sexta-feira, 8 de novembro de 2013

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO - FESTURIS 2013


clique na imagem para ampliá-la

E começou o maior Festival de Turismo do Brasil - o FESTURIS GRAMADO 2013 - Impecável como centre e por alguns dias Gramado é a capital mundial do turismo. Gente de todos os cantos do planeta respirando o mesmo ar proporcionado pela maior indústria do mundo e que gera dividendos sem fim além de unir povos e nações num mesmo espaço. É mundo bom estar entre amigos que batalhar por esta mesma arte fazendo do turismo muito mais do que uma profissão, mas sim um destino único que tem por objetivo unir, congregar, festejar, trocar informações que fazem e farão deste nosso mundo um planeta muito melhor, sem barreiras e fronteiras. Mais do que justa a grande homenagem prestada a Marta Rossi, que foi pega de surpresa, quando cortaram a voz do seu microfone e o público falou através de aplausos. A Marta, como ela mesmo disse, entre lágrimas, "perdi o chão". Aplaudida de pé por todo e trade nacional e internacional que aqui está.

Agora vamos aos dados oficiais:

Clique na imagem para ampliá-la

O evento oficial aconteceu no Palácio dos Festivais. Está aberto o 25º Festival do Turismo de Gramado que contou com autoridades municipais, estaduais, nacionais e internacionais, além de todo o trade de turismo do Brasil e Exterior. O Festuris está repaginado e é, sem a menor sombra de dúvidas, a melhor plataforma de negócios do setor na América Latina, que acontece no Serra Park (feira) e Centro de Convenções do Hotel Serrano (congresso). Com o tema “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, Marta Rossi informa que a proposta levantada pelo FESTURIS é a sustentabilidade.

lique na imagem para ampliá-la

É fato pois foi por conta deste vanguardismo, ha 25 anos, que o festival profissionalizou o turismo no Rio Grande do Sul, e hoje, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello figuram na Organização Mundial do Turismo (OMT), com isso abriu portas e desfraldou novos caminhos no Exterior, conseguindo chegar a novos destinos e trazê-los para o Festival do Turismo com mais facilidade. Para a organização, o aumento nos números do FESTURIS nunca foi a principal filosofia, e sim, colocar Gramado e região à frente, até mesmo, da empresa e estudando as necessidades dos destinos também lhes garantiram uma aproximação maior, e hoje são 65 países confirmados nessa 25ª edição.

O FESTURIS DE GRAMADO é a grande oportunidade de apresentar, durante esses quatro dias, o que se tem de melhor no turismo nacional e internacional e os números falam por si só. São 2.500 expositores, 400 estandes, 20 mil m² de área, 65 destinos internacionais representados, 22 companhias aéreas e as estimativas são de 15% de crescimento com 14 mil visitantes e 250 jornalistas.

NOVOS DESTINOS

O leque de destinos/expositores cresceu muito e além daqueles que costumeiramente estão nos FESTURIS, temos ainda Arizona, Chicago, Curaçao, Las Vegas Machali, Magalanes, México, Quênia, Tailândia, Turks and Caicos.

CONGRESSO



Paralelamente acontece a partir desta sexta-feira, no Serrano Resort o Congresso que tem o mesmo tema do FESTURIS, “Turismo – A Vanguarda da Economia Sustentável”. Destaque para as palestras “Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico”, com Márcio Favilla, Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT; e “Vendas No Século XXI - Mudar ou Morrer”, com Dado Schneider, doutor em Comunicação, bem como Workshop: Destinos internacionais como África do Sul, Uruguai, Arizona, Barbados e Seychelles são alguns dos destaques que serão apresentados nas salas de workshop do evento.

OUTRAS NOVIDADES

NOVOS SALÕES – A segmentação é uma das marcas mais fortes do evento. Em 2013, estão sendo lançados os Salões de Sustentabilidade e Mice Abeoc Brasil (voltado a eventos corporativos). RODADA DE NEGÓCIOS – As Rodadas de Negócios do Sebrae nesta edição têm enfoque no grande evento mundial que o Brasil receberá no próximo ano: a Copa do Mundo. Com o tema “Venda Brasil – Roteiros Segmentados Copa 2014”, o objetivo é que destinos expositores apresentem seus atrativos aos profissionais presentes na feira e abrir as portas para parcerias comerciais. A presença de jornalistas é uma das inovações de 2013.

SALAS DE CAPACITAÇÃO

Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico, haverá três espaços específicos de capacitação durante os dois dias da feira. MAMUTH – Sistema de acessibilidade em aeroportos, com conectores para acesso às aeronaves, o “Mamuth” será apresentado durante a feira. Este equipamento, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobrás, venceu a licitação para ser instalado nos aeroportos administrados pela Infraero. Medindo 7 metros de altura e 14 metros de comprimento, será o meio de acesso à Sala de Imprensa do Serra Park. “PENSAR SUSTENTÁVEL” – Uma série de ações e orientações estão sendo preparadas para que expositores e visitantes adotem práticas sustentáveis. MOBILIDADE NA FEIRA – A organização do evento criou uma nova dinâmica para otimizar o fluxo dos 14 mil visitantes aguardados nos dois dias de feira. A partir desta edição, o acesso e a saída dos pavilhões do Serra Park serão feitos em pontos distintos. 

FESTA DE ABERTURA

Clique na imagem para ampliá-la

Após a tradicional solenidade de abertura que aconteceu na noite de hoje, no Palácio dos Festivais, os convidados do evento foram conferir o lançamento oficial do BusTour e logo em seguida a Festa das Festas proporcionada pelo Estado anfitrião, o Rio Grande do Sul. Realmente Gramado é outro país. Aqui tudo funciona, cresce e se multiplica em torno de turismo. Realmente impressiona e encanta essa cidade onde o Papai Noel vem tirar férias.foram recebidos na Sociedade Recreio Gramadense pelo Governo do Rio Grande do Sul, que promoveu a “Festa das Festas”.

Clique na imagem para ampliá-la

Vale lembrar que a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, promotora do evento, comemora neste ano de 2013 uma chancela inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de eventos certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas composta por membros de 155 países. PARA VER TODAS AS FOTOS DA ABERTURA CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário