segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa



Turismo filosófico



Desde os primórdios quando o homem se deu conta da sua identidade começou a construir a sua história. O homem, quem ele é? Este ser biológico e inteligente contém em si o comportamento político conquistado nas relações sociais entre os seus pares. Agregado a esse comportamento, o homem tem um diferencial na sua singularidade. Embora semelhante como ser humano, o homem é um ser místico, dotado de inquietações. A inteligência humana avançou vertiginosamente com o auxílio da ciência, porém este se especializou de tal forma que o observador se limitou apenas a um foco da pesquisa, perdendo a noção do todo. As especializações se encontram em um ponto der vista, de tal forma que o pesquisador desconhece outras facetas deste fenômeno. O homem evoluiu ao longo dos tempos e continuou evoluindo, porém se voltarmos na história as diferentes esferas de entendimento e desenvolvimento humano se mantiveram em categorias.

O conhecimento hoje é acessível à população e as classes sociais menos favorecidas. As disparidades entre as riquezas produzidas, mas principalmente entre o conhecimento cultural, ainda é flagelo social. O uso da inteligência de alguns cidadãos o fazem de forma equivocada quando agridem e depredam com o patrimônio público, entre outros, nem sequer despertaram com a consciência do poder da sua cidadania para compartilhar e trazer desenvolvimento para a comunidade. Quem é o homem? Ser dotado de razão e sentimento, de consciência ética e moral, que oscila entre o bem e o mal? A sociedade está formada de cidadãos, mesclada de analfabetos e intelectuais, pobres e ricos, medíocres e sensatos. Porém há que se chegar ao equilíbrio e a luta daqueles que detém conhecimento uma minoria chamada “elite cultural”, estes que pensam a respeito dos desajustes sociais, cabe a missão de encontrar caminhos. Caminhos que apontam uma luz, uma esperança para esta esfera marginalizada da sociedade, pobres de espírito crítico para poderem emergir do futuro da caverna.

Segundo Platão, os alienados estão acorrentados de frente para o futuro da caverna se desvencilhar das correntes e chegar até a saída da caverna encontrará uma luz muito forte, porém para se acostumar com esta nova realidade, deverá este beber da sabedoria aos poucos, para que o conhecimento desta nova realidade não lhe cegue a visão. Na data de 16 de agosto de 2010, considerada “o Dia do Filósofo, a presidente da Academia Criciumense de Filosofia professora Jádna Valéria (foto), produziu este artigo que ato contínuo, como paraninfo convidado, no dia nove de outubro de 2010, às 20 horas, nos salões da La Vinícola, na cidade de Içara (SC), apresentei-o após o Discurso da Presidente Acadêmica Sonia Therezinha Ribeiro Batista, durante a posse dos Acadêmicos Membros da Academia Içarense de Letras e Artes.

O papel do filósofo é o de acompanhar o uso das ciências na vida cotidiana e questionar a sua aplicabilidade. O filósofo é aquele provocador de mudanças e está a serviço do bem da humanidade, tem a tarefa de indagar e inquirir para construir novos conceitos e assim desencadear evolução no comportamento social, político e econômico. Para o conceituado João Marques Lopes Saramago,” todos somos escritores, só que uns escrevem outros não”. Junto a estas afirmações ainda  “o tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam e minhas particulares palavras” DIVULGUE AS TUAS VIRTUDES PORQUE DOS DEFEITOS OS OUTROS SE ENCARREGARÃO...” contribuindo com o “Turismo Filosófico”

PIT STOP

*O novo Município de Balneário Rincão (SC) com forte potencial turístico, lançando a campanha “Apoia o Rincão”, solicitando a limpeza dos terrenos baldios, o pagamento dos impostos em dia, emplacamento de veículos, descontos para o pagamento dos impostos, manter os seus cães em seus cercados, vem recebendo a atenção dos Munícipes. O desenvolvimento econômico e social.  Os Rinconenses sabem também, que o “Turismo” é uma atividade econômica que mais  produz renda e emprego no mundo e para tanto necessita urgentemente de uma atenção especial da Prefeitura. “Delegar poder é preciso”.

*No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube, no campeonato Brasileiro de Futebol Série A, valorizando as pratas da casa (os jogadores novos e o seu treinador interino Silvio Criciúma) vem conquistando resultados positivos, contrariando o velho ditado que “santo da casa não faz milagres”. Dá-lhe, Tigre!

*A conceituada empresária gaúcha Marta Rossi (foto Beth Sulzbach), novamente entre as 25 Personalidades do Turismo Brasileiro. Agora foi considerada pela Revista Panrotas, durante a Feira das Américas em São Paulo (Abav), a nona personalidade mais influente do Rio Grande do Sul, é representado pela cidade de Gramado, através do Festival do Turismo, um evento disputadíssimo por quase 100 países, que estarão presentes de sete a 10 em novembro de 2013 no Serra Park. Parabéns, guerreira amiga!

*A coluna recebeu do leitor jornalista e advogado doutor  Eduardo Narciso Tonon da Rocha o convite para o curso gratuito a distância “Teosofia Prática”. As inscrições estão abertas. Clicar o site www.uniconsportal.org.br.

*A Plataforma de Pesca Praia do Rincão (foto) - 444 metros de comprimento e com 100 metros de frente, a única em forma de T, dentro do mar (Zona Norte), a conhecida PPPR, com seus diretores e funcionários estão em rítmo acelerado para receber os turistas durante a temporada 2013/2014. No entanto, o atendimento é durante o ano todo aos visitantes com restaurante, lanchonete, torneio de pesca e informações turísticas. Agora com a construção de um mirante para acompanhar a passagem das baleias Franca e seus filhotes será uma nova atração e com isso o fluxo aumentará, segundo a recepcionista Tatiana Ramos (foto).

*O Prefeito Décio Góes, do Balneário Rincão (SC), recebe em audiência os dirigentes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da Associação Sul Catarinense de Turismo, Plataforma de Pesca da Praia do Rincão (zona Norte) e vereadores (foto). Para o Jornalista Alberto Gonçalves de Souza, presidente da Abrajet-SC, diante das potencialidades turísticas deste Município, a criação de uma secretaria de Turismo se faz necessário, atendendo assim os apelos do  Ministério do Turismo. 

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).

DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
www.abrajetsc.com.br
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário