terça-feira, 10 de dezembro de 2013

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


RESPONSABILIDADE SOCIAL

A atuação de empresas, cooperativas e entidades sem fins lucrativos de Santa Catarina na formação de uma sociedade mais humana e justa foi reconhecida na noite da última quarta-feira (4), na sessão especial da Assembleia Legislativa para a entrega do Prêmio e da Certificação Responsabilidade Social 2013. Ao todo, 86 empresas e entidades que se destacaram no desenvolvimento nas áreas social e ambiental foram certificadas e as melhores foram premiadas com o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC 2013 (confira abaixo a relação completa dos premiados e certificados).
Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agentes de Viagen recebe o prêmio como ENTIDADE CERTIFICADA 2013 - Certificado Responsabilidade Social 2013
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), a premiação, que em 2013 está na sua terceira edição, “é a forma que a sociedade catarinense tem, por meio da Casa do Povo, de dizer muito obrigado a cada entidade, cooperativa e empresa que cumprem além de suas obrigações”. O parlamentar ressaltou a consolidação do prêmio, que ano a ano registra aumento no número de inscritos e de certificações. 
IMPORTÂNCIA

Em nome das bancadas da Assembleia, o deputado Moacir Sopelsa (PMDB) destacou a importância das ações socioambientais desenvolvidas pelas empresas e entidades certificadas na formação de uma sociedade mais humana e justa. “É importante quando a gente pode fazer algo em defesa das pessoas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o deputado. Realizada anualmente pelo Parlamento catarinense, a Certificação Responsabilidade Social reconhece as empresas, cooperativas e entidades sem fins lucrativos que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão e reconhecer os esforços conjuntos em prol de uma sociedade mais justa e humana voltada para o desenvolvimento socioambiental. 

CIEE
Já o presidente do CIEE, Mércio Felsky, recebeu a premiação das mãos do presidente da ALESC, Joares Ponticelli e do deputado estadual, Renato Hinnig e destacou o compromisso do CIEE em inserir e manter jovens no mercado de trabalho, transformando suas vidas e de suas famílias por meio de uma oportunidade real.

MAIS HOMENAGENS

Uma noite de gala no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi o cenário da premiação do Mercado & Eventos e Folha do Turismo. O evento destacou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, como uma das dez principais Personalidades do Turismo 2013, e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) como uma das três mais atuantes do ano. O evento tem a chancela da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional). Durante as duas premiações para Pernambuco, o cantor Alceu Valença entregou a placa comemorativa ao presidente da Empetur, André Correia, enquanto o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert, agraciou o secretário Alberto Feitosa.
A iniciativa da premiação é do Mercado & Eventos e Folha do Turismo com escolha realizada a partir de votação em meio eletrônico através de um hotsite. Este ano, foram contabilizados mais de seis mil votos. O prêmio escolhe três instituições e dez personalidades. 

PERSONALIDADE DO TURISMO

Marta Rosssi foi a grande homenageada durante a 12ª edição do Prêmio Personalidade do Turismo,  No Golden Room do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, a distinção é destinada a dez pessoas e três instituições eleitas livremente e de forma direta pelo trade, numa realização do jornal Mercado & Eventos e revistas FT Brasil e Folha do Turismo, pertencentes ao Grupo Folha Dirigida, com a chancela da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 

“O Jubileu de Prata da Marta & Silvia e do Festuris foram marcantes para meus diretores e eu, assim como para toda a nossa equipe de colaboradores. Somos um grande time, unido e apaixonado pelo que faz. E este prêmio é um aplauso para todos. Participar da noite de gala preparada carinhosamente pelos amigos da Mercado & Eventos e Folha do Turismo com certeza foi um momento inesquecível”, afirmou a empresária gramadense. Durante o Festuris, ela recebeu uma homenagem-surpresa dos Amigos do Festival, além de dezenas de placas, troféus e lembranças também destinados aos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi.  
A melhor cantina italiana de Gramado
GRAMADO
Neste ano, a cidade de Gramado completa 100 anos de batismo. Coincidentemente, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, completa 25 anos.  Considerada um ícone em eventos e turismo em Gramado e na região, a diretora Marta Rossi foi uma das pessoas distinguidas com a “Comenda dos Cem Anos de Gramado”, pelo importante papel voltado ao turismo, fazendo com que Gramado atravessasse fronteiras e tivesse grande projeção no trade turístico internacional.   A entrega do prêmio ocorrerá no dia 17 de dezembro, às 19h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado. A premiação ocorrerá no dia 17 de dezembro, às 19h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado.
A “Comenda dos Cem Anos de Gramado”, honraria  concedida pelos Poderes Legislativo e Executivo, somente neste ano de 2013, é destinada a homenagear personalidades que desenvolveram atividades de suma importância na construção do Município de Gramado. Sua insígnia consistirá em uma medalha feita especialmente e especificamente para cada um dos 14 homenageados, bem como entrega de certificado.

PORTARIA MTur

A ABAV Nacional comemora a publicação da Portaria do Mtur de n.º 312, que regulamenta os serviços de transporte turístico de superfície terrestre.  A medida, que além de definir o conceito de “Transporte Terrestre”, “Atividade Turística” e “Roteiro Turístico”, estabelece que somente as agências de turismo e transportadoras turísticas poderão prestar tais serviços, desde que a empresa fornecedora do serviço esteja devidamente cadastrada no Mtur. “Ou seja, para modalidades de transporte turístico de ‘pacote de viagem’, ‘passeio local’ ou ‘traslados’, todos os serviços de transporte turístico de superfície terrestre só poderão ser comercializados por transportadoras turísticas, com a intermediação de agências de turismo cadastradas no MTur”, explica o comunicado que a ABAV acaba de divulgar às associadas.
Apenas em casos especiais, definidos por serem viagens sem fins lucrativos, a contratação direta da transportadora pode ser feita por “entidades civis associativas, sindicais, de classe, desportivas, educacionais, culturais, religiosas, recreativas e grupo de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, sem objetivo de lucro”. De acordo com o Dr. Marcelo Oliveira, consultor jurídico da ABAV Nacional, “com relação aos complexos casos e situações de traslados e passeios locais que são realizados entre cidades vizinhas, como muito ocorre com aeroportos que estão instalados em cidades vizinhas de grandes cidades e capitais e enfrentam várias fiscalizações e até mesmo impedimentos por normas locais, com a edição da presente Portaria as empresas passam a ter seus argumentos defensivos agora normatizados!”.
PASSEIOS & TRASLADOS

A nova norma entende e expressa também que é possível a realização de passeios e traslados, a serem realizados por automóveis e utilitários, desde que o percurso entre o ponto de partida e o ponto de chegada ocorra dentro dos limites geográficos do estado, do município ou da região metropolitana de origem da viagem, desde que o trecho não seja interestadual; e até os municípios vizinhos com o quais o município de origem do passeio possua divisa territorial, desde que o trecho não seja interestadual.

VOUCHERS

A norma, que entra em vigor após 60 dias de sua publicação (3/12/2013), estabelece que sejam aceitos tanto vouchers como contratos, quanto notas fiscais, como comprobatórios da contratação dos serviços. Do mesmo modo, prevê que para uma agência de turismo se enquadrar como agência de turismo com frota própria junto ao MTur basta que ela possua um dos veículos citados na norma. Quais sejam: ou ônibus, ou micro-ônibus, ou utilitário ou automóvel (este último com, no mínimo, quatro portas).

SEMINÁRIO DE TURISMO

Empresários, autoridades públicas e especialistas em Turismo estarão reunidos na próxima terça-feira (10), das 8h30 às 10h30, no CentroSul, para debate sobre oportunidades e novos negócios no setor turístico no Estado e no país. O Seminário de Turismo, promovido pelo LIDE SANTA CATARINA terá "A Visão do Turismo no Brasil e em Santa Catarina” como tema central. Durante o encontro, os convidados acompanharão as palestras do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, do secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Estado, Valdir Walendovsky, do vice-presidente Comercial e Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, do presidente da Ponta do Ganchos Resort, Nicolas Peluffo, e do presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes. 
Com este evento, o LIDE SC encerra o ciclo de eventos de 2013, com grandes conquitas. Para 2014 estão previstos 14 eventos do LIDE SANTA CATARINA realizados mensalmente, a fim de reúnir empresários e autoridades públicas para discutir temas de relevância nacional sobre desenvolvimento social e econômico, ética e gestão.


LIDE
Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE já conta com 60 empresas afiliadas no Estado (confirmar), que são Angeloni, Ascensus, Coan Gráfica, Dudalina, First Group, Gran Mestri, Grupo Habitasul, DOT Digital Group, Grupo RBS, Grupo Guga Kuerten, Intelbras, Laranjeiras Operações Portuárias, Multicorp, Nexxera Tecnologia, Pedra Branca, Portobello, Prosul, Royalpack, Sebrae/SC, Selbetti, Grupo Taroii,  Renauxview, BTG Pactual, CIASC, Clear Educação e Inovação, Distle Distribuição e Logística, Giacomelli, CFL Administração, RIC/SC, Hotel Majestic Palace, JÁ Urbanismo, Jocintra Boutique Viagens, Makenji, Menezes Niehbur Advogados, Reason, SICOOB, Somma Investimentos, SPR Investimentos, UNIMED Grande Florianópolis, Villaggio Grando Boutique, Librelato, Estaleiro Schaefer Yatchs,  Álamo, Oi, Copobras, Zen, All Entretenimento, FIESC, Butzke, Cremer S/A, Albany International, Tractebel Energia, Altenburg, Santa Luzia Molduras, Gabriela Calçados, Almeida Junior, Fecomércio, Dimas, Tecnoblu e Age do Brasil . As empresas interessadas em se filiar ao LIDE SANTA CATARINA podem entrar em contato pelo telefone (48) 3952-6807.
 
CONGRESSO MUNDIAL
Meu amigo Enrique Litmam, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Vilage e presidente da Fundação baleia Franca está no outro lado do mundo, aproximadamente umas 34 horas de voo daqui, representando mais uma vês Santa Catarina e a sua Praia do Rosa no 9° Congresso Mundial do Club das Bahias Mais Belas do Mundo, que acontece no Vietnã. Está encantando com o que está vendo e ouvindo, com umas ponta de inveja do que é feito pelo turismo por lá e o resultado que estão obtendo. Segundo o Globo, a Bahia de Halon Bay é um fenômeno do turismo internacional, recebendo aproximadamente 2.000.000 de turistas estrangeiros justamente pelo turismo ser uma política Nacional. Camboja,  que é menor, fez a mesma coisa e está explodindo, estão na baixa temporada e está completamente lotada de europeus. Segundo Litman, eles abriram o capital estrangeiro e começaram a vender turismo. 
Clique na imagem para ampliá-la
Vale lembrar que aquele povo saiu de uma guerra destruídos, em seguida encararam uma guerra civil e hoje, competem de igual para igual com o mundo e estão vencendo. Realmente temos que deixar de bla-bla-bla e aprender com quem tem sucesso, pois nós temos o que ninguém tem, as belezas naturais e o nosso povo, não de nada adiantam, uma vez que temos que planejar e executar o planejamento estratégico do contrario perderemos o trem, comenta Litman.  
ALTA TEMPORADA

Neste último sábado foi pura ferveção em Piratuba, no Vale do contestado com a abertura da temporada de verão.  Segundo a Polícia Militar do município, cerca de 15 mil pessoas estiveram na cidade para a festa embalada pela banda Binquini Cavadão. O tradicional “racha de som automotivo” deu início na festa já pela tarde. O som alto dos carros animou quem esteve na Arena de Eventos durante o dia. À noite os shows aconteceram no palco e também nas alturas, através de um guindaste. “A cada ano a Abertura tem atrações diferentes. Primeiro são os shows nacionais, sempre com bandas consagradas. Nesta edição, também contamos com Djs “Club Banditz” de Portugal, que tocaram  em uma plataforma içada por um guindaste. O pessoal aprovou e mais uma vez a Arena ficou cheia”, conta Tiago Cowacicz, que é um dos organizadores.

Clique na imagem para ampliá-la
Primeiro foi a vez da Banda Jack Louis e na sequência,  “Biquini Cavadão” que animou o público com vários sucessos. Pra finalizar, já na madrugada, a dupla de Djs portugueses apresentou as novidades da música eletrônica. Grupos de SC, RS e PR marcaram presença na Abertura da Temporada. A movimentação em Piratuba iniciou já na sexta-feira durante o dia. Casas de veraneio, apartamentos, pousadas e hotéis foram ocupados. As áreas de camping também ficaram totalmente ocupadas pelos participantes da festa.
QUARTO DESTINO

O TripAdvisor, maior site de viagem do mundo, apontou a cidade de João Pessoa na quarta posição dos dez destinos mais procurados da América do Sul em 2013. A capital paraibana recebeu indicações e avaliações dos visitantes e obteve, juntamente com Fortaleza, no Ceará, o prêmio ‘Travelers Choice 2013 – Destinos em Alta’. As duas capitais nordestinas ficaram entre os 54 lugares no mundo que mais tiveram opiniões positivas e apresentaram aumento no interesse ao longo deste ano, segundo opinião dos usuários do TripAdvisor.


Clique na imagem para ampliá-la
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, comemorou a colocação de João Pessoa junto aos usuários do site internacional. “O TripAdvisor é um site respeitado em todo o mundo. As pessoas o procuram para saber sobre o destino antes de definir a compra das passagens aéreas ou mesmo escolher um hotel. O mais interessante é que a escolha é feita pelos usuários, de forma espontânea”, explicou a executiva paraibana. Desde o ano de 2012, o portal da PBTur (www.destinoparaiba.pb.gov.br) mantém um selo (link) do TripAdvisor. 

DEZEMBRO SURF
Clique na imagem para ampliá-la
Coqueirinho é mais famosa por sua pequena baia, mas no seu lado direito o trecho denominado Canyon é não só opção mais reservada para visitantes como perfeita para eventos de surfe por ter constantemente mais ondas e infraestrutura suficiente para que lá aconteça à continuação do circuito PBSurf com a etapa Sólida apresenta II Rotator Costa de Conde. Alexandre vê como consolidada a volta da categoria profissional, hoje tendo no G4 três atletas oriundos da categoria Sub 18 (Júnior) da entidade e nela ex-campeões a exemplo de José Francisco Fininho, atual primeiro, e Raphael Seixas, terceiro, enquanto o paraibano vice líder Elivelton Santos e o pernambucano Ivan Santos, quarto na tabela, são os defensores do título abaixo de dezoito anos  mas já querendo acrescentar ao currículo o de melhor da categoria profissional. O circuito PBSurf, Paraibano de Surf 2013, no II Rotator Costa do Conde, vale 1300 pontos aos campeões.

PC INFECTADOS
A Microsoft desativou a maior rede de computadores pessoais infectados do mundo, envolvendo cerca de 2 milhões de máquinas, desde que intensificou sua luta contra o crime organizado online três anos atrás. A gigante de softwares entrou com um processo no Texas e ganhou a sentença de um juiz ordenando provedores de Internet a bloquear todo o tráfego para 18 endereços na Internet, que eram usados para direcionar atividades fraudulentas às máquinas infectadas. Autoridades em muitos países europeus cumpriram mandados ao mesmo tempo, apreendendo servidores que pudessem fornecer mais evidências sobre os líderes da organização criminosa ZeroAccess, que se devotava à "fraude dos clicks".
MÁQUINAS CATIVAS
Organizações deste tipo usam redes de máquinas cativas, conhecidas como botnets, em esquemas complexos que obrigam as máquinas a clicarem em propagandas sem o conhecimento do proprietário do computador. Os esquemas trapaceiam anunciantes em sites de busca como o Bing, da Microsoft, ao fazer com que paguem por interações que não têm chance de terminar em vendas. A Microsoft revelou que o esquema tinha um impacto estimado em 2,7 milhões de dólares por mês aos anunciantes no Bing, no Google e no Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário