quarta-feira, 10 de julho de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Costa


Os anjos pedem...
Eles pedem diretamente de Brasília, no Distrito Federal, e olhem que não estão de caras pintadas, aos Governos Gaúcho e Catarinense, com fartas justificativas já apresentadas, a conclusão da rodovia “Caminhos da Neve” que ligará Gramado, na Serra Gaúcha, a Florianópolis, no litoral Catarinense. Para inteirar-se sobre o andamento dessa rodovia tão importante para o turismo catarinense e brasileiro, leia também no link a seguir a reportagem do Correio Lageano de Lages (SC)http://www.clmais.com.br/informacao/57738/rota-caminhos-da-neve-est%C3%A1-longe-da-conclus%C3%A3o, ou mantenha contato com o vereador Jaziel (jaziel@terra.com.br) em Bom Jesus (SC) ou com o empresário Wirto Schaeffer (wirtoschaeffer@Gmail.com) em Florianópolis (SC), nossos amigos e entusiastas desta obra.
A Manifestação em prol da “Rota Caminhos da Neve” das irmãs Lorena Velho Gritz e Helena Velho Gritz (foto/divulgação), que residem em Goiânia (GO), quando da visita à Brasília com sua mãe Larissa Velho. “Nesse passeio, aproveitamos a onda de protestos no Brasil inteiro para lutar por uma causa que acompanha a família há anos. Desde criança... continua narrando a mãe dos anjos Lorena e Helena essa Ponte das Goiabeiras nos assombra, com medo de atravessá-la nosso pai parava o carro e  fazíamos a travessia à pé, sempre com o risco de queda, pois os espaços vazios entre as pranchas de madeira eram enormes. Se chovesse um pouco forte, ficávamos ilhados e tínhamos que retornar ao ponto de partida ou dormir na casa dos ribeirinhos. Até que uma nova ponte foi  construída (a atual) onde imaginamos que todos os problemas tinham sido resolvidos. Por essa razão, 30 anos depois, minhas filhas continuam  tendo o mesmo medo de atravessar a ponte que a mãe delas tinha na mesma idade. Foi daí que surgiu a idéia dessa manifestação”, Quem sabe essas crianças comovem alguém e essa ponte saia do papel? Espero que tenhamos sucesso!! Assim espera a dona Larissa e nós também !
E o que pedem os “anjos” nos cartazes (foto) que seguram ? A Lorena (maior): “Quero visitar a  minha vovó! Construam a ponte das Goiabeiras - Caminhos das Neves” e  a Helen: “Me ajudem...eu não sei nadar”. 29-06-2013.
A esperança é que o Governo Gaúcho faça a licitação da obra, aguardada há 14 anos e como  no próximo dia 16 de julho de 2013,  ocorrerá o aniversário dos 100 anos de BOM JESUSo Governador,  num ato histórico, ASSINE os documentos de licitação”, dando, assim, esse presente aos “ANJOS”, ao TURISMO, AO POVO e o início do tão esperado “Caminho das Neves”. Parabéns BOM JESUS pelo seu Centenário, cujas festividades começarão no dia 12 próximo.

PIT STOP
*A Câmara Municipal de Criciúma (SC) concedeu o espaço “Tribuna Livre” a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, no dia 16 de julho de 2013. O presidente da Abrajet Catarinense, jornalista Alberto Gonçalves de Souza, que virá acompanhado com membros da Abrajet Nacional, usará a tribuna a partir das 19 horas. O tema abordado será “A IMPORTÂNCIA DO TURISMO NO INCREMENTO ECONÕMICO E CULTURAL DE CRICIÚMA”. O Presidente da Câmara, vereador Itamar da Silva, disse que essa aproximação da quase centenária entidade tendo em seus quadros conceituados jornalistas especializados em Turismo, é de suma importância para Criciúma e a Região Sul.
*O novo município de Balneário Rincão (SC) mostrará ao Brasil e ao Mercosul as novidades nesta sua 19ª Festa da Tainha,nos pavilhões na beira marde 12 a 14 de julho de 2013. Com 11 restaurantes além daqueles no Centro da cidade e da Plataforma Rincão (Norte), receberão os turistas com os mais variados tipos de pratos. Desfiles pela Avenida Paraná até os pavilhões das atrações dos municípios do Sul do Estado. Atrações culturais, musicais, esportivas e shows. Vale a pena conferir : sexta-feira, sábado e domingo. ENTRADA FRANCA.
*A Plataforma Praia do Rincão, localizada no Balneário Rincão (SC), com 444 metros dentro do mar, conforme entendimentos com a ABRAJET-SC e a Prefeitura Municipal, montará um  OBSERVATÓRIO em suas instalações até com  binóculos para o turismo de observação e ver a passagem da BALEIA FRANCA E SEUS FILHOTES. Sem qualquer tipo de transtornos para os mamíferos. Painéis serão colocados também na BR-101.
Uma nova rota turística na Região Sul será lançada dia 16 de julho de 2013 em Criciúma (SC), no Auditório I da SATC, envolvendo os Municípios de Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, Treviso e Bom Jardim da Serra. O Seminário Aguaí discutirá uma proposta de turismo sustentável em torno da reserva e está marcado para às 10h30. Contatos através do e-mail rotasdoaguai@com.br ou pelo telefone (48) 3469 -9107.  www.facebook.com/rotas.doaguai
* No Turismo Desportivo, o Estádio Heriberto Hülse deverá receber neste domingo, dia 14/7, em torno de 20 mil torcedores do Criciúma, diante do Goiás. Ainda neste mês teremos o Salgueiro e depois o Grêmio. Com casa lotada, espera-se, contudo, uma melhor “postura” do Tigre, jogando em casa porque jogando fora sempre decepciona no Campeonato Brasileiro. A torcida pede mudanças na defesa!
*BR-101 deverá sofrer paralisações próximo a Ponte de Cabeçudas (Anita Garibaldi), no próximo dia 11, por volta das 16 horas. E isso já vem sendo programado nas redes sociais  pelos sindicatos. Os aposentados já estão perdendo a calma.....e a luta continua !

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário