segunda-feira, 22 de julho de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa

Reserva do Aguaí

A Reserva Biológica do Aguaí (foto de Junior dos Santos-Felinos do Aguaí), nesse mês de julho, completa 30 anos.Trata-se de unidade de conservação de proteção integral que abriga biodiversidade única, além de importância relevante de mananciais hídricos que abastecem municípios da região. O turismo sustentável em torno da reserva abrange quatro municípios com áreas dentro da Reserva, que estão unidos também com a Fundação Estadual e Meio Ambiente e realizam seminários permanentes visando sua preservação, como o último realizado no dia 16 de julho no auditório da SATC, em Criciúma (SC), considerado o lançamento do Projeto, especialmente para a imprensa em geral (fotos).
O Município de Siderópolis (SC), com 61% que está coordenando as discussões e os seminários, depois vem Nova Veneza (SC), com 22.2%, Treviso (SC) com 14.8% e Morro Grande (SC) com 2% e o Município de Bom Jardim da Serra, que faz divisa em toda área superior da Serra.
As comunidades existentes na área de entorno (conhecidas também por encosta da serra) que nos fóruns da Associação Sul Catarinense de Turismo, entidade civil sem fins lucrativos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, no período de 1983 a 1988, realizados nos municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Lauro Muller e compreendia de Timbé do Sul a Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, a bandeira era abrir a estrada denominada “A Transpolenteira”, desenvolvendo um turismo de forma sustentável, visando oportunidades de geração de emprego e renda aquelas populações. A luta da conceituada Sulcatur ainda continua hoje visando a conclusão da Rodovia Interpraias através de membros remanescentes (aproveito para citar um deles o deputado estadual Manoel Motta), e aqui no Projeto da Reserva do Aguaí onde me incluo, encontramos o ex-prefeito de Morro Grande (SC) Clélio D. Olivo que realizou e apoiou o Primeiro Fórum da Sulcatur naquele período. Hoje advogado e assessor de imprensa do Prefeito de Morro Grande Valdionir Rocha,eles (foto) continuam com a intenção de retomar os trabalhos da “Transpolenteira”.
Quem sabe agora, os trabalhos coordenados pelo Instituto Alouatta, reunindo os municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande e Bom Jardim da Serra....neste termo de cooperação firmado, visando criar esta rota turística da região,aproveitem o nome já trabalhado e aceito no passado, como “Rota da Transpolenteira”. Aqui fica a sugestão.
A fase inicial do Projeto está em andamento com o levantamento das potencialidades de cada Município. A próxima fase será com discussões no seminário nos dias oito e nove de agosto de 2013, com a participação dos Municípios envolvidos, comunidades, ONGs, entidades, professores, estudantes, empreendedores e com palestrantes especialistas em Turismo Sustentável, em níveis nacionais e internacionais, além da imprensa especializada em Turismo (Abrajet). O local para este importante  seminário será as dependências do Complexo Turístico Ghelere,  em Siderópolis (SC).Contatos e Inscrições:
Telefone (48) 3469-9107
A participação no Seminário é GRATUITA, mas a inscrição deve ser feita de forma antecipadaNo local será servido almoço, por adesão- R$25,00 por pessoa.

PIT STOP
*Os diretores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Alberto Gonçalves de Souza, Presidente e o vice Airson Soares da Rosa, acompanhado pelo historiador Mário Beloli (foto) estiveram na Câmara de Vereadores de Criciúma (SC), dia 16 de julho, e usaram o espaço “Palavra Livre” por  43 minutos mostrando a necessidade  do retorno da Secretaria de Turismo para a cidade, a pedido também de vários Estados Brasileiros vinculados ao Ministério do TurismoAcorda, Criciúma !
*O Prefeito Municipal de Siderópolis (SC) Hélio Cesa, o popular “Alemão”, está integrado ao Turismo e sabedor da força deste segmento. Para tanto, através de sua assessora de comunicação, jornalista Cris Freitas, manteve contato com diretores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo para a realização de um FORUM DA ABRAJET no município, a exemplo dos Estados Catarinenses, ainda em 2013, comemorando os 122 anos de Colonização.
*Estamos acompanhando o trecho da Rodovia Interpraias, SC -100, que vem sendo feito pela conceituada empresa SETEPda Balsa da Laguna a Ponte do Camacho, onde o asfalto deverá chegar até o mês de dezembro de 2013, agora me informa o Deputado Manoel Motta, um dos fundadores da Associação Sul Catarinense de Turismo, que o Governo do Estado e o Banco do Brasil assinaram convênio de R$ 1 bilhão, e parte da verba para  o inicio das obras da Interpraias de Passo de Torres. Vamos ficar de olho então...Já que estamos esperando e fiscalizando desde 1984... não custa, né?
*No Turismo Desportivo, o nosso Criciúma Esporte Clube, com altos e baixos no Campeonato Brasileiro, diante do Salgueiro só empatou e ficou fora da Taça Brasil, mas conseguiu a vaga para a Sul Americana. Diante do Grêmio, um forte campeão do mundo, nada assusta. Dá-lhe, Tigre!
*Nada acalmou os “caras pintadas” aqui do Sul de Santa Catarina. Novas passeatas virão, pois os preços das passagens ainda não agradaram aos manifestantes. Mas no Rio de Janeiro, os vândalos estão organizados e quebrando tudo... e o povo está levando a pior...
*Atenção Balneário Rincão (SC)! Não foi porque a Festa da Tainha foi um sucesso de público e organização, esperam chegar a 30 mil visitantes no próximo ano, que a limpeza do Município  poderá parar. As ruas sem nomes e com mato e lama continuam , sem falar nos terrenos baldios cheios de aranhas, lagartos, gambás, cobras e lixo cheirando mal, e os ricos proprietários dos terrenos sem qualquer punição. Os veranistas e munícipes pedem maior rapidez nos serviços e aplicação do novo Código de Postura aprovado pelos Vereadores. O Verão está chegando!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário