segunda-feira, 25 de novembro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Reajustes Sindicato VivaBem

O Sindicato VivaBem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região aprovou os reajustes das Convenções Coletivas de Trabalho. Joinville e Região - Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder tem como data-base 1º de novembro e o índice de reajuste para quem recebe acima do piso foi de 8% pago integralmente. Os salários normativos podem ser encontrados no site www.sindicato.vivabemaqui.com.br, ou pelos telefones 47 3461-3380 /3461-3379. 

Pós- Graduação no SENAC

Estão abertas as inscrições para vários cursos de Pós-Graduação no SENAC, que começam em abril de 2014, com encontros quinzenais das 18h30 às 22h30 e aos sábados das 8h às 17 h. Contatos, t4lefone 47 3431-6666.

Novo mirante em Joinville 

No dia 19 de novembro começaram as obras do novo Mirante no Parque do Morro do Boa Vista, região central da cidade. De acordo com o projeto da Fundação IPPUJ, a nova plataforma de contemplação, com vista para todas as faces da cidade, terá capacidade para até 40 pessoas. O antigo mirante está interditado para visitação e será demolido. Também será construído outro mirante, denominado de janela, com vista para a área central e para a Serra do Mar. O mirante terá ainda elevador, sanitários, lanchonete, plataforma de contemplação, salas de apoio e reurbanização das áreas de entorno. A reestruturação completa do principal ponto turístico de Joinville , com previsão de conclusão de oito meses, terá um investimento de R$ 2.996.537,17 - recursos do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).  

FUMTEC lança programação de verão 2013/2014

Cerca de 90 pessoas estiveram presentes na noite de quinta-feira, 21 de novembro, para acompanhar o 1º Seminário da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha – FUMTEC.  Além de apresentar a programação de verão 2013/2014, órgãos e instituições locais como Casan, Celesc, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Procon, Recicle e os Departamentos de Trânsito, Secretaria de Saúde e Administração e Finanças da Prefeitura tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e ideias para a alta temporada, no intuito de deixar o município ainda mais preparado para receber um grande fluxo de pessoas. Inúmeras atrações e shows estão na pauta para o período de 15 de dezembro até 8 de março de 2014.

Alma Açoriana 

Depois do sucesso da apresentação na Festa do Pirão em 2013, o Grupo de Dança Alma Açoriana mostrou seu talento na 20ª Açor, Festa Típica que celebra a cultura Açoriana, realizada em Içara, sul de SC. Durante o ano o grupo foi convidado para apresentações na Festa do Colono, em Massaranduba, Festa da Carne, em São João do Itaperiú, e Festa da Tainha, em Barra do Sul e em novembro, no município de Governador Celso Ramos, que comemorou 50 anos de Emancipação Política.

Novas regras em São Joaquim  

A famosa Pedra Furada

 O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, vem se destacando na visitação entre as unidades de conservação federal. A UC teve este ano, até 31 de agosto, aumento de 53% de visitantes em relação ao período anterior, ou seja, mais de 100 mil pessoas. Desde 2008 o número de visitantes é acompanhado por servidores. Porém, com o incremento do turismo no Morro da Igreja, principal mirante do parque, medidas de ordenamento foram analisadas, culminando com a publicação da Portaria ICMBio n° 85/2012, que regulamenta o acesso a área. Entendeu-se, então, que o sistema de controle efetivo deve ser diário, e algumas ações foram retomadas, como a implantação de portaria física e a divulgação na mídia e junto ao trade turístico. Conforme as novas regras o visitante se dirige à sede do parque no município de Urubici e retira uma autorização, que deverá ser entregue no portal instalado no início do parque, na estrada geral que dá acesso ao Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada. Estas e outras informações estão sendo divulgadas no site do Parque Nacional de São Joaquim. 

Curitiba em clima de Natal

Palácio da Avenida em noite de espetáculo

Curitiba é apontada como uma cidade símbolo do Natal, época em que se ilumina e atrai visitantes de diferentes partes do Brasil e do Exterior, para ver de perto os espetáculos natalinos e as decorações, aliados aos atrativos turísticos e à riqueza cultural da região. “No ano passado recebemos 84 mil turistas nesta época e agora a expectativa é ainda maior, já que iniciamos os preparativos com antecedência, em relação a 2012”, assinala Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. Para ela, a magia do Natal já está tomando conta das ruas e estabelecimentos comerciais, uma vez que a programação já começou e vai até 6 de janeiro. Uma das atrações é o conhecido e famoso Coral do Palácio Avenida, composto por 120 crianças e adolescentes, entre 7 a 16 anos, do Coral infantil do HSBC e do projeto Vivências Musicais. O coral interpreta músicas natalinas nas janelas do prédio histórico. O espetáculo ocorre nos dias 29 e 30 de novembro e 1º, 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de dezembro, este ano com o tema “O Fantástico Livro do Natal” , começando às 20h10, com encerramento às 21 horas.

Foz discute óvnis

As misteriosas naves espaciais

A decisão da Força Aérea do Peru, de reativar o seu Departamento de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos foi comemorada pelos participantes do 2º Fórum Mundial de Ufologia realizado de 21 a 24 deste mês, em Foz do Iguaçu. Segundo o jornal inglês The Guardian, o departamento estava desativado desde 2001, mas volta a atuar devido o número cada vez maior de avistamento de discos voadores noticiados pela imprensa peruana. A unidade conta com sociólogos, arqueólogos, astrônomos, meteorologistas e militares para analisar os eventos. A Força Aérea do Peru procurou ouvir as pessoas que avistaram óvnis para investigar o fenômeno e fazer análises. O jornal lembra que o País abriga as famosas linhas de Nazca, grandes sulcos no chão formando figuras que só podem ser vistas do alto, o que gerou especulações de que tenham sido feitos por extraterrestres. Em 2012, o fórum reuniu em Foz do Iguaçu 34 conferencistas de 12 países. O destaque deste ano foi o americano Stephen Bassett, ativista pela liberdade de informações ufológicas. No evento, ele defendeu a proposta de que os assuntos sobre exopolítica – relacionados à vida extraterrestre sejam discutidos nas Nações Unidas.

Base Avançada de Carajás 

 Estrutura para receber visitantes na Base Avançada 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inaugurou este mês a Base Avançada de Águas Claras, para atender as atividades ligadas ao ecoturismo no interior da Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação federal situada no estado do Pará. Até então a estrutura existente era utilizada para atividades de educação ambiental, por pesquisadores e pelos extrativistas e agora passará a receber o público interessado em lazer e na contemplação da riqueza natural, a exemplo dos observadores de pássaros, em sua maioria estrangeiros. Por meio de Termo de Reciprocidade assinado com o ICMBio, a Prefeitura Municipal de Parauapebas doou o mobiliário para a base, para que ela fosse melhor estruturada para receber os visitantes. Na solenidade de inauguração, realizada no dia 8 de novembro, estiveram presentes representantes do ICMBio, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Carajás, da Prefeitura Municipal, do Centro de Educação Ambiental e da Câmara Municipal de Parauapebas, da Cooperativa de Ecoturismo de Carajás, da Infraero, da VALE, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Cooperativa dos Extrativistas de Carajás.

Atrações no Valle Nevado 

Esquiar é uma das opções esportivas em Vale Nevado

Durante a baixa temporada, o Valle Nevado, localizado a 60 km de Santiago mantém parte de seu complexo aberto para receber turistas que visitam Santiago e querem passar um dia na estação para conhecer de perto a Cordilheira dos Andes. Nesta época, no lugar da neve, é possível apreciar a paisagem de vales cobertos de terra e pedra, além de praticar atividades outdoor, como trekking e cavalgada com diferentes opções de rotas. De fácil acesso, a subida até o Ski Resort já é uma aventura interessante por causa da estrada sinuosa. Qualquer visitante pode subir de carro, táxi ou empresa de serviço receptivo. Todas as atividades são monitoradas por uma equipe especializada em programas de ecoturismo, instalada especialmente durante o verão. Em 2013, o Valle Nevado inaugurou o Teleférico La Góndola, primeiro de cabine fechada da região. A novidade, a 3.200 metros de altitude, liga a nova área de serviços (Curva 17) até o restaurante Bajo Zero, no meio da montanha. Leva até 6 pessoas e percorre um quilômetro. A atração é um diferencial para quem desembarca no centro de esqui. Em janeiro, o Teleférico Mirador também está à disposição dos visitantes, levando-os a um dos pontos mais altos do Valle Nevado. De lá é possível observar o famoso condor, ave típica da região. Mais informações no site: http://www.vallenevado.com/pt/.

Conheça a Árvore das Águas

Árvore de água homenageia o Natal em frente à Prefeitura de Blumenau

Em meio à belíssima decoração de rua de Blumenau, algo diferente chama a atenção. É a Árvore das Águas, instalada em frente à Prefeitura. A estrutura é de metal e tem 13 metros de altura. Já a decoração é feita com garrafas pet cheias de água. Palavras de amor e gratidão completam o cenário. De acordo com os idealizadores do projeto, o objetivo da árvore é homenagear o Itajaí-Açu, que não deveria ser lembrado apenas pelas tristezas que trouxe ao Vale do Itajaí, mas sim pelas coisas boas que ele proporciona. Afinal, foi através dele que chegaram os primeiros imigrantes à região e que fundaram  e desenvolveram a cidade de  Blumenau. Segundo a terapeuta Nytia Alves, as moléculas da água são capazes de absorver a energia externa, por isso, precisamos transformar nossa consciência em relação ao rio. Além da terapeuta, são responsáveis pelo projeto o arquiteto Cristiano Olinger e o artista plástico Luiz Bernardes. No último dia de programação da Magia de Natal, 6 de janeiro, a água das garrafas será jogada no rio. Até lá, você também poderá aprender a fazer uma Árvore das Águas. A oficina é realizada gratuitamente na Vila de Natal, no Parque Vila Germânica.

Congresso de Cirurgia Plástica

Florianópolis foi anunciada na tarde de sexta-feira (15/11) como sede do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica de 2017. A escolha ocorreu durante a 50ª edição do evento, realizado na última semana, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Sonho de Natal 

Espetáculo de abertura do Sonho de Natal em Canela – RS

O Sonho de Natal 2013, em Canela (RS) iniciou com muito brilho, quando centenas de pessoas prestigiaram na Praça do Sonho, o surpreendente show musical “Christmas In Concert” que encantou e emocionou o público. O espetáculo mostrou uma nova leitura de músicas natalinas em versão rock, interpretadas pelo estilo big band com o clássico trio guitarra, baixo e bateria, além do teclado, naipes de sopro e coral de apoio emocionando a todos e mostrando o verdadeiro espírito de natal. Abrilhantaram o show coreografias de danças com bailarinas. Ao final, um mega espetáculo pirotécnico com fogos de artifício abrilhantou a chegada do Sonho de Natal de 2013. O “Christmas In Concert” é uma produção da Oficina da Música Escola e Estúdio, Academia de Dança Neusa Martinotto em parceria com Fundação Cultural de Canela. O Sonho de Natal 2013 segue até o dia 06 de janeiro com uma extensa programação. Site: www.sonhodenatal.com.br .

Parque Alemanha Encantada

Cenário do Parque Alemanha Encantada (Foto de Rafael Cavalli)

Foi inaugurado no dia 15 de novembro, o parque Alemanha Encantada, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Envoltos em uma atmosfera mágica, em meio aos jardins floridos do local e de guirlandas tipicamente alemãs, cerca de 150 convidados conheceram o parque, que é inspirado na Rota dos Contos de Fadas da Alemanha e faz uma releitura da arquitetura Bavária. "A torre de Rapunzel tem um estilo de construção que nos remete à Idade Média, para tornar mais autêntica a sua história, e nós vamos continuar a segunda etapa do Reino de Fábulas nesse mesmo estilo", afirma um dos empreendedores do local, Cláudio Weber. Durante toda a festa, uma bandinha tipicamente alemã alegrou os visitantes do Parque, que tem como principal atração uma torre medieval de onde se tem uma vista diferenciada de um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, o Lago Negro.

Mercados de Natal na Alemanha

Dresdner Striezelmarkt

Os Mercados de Natal nas 11 Magic Cities ou "Cidades Mágicas"  são especialmente populares. Dresden abriga o mais antigo mercado da Alemanha realizado desde 1434. Já a capital do país, Berlim , organiza mais de 60 mercados. Ao norte da Alemanha, a herança hanseática pode ser vivenciada no mercado de Hamburgo , onde três vezes ao dia o Papai Noel sobrevoa as barraquinhas. No Sul, em Nuremberg acontece o maior Mercado de Natal do país. 

Natal nas pequenas cidades alemãs 


Nas belas e pequenas cidades alemãs se encontram lindos centros antigos, que são os cenários perfeitos para aconchegantes Mercados de Natal. Hanau, cidade dos Irmãos Grimm, transforma a fachada da prefeitura em um calendário do advento, onde a cada noite as luzes de uma janela são acessas. Já em Münster são montados cinco mercados muito próximos um do outro, com cerca de 250 barracas no total.  

Gastronomia Natalina 


Casas e cidades decoradas, o clima natalino no ar, mas ainda está faltando uma coisa, o aroma das especialidades gastronômicas. No período do advento já começa a preparação de muitas guloseimas, como os biscoitos "Zimsterne" em forma de estrela com sabor de canela e um toque de amêndoas. Não podemos esquecer também do Stollen, que fica no lugar do panetone nas mesas das famílias alemãs. 

Interlaken, ícone dos Alpes Suíços

Interlaken à  noite 

Destino de férias consagrado nos Alpes Suíços, Interlaken, na região de Oberland Bernês, ganha ainda mais vida durante a temporada de inverno na Europa. Famosa por suas pistas de esqui, a cidade abriga também diversos pontos turísticos, como a Jungfraujoch –Top of Europe, estação de trem mais alta da Europa – aonde os turistas chegam a bordo dos fabulosos trens das linhas ferroviárias da companhia Jungfraubahnen –, e lojas de primeira linha como as do grupo Kirchhofer. Localizada entre os belíssimos lagos de Thun e Brienz, Interlaken equilibra perfeitamente o ambiente descontraído de um paraíso dos esportes de ação e o conforto e a estrutura turística dignos de um destino europeu tradicional, com restaurantes, hotéis e lojas de qualidade. Na região de Jungfrau, três áreas com superfícies esquiáveis abrigam cerca de 200 quilômetros de pistas com graus de dificuldade variados, que atendem desde iniciantes até experts. Grindelwald-First é onde acontece a maior corrida de trenós do mundo e possui pistas de superpipe e terrain park, especialmente preparadas para atletas. Saiba mais em http://www.interlaken.ch/en/switzerland-longest-new-year-eve-package.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário