segunda-feira, 22 de julho de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Roteiro Religioso de SC 

Com a vinda do Papa Francisco ao Brasil estamos em tempo de turismo religioso. Santa Catarina, através da Santur irá divulgar um roteiro de peregrinação religiosa na Jornada Mundial da Juventude, que reúne, entre os dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, jovens católicos do mundo inteiro, especialmente do Brasil, em uma verdadeira manifestação de religiosidade e fé cristã. 

Santa Paulina 

Santuário de Santa Paulina

Seja na vida familiar ou religiosa, como Fundadora, Superiora Geral e Súdita, Madre Paulina, chegou ao Brasil, vindo da Itália, em 1875. Foi um exemplo de humildade, dedicação e persistência, em busca da glória de Deus e do bem ao próximo. Sua canonização foi oficializada pelo papa João Paulo, em 19 de maio de 2002. Em Nova Trento, onde a religiosa viveu, ocorreram mudanças expressivas durante esse tempo, principalmente no número de visitantes ao Santuário, hoje em torno de 30 mil pessoas por mês. http://www.santuariosantapaulina.org.br/.

Beata Albertina Berkenbrock

Na localidade de São Luiz, município de Imaruí, no Sul do Estado, o caso da menina Albertina Berkenbrock, assassinada em 15 de junho de 1931 aos 12 anos de idade, ao resistir a uma tentativa de estupro, teve a beatificação confirmada por Roma em 20 de outubro de 2007. Ela pode vir a ser a primeira Santa genuinamente brasileira. www.beataalbertina.com.

Frei Bruno

Monumento a Frei Bruno em Joaçaba

Outro religioso que atrai grande número de devotos é Frei Bruno. O religioso, nascido na Alemanha, trabalhou em várias comunidades de Santa Catarina. Mas foi em Joaçaba, onde morreu em 25 de janeiro de 1960, que ganhou fama de milagroso. A romaria, que comemora a data de sua morte, chega a reunir 50 mil pessoas que fazem um percurso de 20 quilômetros. www.freibruno.com.br/historia.htm. 

Caminhos da fé



Santuário de Nossa Senhora de Azambuja - Brusque - SC

O santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, situado no Vale de Azambuja, em Brusque, a 30 km de Nova Trento, é ponto de parada obrigatória de turistas de todo o Brasil, que pagam promessas e fazem pedidos à Santa ou apenas querem conhecer o local. A igreja é decorada com vitrais coloridos e cenas da saga de Jesus Cristo, expostas em quadros pintados sobre o altar. Um quadro de nossa senhora do Caravaggio, vindo da Itália, ainda hoje pode ser admirado na gruta Nossa Senhora de Lourdes, anexa ao Santuário. Azambuja tornou-se um centro de peregrinações a partir de 24 de abril de 1887 quando a capela recebeu a bênção do Padre Marcello Rocchi. Crescendo o número de romeiros e vendo a importância espiritual, o Padre Antônio Eising inicia a construção de uma nova igreja, no mesmo ano em que chega a Brusque, 1982. Ali não se invoca Nossa Senhora de Caravaggio, mas Nossa Senhora de “Azambuja”. www.azambuja.org.br.


Procissão de Nosso Senhor dos Passos

Maior e mais antiga manifestação de religiosidade popular de Santa Catarina, a procissão do Senhor Jesus dos Passos é realizada desde 1766, portanto a 247 anos de forma ininterrupta, em Florianópolis. A imagem do Senhor dos Passos, de grande valor artístico, foi esculpida pelo baiano Francisco Chagas. A quem a contempla, a imagem proporciona uma visão diferenciada, conforme o ângulo de observação. Na procissão noturna, o andor da imagem é carregado pelos homens que vão se revezando e o de nossa Senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da Capital, quando em frente a Catedral Metropolitana acontece o histórico sermão do encontro. Com intuito de perpetuar a tradição, esta pode tornar-se  Patrimônio Cultural  Imaterial Nacional. http://www.hospitaldecaridade.com.br/a-irmandade/procissao/.

Cardápio de Inverno em Fraiburgo

Fondue, delícia de inverno no Hotel Renar

Nos meses de julho e agosto, o Restaurante das Estações, localizado no interior do Hotel Renar na cidade de Fraiburgo/SC, realiza mais uma vez seu famoso Cardápio de Inverno. Entre os conhecidos pratos da estação estarão os fondues de diversos sabores e as sopas. Fondue de Queijo com pães e noisettes de batatas, o Fondue de Carne, que utiliza cortes de filé mignon, suíno e frango grelhados, acompanhado de 11 tipos diferentes de molhos e para a sobremesa, o Fondue de Chocolate, acompanhado de seis tipos de frutas frescas escolhidas pelo cliente. Há também as deliciosas opções de sopas e cremes. O jantar é servido de sexta-feira a domingo, das 19h30 às 22h, aos hospedes e passantes. É preciso fazer reserva com 24 horas de antecedência. Para aqueles que quiserem desfrutar um pouco mais das baixas temperaturas da cidade de Fraiburgo e o agradável clima de inverno no Hotel Renar, podem aproveitar os pacotes especiais para o final de semana. 

Fraiburgo/SC pode ter neve 

Fraiburgo, no coração de Santa Catarina, pode registrar neve esta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura pode chegar a 0º C. A cidade, que está há 1.100 metros acima do nível do mar registra uma temperatura média anual de 15 graus. É o destino ideal para quem gosta de natureza, mas procura uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. Opções não faltam para quem visita a Terra da Maçã e uma delas é o Hotel Renar. 

Turismo de Joinville no Festival de Dança

A Fundação Turística de Joinville criou uma série de ações especiais durante o 31o Festival de Dança, entre 17 e 27 de julho. “Estamos comprometidos em divulgar as atrações das áreas urbana, rural e náutica da nossa cidade e, ainda, receber de forma acolhedora os dançarinos e visitantes que vêm à cidade por ocasião do Festival de Dança”, declara o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira. Para saudar o público que chega a Joinville, o grupo de bandoneonistas faz apresentações de músicas típicas, em dias e horários alternados, nos principais pontos de acesso à cidade, como rodoviária, aeroporto, Pórtico da Rua XV de Novembro e Centro Comercial da Expoville. Os músicos também recepcionam os convidados no camarote do prefeito, no Centreventos Cau Hansen. Na  Feira da Sapatilha há um ponto de divulgação e no estande da Santur (Santa Catarina Turismo S/A), a equipe da Fundação Turística orienta o público e distribui materiais de divulgação da cidade, incluindo o novo mapa do centro de Joinville. Outra novidade é o vídeo da cidade, produzido especialmente para exibição durante o Festival de Dança, sempre no início dos espetáculos. Nos corredores do pavilhão, adesivos de chão ilustram cartões postais da cidade. A rainha e as princesas da Festa das Flores estão presentes em diversos momentos do Festival de Dança, recepcionando e interagindo com o público. Em seu camarote, além de autoridades e convidados especiais, a Fundação Turística recebe representantes do trade local como Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Joinville Convention & Visitors Bureau, Núcleo de Turismo da Ajorpeme, Sindicato VivaBem, entre outros. 

Turismo Gastronômico em SP 

Mercado Público, ícone de arquitetura em São Paulo

Quem nunca visitou o Mercadão de São Paulo, o verdadeiro paraíso da gastronomia? É um dos melhores passeios de São Paulo, com cores, aromas e sabores que cativam a cada banca visitada. Lá, qualquer dia é dia de visita, mas nesta época, onde o ritmo frenético de São Paulo dá uma trégua em função de um grande número de pessoas que aproveitam para viajar, é uma excelente oportunidade de visitar e curtir o “Mercadão da Cantareira”, um dos muitos nomes do Mercado Central Paulistano. Para ajudar nessa “empreitada saborosa”, um roteiro ajuda a aproveitar o melhor do passeio, desde sua arquitetura histórica, até provar e comprar a infinidade de produtos ali oferecidos. 

Tour gastronômico de SP chega às ruas 

São Paulo é considerada uma das capitais mundiais da gastronomia. O título não é à toa, 52 países têm sua gastronomia representada na cidade, que possui mais de 12 mil restaurantes, 15 mil bares, 3 mil padarias e 6 mil pizzarias. É, sem dúvida, uma das cidades que possui a maior variedade de opções para todos os gostos e bolsos. A enorme diversidade gastronômica é um dos pontos fortes do turismo na cidade. Pensando em aperfeiçoar essa relação (turismo/gastronomia), surge uma nova e incrível opção de lazer, o Savor São Paulo. O Savor é uma ferramenta turística totalmente voltada à gastronomia. São tours por São Paulo onde o participante tem a oportunidade de explorar a cidade através da culinária e desvendar aspectos culturais de cada região e estabelecimento visitado. 

Sobre o Gastrovia 

Com atualizações diárias e publicações sobre novidades e curiosidades no segmento de Turismo e Gastronomia, GASTROVIA é um portal e guia de serviços em âmbito nacional. Além das notícias, dicas, receitas, vídeos, agenda de cursos e eventos, promoções, livros de receitas e roteiros de viagens que ficam disponíveis para download gratuito, o portal funciona como um guia de serviços com informações e atualizações sobre uma determinada cidade ou região e também de estabelecimentos como bares, restaurantes, adegas, empórios, hotéis, pousadas, operadoras de viagens, entre outros. O guia proporciona um cadastro GRATUITO e uma modalidade onde o estabelecimento pode publicar uma página no portal. Saiba mais em www.gastrovia.com.br. 

Dia Internacional da Cerveja 

A data foi criada em 2007 por um grupo de amigos da Califórnia, que resolveu fazer uma homenagem à sua bebida preferida. O dia da bebida tem um propósito essencial: estar com os amigos para apreciar a cerveja. No último ano, 207 cidades em 50 países comemoraram a data, tais como Armênia, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Inglaterra, França, Grécia, Honduras, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Líbano, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Escócia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Tailândia, Estados Unidos, Turquia, Uruguai, Venezuela. E como Brasil ocupa a 3ª posição na lista de maiores produtores de cerveja do mundo, tem 120 milhões de consumidores e responde por 1,7% do PIB, o país não pode ficar de fora dessa comemoração.

Gramado o melhor destino  

O ParPerfeito (www.parperfeito.com.br), maior site de relacionamento do Brasil, realizou uma pesquisa com 1.000 usuários cadastrados no site para descobrir quais são os melhores destinos de inverno para curtir a dois. A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, ficou em primeiro lugar do ranking com 51% dos votos, em seguida aparece Campos do Jordão, no Interior de São Paulo, e na terceira posição está Teresópolis, no Rio de Janeiro, com 22% e 12% das escolhas, respectivamente. O ParPerfeito ainda quis saber quais são as atividades mais indicadas para curtir uma viagem a dois e quase metade dos entrevistados, 47%, responderam que curtir o aconchego do hotel/pousada é o que eles mais priorizam neste tipo passeio. Outros 23% disseram que conhecer os principais pontos turísticos é a atividade mais indicada para uma viagem de casal. Confira abaixo o resultado completo da pesquisa. 

O que fazer em Gramado 

MInimundo, visita obrigatória em Gramado

Lá o turista se depara com belíssimas paisagens naturais e uma culinária diferenciada com dezenas de ótimos restaurantes, desfrutando de tudo isso com muita tranquilidade e aconchego. O inverno representa a alta temporada e a cidade recebe milhares de brasileiros e estrangeiros que com sorte podem conhecer até a neve, fato raro no Brasil. Os principais pontos turísticos da cidade são: os Pórticos (via Nova Petrópolis e Taquara), as igrejas de São Pedro e do Relógio, a tradicional Rua Coberta, a Praça Major Nicoletti, a Green Land, os lagos Negro e Joaquina Rita Bier e o Tour do Vale a Bordo da Princesinha. O clima geralmente frio pede um bom vinho, tábua de queijos e uma lareira para esquentar as mãos geladas. Pode-se fazer também vários tours como dos vinhos e das vinícolas. Site: http://clickon.com.br/.


51ª Equipotel 2013

De 16 a 19 de setembro acontecerá a 51ª Equipotel, no Parque de Exposições Anhembi, São Paulo, de abrangência minternacional. Na exposição encontram-se equipamentos de alimentos e bebidas, veículos utilitários, cama, mesa e banho, decoração, iluminação, revestimento, construção, artigos de higiene, equipamentos para quartos, copa, cozinha, cozinha industrial e lavanderia, informática, telefonia e eletroeletrônicos entre outros.


Na Terra do Arizona 

Quem nunca sonhou que estava voando ou teve vontade de ver a terra bem de cima? O Arizona  (EUA) oferece um ótimo passeio para ajudar a tranformar esse sonho em realidade. Passear de balão é uma experiência fascinante, ainda mais em um lugar repleto de cenários de tirar o fôlego, que são as mais belas paisagens do Arizona lá do alto e descobrindo um ponto de vista totalmente novo. Cada jornada é diferente e especial e a atração deve estar em seu roteiro quando visitar o estado americano. Algumas empresas oferecem o serviço, como a Fleur de Tucson Balloon Rides, que tem passeios personalizados para 2 a 5 passageiros por balão, a Hot Air Expeditions e a Rainbow Ryders, com vôos ao nascer do sol todo o ano e ao pôr do sol no inverno. 

Cavalgadas


Outra experiência fascinante o são as cavalgadas, indicada para experientes cavaleiros ou até os mais iniciantes ou ainda aulas de equitação. O Apache Spirit Ranch, por exemplo, é uma fazenda que dá a oportunidade de vivenciar o Velho Oeste e sentir o espírito dos Apaches. As trilhas atravessam rios,  sobem montanhas e incluem pontos turísticos para a diversão e estar em contato constante com a natureza e com os belos cavalos. O Bumble Bee Ranch Adventures oferece informações sobre a região e conta histórias do velho oeste e de norte-americanos nativos durante a cavalgada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário