marcha revolucionária da história moderna. A obra tem assinatura de Oscar Niemeyer e defronte se encontra a estátua “O Cavaleiro da Esperança”, de Maurício Bentes, retratando Prestes.
O city tour guiado foi encerrado no Palacínho da Cultura, hoje Museu Histórico do Tocantins, a primeira obra erguida na capital em 1989, tendo abrigado a sede do Poder Executivo até março de 1991. Os jornalistas foram recebidos pela Orquestra Sinfônica formada por jovens estudantes de sanfona e que muito agradou aos visitantes.
Porto Nacional, berço da cultura tocantinense

Foi feito um “tour” pela cidade histórica de Porto Nacional e os jornalistas abrajetianos foram recebidos pelo Prefeito Municipal Otoniel Andrade e sua esposa Terezinha Andrade (na foto este colunista entre eles), conheceram a Catedral Nossa Senhora das Mercês, seguindo depois para a Ilha Porto Real, originada no final do século XVIII como rota de navegação no Rio Tocantins para o fluxo de cargas e passageiros. O Porto Nacional  foi a cidade onde surgiu o movimento para a criação do Estado do Tocantins no século passado, porque lá se concentrava a elite intelectual da região. Com isso tornou-se um lugar de referência para os Tocantinenses e de apreciação para os turistas por sua riqueza arquitetônica e cultural. A Catedral Nossa Senhora das Mercês (foto) foi idealizada por frades dominicanos franceses que vieram catequizar a população. Com sua construção iniciada em 1884, a igreja possui notável influência da arquitetura estilo romântico de Toulouse, França, chamando a atenção hoje pelo aspecto rústico de seu exterior, construído em pedra e tijolo aparente,  tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O almoço foi na Praia do Prata (foto), com gastronomia regional à base do peixe Tucunaré, onde foi aberta a temporada de verão 2013 com shows semanais marcados com artistas regionais e nacionais, como Paula Fernandes, Bonde do Tigrão, Mulher Melancia, Karametade, além de outros artistas que estavam na agenda.
A tarde foram proferidas palestras sobre “Destinos Turísticos de Tocantins” por Omar Heenemann, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (ADTUR), “Construindo um Tocantins mais Sustentável” por Rodrigo Vilar, da Companhia de Saneamento de Tocantins (Saneatins) e mesa redonda sobre “A importância dos Novos Destinos Turísticos noBrasil”, tendo como debatedor Marco Miranda, mestre em Desenvolvimento Regional, tendo ainda como subtemas “Roteiro Integrado do Consorcio do Lago de Palmas”, “Oportunidades de Investimentos no Tocantins”, “Linhas de Créditos para o Turismo” e “Pesca Esportiva”.  A noite jantar com tema junino e apresentação de quadrilhas e danças típicas regionais na sede da AMA.
O evento foi encerrado no domingo com visita à Feira do Artesanato e almoço nas dependências da Casa de Eventos Ahãdu, à beira da piscina,
do empresário Paulo Cesar (foto), amigo dos jornalistas (www.ahadu.com.br) . No entanto, as confraternizações continuaram à noite pela cidade de Palmas, proporcionada pelos incansáveis diretores da Abrajet de Tocantins, liderados pelo seu presidente Luciano Matos.
PIT STOP
*O vice presidente nacional da Abrajet de Tocantins, jornalista Belmiro Gregório (foto), apoiando o trabalho jornalístico das Tucantinenses Janete e Arienar, com o título “Alter do Chão - O Melhor Lugar do Mundo”, no concurso categoria jornalismo profissional, instituído pelo Belém do Pará.
*Demorou, hein, povo brasileiro? Fomos tratados a relho, pão e água...! Agora cansados, os jovens voltam às ruas acompanhados pelos pais todos emocionados combatendo o vandalismo e com as caras pintadas e exigindo os seus direitos. Quem diria? Quem diria? Dinheiro na cueca...nunca mais...!
*O Município de Balneário Rincão (SC), com o Prefeito Décio Góes e sua equipe nos últimos preparativos para a 19ª Festa da Tainha nos dias 12, 13, 14 de julho de 2013, Na foto, membros da organização. O Presidente da Abrajet (SC) Alberto Gonçalves e o Subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro Claudio Magnavita, virão ao Município apoiar o evento e tratar assuntos visando o desenvolvimento turístico. Audiência foi marcada para o próximo dia dois de julho, às 11 horas no gabinete do Prefeito Góes. 

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário