sábado, 20 de julho de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


VAI NEVAR



Vai nevar na serra! Já fez tua reserva? Tá quase tudo lotado na Serrfa Catarinense. Segundo o Homem do Tempo, "mo quiridu" homem do tempo, Manezinho da Ilha e o melhor meteorologista que conheço, Ronaldo Continho do Climaterra e que mora em São Joaquim, informa que nesta próxima segunda-feira; violenta massa polar sobre SC. Ainda teremos instabilidade sobre SC. Nublado a possíveis aberturas de sol. Chuva/garoa na madrugada/manhã passando a pancadas isoladas de neve no oeste, meio-oeste, centro e planalto sul (que já pode ter neve da madrugada em diante). Pode ter neve/chuva ou chuva e chuva de gelo em vários pontos do vale do rio Itajaí e Grande Fpolis acima dos 400/600 m no decorrer da noite. Nas áreas acima dos 800/1000 m poderemos ter camadas de neve e até com risco de transtornos acima dos 1000/1200 no planalto norte e sul. Tem grande chance de nevar na capital do PR/Curitiba no fim da tarde/noite de segunda e madrugada de terça e com camada.


Na terça-feira continua com violenta massa polar sobre SC. Entre o oeste ao planalto teremos alternância entre nublado a sol e nuvens pela manhã e mais limpo de tarde/noite. Ainda há chance de neve isolada no planalto sul e meio-oeste em pontos isolados, menor chance no começo da madrugada no leste do planalto norte. Temperatura extremamente baixa. Temperatura/SC; mínima; -10/-8°C na região de S.Joaquim/Urupema/Bom Jardim e alhures no fim da noite, e máxima de 12/14°C na orla e pontos do litoral. Na maior parte de SC; mín. entre -6/0°C (-3/4°C no litoral e baixo vale do rio Itajaí) e máx. entre 3/9°C.


Semana literalmente congelante em SC, no auge do frio as menores mínimas oscilarão entre -9/-13°C nos pontos mais frios e entre 1 a -8°C nas demais regiões, perto e abaixo do recorde em muitas estações. Máximas negativas ou pouco acima de zero na região de S.Joaquim entre segunda a quarta, especialmente acima dos 1350/1450 m. Alto risco de danos severos nas culturas do litoral e vale do rio Itajaí, em especial; banana, plantas ornamentais, fumo, pastagens nativas. Extrema cautela com os “moradores de rua”, pois terá risco de morte por hipotermia. Formação de gelo em diversas rodovias de SC acima dos 400/600 m ao longo da semana que vai entrar. Pequeno risco de camada de neve nas áreas acima dos 800/1200 m, com chance de transtornos, entre segunda e madrugada de terça.

Muita atenção com congelamento de água nos canos e nas máquinas agrícolas e até mesmo em carros, especialmente acima dos 400/500 m para cima. Ruim para navegação nestes dias, mar agitado e ressaca, podendo ter danos na orla.

E como hoje é sábado e ainda está frio, a melhor dica e a super feijoada do Sobradinho ali na praia de Itaguaçu. Mas faça a sua reserva. 

NOITE TÍPICA

O último sábado foi dia de confraternização, preservação cultural e histórica em Piratuba, em nossa Rota da Amizade, que realizou a primeira “Noite Alemã de Piratuba”. Grupos de danças folclóricas de toda região marcaram presença. Um desfile pela Avenida 18 de Fevereiro, com abanda municipal, jantar com cardápio típico, apresentações e baile fizeram parte da programação. O evento foi organizado pela Fundação de Cultura de Piratuba e pelos grupos germânicos Wasserland e Alt Mul, ambos do município também. “Nossa intenção é manter viva a cultura alemã, a história de Piratuba que tem essa identidade germânica inserida. Assim como o Kerb, que uma festa típica, este evento também deve se tornar tradicional”, conta a superintendente da Fundação, Gelci de Souza. “Contamos com a participação de mais de 10 grupos de danças, o desfile chamou a atenção dos turistas e piratubenes e o Centro de Eventos teve grande público, o pessoal gostou e vamos dar sequência nos próximos anos”, adianta.

Clique na imagem para ampliá-la

O valor arrecadado com a venda de fichas do jantar e ingressos do baile serão utilizados para manter as atividades dos grupos de danças alemãs do município. Além dos grupos de danças que se apresentaram para o público, o evento contou com a participação especial de um grupo de Pernambuco, que faz turnê por Santa Catarina. O Folcpopular, da cidade de Bezzeros, mostrou, na Noite Alemã, um pouco da cultura  nordestina através das danças.


MARATONA BETO CARRERO

Superar os desafiantes 42 km de uma maratona é uma grande aventura. Compartilhar esta emoção com amigos e familiares torna esta experiência inesquecível. É isso que a Maratona Beto Carrero oferece: um desafio noturno, após um dia dentro do mundo de fantasia e diversão no maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World. A edição de 2013 da corrida acontece no próximo dia 3 de agosto, na modalidade de revezamento, em equipes de 2, 4 e 8 atletas. As inscrições seguem até sexta-feira, 18 de julho, e podem ser feitas no site http://maratonabetocarrero.com.br. A idade mínima exigida para participação no evento é de 13 anos completos até a data da inscrição. Se o participante for menor de 18 anos será necessário autorização por escrito do pai ou responsável. Este é o sexto ano que o Parque recebe a competição e a expectativa é que o sucesso das outras edições se repita. "Até o momento já contamos com 320 equipes inscritas, sendo que as vagas são limitadas para 350. A maratona é evento especial, pois é possível aliar alegria, diversão e entretenimento familiar. Além de ser, a única competição neste estilo que acontece no Brasil", afirma o organizador, Euclides Santos (Kiko).

Clique na imagem para ampliá-la

A Maratona Beto Carrero é inspirada na tradicional Maratona Disney. O roteiro é simples: o dia começa sem correria, já que o ingresso faz parte do kit do atleta, e os períodos da manhã e da tarde são reservados para momentos de descontração entre as dezenas de atrações do complexo. Shows, atrações aquáticas, atrações radicais, zoológico e passeios são apenas algumas das opções para entreter o atleta e sua família. Já a programação da noite é a largada, que acontece às 18h30 no Kartódromo Internacional Beto Carrero, onde os atletas completam uma volta inteira na pista antes de entrar no Parque. O grande diferencial da corrida é o trabalho em equipe e a garantia de momentos de superação, alegria, descontração e diversão. Vale lembrar que com a inscrição, cada atleta receberá um Kit de Participação, composto de: Número de peito (participação) de uso obrigatório; Camiseta Adidas Clima Lite; Boné Maratona Beto Carrero; Toalha do evento; Ingresso para o Parque; Bolsa tipo sacola e brindes surpresas.


CERETUR & CAPACITAÇÕES

Clique na imagem para ampliá-la

Dia desses divulguei e-mail do grande amigo Wirto (Urubici), que enaltecia, com razão, o grande trabalho que desempenha a guerreira Ely Ribeiro Silveira, ícone do turismo catarinense e que muito faz por ele a exemplo do Waldir Valendowisky, Beto Martins, Ivan Cascaes, Wilson Macedo, Moritz, Edson (Hotel Renar), Dirley Barbieri (TGreze Tílias), Enrique Litman, Jaqueline Biazus, Rogério Silveira (Fazenda Boqueirão - Lages) ... e mais uma meia dúzia, quando muito, que realmente abraçam o turismo como causa e missão estratégica. Gerou ciumeira evidentemente, pois quem fica na sombra e adora fazer picnic na sombra dos outros sempre inventa um meio de enegrecer o trabalho de quem realmente faz. O que é fato é que à Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, a SANTUR e o Governo do Estado muito fazem pelo turismo como afirma a Ely. Quem realmente não faz a lição de casa são a grande maioria dos governos municipais, que tem espaço garantido e de graça oferecido no standard da SANTUR e Governo Estadual nas grandes feiras, mas que sequer se fazem representar. Querem o que? Milagre? Reclamar da sazonalidade? A Ely sempre foi e será uma guerreira, divulgadora das potencialidades catarinenses, sem exceções, além de extremamente agradecida a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a SANTUR pelo trabalho e parceria, pois sem eles não haveria a divulgação do Estado a que tanto se dedica. Parabéns a Ely que é reconhecida nacionalmente, e a toda sua equipe, bem como a SANTUR e a SOL que sempre encontro em todos os eventos estaduais e nacionais. 


TURISMO RELIGIOSO


De olho nos 2,5 milhões de participantes da Jornada Mundial da Juventude, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participarão do Festival Internacional de Turismo Religioso (FÉstival), evento paralelo à Jornada com foco na divulgação e promoção deste segmento. O FÉstival acontecerá de 20 a 26 de julho, na Cidade da Fé, espaço criado dentro do Riocentro para abrigar vários eventos ligados à Jornada, como a ExpoCatólica, Expo Vocacional e o BOTE Fé Brasil. Em um estande de 300 m², Pernambuco apresentará todo o seu potencial de turismo religioso com destaque para as igrejas seculares de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho; para os grandes nomes do catolicismo no Estado, como Dom Hélder Câmara, Frei Damião e Dom Vital (os dois últimos em processo de canonização); para os santuários e centros de peregrinação e para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.


Além do espaço para distribuição de folheteria e do Guia Rota da Fé, o estande contará com outros dois espaços: um altar decorado com peças provenientes de igrejas e santuários pernambucanos e um ambiente para o espetáculo da Paixão de Cristo, onde os visitantes serão recebidos por apóstolos. Flâmulas com mensagens cristãs de Fé, Oração, Comunhão, Vida, Caridade, Humildade e Solidariedade estarão suspensas sobre o estande e poderão ser vistas de várias partes do Riocentro. GUIA ROTA DA FÉ - A publicação apresenta um conteúdo voltado para a tradição religiosa, no qual se destacam as datas que homenageiam os padroeiros dos municípios pernambucanos e os principais eventos do catolicismo, protestantismo, espiritismo, islamismo, judaísmo, cultos afro-brasileiros, além de seitas orientais. No Rota da Fé, também podem ser encontrados o Roteiro das Igrejas,  o Circuito Cultural Judaico, e as localizações de Santuários, Centros de Peregrinação e Terreiros. O Rota da Fé também está disponível no endereço www.rotadafepe.com.br com versões em português e inglês, além dos aplicativos para iPhone, iPad e Android.

ENCONTRO EMPRESARIAL

Clique na imagem para ampliá-la

O Encontro Empresarial, realizado em parceria entre Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) e prefeitura de Gramado, teve como convidada a empresária Marta Rossi e contou com mais de 60 mulheres nesta segunda-feira (15), na prefeitura. Em uma ação voltada apenas para o público feminino e empreendedor, Marta falou sobre sua história e expertise no mundo os negócios por quase duas horas. Marta Rossi começou fazendo uma referência ao público de Gramado, principalmente às mulheres da cidade: “Fico lisonjeada em fazer parte de um programa tão interessante e em falar para mulheres gramadenses, que já são, por natureza, empreendedoras”, lembrou a empresária. Marta contou as dificuldades do início da vida profissional como funcionária em diversas empresas, até a criação da Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, em parceria com outro grande nome de empreendedorismo no município, Silvia Zorzanello, falecida em 2010.

Jandira e Marta - A primeira dama de Gramado, Jandira Tissot homenageou Marta Rossi ao final do encontro – Foto: Eduardo Saueressig

“Me considero uma mulher empreendedora porque, juntamente com Silvia, trouxe para Gramado uma ideia nova, um conceito novo. Nós duas vimos que poderíamos canalizar todo o nosso conhecimento e dedicação em prol de projetos próprios”, revelou Marta, ao falar do início do principal evento da empresa, o Festival do Turismo de Gramado. Indo mais além, a empresária aconselhou às presentes a sempre ser melhor que os outros, e buscar ser vista e reconhecida por isso. Para finalizar, Marta lembrou da equipe de trabalho que está ao seu redor, assim como seus sócios Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, e comparou a uma orquestra: “Eu e meus sócios somos regentes de uma ótima orquestra, e como tais, sempre temos que ser exemplos profissionais”, finalizou. Após o final da palestra, algumas participantes elogiaram Marta, e agradeceram as ideias e dicas deixadas nesse encontro. Ela foi homenageada com a entrega de flores pela primeira-dama de Gramado, Jandira Tissot.


REGIÃO DAS HORTÊNSIAS


Representantes dos setores público e privado do turismo que compõem a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula) compareceram nesta terça-feira (16) ao Encontro Regional – RS Mais Turismo 2013, promovido pela Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), no Hotel Laghetto Siena, em Gramado. Um dos anúncios mais importantes foi feito pela secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, que confirmou a destinação de US$ 45 milhões para o investimento em turismo na Região das Hortênsias, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do governo federal, e com contrapartida do Executivo gaúcho. “Com esta verba, vamos desenvolver o trabalho para transformar a rota Porto Alegre-Serra gaúcha em corredor turístico. Temos nos articulado em todas as instâncias em prol do setor”, exaltou Abgail.

Secretária Abgail Pereira recebeu lideranças da região para a reunião e confirmou o desenvolvimento do projeto do corredor turístico entre Porto Alegre e a Serra - Crédito: Glaucia Nielsen

Na mesa da solenidade de abertura, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, recebeu representantes dos municípios e a empresária gramadense Marta Rossi, única a atuar em nome do segmento no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). “Marta é uma liderança não somente na iniciativa privada, mas também se credenciou para defender o Turismo no Conselhão. Tem uma importante contribuição para o segmento no Estado, porque criou um evento como o Festival do Turismo de Gramado, onde se evidencia uma sensibilidade social, com a apresentação de temas como sustentabilidade e LGBT, entre outros. Seus méritos junto ao empresariado têm sido de uma empreendedora incansável”, elogiou Abgail.


FOCO

Com foco na gestão, qualificação e promoção, o Encontro Regional RS Mais Turismo busca identificar o atual ciclo de desenvolvimento de cada região e propõe ações específicas para aumentar a competitividade. “Não podemos tratar regiões distintas como se fossem iguais. Cada uma delas tem suas particularidades e potenciais específicos a serem trabalhados. Cabe à secretaria induzir o desenvolvimento por meio do turismo”, afirma Abgail. O RS Mais Turismo é definido como reunião de trabalho entre lideranças públicas e privadas e está ocorrendo em todo o Estado, desde abril. O encerramento será nesta quinta-feira (18), em Porto Alegre, totalizando 26 edições. Na quarta-feira (17), a região de Passo Fundo receberá a comitiva da secretaria.


DESTINO PARAÍBA

O Setor de Estatísticas da diretoria de Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou o levantamento mensal sobre o Fluxo Global Estimado de turistas para a Paraíba, referente ao mês de junho. Foi registrado um aumento de visitantes da ordem de 7,58% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números foram 135.691 visitantes contra 126.130 em 2012. O levantamento mensal mostrou também que as festas juninas proporcionaram à rede hoteleira uma taxa de ocupação 3,17% a de 2012. Dos quase 20 mil leitos em todo o Estado, um total de 69,64% estiveram ocupados. Em João Pessoa a taxa de ocupação foi de 64,81% das unidades habitacionais, índice 3,88%  superior ao mesmo mês do ano passado, e 5,57% acima da ocupação de maio deste ano. “Sabíamos que os números do setor em junho seriam positivos, pois houve todo um trabalho de divulgação dos festejos juninos no Estado, com destaque para o Maior São João do Mundo de Campina Grande. Isto ocorreu desde o início do ano durante os workshops e capacitações de agentes de viagens nas principais operadoras de turismo do país”, explicou a presidente da PBTur, Ruth Avelino. 

Clique na imagem para ampliá-la

Os principais estados emissores de turistas para a Paraíba são: São Paulo, (21,48%); Pernambuco, (16,78%); Rio Grande do Norte, (10,33%) e Distrito Federal (8,62%). Os argentinos ocupam o primeiro lugar com 14,25% em relação aos turistas estrangeiros no Estado, seguidos dos norte-americanos (12,61%), portugueses (11,02%) e alemães (9,48%). A região Nordeste é a principal emissora de turistas nacionais para a Paraíba, com 41,26%, seguida do Sudeste, com 35,88%. Já a região sul teve um aumento de 32,66%, quando comparada a incidência percentual do semestre deste ano, face ao mesmo de 2012. Campina Grande – O levantamento do Setor de Estatísticas informa também que a taxa de ocupação dos hotéis de Campina Grande registrou um índice de 73,58%. Um aumento real de 10% em comparação ao mesmo período de 2012.

OPERADORAS DE TURISMO

Falando nisso, os diretores das principais operadoras de turismo instaladas na cidade de São Paulo serão visitados, a partir desta quarta-feira (17), pela presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ruth Avelino. Em pauta, a discussão sobre o lançamento de um programa de incentivo de vendas do ‘Destino Paraíba’, junto aos agentes de viagens, e a melhoria da malha aérea para a região Nordeste. O roteiro de visitas e reuniões termina nesta sexta-feira (19). Estão agendadas reuniões nas sedes da CVC, Visual, Nascimento, TAM Viagens, Trend, Flytour, Azul Viagens e com o diretor da BCR Brazilians Cruises, Nilton Sanches. Com este último, serão definidos os detalhes para o atracamento do transatlântico Orient Queen, no porto de Cabedelo, previsto para acontecer em meados de dezembro deste ano. A presidente da PBTur explicou que os agentes de viagens são os profissionais encarregados de comercializar os pacotes turísticos junto ao público final. Com o programa de incentivo de vendas estimulados pelas operadoras, juntamente com a PBTur, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) e Fecomércio-PB, a expectativa é que haja um implemento na comercialização de pacotes para o período de alta estação.


Desde o final do ano passado, as principais companhias aéreas nacionais vêm reduzindo o número de voos para a região Nordeste. No caso da Paraíba, somente a TAM suspendeu dois voos diários. De acordo com a Infraero, outras companhias estão discutindo se fazem o mesmo “Esse é um problema enfrentado por todas as capitais nordestinas e as operadoras podem se tornar parcerias importantes na tentativa de reverter esta situação. Afinal de contas são elas que mantêm a movimentação de passageiros nas baixas estações”, explicou.

FIELDS FLORIPA

Clique na imagem para ampliá-la

Impressiona a frequência da Fields Floripa. Casa sempre cheia e transbordando de alto astral e mulheres bonitas, sensualíssimas, cheirosas, calientes... Sem dúvidas é a casa mais badalada da Ilha da Magia, tornando o nosso inverno extremamente quente.

TRANSCATARINA

Entre os dias 16 e 20 de julho, competidores do Brasil inteiro estarão participando de mais uma edição do Transcatarina “Horizontes sem Limites”, da SC Racing. Trata-se de um rally de Jeeps que acontece anualmente em Santa Catarina e tem suas etapas distribuídas pelo estado, com provas nas quais os competidores passam por dentro de fazendas da região. Na edição de 2013 do rally contará com 163 duplas divididas em seis categorias, que são Super Master, Graduados, Júnior,Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure, de acordo com as habilidades de cada participante. Um dia antes da prova, dia 15, as equipes chegam ao Hotel Renar, onde acontece a preparação e, no primeiro dia da competição, eles farão o prólogo da prova nas trilhas off road de Fraiburgo. O roteiro tem cerca de 800 quilômetros, formados por estradas de terra e trilhas de 21 cidades, sendo algumas delas Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e Guaramirim.


Além de ser uma opção de lazer para visitantes, moradores, competidores e suas famílias, o Transcatarina tem um engajamento social, voltado para o futuro das crianças da região. Cada piloto participante do rally deve, obrigatoriamente, doar 40 quilos de alimentos, totalizando em média 7 toneladas, que serão destinados a 4 instituições de caridade por onde alguma etapa da competição passará. Além disso, a cada edição uma criança de 1ª ou 2ª série, é ’’adotada’’ e tem todo o material e custos  de mensalidades pagos até a 8ª série dela. E, em Fraiburgo, ainda acontece os concursos de redação e desenho para o público infantil. O evento é realizado com o apoio do Hotel Renar, das Prefeituras, Secretarias de Turismo do Estado de Santa Catarina e as empresas patrocinadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário