sexta-feira, 30 de agosto de 2013

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel



75ª Festa das Flores 

Orquídeas das mais variadas cores e formatos estarão expostas na 75ª Festa das Flores

Está se aproximando a mais tradicional festa de Joinville, a Festa das Flores. Em sua 75ª edição, que acontecerá de 12 a 17 de novembro, o tema será “Um passeio pela história da Festa das Flores”. Haverá  inúmeras atrações, não só na Expoville, como em diversos pontos da cidade. Entre as ações inéditas estão a feira itinerante de flores; Casa das Flores, com exposição fotográfica; Jardim do Tempo, contando a história da Festa das Flores; concerto de música erudita; plantio de mudas de flores, com a participação de cinco mil alunos da rede municipal; inauguração do Relógio das Flores; semana gastronômica, com pratos à base de flores; e Festival da Cerveja, no Mercado Público. O governador do Estado, Raimundo Colombo está confirmado como patrono da festa.  “A Festa das Flores mobiliza os joinvilenses. Além de um belo espetáculo, estimula o turismo e o cuidado com a cidade. As flores não estão apenas na mostra da Expoville, mas no dia a dia das pessoas”, comentou o governador ao aceitar o convite de patrono.

O público acorre com entusiasmo para apreciar tanta beleza  

As mudanças serão notadas no formato da festa, em função da remodelação da Expoville pelo e no seu tamanho, visto haver mais opções de lazer e entretenimento; na sua programação, com atrações de diferentes gêneros, buscando contemplar todos os públicos; na sua abrangência, por meio de ações interativas que acontecerão durante todo o período da festa, em diferentes locais da cidade; e no seu calendário de eventos paralelos, que serão realizados nas áreas rural e náutica de Joinville. Para o presidente da AJAO, Wilson Quandt, os 75 anos de história merecem ser celebrados de forma especial. “Há cem anos Joinville é considerada a Cidade das Flores e há 75 a Festa das Flores celebra essa tradição que está presente no dia a dia e na alma do joinvilense. Estamos trabalhando para presentear o público com uma festa que retribua todo o amor que a nossa cidade tem pelas flores”, declara Quandt. A disseminação das flores por toda a cidade, não apenas durante o período da Festa, é incentivada pelo prefeito Udo Döhler: “A Festa das Flores simboliza fielmente o que é Joinville. Fazer da nossa cidade um bom lugar para viver inclui o culto permanente à cidade das flores”. O calendário oficial da 75ª Festa das Flores terá início no dia 4 de outubro, quando será realizado o lançamento do evento, com uma grande festa e show especial no Centreventos Cau Hansen. Os ingressos para a 75ª Festa das Flores custarão R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada). Menores de 10 anos e maiores de 60, não pagam. Estudantes pagam meia-entrada, mediante apresentação da carteira de identificação. Na quarta-feira (13/11), a entrada será franca durante todo o dia. Já na quinta-feira (14/11), a programação é especialmente dedicada ao público da Melhor Idade.

Seminário de Boas Práticas 

O Joinville Região Convention & Visitors Bureau, participou no dia 23 de agosto, do 3º Seminário de Boas Práticas, promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureau que aconteceu no Centrosul em Florianópolis. Representantes de nove CVB`s do estado estiveram presentes no evento, bem como  o superintendente do São Paulo CVB, Toni Sando, que apresentou o destino São Paulo e a atuação do SPCVB. Na oportunidade, o Joinville Região CVB, compartilhou a experiência da realização da Rodada de Negócios, que é promovida anualmente, como forma de aproximar fornecedores e potenciais clientes. 

Joinville recebe Top Turismo ADVB/SC 2013


Alunos da rede pública de ensino, conhecendo nascentes nas áreas rurais de Joinville 

O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, foi um dos ganhadores do Prêmio Top Turismo ADVB/SC – Medalha João Batista Sérgio Murad – Beto Carrero. O resultado foi anunciado na sexta-feira,  4pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), e comemorado pela Fundação Turística. O Top Turismo ADVB/SC tem como objetivo reconhecer lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuam para o crescimento do turismo catarinense. A comissão analisou critérios como criatividade no contato com o público alvo, estratégias adotadas e resultados obtidos, dos projetos apresentados. A cerimônia de premiação do Top Turismo ADVB/SC acontece no dia 1º de outubro, no Parque Beto Carrero. Na ocasião, será revelado o projeto Top One, case de maior nota entre os premiados. 

Espaço Expositivo Juarez Machado

O recém criado Espaço Expositivo Juarez Machado, no foyer do Teatro Juarez Machado, recebe mais uma mostra: a exposição de Arte Digital “A causa do Caso”, do artista italiano Gibell. O evento é promovido pela Escola Livre de Artes (ELA) da Udesc, com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e do Circolo Italiano di Joinville. Gianfranco Campana, conhecido como Gibell, nasceu no Trentino, Itália em 1950. Com quase quatro anos de idade veio com os pais para o Brasil, onde permaneceu até 1968. exposição traz 16 quadros pintados digitalmente, com técnicas únicas na Itália, já expostas em diversas mostras e galerias internacionais. Ficará  aberta para visitas até 26 de setembro, de segunda à sexta das 9 às 17h, com entrada gratuita. 

Estudo de Demanda Turística

Estudo da Demanda Turística Internacional confirma Florianópolis como o segundo destino turístico de lazer mais visitado por estrangeiros. A pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo traz informações sobre o perfil e hábitos do turista estrangeiro que visitou o Brasil em 2012. Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe),  o estudo apura, entre outros dados, a procedência, perfil, gastos, principais destinos, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre.

Quem visita quer voltar

A intenção de retorno ao Brasil é de 95,7% entre os visitantes internacionais. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade (97,7%), a gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). O Brasil recebeu um número recorde de turistas estrangeiros no ano passado, de acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, divulgado pelo Ministério do Turismo. O levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o país em 2012. A Argentina se mantém na primeira posição como emissor, com 29% (1,67 milhão), seguida pelos Estados Unidos (586 mil). A Alemanha, com 258 mil visitantes ultrapassou o Uruguai (253,8 mil) e conquistou a terceira colocação. Os maiores emissores de turistas são da América do Sul (50%), seguidos pelos europeus (29%) e norte-americanos (13%). A maioria dos estrangeiros vem a lazer (46,8%), uma parcela menor, porém importante pela média de gastos no país, vêm a negócios (25,3%) e os demais chegam ao país para visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras (27,9%).  


Fecomércio consegue a exclusão das gorjetas 

A Secretaria de Estado da Fazenda atendeu o pleito da Fecomércio-SC e determinou a exclusão da gorjeta da base de cálculo do ICMS incidente sobre o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares em Santa Catarina. A medida foi publicada no Decreto nº 1677, do dia 15 deste mês, incorporando o Convênio ICMS 23/2013 à legislação tributária e passou a valer desde o dia 1º de agosto. O decreto regulamenta o benefício da exclusão da gorjeta no cálculo do ICMS e define que o valor não poderá ultrapassar 10% da conta e deverá ser registrado no cupom fiscal com a descrição da palavra "Gorjeta". O benefício tributário também foi estendido às empresas que optam pelo Simples Nacional.

Empresas de turismo no Cadastur 

Itapema é um dos balneários mais bonitos do Sul do Brasil 

Os municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas estão organizando uma ação conjunta de sensibilização para o cadastramento de prestadores de serviços envolvidos com a atividade turística. O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo para formalizar e oferecer aos turistas informações de serviços com credibilidade, para melhor atender a todos. O sistema também é uma forma de legalizar os prestadores de serviços em turismo no Brasil. Assim, contribui para dar credibilidade ao setor perante os consumidores. Além de auxiliar na divulgação desses prestadores de serviço no mercado internacional, através das políticas públicas, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O cadastro é gratuito e obrigatório por Lei, (nº 11.771), para as seguintes empresas: meios de Hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos,  guias de turismo e ainda em caráter opcional por restaurantes, cafeterias e bares, centros de convenções, parques aquáticos entre outros. Veja site www.cadastur.turismo.gov.br, ou ligue para (47) 3267-1593.


Marta Rossi é homenageada no Peru



A diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi foi homenageada durante o Workshop Brasil Destino Sensacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, em parceria com a Embaixada do Brasil no Peru e Comitê Descubra Brasil, em Lima, na última terça-feira (27). Ao dedicar o troféu, a gerente geral do comitê no Peru, Norma Navarro, destacou o Festuris como a principal ferramenta para a consolidação do mercado de turismo entre o Rio Grande do Sul e o Peru. “O evento com certeza abriu portas para aproximar o Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul e Gramado, do nosso país”, afirma Norma. Em 2012, quase 92 mil peruanos visitaram o Brasil. O país ocupa o 14º lugar no ranking de emissão. “O Peru é um dos mercados promissores para o Brasil, pela proximidade geográfica e o crescimento econômico entre as duas nações”, explica a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach. Marta ficou emocionada com a surpresa, que ela dedica a sua parceira Sílvia Zorzanello, já falecida, e que anos atrás iniciou o relacionamento com o Peru. A 25ª edição do Festuris acontecerá de 7 a 10 de novembro.


RS fará a abertura do Festuris 2013

Está confirmada a realização da festa de abertura do 25º Festival do Turismo de Gramado sob a organização do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual do Turismo - Setur-RS. A partir das 22 horas de 7 de novembro (quinta-feira), após a solenidade oficial do Festuris, no Palácio dos Festivais, os participantes serão convidados a prestigiar o evento na Sociedade Recreio Gramadense. A exaltação à cultura gaúcha deve ganhar destaque sob o comando de Abgail Pereira, que é uma das homenageadas com o troféu “Amigos do Festival” em 2013.

Atrações 

Faltando pouco mais de dois meses para a realização do Festuris, a grade de programação do evento tem confirmadas atrações paralelas além do congresso e da feira de negócios, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro (sexta-feira e sábado). Noite de Apresentação – junto com a Laghetto Hotéis, que comemora 25 anos junto com o Festuris e o novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre, que será inaugurado no próximo mês e sediará a tradicional festa de apresentação do evento, no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas. 


Futebol do Festival

Realizado desde a primeira edição da feira, o Futebol do Festival ocorrerá no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental, em Canela. Já estão confirmados TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo como patrocinadores. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas. Informações no www.festurisgramado.com

21º Ecomac Sul em Canela

O 21º Ecomac Sul, promovido pela Associação dos Comerciantes de Matérias de Construção de Porto Alegre – AcomacPOA, juntamente com a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) consolida-se como um dos maiores encontros diversificados de empreendedores comprometidos com os rumos progressivos do mercado econômico e financeiros do Estado. O encontro ocorrerá no Hotel Laje de Pedra, em Canela, de 12 a 15 de setembro e são esperados cerca de 900 participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Exercícios a bordo da TAP

Procurando oferecer uma viagem saudável a bordo de suas aeronaves, a TAP dá sugestões como beber bastante líquido devido o ambiente seco, principalmente água. Para prevenir problemas de circulação ou dores no corpo, evite permanecer de pernas cruzadas e levante-se de vez em quando para andar um pouco, a menos que a tripulação não recomende. E se sentir algum mal-estar, avise imediatamente um comissário de bordo que está treinado para lidar com as mais variadas situações. 


Litoral Verde Viagens

Desde a sua fundação, em 2003, a Litoral Verde Viagens se consolida a cada dia como uma das principais operadoras de resorts, hotéis boutique, pousadas de charme no Brasil e roteiros diferenciados pelo mundo. A pesquisa e a busca contínua por produtos diferenciados e exclusivos, aliado a frequentes visitas técnicas de monitoramento do padrão dos serviços, faz da empresa referência no quesito qualidade.  Atualmente, são mais de 30 hotéis boutique na exclusiva Linha Essencial, que traz produtos minuciosamente personalizados para os clientes Litoral Verde. 

32ª Expoflora começa dia 30


A Expoflora, em Holambra - SP começou no dia 30 de agosto, dando as boas vindas à primavera e mostrando as tendências de flores e plantas ornamentais nas cores verde e amarelo, uma aposta dos produtores de Holambra no paisagismo e decoração para a Copa do Mundo. O foco são os hotéis, as empresas, os restaurantes, as residências e até os estádios. Nessa linha do verde e amarelo estão os sunpatiens, as callas, os hibiscos, os lírios da linha Brasil, as alstroemeria hybridas e até uma orquídea verde, colorida artificialmente. O trevo de quatro folhas, cultivado em grandes canteiros para atrair muita sorte, também traz as cores da bandeira brasileira e, por isso, volta com tudo nos vasos e jardins fortalecendo a torcida pela seleção. Saiba mais em www.expoflora.com.br. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário