domingo, 25 de agosto de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



PASSAGENS AÉREAS
 
 
Com a desculpa esfarrapada da oscilação do dólar, o diretor de vendas da TAM, Klaus Kühnast, afirmou que a empresa será obrigada a tomar atitudes para reduzir custos, como mudança nas rotas ou repasse de custos ao consumidor. "Neste momento não há nova estratégia de cortar rotas e voos, mas, com certeza, se o dólar continuar neste patamar ou subir, algum impacto poderá ter no futuro. Impacta a empresa e teremos que tomar uma ação ou no preço ou nas rotas", afirmou. Indagado se há um plano B caso o governo não atenda aos pleitos das companhias aéreas por uma nova fórmula de cálculo do preço do querosene de aviação, entre outras medidas operacionais, Kühnast negou. "Não há plano B. O que existe é focar o tempo todo nos custos, que é o que as aéreas e a Latam estão fazendo", disse, ressaltando que a TAM reduziu em 12% a oferta no mercado doméstico desde 2011. 
 
 
PRAIA SEM BARREIRAS
 
A Praia do Bairro Novo, em Olinda, foi a quarta praia em Pernambuco a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras.  A ação, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Localizado em frente à Praça Duque de Caxias, o Praia Sem Barreiras em Olinda foi lançado nesta última semana. Com uma esteira de acessibilidade de 50 metros de comprimento, quatro cadeiras anfíbias e duas piscinas plásticas para as crianças, o projeto conta ainda com doze estudantes das áreas de Turismo e Saúde da Universidade Maurício de Nassau, escolhidos para serem monitores capacitados para o banho assistido. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os equipamentos estarão disponíveis sempre de sexta-feira a domingo, das 8h às 12h. Uma rota acessível, criada pela prefeitura de Olinda, também foi pensada para a melhor locomoção dos usuários do projeto. O percurso tem início na parada de ônibus na Praça Duque de Caxias (Avenida Getúlio Vargas, s/n) e segue até o ponto onde será montada a estrutura do Praia Sem Barreiras, na Avenida Ministro Marcos Freire. Fazem parte da rota: rampas, piso tátil de alerta e faixa de pedestres, um banheiro adaptado, localizado no quiosque próximo ao espaço, e um telefone para surdos, no mesmo local.
 
CAPACITAÇÃO
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) retomaram as ações do Pernambuco é só Chegar com a realização do workshop em Belém, capital do Pará. A expectativa é capacitar entre 120 e 150 agentes e operadores de viagem, público alvo do evento. No primeiro semestre, entre os meses de maio e junho, o treinamento foi ministrado a 950 profissionais do setor. Receberam o evento as cidades de Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília e Belo Horizonte. A ação é composta por uma apresentação do destino, com foco nos atrativos e equipamentos, e uma rodada de negócios com participação de representantes do trade turístico pernambucano. No encerramento do evento, os convidados tem a oportunidade de assistir a uma mostra da cultura Pernambucana, com apresentação de um artista local, e de degustar a culinária do Estado, com pratos preparados por um chefe pernambucano.
 
 
MAIS CIDADES
 
Além de Belém, receberão o workshop Pernambuco é só Chegar nesse segundo semestre as cidades de João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP); somando 13 cidades visitadas em 2013. A expectativa é chegar ao fim do ano com um total de 2.400 profissionais capacitados. A ação, promovida pela Setur-PE e Empetur, conta com o apoio da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, que vê o evento como uma grande oportunidade de ampliar a frequência de viagens para o Estado, seja na alta ou baixa temporada. Também são parceiros do workshop a Secretaria de Turismo de Pernambuco, responsável por levar os chefes pernambucanos aos eventos, e do Recife Convention and Visitors Bureau. 
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
A Bahia estará presente na 3ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que será realizado no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, nos dias 27 e 28 de setembro. A confirmação foi dada ao diretor comercial do evento, Claudio J S Junior, pelo diretor de Promoção Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero, durante a realização do 6º Entur (Encontro Nacional do Turismo) em Salvador (BA).  Segundo Ferrero, a presença da Bahia no Festival, em João Pessoa é imprescindível, assim como os outros Estados do Nordeste, em eventos realizados na própria região, a exemplo do Entur e Festuris JPA. Na opinião do executivo, “é importante fortalecer o turismo regional através de ações como esta”.
 
 
Claudio Junior comemorou a confirmação da presença da Bahia no Festuris JPA, pela terceira vez consecutiva, e disse que a participação de vários Estados do Nordeste no evento demonstra o compromisso que todos têm com o desenvolvimento do turismo como fator de geração de emprego e renda, mas, sobretudo, no alinhamento das parcerias. A terceira edição do Festival do Turismo de João Pessoa reunirá cerca de 700 agentes de viagens do Nordeste, além de profissionais convidados pelas principais operadoras de turismo do País. Também estarão presentes executivos de companhias aéreas nacionais e internacionais, assim como de grandes redes hoteleiras, companhias aéreas e operadoras, que buscam uma maior aproximação com o mercado regional. 
 
RODADA DE NEGÓCIOS
 
 
A Rodada de Negócios, promovida pelo Floripa Convention em conjunto com o SEBRAE/SC, em Florianópolis, é uma das ações mais eficazes de relacionamento, com consistente aproveitamento e posicionamento de serviços e produtos voltado ao mercado de turismo e eventos. Nesta última semana, foram cinco horas de conversa e exposição do portfólio. De um lado 17 empresas âncoras da área de organização de eventos e centro de 
convenções, do outro 60 prestadoras de serviços com potencial para atender a demanda carente. O entusiasmo não é por acaso. O modelo do evento é inspirado na boa experiência do Convention de Joinville e Curitiba (PR) e conta com apoio logístico do SEBRAE.
 
 
EM GRAMADO
 
Nascidos no mesmo ano, a Laghetto Hotéis e o Festival do Turismo de Gramado vão comemorar juntos seu 25º aniversário. O novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, que será inaugurado no próximo mês, em Porto Alegre, sediará a tradicional festa de apresentação do evento, no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas. Na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa, serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além de um coquetel e apresentações musicais, está confirmado o sorteio de prêmios entre os participantes. “A Laghetto Hotéis tem muito orgulho de fazer parte da história da Marta e Silvia (empresa promotora do Festuris), que com muita seriedade e competência vem se firmando cada vez mais no mercado nacional como uma das principais organizadoras de eventos do Brasil”, afirma o gestor Comercial e de Marketing da Laghetto, Carlos Augusto Agertt Blödorn. 
 
 Carlos Blödorn, Cristina Petry, Marcus V. Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Crédito: Eduardo Saueressig
 
A parceria foi firmada a partir de reunião realizada entre Blödorn, os diretores Marta, Eduardo e Marcus, e a organizadora da programação social do festival, Cristina Petry. Para Blödorn, a feira está entre os melhores eventos do setor no Brasil. “Durante o Festuris temos a oportunidade de receber nossos maiores e melhores clientes em Gramado, que é a nossa casa. Com o passar dos anos, este apoio cresceu e, nesta ocasião especial, em que a Laghetto Hotéis completa seu 25º aniversário, assim como o festival, não poderíamos ficar de fora dessa grande comemoração”, afirma. Ele ainda comenta que será o primeiro evento do Laghetto Viverone Moinhos. “Isso torna a ocasião ainda mais especial.” “Mudamos de casa e temos a alegria de inaugurar uma nova casa”, diz Marta Rossi. Com a sócia Silvia Zorzanello, ela lembra que, em 1988, o Hotel Laghetto foi seu primeiro cliente. “E também nos cederam o espaço para a abertura do nosso escritório”, recorda Marta, radiante com a parceria nesta 25ª edição.
 
BANDEIRAS
 
Durante a noite, a Laghetto Hotéis lançará suas novas bandeiras. “Nosso maior investimento está ocorrendo justamente com o estudo das novas marcas. Assim, vamos apresentar uma melhor organização e identificação das diferentes categorias de hotéis administrados por nós, para que nossos clientes e investidores saibam exatamente a diferença entre nossos produtos, dando também maior destaque à marca Laghetto”, explica Blödorn.
 
 
CAMINHOS DA NEVE
 
Acontece nesta terça-feira, às 13:30 hs; no Auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, reunião organizada pelo Presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC, Ivan Cascaes e pelo Vereador Jaziel de Aguiar Pereira, integrante do Grupo Gestor da Rota Caminhos da Neve. Estarão presentes lideranças catarinenses que integram o Conselho Estadual de Turismo de SC e diversos parceiros que tem impulsionado o Projeto Caminhos da Neve, relevante para o nosso Estado e para o Rio Grande do Sul. Sc está fazendo direitinho o dever de casa, já no Estado vizinho do RS a preocupação é grande com o andamento da parte burocrática junto ao DAER-RS. Houve um acordo na Audiência Pública, que o projeto seria encaminhado para o setor de licitações até o dia 31/05/2013, conforme comprova este vídeo da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do RS em 16/05/2013 https://www.youtube.com/watch?v=aJS50YQeTLI. Após pesquisa no site do DAER  o projeto 028756-0435/11-6 da Rota Caminhos da Neve ainda permanece inerte no RS. Na ocasião serão apresdentadas as potencialidades da Rota Caminhos da Neve.
 
 
CAMPOS DE CIMA DA SERRA
 
Para que se tenha uma pequena ideia, a estrada que interliga Gramado e Florianópolis, diminuirá em mais de 100 km e impulsionará o potencial turístico e econômico dos Campos de Cima da Serra e da Serra Catarinense. Do jeito que está é que não pode ficar, conforme se ilustra nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=fMx5rjO4itg, a Ponte no Rio Pelotas está amarrada, as comunidades estão sem ônibus que fazia a linha interestadual e recentemente a Rota Caminhos da Neve, o trecho Bom Jesus e São Joaquim, foi excluído dos equipamentos de GPS pelos técnicos do Projeto Tracksource Brasil, até que haja providências com relação a Ponte das Goiabeiras. 
 
 
WORKSHOP BROCKER TURISMO
 
A Brocker Turismo, a melhor agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, realizou deste a última quista-feira a segunda edição do Workshop Brocker Turismo "Eu amo vender a Serra Gaúcha". A cerimônia, no Gramado Master Palace, contou com a presença de autoridades, da imprensa, das 15 operadoras de turismo vencedoras da Campanha Eu Amo Vender a Serra Gaúcha e suas 10 principais agências de viagens e mais 30 operadoras clientes da Brocker. Na abertura, a diretora da Brocker Turismo, Any Brocker Boeira, destacou o principal objetivo do evento: "Este workshop possibilita que os profissionais que trabalham diretamente com a venda de pacotes possam conhecer as cidades e os diferenciais que os turistas podem usufruir, mas principalmente os lançamentos que estão sendo feitos na região em termos de atrativos, parques, hotelaria, espetáculos e produtos turísticos, podendo assim fazer uma venda cada vez mais qualificada do destino". 
 
 
A secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, enalteceu a iniciativa da Brocker: "Este workshop é o nosso sonho de consumo, é onde nós queremos chegar com todos os nossos produtos. E para isto é necessário qualificar a oferta cada vez mais, para nos relacionarmos com o mercado de forma mais competitiva". O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, enfatizou que o trabalho realizado pela agência de receptivo é fundamental para a cidade: "O turismo é um esforço conjunto do poder público, da população que acolhe os turistas e de empresas como a Brocker. Gramado é muito grata a vocês da Brocker e os operadores de turismo, que vendem a nossa cidade para milhares de visitantes a cada ano". As iniciativas para o desenvolvimento do turismo na Serra também foram elogiadas pelo prefeito de Canela, Cléo Port: "Nós ficamos muito felizes quando saímos para divulgar a nossa cidade e percebemos que todos conhecem e admiram o trabalho da Brocker, fundamental para a vinda de cada vez mais turistas interessados em conhecer a região."
 
 
Além das Top 15 operadoras agraciadas com o Troféu Infinito, também estiveram presentes mais representantes de vinte operadoras de diferentes regiões do Brasil, que também comercializam a Serra Gaúcha com a Brocker Turismo, o que tornou o evento ainda mais interessante com a presença de profissionais de todo o país. Para o 2º Workshop, a Brocker contou com o patrocínio de Marcopolo, Snowland, Hollywood Dream Carros, Harley Motor Show, Super Carros e Museu de Cera. O apoio institucional foi da Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Canela, Prefeitura de Gramado, Prefeitura de Nova Petrópolis, Prefeitura de Bento Gonçalves, Prefeitura de Caxias do Sul e Tam Linhas Aéreas.
 
ÔNIBUS DE TURISMO
 
Outra fantástica novidade que à Brocker Turismo apresentou são os quatro ônibus turísticos double deck panorâmicos adquiridos recentemente, que integram o projeto BusTour. Os veículos, pioneiros na região, seguem o mesmo modelo hop on – hop off de ônibus com dois andares usados na Europa e principais cidades turísticas do mundo. Cada modelo do BusTour possui 68 lugares, sendo 54 no andar de cima e 14 na parte inferior, além de compartimento para bicicletas, rampa e espaço para acessibilidade e equipamento moderno customizado pela Marcopolo.
 
 
Com o slogan “Vista de cima, a Serra é mais bonita”, os BusTour oferecerão uma nova forma de apreciar os pontos turísticos e as belezas naturais de cidades de Canela e Gramado. “Mais do que um meio de transporte para levar turistas às atrações da Serra, o BusTour será, por si só, uma atração a parte. Trata-se de mais uma opção de lazer e de entretenimento na região”, afirma Any Brocker Boeira, diretora da Brocker. Segundo Any, este meio de transporte diferenciado atenderá a demanda de um público que busca novidades e formas alternativas de fazer turismo. E outra vantagem é que cada turista poderá fazer o seu próprio tour, escolhendo as paradas e tempo de permanência em cada local, sem as restrições de um tour organizado.
 
ROTEIROS & HORÁRIOS
 
Com a aquisição, a expectativa da Brocker é que os veículos estejam circulando em breve. “Estamos finalizando o roteiro, os horários e pontos de embarque e desembarque exclusivos em cada cidade, todos devidamente sinalizados. Também teremos mapas e áudios, que serão produzidos em português, inglês e espanhol, para atender os turistas a lazer e a negócios, sendo também um importante equipamento turístico para a Copa do Mundo”, revela Any. O ticket será de um, dois ou até três dias, com descontos proporcionais a extensão do pacote. A empresa, que já desenvolve projetos de responsabilidade sócio-ambiental, disponibilizará passeios para crianças carentes e entidades beneficentes.
 
 
CATÁLOGO INTERNACIONAL NA ABAV
 
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com o Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat) apresentam  no próximo dia 05, às 15h, o Catálogo Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas no Brasil, durante a 41ª Feira de Turismo das Américas. Com objetivo de divulgar atrativos de Lazer junto aos agentes e operadores estrangeiros, a publicação pretende organizar, num único catálogo, diversas opções de entretenimento, facilitando a busca por produtos turísticos do segmento. “Os parques temáticos desempenham um papel importante na atração de turistas que viajam em família, o que potencializa tanto o número de entradas de estrangeiros, como influencia no tempo de permanência desses turistas no Brasil”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. “Se pensarmos, por exemplo, no público latino-americano que deve vir, em família, para os megaeventos, os parques temáticos podem ter um papel interessante em ser um atrativo complementar aos jogos”, ressaltou.
 
 
Dividido em duas partes - parques temáticos e atrações turísticas -, o material traz informações sobre os 18 empreendimentos associados ao Sindepat, além de dados sobre as atrações turísticas, localizações, sites e indicações de programas para família e pessoas de todas as idades e culturas. A publicação está na agenda promocional da Embratur  como forma de aproveitar a megaexposição que o país terá nos próximos anos para promover os parques temáticos brasileiros. A apresentação do catálogo ocorrerá no Centro de Exposições do Anhembi, no dia 05 de setembro, durante a ABAV 2013, às 15h. Participarão do evento os presidentes da Embratur, Flávio Dino, do Sindepat, Alain Baldacci e da ABAV, Antônio de Azevedo. 

 
BAILE DOS CORRETORES
 
 
Em comemoração ao dia do corretor de imóveis, a Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú (ACIBC) com patrocínio do Grupo Embraed promoveu um tremendo bailão neste último sábado. O tradicional baile dos corretores foi realizado no majestoso Centro de Convenções do Infinity Blue Resort e Spa. Este ano o grande destaque da festa foi o lançamento do Portal Imobiliário Internacional da ACIBC. Houve também a posse da 
nova diretoria da associação e como de costume, a entrega do troféu “Amigo do Corretor de Imóveis” em reconhecimento àqueles que colaboraram para destacar o setor imobiliário e ao desenvolvimento e valorização desse segmento em Balneário Camboriú e região. 
 

Rogério Rosa
 
Segundo Marlon Olsen, presidente reeleito da ACIBC, foi uma ocasião muito importante para a associação. “A reeleição mostra a confiança no trabalho que tem sido realizado e nos possibilita concluirmos os projetos que estão em andamento”, comenta. “Para a Embraed, é um orgulho apoiar uma festa que celebra o desenvolvimento do setor imobiliário na cidade e aproxima os profissionais da área com a sociedade em geral presentes neste baile ”, disse o presidente da Embraed Rogério Rosa. Estiveram presentes mais de 600 pessoas. 
 
TOP OF MIND
 
 
A vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim na serra catarinense, comemora novamente a conquista do  Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola, pelo segundo ano consecutivo. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelo jornal do Grupo RBS “A Notícia” e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina. A edição 2013, premiou também as marcas mais lembradas pelos consumidores em vários segmentos da economia. A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 150 mil garrafas por ano.  A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, recebeu o prêmio nesta quinta-feira,  na Fiesc em Florianópolis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário