terça-feira, 13 de agosto de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa


Semana Cultural

A histórica cidade de Laguna, em Santa Catarina, registra sempre com grandes festividades, e não foi diferente agora, a passagem da XXXII Semana Cultural de 29 de julho a quatro de agosto de 2013 e as atrações acompanhadas com grande público com repercussões internacionais, com a visita de descendentes do italiano Giúsepe Garibaldi marido da nossa “heroína de dois mundos Anita Garibaldi”. A Homenagem Póstuma ocorreu na Praça Republica Juliana Monumento à Heroína.
O evento foi aberto com salva de 21 tiros no Morro da Gloria (foto). A Homenagem Póstuma ao fundador do município Domingos de Brito Peixoto, no Centro Histórico. A solenidade de abertura das 32 edições da Semana Cultural, com a presença do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Everaldo dos Santos e demais autoridades e convidados, aconteceu no Centro Cultural com estandes de exposição, com artesanato, fantasias de escola de samba e do concurso municipal, rendas de Bilro, fotografias de artistas locais e comunidade, Boi de Mamão, exposição, lançamentos e venda do livro “Laguna, Terra Mater - Cronologia Histórica) dos autores Adilson e Lucas Cadorin, entre outros. Após o Culto Ecumênico aconteceu o corte de bolo em homenagem aos 337 anos da cidade de Laguna.
Os visitantes de todo o Brasil participaram das exposições nos estandes, intercâmbio cultural escolar, conheceram o Museu Anita Garibaldi, Casa da Anita e outros pontos turísticos, de Café Literário, de almoços e jantas com pratos típicos nos restaurantes do Centro Cultural, assistiram apresentações artísticas e culturais, palestra em parceria com a UDESC, de Noite de Serestas e sentiram a hospitalidade do povo lagunense.
Atrações:
Nos Molhes da Barra na Praça Seival assistiram ao 1° Festival de Pesca com auxílio dos botos e a entrega de troféus, ainda saborearam o produto pescado ao som de um grupo de samba, também nos Molhes, Adora Laguna, apresentações teatrais e show com bandas locais gospel, show com a banda regional João e Mateus no Clube Congresso, houve homenagem ao Grupo da Melhor Idade no Centro Cultural, show com a banda regional Grupo Maneiro, dança com Evandro e alunos, show com a banda regional Mirela Carpes. No Centro Histórico aconteceu desfile com bandas musicais locais. Em frente ao Mercado Público, rua de lazer, apresentações de capoeira, oficinas de arte. O Dia “D”, arrecadação de donativos para ação social (alimentos não perecíveis) não foi esquecido e uma tenda, foi montada em frente ao Mercado Público. Na Casa Pinto D´Ulysséa, Cultura Contemporânea. Não faltou a “Carreata Siga Jesus”, roteiro(ponto final/Centro/Cabeçudas/Molhes) a convite do engenheiro Dr. Luiz Gustavo Zanin, Chefe do Consórcio da Ponte Estaiada, os jornalistas foram convidados a  almoçar, conhecer as instalações, canteiro de obras em Cabeçudas da Ponte “Anita Garibaldi”, que deverá ser inaugurada em maio de 2015, e será um importante marco turístico para Santa Catarina e Brasil.
Especialmente no dia 30 de julho, às 10 horas, aconteceu na Praça Jerônimo Coelho a tradicional homenagem a seu famoso filho Jornalista Jerônimo Coelho, fundador da Imprensa e da Maçonaria Catarinense. Este evento é realizado há mais de 25 anos pelo Jornalista Lagunense Márcio Carneiro (foto). Diretor proprietário do Jornal de Laguna e membro ativo da ACI - Associação Catarinense de Imprensa, sempre com o apoio e a presença do Presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon, jornalistas, munícipes, convidados e grande número de Maçons Catarinenses.
Nesta oportunidade, várias autoridades e oradores se fizeram ouvir, contudo este colunista reproduz ABAIXO o que disse o ilustre Secretário de Turismo e Lazer de Laguna, João Carlos de Moraes (foto), acompanhado de sua secretária Adjunta de Turismo e Lazer a jornalista Letícia Carneiro Duarte.
“A data a qual se comemora a Fundação da Imprensa Catarinense, celebrada no último dia 28, nos leva a reflexão a respeito da importância dos meios de comunicação nos dias atuais. Muito se fala a respeito das necessidades e carências vivenciadas por toda a população, seja no âmbito nacional, estadual ou municipal, nas mais diversas áreas. Mas o que poucos se dão conta é do quanto somos abastecidos diariamente por informações e o quanto nosso mundo seria limitado sem elas. Na correria do dia a dia, ainda que de forma robótica, seja em um acesso através do celular, ao folhear um jornal, ou assistindo a um telejornal, recebemos milhares de informações, que de alguma forma nos acrescentam,nos transformando em formadores de opinião.
Vejo que não há forma melhor de se acrescentar um produto turístico ao grande público que não seja através da imprensa,se destacando os cenários positivos ou negativos de produtos praticamente em tempo real.
Laguna nos últimos meses recepcionou equipes de reportagem de canal de televisão internacional e redes nacionais, que vieram em busca de informações diversas como a pesca artesanal com auxílio do boto, prática muito comum entre os pescadores de nosso Município, as nossas potencialidades culturais e o nosso consagrado Farol de Santa Marta. No comando da Secretaria de Turismo e Lazer de Laguna pude mensurar a expressão e repercussão das matérias, o que só ratifica ainda mais o valor e papel dos meios de comunicação, E se chegamos a este patamar da imprensa seria injusto deixarmos de falar no filho ilustre desta terra, jornalista, militar e político Jerônimo Francisco Coelho, que empresta seu nome a praças, ruas e escolas aqui e em nosso País. Figura importante na época do Império, Jerônimo deixou sua marca, em especial em nosso Estado, quando em 28 de julho fundou  a Imprensa Catarinense, editando o primeiro jornal da Província, impresso que de alma tão Catarina foi nomeado como “ O Catharinense”, tendo como manchete a critica a monarquia e a defesa da autonomia  do Estado. Nesse mesmo ano, Jerônimo fundou a Maçonaria em Santa Catarina. A inteligência e dinamismo dessa Lagunense foi ainda mais além, sendo de sua autoria o lançamento de um segundo jornal “O Expositor”.
Lagunense Jerônimo Francisco Coelho, que teve importante papel também na política, foi deputado estadual, presidente das Províncias de Grão-Pará e do Rio Grande do Sul, ministro da Marinha e da Guerra do Brasil e implantou o ensino militar no País ações mais que suficientes para fazê-lo conhecido nacionalmente.
Destaco aqui a figura do presidente Ademir Arnon de Oliveira e demais diretores da Associação Catarinense de Imprensa e a todos os jornalistas presentes pelas conquistas já obtidas, por toda evolução da imprensa Lagunense, Catarinense e do Brasil e por tudo que inda poderão fazer por nossa Laguna, nosso Estado e País.
Vocês profissionais da IMPRENSA merecem o reconhecimento e o agradecimento de toda nossa gente. O NOSSO MUITO OBRIGADO.”
PIT STOP:
*Foi realizado com sucesso o Seminário de Turismo Sustentável nos dias oito e nove de agosto, em Siderópolis (SC), nas dependências do Complexo Turístico Ghelere. Os Municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra estão unindo esforços para seguir um Turismo Integrado, proposta apresentada em 1983 pela Sulcatur - Associação Sul Catarinense de Turismo a estes Municípios.
*No Turismo Desportivo, o nosso representante no Campeonato Brasileiro de Futebol, o Criciúma, vem ganhando elogios pela postura de sua FANTÁSTICA TORCIDA, lotando o Heriberto Hülse incentivando sem parar os jogadores do Tigre. A imprensa nacional está observando e aplaudindo. Dá-lhe, Tigres! Na foto, a atleta Marília, que joga e torce! 
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário