quinta-feira, 22 de agosto de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel




Fecomércio 65 anos

No dia 12 de agosto foi realizada sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem aos 65 anos da Fecomércio. O deputado licenciado Darci de Matos, e presidente da Frente Parlamentar do Varejo, destacou a importância da entidade: "São 65 anos de serviços prestados, de representação, defesa do setor do comércio, do setor de serviços e do setor de turismo”. Samuel Koch,  presidente da ABIH- SC e o presidente do Conselho Deliberativo da Entidade, participaram do evento. Na ocasião foi lançado o livro “História do Comércio no Centro Histórico de Florianópolis” e a celebração foi encerrada com um jantar comemorativo na Casas Rosa.  

Pousada Dom Capudi


A Pousada Dom Capudi, de Bombinhas, SC , associada da ABIH-SC recebeu o certificado de excelência da TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. O prêmio é dado apenas a empreendimentos que atingem constantemente qualificação máxima na avaliação dos hóspedes por um período de pelo menos um ano. Apenas 10% dos negócios listados no TripAdvisor recebem esse reconhecimento. Em cerimônia íntima, os gestores da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), que administra a pousada, homenagearam Guilherme e Roseli Capudi, proprietários do local e os funcionários por sua contribuição à conquista do certificado. 

Hospitalidade e Eventos

A Univille lançou o curso de Hospitalidade e Eventos, uma opção de futuro garantido para os interessados, devido a crescente demanda do setor. O curso, com aulas teóricas e práticas tem a duração de três anos e meio.

Viva Ciranda 

Técnicos da Prefeitura de Colombo (PR) e do Ecoparaná – órgão vinculado Secretaria Estadual do Turismo do Paraná, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Durante dois dias de visita técnica, a comitiva conheceu seis propriedades participantes do Viva Ciranda, onde puderam fazer intercâmbio de ideias e informações com os produtores rurais que adoraram o turismo como atividade geradora de renda. De acordo com a coordenadora do Viva Ciranda, Anelise Rosa, o encontro teve balanço positivo, com efetiva troca de experiências: “O grupo paranaense se surpreendeu com o perfil pedagógico do nosso trabalho, que serviu como exemplo para um projeto-piloto que já está em desenvolvimento no município de Colombo”. 

Plano Setorial de Museus 

No dia 20 de agosto, Joinville foi sede de um dos sete fóruns regionais que compõem o 4º. Fórum de Museu de Santa Catarina. O encontro foi realizado no Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e participaram do Fórum regional educadores de museus, coordenadores de espaços de memória, trabalhadores da cultura, estudantes, professores e pessoas envolvidas com o setor de patrimônio do município. O Plano Setorial de Museus de Santa Catarina está sendo construído a partir das proposições aprovadas no 3º Fórum de Museus, realizado na cidade de Chapecó, em 2011. Durante um ano, a equipe do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) e seu Comitê Gestor sistematizaram essas propostas e incluíram outras ações para atender às atuais necessidades de qualificação do campo museal catarinense. Essa estruturação agora será disponibilizada para consulta pública e discussão nos sete Fóruns Regionais.

Pousada e Hotel Natur Campeche

A Pousada Natur Campeche, na Praia do Campeche  

A Pousada e Hotel Natur Campeche, na belíssima praia de Campeche, Florianópolis estão com uma promoção de 25% de desconto sobre as tarifas de baixa temporada, válida para reservas até o dia 15 de setembro (excluindo o feriado de 7 de setembro). 

Salão do imóvel 

O 20º Salão do Imóvel, Construfair/SC, Expo Condomínio e Expo Decor Móveis acontece entre 20 e 25 de agosto no CentroSul, em Florianópolis, com entrada e estacionamento gratuitos. O evento concentra em, um só local, construtoras, imobiliárias, incorporadoras, móveis, decoração, maquinário, financiadoras, produtos e serviços para condomínios, entre muitas outras empresas que fecham o ciclo da casa própria e dão ao visitante a oportunidade de sair de lá com a casa comprada e equipada.
     
Pronta entrega em Brusque 

Localizada no Vale do Itajaí, Brusque recebe diariamente 3 mil lojistas de todo o Brasil, ávidos por novidades para abastecerem suas vitrines e encantarem, assim, seus clientes.  Responsável por 15,49% da produção nacional têxtil, a cidade que é colonizada por imigrantes alemães e italianos é especialista na produção de cama, mesa, banho e malharia e atrairá a partir do dia 17 de agosto compradores de todo o país prontos para rechear seus estoques com novidades para a Primavera Verão 2014. Trata-se da ação de pronta entrega Lançamento Primavera Verão 2014 Brusque Polo Fashion, realizada pelo Brusque Convention & Visitors Bureau, apoio da Prefeitura Municipal de Brusque, patrocínio da Canatiba e participação do Catarina Shopping Moda Atacadista e Master Shopping Atacadista, que espera elevar em 30% os negócios entre fabricantes e varejistas do setor têxtil e de confecção, além de movimentar toda a parte do turismo de negócios do estado.


Sobre o Turismo de Compras

Considerada também a capital Catarinense do Turismo de Compras, Brusque oferece a seus visitantes diversas atrações no ramo têxtil, tanto no varejo como no atacado, com as mais variadas opções de Moda: são tecidos, malhas, confecções de cama, mesa e banho, moda feminina, masculina, infantil, acessórios, artigos em couro, e diversas outras. Além do vasto comércio de rua, os shopping centers e os centros comerciais agregam ainda mais opções para quem procura bons negócios e ótimas produtos, já que por aqui comprar também é uma atração. Além disso, a cidade possui um ótimo Roteiro Turístico e Religioso, formado por museus, igrejas, teatros, parques, praças, zoológico, observatório astronômico, entre outros, com peculiaridades históricas e que oferecem a turistas e visitantes alternativas de lazer, hospedagem e gastronomia.

Parque Foz do Iguaçu 

A decisão do juiz federal Rony Ferreira, que anulou a portaria do ICMBio que impediria a entrada de vans de turismo e táxis no Parque Nacional do Iguaçu, a partir do final do ano, é comemorada por todo o setor de turismo de Foz do Iguaçu. A decisão foi resultado de uma ação civil pública movida pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (Sindetur). A decisão do juiz federal Rony Ferreira é resultado de um trabalho incansável do Sindetur, que não desanimou nem mesmo quando o mesmo juiz, no ano passado, deferiu decisão liminar provisória favorável ao Ministério Público, que pedia o cumprimento do item 7.4.5.2 do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, pelo qual somente teria acesso ao parque o transporte oferecido pela concessionária. Sem fixar prazo, o juiz determinou que o ICMBio finalize o processo de revisão do Plano de Manejo, observando a Lei 9985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC e as normas infralegais aplicáveis ao caso. Enquanto isso não é feito, fica liberado, por prazo indeterminado, o ingresso de táxis e veículos de turismo no interior do Parque Nacional do Iguaçu.

Feira de Louça em Campo Largo


A cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ultima os preparativos para a 23ª edição de sua tradicional Feira da Louça. O evento, que cresce e ganha importância a cada ano, vai acontecer entre os dias 5 e 15 de setembro. Na ocasião, o pólo cerâmico de Campo Largo apresentará ao público visitante o melhor e mais requisitado que é produzido pelo setor. Os trabalhos de coordenação da Feira, que mais uma vez acontece no Ginásio de Esportes da Rondinha, está a cargo do SINDILOUÇA/PR e do Arranjo Produtivo da Louça. 

Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre, ponto de encontro e de compras 

Reabriu na última semana o Mercado Público de Porto Alegre. Após 38 dias fechado, devido a um incêndio que consumiu 10% do prédio, o mercado voltou a funcionar parcialmente. Das 110 bancas, 73 já estão funcionando normalmente. Para o ano que vem, estão previstas ações de recuperação e modernização do Mercado, com aporte do Governo Federal. O Mercado Público da Capital gaucha é um ponto de atração de visitantes locais e de fora.


Inscrições ilimitadas 

Com o intuito de aumentar o público de profissionais com poder de decisão, os organizadores da 25ª edição do Festival de Turismo de Gramado resolveram não limitar mais o número de inscritos por agências e operadoras de viagem. Antes eram liberadas apenas duas inscrições por CNPJ. Para participar da feira, os interessados podem realizar sua inscrição de forma antecipada, evitando qualquer tipo de transtorno no dia do evento. “Com esse novo modelo de inscrições, buscamos potencializar os negócios que serão feitos durante a feira e oferecer um espaço ainda mais qualificado, onde os agentes e operadores de viagem possam ampliar sua rede de contatos e obter os melhores resultados possíveis”, ressalta Zorzanello. Site  www.festivalturismogramado.com.br.

São 73 países

Com crescimento de quase 20% na área de expositores, o Festuris tem a confirmação de 73 países representados nos mais de 350 estandes do Festival do Turismo de Gramado. Para o diretor do Festuris Marcus V. Rossi, a internacionalização do evento se solidifica na medida em que os expositores vêm para o festival em busca de negócios que se consolidam especificamente em Gramado. Em relação ao aumento de 17 mil para 20 mil metros quadrados na área do Serra Park, Rossi lembra que tem como objetivo atender a alta demanda de expositores em 2013. O Festuris se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.


Gastos de brasileiros com viagens 

O Estudo Global de Intenções de Viagem Visa 2013 revela um crescimento generalizado no turismo internacional e aponta que os viajantes pretendem aumentar seus orçamentos em média 5% na próxima viagem. O Brasil é o país que apresenta maior crescimento percentual entre os pesquisados. O turista brasileiro espera aumentar em 52% o valor desembolsado com a viagem. O estudo consultou 12.631 viajantes de 25 países e concluiu, por exemplo, que os turistas brasileiros, junto com os sauditas, australianos, chineses e sul-africanos, estão entre os cinco que mais gastaram na última viagem, com um valor médio de USD 2.956, acima da média global, que foi de USD 2.390. Esse dinheiro foi destinado, principalmente, ao comércio, que representou 27% do total de gastos, seguido de Comida e Bebida, com 26%, e atividades em geral, com 25%. A expectativa é que esse valor quase dobre na próxima viagem, alcançando USD 4.501.

Perfil do turista brasileiro

Em relação aos destinos mais procurados, Estados Unidos e Argentina estão no topo da preferência dos viajantes brasileiros. 47% viajaram para a Argentina nos últimos dois anos e 40% para os EUA, seguido de Itália (16%), França (16%) e Chile (15%). Para as intenções de viagem no próximo ano, o cenário não muda muito, a preferência continua sendo pelos Estados Unidos (25%), seguido por Argentina (11%), Itália (9%), França (6%) e Canadá (5%). Segundo o estudo da Visa, o fator que mais pesa na escolha do destino é a riqueza de cultura local (39%). Os resultados ainda mostram que 75% dos brasileiros escolhem viajar com a família ou cônjuge e a média de estadia é de 11 noites. Outra descoberta é que o brasileiro gosta de planejar suas viagens com calma e começa a pensar no destino com três meses de antecedência. O meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros é o avião (92%) e a maioria deles escolhe hotéis de 1 a 3 estrelas (43%), enquanto 32% ficam em hotéis com 4 estrelas ou mais.


Meios de pagamento preferidos

De acordo com os dados do estudo, 89% dos brasileiros consultados possuem cartão de crédito. As razões para os brasileiros usarem cartões de crédito nas viagens são muitas, mas entre as mais citadas estão a segurança (81%), a possibilidade de controlar melhor as despesas (79%) e as recompensas como milhagem e benefícios (79%). 70% dos entrevistados afirmaram ter usado cartões de créditos em sua última viagem e esse número tende a crescer, pois 93% declararam que pretendem utilizar essa forma de pagamento na próxima viagem.

Sem visto para o México

Uma das famosas pirâmides do México

País localizado na América do Norte, que faz divisa com os Estados Unidos, ao Norte, e com a Guatemala, ao Sul, na América Central -, ficou mais fácil desde o último dia 16 de maio. É que graças a acordo bilateral, foi abolida pelo Brasil e pelo México a exigência recíproca de visto, a exceção de menores desacompanhados e para estudantes. Além da Capital – a Cidade do México – uma das maiores metrópoles históricos, culturais e gastronômicos, o País tem ainda muitos outros pontos de atração, como museus, parques, monumentos, pirâmides e cidades antigas, prédios históricos, com destaque para monumentos históricos ligados às civilizações maia e azteca, e a cidade de Guadalajara. Por outro lado estão os balneários de Cancun, Cozumel e Acapulco, muito conhecidos dos brasileiros entre outras.

Hospedagem em castelos 

A paisagem na Alemanha é repleta de castelos e palácios. Alguns abrigam hoje interessantes museus, outros foram transformados em hotéis , que proporcionam aos turistas, casais ou famílias, uma experiência única.É bom saber, que viver esse conto de fada e passar uma noite em um castelo alemão, ao contrário do que se imagina, não é caro. Um exemplo é o Castelo de Wartburg. 


O Castelo de Wartburg é um dos castelos medievais mais bem preservados da Alemanha, uma incrível fortaleza que se destaca na linda e histórica cidade de Eisenach, no leste do país. Conta-se que o castelo foi fundado em 1067 e desde 1999 é Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele foi testemunha da história e da cultura alemã e hoje quem o visita, depara-se com um livro de 900 anos que conta diversas históricas, como a tradução do novo Testamento de Martim Lutero e a romântica ópera de Wagner Tannhäuser. 

Festival das Luzes em Berlim 

De 9 a 20 de outubro Berlim se transforma e se enche de luz, graças as diversas projeções criativas e coloridas, que à noite iluminam mais de 60 pontos turísticos em toda cidade, como o Portão de Brandemburgo, a Torre de TV e a Catedral. O resultado é o incrível do Festival das Luzes , que torna o brilho e a beleza da noite berlinense ainda mais divertida. Lightseeing Tours, barcos, velotaxis ou até mesmo uma "Night Run" apresentam a cidade colorida

O famoso Monument Valley

O Monument Valley é um espetáculo de rochas e cores

O Monument Valley é uma reserva entre os estados do Arizona e Utah, nos Estados Unidos, caracterizada pelo solo arenoso e enormes torres de arenito, que colorem a região em tons de vermelho. A iluminação natural também ajuda a criar a atmosfera fascinante do local. Ele tem uma grande importância turística, não só pela beleza, que impressiona os visitantes, mas também por ter sido escolhido como cenário de filmes de faroeste por muitos cineastas de Hollywood. No  vale se localiza uma das maiores tribos indígenas americanas, a Navajo Nation. Fica a cerca de quatro horas da cidade de Flagstaff e a visita pode ser iniciada pelo Centro de Visitantes e seguir caminho apreciando as famosas rochas Buttes Mitten e Merrick Butte. O tour de jipe, acompanhado por um guia turístico Navajo irá mostrar os melhores panoramas e fornecer informações importantes sobre o local é inigualável. Na hora do almoço, vale experimentar a típica cozinha Navajo no restaurante especializado e aproveitar a loja de presentes, para levar uma lembrança desse espetacular cartão postal americano. Há várias opções de hospedagem, como o View Hotel, que fica dentro do próprio parque e tem uma vista privilegiada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário