terça-feira, 10 de dezembro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Turismo Rural é destaque 

Casa Krueger, Centro de Informações Turísticas da região rural 

No dia 5 de dezembro esteve em Joinville uma equipe da produtora francesa Gullane Filmes, para gravar o documentário “Costa do Brasil”, que pretende revelar a diversidade humana e geográfica do litoral brasileiro. A riqueza da cultura, da fauna e flora, bem como os aspectos da economia nacional são o foco do programa. Em Santa Catarina, Florianópolis e Joinville foram as cidades selecionadas para um dos episódios do documentário, com destaque para o turismo rural e a gastronomia típica alemã. A Estrada Bonita foi um dos locais visitados.  O documentário “Costa do Brasil” irá ao ar no início de 2014, na TV francesa Canal Arte, uma das mais importantes da Europa, além de ser exibido em diversas emissoras européias, e no Brasil será transmitido pelo Canal Brasil.

Encontro de Convention Bureaux

(E): Giorgio Augusto Souza, gestor do Joinville Região CVB, Rosi Dedekind, diretora do Joinville Região CVB e presidente do COMTUR, Vaniza Schuler, consultora, Ana Luiza Moeller Wetzel, presidente do Joinville CVB, Maitê Uhlmann, executiva do Recife CVB e Aristides de la Plata Cury, Consultor e especialista em CVBs.

Na Última semana, o Joinville Região Convention Bureau participou do VI Encontro Latino Americano de CVBs em Florianópolis, reunindo representantes de 40 CVBs brasileiros e de 15 CVBs latinos. Durante o evento, aconteceu o jantar em comemoração aos 10 anos do Florianópolis Convention & Visitors Bureau.

Pesquisa Festa das Flores

Durante o período da 75ª Festa das Flores foram entrevistadas cerca de 400 pessoas que avaliaram a estrutura, atrações e serviços oferecidos na festa oficial de Joinville. A pesquisa retrata tambémo perfil do público que visita a Festa das Flores e ajuda a definir estratégias para o setor turístico da cidade, já que 52,5% dos visitantes que vieram à Expoville, entre os dias 12 e 17 de novembro, são de outras cidades. Entre o público de fora, 72,9% são turistas vindos do Estado de Santa Catarina, mas também do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas e Ceará. O público - 64,5%, considera o lazer o motivo principal para visitar a Festa e 61,3% das pessoas já compareceram em edições anteriores. O túnel sensorial (localizado na entrada da festa ) e o hall cultural, com sua cenografia e puffs para as pessoas sentarem, foram sucesso entre o público. 

Sinduscon lançou a Construfair-SC

Foi lançada oficialmente, na manhã desta quinta-feira (5/12), na sede da Associação Empresarial de Joinville – ACIJ, a Construfair-SC Joinville,  Salão Imobiliário, Feira dos Condomínios, Expo Decor Móveis e Ornamental & Lazer que acontecerá de 7 a 11 de maio, no Complexo Expoville. O evento contou com a presença de diversos empresários, jornalistas e autoridades que ouviram, sugeriram e debateram sobre as propostas e metodologias do evento. O presidente do Sinduscon, Marco Antonio Corsini, iniciou a apresentação falando da parceria da entidade com a AC Feiras para a realização do evento. Depois, Carlos Troian, da AC Feiras apresentou a campanha publicitária e comercial do evento. 

Feira consolidada

A Construfair-SC já está consolidada e indo para a 7ª edição. Em Florianópolis, nas últimas seis edições a feira uma média de 36 mil visitante/ano, vindos de 167 cidades, 15 estados e 6 países. A movimentação financeira em negócios realizados foi de aproximadamente R$ 500 milhões, e, chegando próximo aos R$ 2 bilhões em negócios prospectados. Saiba mais em – www.construfairsc.com.br.

Retratos Catarinenses

No dia último dia 4, o programa “Retratos Catarinenses”, produzido pela TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, esteve em Joinville para produzir reportagem sobre as flores e sua importância para a economia da cidade. Para falar sobre o tema, a equipe gravou no Orquidário Purpurata e na Agrícola da Ilha.

Confraternização COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Joinville – COMTUR se reúne para almoço por adesão, no dia 12 de dezembro (quinta-feira), no Restaurante L’Antipasti, para comemorar as atividades realizadas no ano que se finda.   Faça a sua reserva. 

Ecoturismo e Turismo de Aventura

Trekking - Caminhadas na natureza

O Ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo - 15% a 25% por ano, enquanto o turismo convencional cresce 7,5%. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. E, conforme a Embratur, essas atividades trazem a oportunidade de utilização dos espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, promovem conscientização ambiental. Por isso, o vereador Rodrigo Thomazi encaminhou moção a Fundação Municipal do Meio Ambiente, Ippuj, Promotur e Secretaria de Administração, solicitando avaliação da possibilidade de promover concorrência pública para permitir à empresa vencedora a exploração de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Parque Morro do Boa Vista, que possuiu espaço adequado para atividades como trekking, mountain bike, rapel, tirolesa, entre outros”, justificou o vereador.

Abav-SC  confraterniza


A presidente da ABAV-SC, Ely Ribeiro da Silveira convida para o Jantar de Confraternização da Mídia e do Trade Turístico, promovido pela entidade, quando será lançada a revista A Gente/SC da ABAV-SC, no dia 18 de dezembro as 20 horas, no  Hotel Costa Norte Ponta das Canas. Saiba mais pelo e-mail: eventos@abavsc.com.br.

Vale do Contestado apresentou roteiros turísticos

Maria Fumaça mostra as belas paisagens da região



Portal de acesso a Treze Tílias, a “Suíça em Santa Catarina” 

O Conselho Regional de Turismo do Vale do Contestado, juntamente com a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), realizou na quarta-feira (4/12), das 17h30min às 20h30min, no hotel Slaviero Executive Florianópolis um workshop de apresentação, promoção, prospecção e comercialização de novos produtos e atrativos da região. O evento contou com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte - FUNTURISMO e com o apoio da SANTUR e da ABAV-SC. Rota da Amizade, Caminhos do Contestado e Águas do Oeste são os roteiros que fazem parte deste programa, e que oferecem rica variedade cultural, gastronômica e de paisagens, só encontradas em Santa Catarina.

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré, que congrega milhares de fiéis todos os anos em Belém do Pará, agora também é Patrimônio da Humanidade. A inclusão da festa de fé na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade foi aprovada nessa quarta-feira (4) durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da Unesco. Agora o Brasil possui quatro bens imateriais inscritos: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi e o Frevo - expressão artística do Carnaval de Recife.

Vindima 2014

A Giordani Agência de Viagens é especializada em roteiros turísticos na região da Serra Gaúcha. Para janeiro a março de 2014 oferece excursões às vinícolas – Cainelli, Salton e Cristofoli para conhecer o dia a dia de quem lida com colheita de uvas e fabricação de vinhos. Os passeios incluem colheita de uvas, merenda nos parreirais, pisa de uvas, visita às caves, curso de degustação e almoço típico italiano. Para fazer  reserva, contate turismo@giordaniturismo.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário