segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VOLTA AO MUNDO - Nelci Terezinha Seibel




Conhecendo os atrativos de Joinville 

Os belíssimos jardins da Agrícola da Ilha

Na última sexta-feira, o Joinville Convention & VIsitors Bureau – JC&VB reuniu sua diretoria e mais alguns convidados para visitar os principais atrativos turísticos. O roteiro começou na Agrícola da Ilha, com a sua vasta plantação da flor hemerocális – lírio amarelo -, um verdadeiro oásis de categoria internacional, pela sua beleza e variedade de atrações. Chama especialmente a atenção, a capela em meio a um gramado, cenário de sonho para casamentos e outras cerimônias. Já a Estrada Bonita continua com as propriedades (em menor número que em anos anteriores), mas bem profissionalizadas, que vendem produtos coloniais e caseiros e acrescentaram atrações para os visitantes. Como Ango Kersten, que oferece passeio de trator pelo canavial até um rio, tem um museu de peças de uso manual na lavoura e de uso doméstico nas casas coloniais, uma organizada estrebaria em que as vacas tem sua “casinha”, todas com nome de mulher. A iniciativa foi da presidente do JC&VB, Ana Luiza Wetzel, para que o trade joinvilense conheça os atrativos e possa indicá-los aos visitantes.    
  
Joinville a Guarulhos 

A partir do mês de setembro a TAM oferecerá um voo direto do Aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Isso possibilitará aos joinvilenses acesso facilitado aos destinos internacionais, o que até então só é possível através de Curitiba. Nas segundas, quartas e sextas-feiras os voos sairão do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Joinville às 8h15 e partirão de Joinville para Guarulhos às 10h05. Nas terças, quintas e nos sábados os voos sairão de Guarulhos às 16h10 e partirão de Joinville para São Paulo às 17h30.
 
Encontro de Estâncias Termais

Resort em Santo Amaro da Imperatriz oferece hidroginástica aos hóspedes (Foto: Divulgação/ Rede Plaza de Hotéis Resorts & SPAs) 

Encontram-se abertas as inscrições para o 1º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Turismo de Municípios com Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina. O evento acontecerá dias 15 e 16 de agosto de 2013, no Hotel Internacional nas Termas do Gravatal, SC. Além de prefeitos participarão também autoridades entre as quais Beto Martins, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, presidente da Santur e especialistas da área. Estarão em debate temas técnicos e políticos ligados a área, além da apresentação de projetos pelos prefeitos municipais. Inscrições: rosamariarupp@hotmail.com, Fones: (48) 9622-3457 / 3324-53266.


ABAV Santa Catarina

Ely Ribeiro da Silveira, eleita por aclamação como a nova presidente da ABAV-SC - Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina, no último dia 26 de Julho, toma posse oficialmente nesta sexta-feira (16), às 18h30, no Instituto Federal de Santa Catarina. Nessa data Ely Silveira se reúne com os 10 vice-presidentes regionais da entidade, além dos três conselheiros fiscais e um suplente, e todos os ex-presidentes da ABAV, para definirem em conjunto o plano de trabalho até dezembro de 2013 e já com vistas às diretrizes para o ano de 2014. A nova diretoria da instituição tem por principais objetivos fomentar o desenvolvimento do turismo catarinense, promover e divulgar os conteúdos de interesse da entidade referentes ao segmento, representar os interesses das agências de viagens, promover o bem-estar e o congraçamento da classe em Santa Catarina. 

Feira de Turismo das Américas

Maior feira do setor, o 41ª ABAV – Feira das Américas, depois de dez anos no Rio de Janeiro volta a ser realizada em São Paulo, com expectativa de reunir mais de 80 mil visitantes, entre profissionais da área e público geral. O evento acontecerá de 04 a 08 de setembro, no Centro de Exposições Anhembi. A Feira deste ano terá novas atividades - a Rodadas de Negócios, a ampliação da Vila do Saber, da Aldeia de Sabores e do Espaço Corporativo, enfatizando a Área Brasil, entre outros espaços de exposição destinados à divulgação do artesanato e atrativos turísticos de todos os Estados participantes. Já estão confirmados mais de 2.700 expositores.

6º Festival Náutico 

Marina Tedesco

De 5 a 8 de setembro a Tedesco Marina Garden Plaza, em Balneário Camboriú - SC irá comemorar o seu 7º aniversário com seus clientes e amigos oferecendo um grande Festival Náutico, e como já é de costume desde o  seu segundo ano. O 6º Festival Náutico, considerado o principal do setor no sul do país irá apresentar os lançamentos e oportunidades do mercado. Também estarão presentes concessionárias, construtoras, além de produtos e serviços de marcas renomadas. Para receber o público do festival, a Marina preparou serviço de restaurante no Espaço Gourmet. Em 2012, foram 14 mil visitantes durante os quatro dias de festival foram movimentados mais de R$40 milhões em negócios. 
 
Pesquisa inédita da Santur

Estalactites da Gruta de Botuverá - SC

A Santur, em parceria com os órgãos municipais de turismo de Botuverá, Brusque, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas realiza no período de 14 a 22 de agosto uma pesquisa piloto inédita em Santa Catarina, denominada “Estudo da Demanda Turística Regionalizada do Vale do Rio Tijucas”. Será aplicada nos municípios de Brusque e Tijucas, considerados portões de entrada da região e o objetivo é caracterizar o público circulante nestas cidades. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com determinação do perfil dos visitantes - turistas, excursionistas, passantes e residentes. A Santur, através de acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Turismo do Paraná, empregará metodologia similar, com acompanhamento da estatística Gilce Zelinda Battistuz, consultora daquele Estado. Informações, (48) 3212-6310/3212-6330 – geplan@santur.sc.gov.br.


X Fórum Nacional de Defesa Civil

Estão abertas as inscrições para o X Fórum Nacional de Defesa Civil, que será realizado pela primeira vez em Joinville, no Complexo Expoville, nos dias 25, 26 e 27 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site do Ministério da Integração Nacional: www.integracao.gov.br e no dia 25 de setembro, o credenciamento será a partir das 10 horas. A abertura esta marcada para 14 horas, e às 16 horas será realizada a palestra magna “Prevenção e Preparação: as diversas formas de articulação para gestão do risco”. A programação é composta de palestras, conferências e oficinas sobre proteção e defesa civil. Mais informações em http://www.integracao.gov.br, telefones: (47) 3425.5393 e 3437.3827. 

Florianópolis cidade mais simpática  


Nosso colega jornalista Jefferson Severino recebeu, traduziu e divulga que a cidade de Florianópolis é a mais amigável no sul do Brasil, de acordo com a pesquisa do MailOnline. “É uma cidade à beira mar localizada em uma Ilha e embalada com uma arquitetura colonial histórica, conhecida como a "Ilha da Magia", enquanto os visitantes relataram que os moradores são extremamente receptivos e prontos para oferecer sugestões, especialistas que são, sobre a melhor maneira de curtir Floripa. A informação é do periódico MailOnline. Os EUA dominam a lista das cidades menos amigáveis, juntamente com a África e o Oriente Médio. Newark, New Jersey foi coroada como a cidade mais hostil. 

40º Encontro BRASTOA 

Às vésperas do seu 40º Encontro Comercial, que acontece de 4 a 8 de setembro, a BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo comemora  esta edição especial do evento, que conta com a aprovação e adesão cada vez maior dos agentes de viagem. Com o principal objetivo de promover as melhores oportunidades de negócios, a BRAZTOA busca inovação a cada edição do evento, gerando benefícios para os agentes de viagem. "Os eventos realizados pela BRAZTOA são de grande valia, pois agregam ainda mais conhecimento aos agentes de viagem, pela oportunidade de interagir com novos fornecedores e aprimorar ainda mais nossas estratégias de negócios, que são muito bem difundidas por meio das capacitações oferecidas pela associação”, disse Rita de Cássia Rosetti, da B. A. Plus Eventos & Travel. 


Turismo: a vanguarda da economia sustentável

Com a definição do tema central “Turismo: a vanguarda da economia sustentável” para a edição de 25 anos do Festival do Turismo de Gramado, o evento estará focado na apresentação de cases, reflexões e soluções em torno da sustentabilidade. O espaço da feira será ampliado de 17 mil para 20 mil metros quadrados e a expectativa é reunir, de 7 a 10 de novembro, cerca de 14 mil profissionais no Serra Park. O ambiente, propício para grandes parcerias comerciais, reúne em torno de 2.600 expositores, distribuídos em 350 estandes.

Os Salões

Sustentabilidade – Mostra prática de destinos e empresas ligadas direta ou indiretamente à atividade turística, cujas iniciativas atendam às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, mas que, ao mesmo tempo, protejam e ampliem as oportunidades para o futuro. A Organização Mundial do Turismo (OMT), da qual a empresa promotora é afiliada, defende o turismo sustentável, o que fortaleceu o lançamento do salão. 


Mice Abeoc Brasil

O novo salão envolve a Associação Brasileira de Empresas de Eventos - Abeoc-Brasil e é voltado ao segmento de turismo de negócios e eventos, ou turismo profissional. Compreende atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. No cenário internacional, é usualmente denominado como Mice –Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos, convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões). As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.


Parques temáticos

Os parques temáticos, que cada vez mais se expandem no Brasil e no mundo, também serão apresentados em um espaço exclusivo na feira. Enoturismo internacional - O Salão de Enoturismo, lançado no ano passado, nesta edição retorna com uma área de expositores internacionais, fortalecendo o setor dentro do evento. A segmentação tem sido uma das marcas do evento na última década. Confira os demais salões que novamente estarão presentes no Festuris: 2º Salão de Acessibilidade, 5º Salão do Turismo GLS, 6º Salão do Turismo Cultural e Religioso, 8º Salão do Turismo Saúde, 9º Salão Rural, 10º Salão de Tecnologia para o Turismo, 11º Salão de Ecoturismo.

Rodada de Negócios

A fim de dar a oportunidade de estreitar laços comerciais e colocar a empresa diretamente em contato com potenciais compradores e vendedores, está sendo organizada a realização de rodadas de negócios durante o evento.

Salas de Capacitação

Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico, haverá espaços específicos de capacitação durante os dois dias da feira.
Encontro de Blogueiros – O Festuris abre as portas para o encontro “Blogueiros de Viagem – os novos mediadores entre turistas e destinos”. Serão abordados assuntos como o poder do blogueiro em influenciar a escolha de uma viagem, o turismo voluntário e o turismo solidário.

Museu da Gruta do Maquiné  
 
O governo de Minas Gerais inaugurou no dia 07 de agosto o Museu da Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, a 127 quilômetros de Belo Horizonte. O museu é um dos marcos da Rota das Grutas Peter Lund, projeto inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880). O Museu da Gruta do Maquiné foi concebido para conduzir o visitante – por meio de imagens em led e vídeo wall – pelas descobertas feitas na região por Lund e seu colega e compatriota Eugenius Warming. Em três galerias, instaladas em área total de 400 m², o visitante poderá conhecer o projeto da Rota das Grutas Peter Lund, saber mais a respeito da classificação da fauna e flora pesquisadas pelos dois naturalistas e obter informações sobre a Gruta do Maquiné.

Imagem da Gruta do Maquiné em Minas Gerais. “Até debaixo da terra o Brasil tem belíssimos atrativos 

A Gruta é composta de sete salões, somando 650 metros lineares e um desnível de 18 metros. Para realização do percurso, foi idealizado um sistema de iluminação e passarelas. Os visitantes têm a oportunidade de apreciar a diversidade do lugar com a assistência de um guia local. Repleto de ornamentos naturais, o conjunto do Maquiné apresenta um dos acervos mais complexos de espeleotemas – formas resultantes da deposição da calcita. Entre as principais formas encontradas estão estalactites, estalagmites, colunas e represas de travertino, uma espécie de rocha calcária. Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, a gruta passou a ser explorada em 1834 pelo Dr. Lund. Foi na denominada Lapa Nova de Maquiné que o pesquisador fez as primeiras descobertas de ossadas fósseis, com destaque para o Similodon populator - tigre-dente-de-sabre e o Nortrotherium magnuinense - preguiça gigante. Na região metropolitana de Belo Horizonte, Lund e Warming catalogaram cerca de 3.700 espécimes da flora de Minas Gerais, mais especialmente do cerrado. Essa coleção está disponível, ainda hoje, no Jardim Botânico da Universidade de Copenhagen.
 
Rota das Grutas Peter Lund
 
A Rota das Grutas Peter Lund começa no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte, que guarda parte da história de Lund e inclui o túmulo do cientista, localizado em um pequeno cemitério de Lagoa Santa; o Museu Peter Lund, no Parque Estadual do Sumidouro; a gruta Lapa do Baú e o Monumento Estadual Lapa Vermelha, onde foi encontrado o mais antigo fóssil humano conhecido das Américas, batizado “Luzia”, com cerca de 12 mil anos. O projeto Rota das Grutas Peter Lund é fruto de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, de Cultura e de Turismo de Minas Gerais. O Museu da Gruta do Maquiné funciona diariamente das 8h às 17h e custa 16,00 (inteira) e 8,00 (meia). Crianças menores de 5 anos não pagam. 
 
Fiaflora Expogarden 2013 

Entre as novidades da 16ª Fiaflora ExpoGarden – Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, principal Feira Profissional e de Negócios do setor na América Latina, está o Jardim dos Sentidos, uma parceria entre a Fiaflora ExpoGarden  e o Jardim Botânico de São Paulo, que só foi possível devido a volta da feira para o Imigrantes.  O Jardim dos Sentidos é um espaço totalmente destinado a aguçar a sensibilidade do visitante. O projeto se preocupa com a educação ambiental, e leva as pessoas a uma viagem de texturas, aromas, formas e barulhos, dirigido a todos, principalmente para quem possui alguma deficiência visual. A atração será reinaugurada durante a 16ª Fiaflora ExpoGarden e se juntará ao 16º Congresso Brasileiro de Paisagismo, a 16ª Mostra Paisagismo, Espaço Natureza Viva, o Espaço Design Floral e o FOCO – Fórum Nacional de Oportunidades Comerciais. http://www.expogarden.com.br.

Roadshow da Paraíba 

Cerca de 80 agentes de viagens e operadores de turismo participaram da primeira apresentação do ‘Destino Paraíba’ na cidade de Fortaleza, realizada no dia 6 de agosto  e a segunda foi em na cidade de e Natal. A  ação de divulgação do Destino Paraíba é resultado de um roadshow organizado por meio de uma parceria entre a Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba - ABIH-PB, Fecomércio-PB e o Convention Bureau de João Pessoa. O objetivo do Roadshow é também convidar os jornalistas especializados em turismo de cada capital. Ao final das apresentações técnicas, a programação inclui o show do grupo folclórico do Sesc, que também integra a comitiva paraibana. Os dançarinos mostram algumas características dos ritmos do Nordeste, em especial, o xaxado e o forró, ritmos típicos do Nordeste. A comitiva paraibana segue para Salvador, Aracaju e Maceió e ao todo serão rodados mais de 4 mil quilômetros, passando por cinco estados do país. 


Porta do Sol

Na cidade de João Pessoa, a conhecida “Porta do Sol” – já que lá o Sol nasce primeiro nas Américas, há diversos encantos, como as lindas praias e diversos monumentos de arquitetura e arte barroca. E para quem deseja aproveitar a tranquilidade da baixa temporada para conhecer o destino, o hotel Tropical Tambaú oferece tarifa especial para o período de primeiro de agosto a 20 de dezembro. O hotel oferece diárias a partir de R$ 250, para o casal, com café da manhã em apartamento standard. Cartão postal da cidade, o empreendimento é o local perfeito para a família. São 175 apartamentos decorados com o intuito de reforçar a sensação de tranquilidade. O lazer está garantido com piscinas de adultos e crianças, sauna, sala de jogos, sala de redes, quadras de tênis e vôlei e parque. Site: www.tropicaltambau.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário