sábado, 31 de agosto de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa




Conselho de Segurança

Os Conselhos Comunitários de Segurança são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Parceria Para Mais  Segurança. A implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança vem demonstrando que a atuação policial nos processos de proteção de segurança do cidadão depende da integração e participação social, confirmando o preceito constitucional de que “a Segurança Pública é dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE de todos,” (CF Art.144). O QUE FAZ O CONSEG?Cada Conselho Comunitário de Segurança define suas prioridades, porém existem alguns objetivos comuns: aproximar e integrar mais a polícia e a população; planejar a ação comunitária e avaliar os resultados; encaminhar coletivamente as denúncias; levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade; auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade; desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.
QUEM PODE PARTICIPAR?  Qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar com o bem-estar da comunidade ou das entidades comunitárias já existentes. QUEM GANHA COM ISSO? VOCÊ, porque esta é uma maneira inteligente de melhorar a proteção da sua família. A COMUNIDADE, porque os Conselhos Comunitários de Segurança poderão ajudar no controle da violência e da criminalidade,além de promover uma maior integração. A POLÍCIA. Porque passa a contar com a ajuda da comunidade em seu trabalho difícil e muitas vezes complicado. PARA LEMBRAR.... O poder de prevenir o crime não está somente nas mãos dos policiais. Você também pode colaborar. Procure o CONSEG em sua comunidade e participe. (conseg@ssp.gov.br) Telefones (48) 4009-9857 e 4009-9854. Polícia Militar/SC Disque Denúncia: 0800481717. Policia Civil Disque Denúncia 181 (www.ssp.sc.gov.br).
Conseg Setor 4 - Centro de Criciúma (SC), liderado por seu presidente Paulo Roberto Borges (a foto ao lado do Coronel Cabral/PM), o qual pertencemos, recebe em suas reuniões rotineiras e itinerantes sempre mensalmente na primeira terça-feira de cada mês, os integrantes dos Consegs dos bairros para traçar metas em defesa das comunidades. Nas fotos, a reunião acontecida no Centro da cidade na praça Nereu Ramos, nas dependências do Quiosque Redondolocal cedido gratuitamente pelos proprietários  e membros do Conseg Centro. A próxima reunião acontecerá no próximo dia três de setembro, às 19 horas, nas dependências da CIRETRAN, localizada na rua João Pessoa, Centro, Criciúma(SC). Participe!
PIT STOP:
*Um trabalho realizado por 41 pessoas (artistas) durante 40 dias, resultou na produção de belíssimo mosáico nas dimensões de quatro por sete metros (foto), numa parede do Estádio Heriberto Hülse cedida pela direção do Criciúma Esporte Clube, mostrava a figura do Tigre símbolo da equipe Campeã da Taça Brasil de 1991, e deste clube fundado no dia 13 de maio de 1947 que tantas glórias vem dando a cidade e ao Estado Catarinense. A intenção desses artesãos era homenagear o clube e a todos os seus integrantes, com essa obra pública identificada com uma placa abaixo do mosaico, com os nomes de todos os participantes, a logo da AFASC e da Prefeitura (Administração Anderlei Antonelli).Mas o que aconteceu? Reformaram a fachada do Estádio e tudo foi parar no lixo e o grande painel desapareceu? Os idealizadores ficaram estupefatos e indignados pela falta de sensibilidade, segundo Dilma Merice Fabre de Oliveira (foto), uma das integrantes da Associação” Musivaria”, do grupo de artistas. Aqui fica a pergunta da coluna. Não existe mais espaços no Estádio Heriberto Hülse? Dá-lhe, Tigre! Que tal montar outro mosaico? Com a palavra o Departamento de Marketing do clube...!
*A cidade de Jacinto Machado (SC) mostrou ao Turismo Nacional os grandes eventos a 4ª Banarroz e a 12ª Festa do Colono e Mostra do Agronegócio e Mostra Fotográfica, exposições, desfiles, elegendo as suas Rainha e Princesas (foto) Luana Montovani Cardoso (16anos) a Rainha, Isabela Borges (16anos) a primeira princesa e Laísa Machado Mezzari (14 anos) a segunda princesa (foto). Todas lindas e jovens. Parabéns!
*O Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas , Hélcio Estrella, está convocando os associados Conselheiros da entidade para a reunião do Conselho na cidade de Balneário Camboriú (SC),  nos dias 24,25,26,27 de outubro de 2013, organizada pela Seccional de Santa Catarina. Na pauta, a votação dos itens relativos ao XXXI Congresso Nacional, que será realizado em 2014 em João Pessoa, Paraíba (foto).
*Há 30 anos, a cidade de Blumenau (SC) mostra ao Brasil e ao mundo a “Maior Festa Alemã Brasileira”. A conhecidaOktoberfest acontecerá de três a 20 de outubro de 2013 no Parque Vila Germânica. Em suas 29 edições, a Oktoberfest já recebeu mais de 18 milhões de visitantes. A abertura oficial acontecerá no dia três de outubro às 22 horas, após o desfile na Rua XV de Novembro, às 19h30. Entrada gratuita (oktoberfest@blumenau.sc.gov.br). Contato:55 47 3381 7700. Facebook.com/oktoberfestblumenau.
*O Município de Arroio do Silva (SC) receberá os membros da Diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, nos dias cinco e seis de outubro de 2013, dentro do Programa “Mostre suas Potencialidades Turísticas”. O membro da Abrajet José Tramontin – fone (48) 9985-1798 (na  foto ao lado do vice-presidente Airson Soares da Rosa), será o responsável pela recepção, junto ao Município visitado.
*Em Criciúma, a maior festa gastronômica de Santa Catarina acontece de 10 a 15 de setembro de 2013, a XXV Festa das Etnias, no Pavilhão José Ijair Conti, do Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski , com shows, apresentações culturais e feira multisetorial (www.festadasetnias.com.br).
*A Associação Sul Catarinense de Turismo, fundada em 1984conceituada entidade de utilidade Publica Municipal , Estadual e Federal, com larga folha de serviços prestados aos 44 municípios sulinos, voltará com novas “AÇÕES” e propostas de desenvolvimento turístico. Aguardem!
*Na foto, os diretores e associados da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, em sua reunião regional, no ultimo sábado(24/08) nas dependências do Hotel Imperial Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, a Capital das Águas Termais. A pauta dos trabalhos versou sobre o Desenvolvimento Turístico e Cultural daquele Município.
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário