quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista





ARENA CROSS

Apesar do frio de Penha (SC), palco da segunda etapa do Arena Cross, o que se viu na noite de sábado (17), na pista montada no Beto Carrero World, foram disputas quentes. E sob os olhares do público, que compareceu em bom número e agitou as arquibancadas e camarotes, dois estrangeiros dominaram as corridas: Adam Chatfield, na MX Pró, com vitórias nas duas baterias; e o português Paulo Alberto, vencedor da MX2. Entre a garotada, a jovem sensação da modalidade no Brasil, Enzo Lopes, venceu a prova da Júnior e assumiu a liderança da categoria. Renan dos Santos e Diogo Nascimento conquistaram a vitória na 65cc e 50cc, respectivamente, e lideram a classificação geral das classes.


Durante a prova, Adam e Joaquim proporcionaram grandes pegas. Os pilotos, que treinam juntos em Indaiatuba (SP), deixaram a amizade de lado e cada um lutou muito pela vitória. Mais uma vez, o inglês deu um gás no final e venceu. Joaquim finalizou em segundo, garantindo a terceira colocação no campeonato. Wellington Garcia completou em terceiro. "Eu e o Joaquim somos amigos, mas na pista isso fica de lado. Foram ótimas corridas e consegui me impor", destaca Adam, líder da categoria com 68 pontos. Já Campano, que vinha crescendo na corrida, sofreu uma queda e teve que fazer nova prova de recuperação. Com o quarto lugar na etapa, o espanhol chegou aos 68 pontos, mesma pontuação de Adam, que lidera a MX Pró pelo critério de desempate.
Infinity Blue Resort & Spa

TURISMO EM ALTA

Na coluna Radar da Revista Veja, que entrou em circulação no último final de semana, o jornalista Lauro Jardim deu ênfase ao turismo com a nota  intitulada “O PIBão do turismo”. Nela, o jornalista cita o PIB do turismo, com crescimento estimado de 7,3% neste ano, entre os setores com crescimento em nível chinês, e muito diferente da previsão do PIB nacional para 2013. Na esteira do crescimento do turismo no país, o Festuris JPA, criado em João Pessoa em 2010, tornou-se, no ano passado, a maior feira de turismo da Região Nordeste em número de agentes de viagens participantes – público alvo de maior interesse do evento. Entre os números do festival que mais chamam a atenção, o crescimento de 78% no número de expositores nacionais e internacionais, entre 2011 e 2012 e de quase 30% em agentes de viagens do ano passo para este. 


Outro número que cresce, a nível chinês, como diria Lauro Jardim é o de operadoras de turismo. Em 2010, foram apenas quatro entre os expositores e este ano já estão confirmadas mais de 30. Entre elas, as maiores e mais expressivas empresas do segmento em operação no país, como a CVC (maior operadora de turismo da América Latina), Trend, Schultz, MMTGapnet, Quality Travel, Iberoservice, Master, Classe A Online, entre outras. Neste contexto, o evento se torna uma grande oportunidade de divulgação e de geração de negócios para empresas de toda cadeia produtiva do turismo. O evento possibilita atingir um grande número de agentes de viagens, de diferentes cidades, especialmente dos estados do nordeste, no mesmo lugar e com um único investimento. “A importância do evento é que há uma convergência de agentes e de setores promotores do turismo”, enfatiza o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (na foto).


O 3º Festuris JPA acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa com a participação de mais de mil profissionais do mercado do turismo. Uma ampla programação contempla feira, palestras de capacitação, Rodada de Negócios do SEBRAE, tours técnicos e eventos sociais. Paralelamente, o Fórum Empresarial do Turismo, realizado pelo Convention Bureau de João Pessoa e pelo Sebrae da Paraíba, terá apresentações dos empresários Guilherme Paulus (CVC), Aroldo Schultz (Schultz) e Luis Paulo Luppa (Trend e autor do Vendedor Pit Bull) e ainda o Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson Abreu e de Maria José Alves, Diretora Executiva do Convention Bureau de Estoril/Portugal.

ABAV - FEIRA DAS AMÉRICAS

As companhias aéreas triplicam suas participações na 41ª Feira das Américas que acontece entre os próximos dias 04 e 08 de setembro, no Parque Anhembi, em São Paulo. Além do quarteto TAM, GOL, AZUL e AVIANCA, que projetam, no conjunto,  um mercado de 211 milhões de passageiros, utilizando 976 aeronaves, unindo 169 aeroportos em todo o nosso país, com 796 diferentes rotas domésticas e geração de 1,9 milhão de empregos diretos e indiretos. Este é o cenário projetado para os próximos sete anos, mas os números crescentes da nossa aviação já transformam o Brasil em terceiro maior mercado global. As aéreas do Brasil vão movimentar seus melhores contatos com os Agentes de Viagens durante a ABAV. As internacionais também querem este filão e irão somar, e muito, na movimentação aérea da feira. Entre elas a Cabo Verde Airlines, Linhas Aéreas de Angola, Ethioian Airlines, Korean Air, Singapore Airlines, American Airlines, Air Europa, Turkish, TAP Portugal, Copa Airlines, Air France e Delta.

25ª FESTURIS 

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) realizará, de forma pioneira, o Salão Mice Abeoc Brasil, incorporado ao 25º Festival do Turismo de Gramado. Além de contar com a presença de expositores diretamente ligados ao mercado Mice, o salão terá sala de capacitação com palestras, oficinas e painel sobre o negócio de eventos. A presidente da Abeoc Brasil seccional Rio Grande do Sul, Ana Cláudia Bitencourt, acredita que o salão será muito concorrido, com palestras de ótimo nível e expositores que proporcionarão a geração de negócios para diversas empresas. 


Este novo salão é voltado ao segmento de turismo de negócios e eventos, ou turismo profissional. Compreende atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. No cenário internacional, é usualmente denominado como Mice – Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos, convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões). As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

SALA DE CAPACITAÇÃO

Uma sala de capacitação liderada por especialistas da indústria será incorporada ao salão. Este espaço envolverá os participantes em discussões provocativas, com visão de futuro. São sessões que buscam produzir estratégias acionáveis ​​que terão uma influência significativa sobre as organizações participantes e produzirão um efeito cascata positivo em toda a indústria de eventos. A proposta do Salão Mice Abeoc Brasil inclui a abertura de um novo braço de consumidores, dando a oportunidade das agências de viagens participantes negociarem diretamente com organizadores de eventos. Atualmente, a Abeoc Brasil conta com cerca de 500 empresas associadas e é representada em 13 Estados brasileiros.


O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição. A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.
CHOPPMOTORRADFEST

Clique na imagem para ampliá-la

Festa alemã e com muito chopp só é festa com a presença do meu grande amigo Ingo. Quem é que não conhece o Vovô e a Vovó Chopão, as realezas da Oktober e da Festa Pomerana? Pois já são presença confirmada no evento. E só faltam menos de dois meses para a Oktoberfest e os festeiros de plantão já estão convidados para a 4ª edição da Choppmotorradfest. O evento acontece nesta sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 19h, no setor 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau. A festa tem o objetivo de valorizar a cultura germânica e, nesta edição, contará com a animação de grupos folclóricos, bandas, muito chope e comida típica.

TERMAS DE PIRATUBA


As empresas construtoras já podem retirar na própria Companhia o edital, para participar da concorrência de construção da primeira etapa do novo complexo superior do Parque Termal de Piratuba. O empreendimento terá mais de 830 metros quadrados de área construída e o investimento passará de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios da Hidromineral. O novo complexo será totalmente coberto e fechado. Serão cinco novas piscinas e mais uma hidromassagem coletiva. A estrutura vai funcionar o ano todo, como as demais piscinas já existentes, mas será construída especialmente para atender os turistas no inverno. De acordo com Lenhardt, o projeto vai atender um anseio do setor turístico de Piratuba. 


FESTEJOS FARROUPILHA

Os festejos farroupilha, em Canela, iniciam já no dia 7 de setembro, quando, em cavalgada, a patronagem do CTG Querência, peões e prendas, irão retirar a centelha do Fogo Simbólico, que é chamada de Chama Crioula, na Praça João Corrêa. A Chama será levada para a sede social da entidade, no centro de Canela. A Guarda da Chama Crioula, neste ano, estará sob custódia dos familiares Valdomiro Palmeira da Silva que na Semana Farroupilha do ano passado recebeu a homenagem de ser guardião da Chama em 2013, vindo a falecer meses depois. A Ronda Crioula acontece, na sede social do Querência de 7 a 13 de setembro, a partir das 20h, com tertúlia. No dia 13, a Chama Crioula será levada para o Parque de Rodeios Saiqui e às 24h irá acontecer a cerimônia oficial de abertura da Semana Farroupilha, seguida de fandango animado pelo legendário Porca Veia. No sábado, 14, será a vez do grupo Candieiro animar o fandango. Os Queras de Vacaria tocam na domingueira que estará acontecendo a partir das 14h na sede social e o grupo Os Tiranos, a partir das 20h, no Parque de Rodeios Saiqui, no domingo, 15.

TRADIÇÕES GAÚCHAS

Incentivar as tradições e levar a cultura gaúcha a crianças e jovens canelenses é um trabalho desenvolvido pelo CTG Querência e de 16 a 19 de setembro, a programação será voltada a isto. Encontros culturais com as invernadas artísticas e DTGs das escolas canelenses, mateada a cargo de ex-patrões e tertúlia com artistas locais, na sede social da entidade fazem parte da programação. A campeira não foi esquecida e para os apreciadores de tiro de laço, no sábado, 14, terá disputa de equipes de 10 laçadores e também de duplas. Dia 20 de setembro, data magna do povo gaúcho, será lembrada com Missa Farroupilha, na Igreja Matriz, às 10h e Desfile Farroupilha, nas principais ruas da cidade, às 14h. O encerramento dos festejos farroupilha será no Parque de Rodeios Saiqui, às 24h, com extensão da Chama Crioula e fandango animado pelo grupo Rodeio.

HARLEY-DAVIDSON


A exposição que apresenta a trajetória de sucesso das legendárias motos Harley-Davidson, foi aberta nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, no Floripa Shopping e permanecerá até o dia 10 de setembro. Os fãs vão poder fazer uma viagem no tempo através de painéis explicativos que contam toda a história da empresa americana que chega aos 110 anos, representando o símbolo de liberdade para várias gerações. A marca nasceu em 1903, através de quatro ambiciosos jovens empreendedores que construíram a primeira moto Harley-Davidson, em Milwaukee, Wisconsin (EUA). Walter, William, Arthur Davidson e William Harley entraram para a história por conseguir produzir em 1921,  a primeira moto que venceu uma corrida com velocidade média de mais de 160 Km/h. A exposição faz parte das comemorações do aniversário da marca pelo mundo. Os eventos acontecem em 11 países, com destaque para as comemorações nos EUA, em Milwauwee, entre os dias 29 de agosto à 1° de Setembro. A concessionária da capital, Floripa Harley-Davidson, irá expor também alguns modelos de motos comercializadas da marca. Mais informações no site: www.floripahd.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário