quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET


FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino


AVIANCA & CHOCOFEST
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em clima de Páscoa, a Avianca será a companhia aérea patrocinadora do Chocofest 2013. A marca da empresa se destacará durante o desfile de Páscoa “Um Chocoamor à Terra”, que terá a presença do mascote Avi, do Programa Amigo da Avianca. “O Chocofest é um evento grandioso e que enche os olhos de adultos e crianças. Temos certeza que será uma parceria de sucesso e uma ótima oportunidade para que nossos clientes desfrutem das belezas e dos encantos de Gramado”, afirma o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni. Os desfiles ocorrerão nos dias 16, 23 e 30 de março, sempre às 17 horas, e 24 de março, às 11h30. 
 
Clique na imagem para ampliá-la

Com frota composta por 34 aeronaves, operando em 24 aeroportos brasileiros, e expectativa de transportar 5,4 milhões de passageiros em 2012, a Avianca tem no conforto de suas aeronaves um de seus principais atributos – é a única empresa aérea nacional a qual a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu o selo “A” para o espaçamento entre todas poltronas de todas as aeronaves da frota. Ao conforto, se somam seus sistemas de entretenimento oferecidos em modernos Airbus A318, A319 e A320, além da atenção personalizada e preços bons e competitivos. A empresa ainda oferece serviço de bordo exclusivo e atendimento diferenciado, marcado pela pontualidade e por diferenciais como servir refeições e lanches  mesmo em voos de curta distância.
 
HISTÓRIA DA MODA
 
Períodos históricos, como a Belle Époque; reconhecidos estilistas como Christian Dior e Yohji Yamamoto, além de grandes inspirações da moda como a rainha do pop, Madonna, estarão presentes na passarela do Chocofest 2013.  Com o tema “A história da moda no século XX”, o Senac-RS irá encantar os visitantes do maior evento de Páscoa do país com um desfile de roupas de chocolate. Durante o evento, que ocorre de 14 a 31 de março em Gramado, serão apresentados 18 modelos que vestirão looks cobertos por chocolate meio amargo, com forte apelo visual e que incorporará todas as referências desde a década de 10 até a virada do milênio, com influência do design e da arquitetura.
 
Em 2012, o tema foi Universo Polar, fazendo referência ao chocolate branco / Cleiton Thiele - Clique na imagem para ampliá-la
 
A coleção é assinada pelo estilista e coordenador de moda da instituição, Márcio Weiss. Segundo ele, o desafio este ano é aprimorar o que já foi mostrado nos anos anteriores. “Optamos pelo chocolate meio amargo porque ele é mais escuro e destacará ainda mais a beleza das peças”, afirma. Os desfiles realizados pelo Senac-RS ocorrerão nos dias 15, 22, 28 e 30 de março, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta), e a entrada é gratuita.
 
 
A FESTA

O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A novidade de 2013 será o retorno do Chocolito – o primeiro personagem da história do evento. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site: www.chocofest.com.br
 
WORKSHOP CVC
 
 
A 19ª edição do Workshop & Trade Show CVC 2013 foi de muitos contatos e prospecções para o gerente comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Juan Sorto. Fluente em três idiomas e com experiência na área internacional, Juan visitou diversos expositores internacionais durante o evento da CVC e abriu negociações com alguns destinos para participação no festival que acontece em setembro na Paraíba. "Nosso gerente comercial tem conseguido apresentar com qualidade nosso evento para diversos países das Américas, Ásia, Oriente Médio e Europa, " afirma Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa.
 
 
FESTURIS
 
Com a presença cada vez mais consolidada no mercado internacional, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) marca presença em mais um evento do segmento na Europa, nesta semana. O diretor Marcus Vinicius Rossi estará a partir de quarta-feira (27/2) na BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, com uma mesa de trabalho junto ao estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Rossi ainda tem várias reuniões agendadas, entre elas, com o presidente da companhia aérea TAP, Luiz Gama Mór; o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira; e a diretora da FIL – Feira Internacional de Lisboa, Fátima Vila Maior. “São encontros para fortalecer e ampliar a participação portuguesa no Festuris que, assim como a BTL, comemora 25 anos em 2013”, comenta. A feira portuguesa prossegue até domingo (3/3).
 
 
Desde a sua primeira edição, em 1989, até o ano passado, foi visitada por quase um milhão de profissionais e grande público, em um universo correspondente a mais de 15 mil empresas e entidades expositoras. O investimento da organização na feira tem sido de aproximadamente 10 milhões de euros nas últimas 10 edições. Neste ano, as apostas da BTL são na Meeting Industry, Golf e Turismo Religioso. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado o Festuris comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, reuniu em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações nowww.festivalturismogramado.com.br e www.facebook.com/festuris.  
 
WORKSHOP BROCKER TURISMO 
 

 Uma grande confraternização entre aqueles que fazem da Serra Gaúcha um dos principais destinos turísticos do Brasil. Assim será a segunda edição do Workshop promovido pela Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, que reunirá diversos profissionais do segmento entre os dias 14 e 18 de março. Com a expectativa de reunir 250 participantes, o evento contará com a presença das 15 operadoras agraciadas com o Troféu Infinito, prêmio entregue em novembro de 2012 e que destaca as operadoras de viagem que mais comercializam a Serra Gaúcha como destino durante o ano. Os premiados levarão mais 10 agências de viagens convidadas, que percorrerão os principais empreendimentos e pontos turísticos da região. “O principal objetivo do evento é que as agências e operadores de viagem conheçam os encantos e atrações da Serra Gaúcha e possam comercializar esse destino da melhor maneira possível”, destaca a diretora Comercial da Brocker Turismo, Luiza Brocker Boeira. A grande novidade dessa edição do evento fica por conta do sorteio de R$ 60 mil em dinheiro entre os participantes. O II Workshop da Brocker Turismo conta com o patrocínio da TAM Linhas Aéreas.

 
AÇÕES PROMOCIONAIS

Até o próximo dia 3 de março, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realiza ações promocionais na Colômbia e em Portugal. Em Bogotá, a Feira Vitrina Turística é um evento organizado pela Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (ANATO) e está na sua 32º edição. No estande compartilhado com a Embratur, a Empetur irá realizar encontros com operadores para tratar de ações para o turismo do Estado. “Estamos com agenda cheia de eventos internacionais essa é uma excelente oportunidade de vender os atrativos de Pernambuco, visto que atualmente o Brasil é um país em crescimento” afirma o presidente da Empetur, André Correia.
 
 
 Seguindo as promoções do Destino Pernambuco, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, a Empetur participará da BTL 2013, em Lisboa, Portugal. No estande haverá a divulgação do destino por meio de folheteria, kits e vídeos promocionais. Como o voo Recife/Lisboa existe há mais de 40 anos, Portugal figura entre os principais mercados emissores de turistas internacionais para o Estado.
 
PIONEIRISMO
 
Teve início nesta última segunda-feira, o 1º Encontro do Prodetur Nacional, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Representantes de nove Estados executores, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Turismo estão reunidos para trocar experiências sobre o andamento do programa. No período da tarde, os participantes visitaram obras em andamento nos municípios de Recife e Olinda. A agenda de palestras segue no Cecon. Um dos estados pioneiros, Pernambuco apresentou o modelo de gestão baseado no monitoramento das ações. “Um cronograma de trabalho tem que ter metas e objetivos estabelecidos. Realizamos três ciclos mensais de monitoramento, com uma reunião interna, outra com a Secretaria de Turismo e uma última diante do governador Eduardo Campos.”, explicou o gerente geral do Prodetur Nacional, Salo Bortman.
 
TRANSPARÊNCIA
 
Segundo ele, a gestão só funciona por ser transparente em sua essência, com a contribuição efetiva de todos os envolvidos. “Todos os gestores têm participação no planejamento anual. Hoje, todos os colaboradores do Prodetur sabem quais são as ações que terão de ser cumpridas até 2015. Isso é fundamental para o andamento das ações”, disse Bortman. Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o encontro serve para o compartilhamento dos sucessos e desafios entre todos os estados executores.“Estou bastante entusiasmado com a agenda desse encontro. Temos sido procurados por vários estados do Nordeste, que ainda não iniciaram o Prodetur, para saber do nosso modelo”.
 
 
O Prodetur Nacional no estado tem um orçamento inicial de U$125 milhões, sendo U$75 milhões provenientes do BID e U$50 milhões de contrapartida do Governo de Pernambuco. Além desses recursos, o Ministério do Turismo participa do financiamento a partir de convênios. “Acordamos para o potencial econômico do turismo. Desde cedo o governador Eduardo Campos entendeu a importância que o turismo pode ter para o desenvolvimento do estado e isso foi essencial para que pudéssemos ser, mais uma vez, pioneiros”, elogia o secretário de Turismo. Representante do Prodetur Nacional na Paraíba, Arnaldo Farias falou sobre o grande desafio que envolve a preparação do programa. “É algo extraordinário a ideia da criação de uma rede de compartilhamento de experiências. É um cenário muito desafiador em que essa troca de informações pode auxiliar na aceleração dos processos”, disse.
 

 
DESTINO PARAÍBA

Os atrativos turísticos da Paraíba serão apresentados em dois importantes eventos na Europa. A partir desta quarta-feira tem início a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e deverá reunir, até o próximo dia 3 de março, empresários de 180 países que apostam no turismo com atividade econômica estratégica. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está disponibilizando um estande, onde a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar espaço. A programação da BTL prevê a realização de   workshops temáticos, apresentações de destino, provas gastronômicas e apresentações culturais. O vice-governador Rômulo Gouveia vai participar do evento. O potencial turístico do “Destino Paraíba” vai ser apresentado por meio de vasto material promocional em formato DVD, folder e revista, que está sendo apresentado pelo turismólogo e técnico da PBTur, Klaus Botelho. Ele é fluente em alemão, espanhol e inglês “Teremos oportunidade de massificar esses roteiros para um público seleto”, reforçou a presidente a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
 
 
A executiva destacou que o Governo do Estado tem intensificado a divulgação do “Destino Paraíba” em feiras no Brasil e no exterior, e que o segmento turístico é uma das prioridades no processo de geração de emprego e renda. “A presença da Paraíba na BTL reafirma o nosso compromisso de divulgar os roteiros turísticos locais, na busca de ampliar a visita de turistas estrangeiros”, disse. Alemanha -  A Feira Internacional de Berlim 2013 (International Tourism Bourse)  começa no dia 6 de março e termina dia 10. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, falou que estão confirmadas as presenças de países de todos os continentes, potenciais emissores de turistas para a Paraíba. “ O importante é que desde o início do ano estamos presentes nos principais eventos de turismo na Europa”, afirmou.
 
OLODUM
 
Falando nisso, o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, meu amigo Claudio J S Junior, e o gerente comercial do evento, Juan Sorto, estiveram reunidos com o trade turístico de Porto Seguro e com representantes da banda Olodum durante o evento da CVC, na semana passada, em São Paulo. O resultado do encontro foi positivo e o Olodum deverá estar no festival, em setembro, na Paraíba. "Participar do maior evento do Nordeste é imprescindível para nossa região e apresentar a cultura baiana para os agentes e operadores convidados é muito importante"  afirma o Ivan Bahia, gerente comercial do Grupo Sued´s.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Na foto Danilo Suprilar (vereador de Porto Seguro), Juan Sorto (Gerente Comercial do Festival JPA), Ivan Bahia (Gerente Grupo Sued´s), Daniel Menta (Presidente do Porto Seguro Convention Bureau) e Claudio J S Junior (Diretor do Festival JPA)
 
SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

O Salão Paranaense de Turismo conta este ano com muitas novidades, entre elas o Encontro com Blogueiros. O debate pretende chamar a atenção dos agentes de viagens para um tema moderno: as redes sociais e a influência provocado pelos usuários da internet que decidem compartilhar experiências de suas viagens em sites particulares. O tema do encontro será “Blogueiros de Viagens X Agentes de Turismo: uma parceria que já deu certo” e tem como objetivo mostrar que são muitos os modelos de ações que podem ser praticados com os blogs e mesmo que em muitos casos a parceria não seja oficial, os agentes podem se beneficiar de textos indexados pelos buscadores da internet, sendo facilitadores de conhecimento sobre os destinos turísticos.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No turismo, os blogueiros são peças-chave contribuindo diretamente para a escolha dos destinos dos viajantes. Eles expressam a verdadeira emoção e sentimento presenciada nas viagens. “Hoje é mais que fundamenta que os agentes tenham os blogs como parceiros. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os blogueiros não estão sufocando o agente, mas contribuindo com o aquecimento do setor”, diz Marcelo Valente, da operadora Loumar Turismo de Foz do Iguaçu, organizadora do debate. Além de Marcelo Valente, participarão da mesa no Salão, Sílvia Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagens e mantenedora do blog Matraqueando.com e Ney Queiroz, diretor executivo da Green Digital e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniBrasil. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição através do link: http://bit.ly/BlogsnaABAVPR
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Promotur no MTur

O secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Vinicius Lummertz, prometeu ao presidente da Fundação Turística de Joinville (Promotur), Sergio Ferreira, viabilizar a contrapartida do Ministério do Turismo para quatro projetos de interesse turístico e social da Prefeitura de Joinville. Sérgio apresentou a Lummertz os projetos Porta do Mar, que visa a reurbanização e revitalização da área do Espinheiros; construção do trapiche do Morro do Amaral; revitalização do Morro do Boa Vista, principal mirante da cidade e a revitalização do Parque da Caieira. Na Embratur, Sérgio discutiu estratégias de marketing promocional para Joinville e a participação da cidade em eventos internacionais, especialmente aqueles voltados para o Mercosul.


Joinville no 19º Workshop CVC

A Fundação Turística de Joinville marcou presença esta semana, em São Paulo, no 19º Workshop & Trade Show CVC, reconhecido como o maior evento privado do turismo nacional. Durante dois dias, os atrativos de Joinville foram apresentados a mais de 12 mil agentes de viagem. Degustação de geleias, bolachas e doces feitos pelos produtores da área rural foram oferecidos aos visitantes. Ao lado de outros municípios catarinenses, Joinville teve seu espaço no estande da Santa Catarina Turismo S/A (Santur).

Núcleo do Trade

O Núcleo do Trade Turístico da AJORPEME, em Joinville, tendo na presidência a profissional Conceição Junkes (reeleita), promoveu no dia 21.2 sua primeira reunião do ano. A pauta girou em torno do planejamento para 2013, com destaque para assuntos como: participação no Salão do Turismo Paranaense; capacitação de pessoas para a Copa do Mundo (línguas, excelência de atendimento e informações turísticas); inventário da situação dos atrativos turísticos e culturais de Joinville e Funturismo.
Rancho Queimado
Belas casas típicas compõem a paisagem da cidade

A ABIH-SC, a convite de Maria da Glória Weissheimer, da Rede Marketing Cultural, participou do Roteiro Cultural em Rancho Queimado, nos dias 7 e 14 de fevereiro. Na ocasião Philippe Debled, autor do livro ”Rancho Queimado: suas belezas e suas histórias” apresentou alguns dos locais citados na obra. A publicação foi lançada em dezembro de 2012, assim como o roteiro que integra o projeto de mesmo nome, aprovado pela lei de incentivo federal. A região é pontilhada por rios, cascatas, piscinas naturais, estradas e jardins floridos, sendo um dos ícones do turismo rural de Santa Catarina.
Feira das Américas 

O Congresso Nacional da ABAV-Associação Brasileira de Agências de Viagem, em sua 41ª edição, trazendo de volta a São Paulo a Feira das Américas, considerada a melhor e maior das Américas já está em estado avançado de organização. O evento, acontecerá no Anhembi, de 4 a 8 de setembro, com a expectativa de superar o recorde anterior de 28 mil participantes no ano passado, no RioCentro. Segundo o presidente nacional da ABAV, o paranaense Antônio Azevedo, ABAV-Feira de Turismo das Américas chega a São Paulo para “reafirmar sua liderança e representatividade do setor, no maior mercado emissivo do País”. Para ele, o foco continua sendo a busca de resultados e geração de negócios para expositores e visitantes, garantindo inovações que irão fomentar tanto o turismo. Com isso, Azevedo acredita que a ABAV-2013 será um marco para o setor.


Inovando

Em 2012 a ABAV-Feira de Turismo das Américas inovou, criando a “Área Corporativa”, introduzindo o Programa Compradores Convidados, que resultou em mais de 500 compradores presentes na Feira; ampliou a capacitação de profissionais do setor, com a Vila do Saber, que alcançou audiência superior a 5.000 profissionais em palestras realizadas; executou a Rodada de Negócios Nacionais e Internacionais, com mais de 500 reuniões entre buyers e suppliers, gerando mais de 7,6 milhões em negócios na feira, sem contar com os negócios futuros encaminhados.
Todas essas inovações de sucesso estão garantidas e serão ampliadas em 2013, atendendo a demanda do setor, assegura o dirigente da ABAV nacional. Por outro lado, ampliando o conceito da Aldeia do Sabor, a 41ª edição vai gerar a oportunidade de comercialização de produtos e insumos produzidos regionalmente ou característicos de um destino, demonstrando a diversidade desse segmento e sua importância no turismo. Haverá também a oportunidade de conhecer e degustar diversos sabores mundiais. O artesanato igualmente estará presente, demonstrando as características locais dos destinos que expõem na feira.
Piccadilly no Chocofest

A Piccadilly estará presente novamente no maior evento de Páscoa do Brasil, o Chocofest – Páscoa em Gramado. Agora com dois espaços dentro do Planeta das Guloseimas, onde é realizada a festa, a renomada empresa de calçados do Rio Grande do Sul apresentará suas linhas de produtos e também investirá em um dos seus braços que mais cresce: o Piccadilly For Girls (PFG). Neste espaço será montado um cenário que relembrará os tempos do rock, e oferecerá maquiagem e figurino para as participantes se sentirem realmente estrelas do rock. Já no espaço Piccadilly, será disponibilizado um jogo da memória gigante, com os mais novos produtos da empresa. Conforme for o resultado no jogo, o participante ganhará prêmios no próprio estande. A Piccadilly tem 57 anos de história, seis unidades de produção, todas no Rio Grande do Sul, cerca de quatro mil colaboradores e a marca vive atualmente um novo momento, condizente às expectativas de "Uma nova mulher".
A Festa do Chocolate
Desfile do Chocofest pelas ruas de Gramado

O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias, com a presença do Chocolito, primeiro personagem da história do evento, criado em 2003. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Site www.chocofest.com.br.


 
BNT Mercosul

Nos dias 24 e 25 de maio acontece a 19ª BNT Mercosul - Bolsa de Negócios Turísticos no Parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Segundo os diretores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, a previsão é de 146 estandes reunindo cerca de 400 expositores entre hotéis, atrações, destinos turísticos, e outros produtos e serviços voltados para o setor de turismo.  A BNT Mercosul garantiu seu sucesso e 100% de aceitação dos participantes -, segundo pesquisas realizadas durante as edições anteriores -,  pelas suas peculiaridades, como a realização em um parque temático, os Famturs – grupos de agentes de turismo - de todo o Brasil e demais países do Mercosul para contatos com destinos, produtos e serviços que mais se destacam no cenário brasileiro e, além disso, para garantir o networking durante a feira e o objetivo maior de gerar bons negócios. BNT Geninho Goes e Jair Pasquini. Fone (47)3367-1119  e link para inscrição:  http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/inscricao ou http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/expositores/bloqueio-e-reserva/.

Páscoa em Pomerode

A cidade mais alemã do Brasil reserva uma atração especial para a Páscoa. Conhecida pelos eventos culturais e familiares e também por sua forte cultura, Pomerode, há cinco anos mantém a celebração pascoal ao modo dos costumes germânicos. Entre os dias 2 e 30 de março a cidade vai se enfeitar para receber a 5ª Osterfest - Festival de Páscoa. O evento destaca a tradição trazida pelos imigrantes alemães que permanece forte até hoje. Neste período de celebração toda a cidade é decorada, envolvendo casas, comércios e locais públicos. Os visitantes e moradores poderão desfrutar de atrações exclusivas no Centro Cultural e em diversos pontos turísticos da cidade, sempre aos finais de semana. O tradicional Osterbaum (Árvore de Páscoa) já está sendo montada, e neste ano vai ultrapassar a quantidade de casquinhas coloridas, que na edição passada foram 12 mil e agora serão 14 mil casquinhas. Outra árvore menor, será  instalada em Frente à prefeitura com cerca de oito mil casquinhas, além dos moradores que também montarão suas árvores de Páscoa.
Pintura de ovos

A tradição de pintar casquinhas é mantida na Alemanha e regiões habitadas pelos descendentes. Em casa e nas escolas os preparativos começam algumas semanas antes da Páscoa. A pintura é feita com guache e tintas não tóxicas, mas há famílias que mantém o preparo mais tradicional, com uso de produtos naturais, como o capim “Eierkraut”, de bulbo vermelho, cascas de cebola roxa e até espinafre. No Domingo de Páscoa, as crianças procuram pelos ovinhos em cestas e ninhos escondidos nos jardins, hortas ou ranchos. Na 5ª Osterfest serão realizadas oficinas de pintura de ovinhos de Páscoa gratuitas para as crianças. Será no Centro Cultural.


Rota Enxaimel

O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. São mais de 240 edificações deste tipo em todo o município. Dessas, a maior concentração está situada na localidade de Testo Alto, na chamada “Rota Enxaimel”. São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km. As belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens aprovados em nível federal pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan). Durante a Osterfest a Rota Enxaimel vai resgatar a cultura e a gastronomia típica alemã. Os visitantes poderão degustar os deliciosos cafés coloniais, passear por trilhas na natureza, andar em Schlitten, carro de mola, Jeep e, além disso, se hospedar em charmosas pousadas.

Ostermarkt  

Sempre nos finais de semana, das 10h às 18h no Centro Cultural de Pomerode a feira de artesanato oferece os mais belos artigos para decoração de Páscoa. São cerca de 20 estandes, organizados pela Associação dos Artistas e Artesãos de Pomerode. O mesmo lugar também reserva uma atração especial para as crianças. Os pequenos poderão se divertir com oficinas de pintura de casquinhas, de cestas de Páscoa, pescaria, pintura de rosto e também com os coelhinhos. Todas as atividades são gratuitas. Além disso, no Centro Cultural haverá o café colonial da Torten Paradies.


Troca de casquinhas

A troca de casquinhas é patrocinada pela Nugali Chocolates com o objetivo de incentivar a comunidade a participar dos preparativos da Osterfest. Quem quiser participar basta levar duas dúzias de casquinhas de ovos vazias e sem pintura até o dia 15 de março no Centro Cultural. Em troca irá receber um delicioso ovo de chocolate de 35 gramas da Nugali.

Osterfeuer

O fogo pascal é realizado na quinta-feira santa (28/3), na procissão pelas ruas da cidade. É uma caminhada com velas acesas, que se chama Osterfeuer e lembra uma tradição que vem desde o século 8. Na época era costume a igreja permanecer no escuro até o sábado de aleluia. Uma lamparina era mantida acesa em outro lugar que não fosse a igreja e a luz trazida de volta para a igreja na noite do sábado de aleluia. Com a faísca acendiam-se as velas, lenha ou carvão para iluminar a chegada do novo tempo, o tempo pascal. O fogo simboliza o dia que está para amanhecer, trazendo o renascimento e tem relação com a antiga Festa do Sol, ou Festa da Primavera, que celebrava a chegada da nova estação. No cristianismo, essa celebração ao sol passou a celebrar o renascimento de Cristo.

Stüppen

A Serenata de Páscoa foi trazida pelos imigrantes germânicos, sendo realizada na madrugada entre o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa. Grupos de músicos, amadores e profissionais, saem a pé após a meia-noite e vão de casa em casa anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. O anúncio é feito com muita alegria, por isso são tocadas três músicas: uma para acordar a família, outra para a família se levantar da cama e uma terceira para atender aos músicos à porta. Faz parte da tradição recepcioná-los com comida e bebida.


Bichos coloridos

Até os animais parecem esperar a Páscoa com alegria. Durante o período de comemoração os bichinhos são coloridos com corantes a prova de água, atóxicos, alegrando os quintais das casas e os pastos. Para envolver as crianças, os pais diziam que o coelhinho havia passado, e colorido os inclusive os animais. Esta tradição e mantida até hoje por muitas famílias.

Eventos diversos

A Páscoa em Pomerode se completa ainda com outras atividades, como o 7º Concurso de pintura de cascas de ovos, os pacotes especiais dos hotéis e pousadas, incluindo o Osterfruehstueck, tradicional café da manhã de Páscoa, o passeio de bicicletas decoradas, o Osterhasen-Bauernhof (Sítio do Coelho da Páscoa) – cenário digno dos melhores contos infantis e aberto para visitação, entre outras. Mais informaçõe no site http://www.vemprapomerode.com.br/.
Enoturismo no Chile
Imagem Rota do Vinho no Chile

O enoturismo vem se consolidando como uma das modalidades de viagem que mais crescem no mundo nos últimos anos. Mesmo em países como o Brasil, com menos tradição em vinicultura, o resultado apurado pela Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, RS) aponta crescimento de 345% no número de visitantes entre 2001 e 2010. No Chile, a maior potência do vinho na América do Sul, os “enoviajantes” estão ajudando a refazer o mapa da indústria do turismo no país. A principal mudança nesse cenário é que o enoturismo não se limita mais à visita aos campos de vinhedos e à prova do vinho. Os roteiros estão cada vez mais sofisticados e exclusivos, oferecendo uma experiência para todos os sentidos, mesclando belas paisagens com história, tradição e modernidade na produção dos melhores vinhos sul-americanos. O sucesso dessa iniciativa que fez que surgissem, no Chile, verdadeiros complexos turísticos, com hotéis, restaurantes, opções de lazer, espaços para festas e eventos e atividades ao ar livre como caminhadas e cavalgadas. Em contrapartida, segundo os próprios produtores, o enoturismo fortalece o posicionamento da marca e da imagem dos produtos da vinícola, configurando-se assim como um beneficiador mútuo.
Paraíso a uma hora de Santiago

Uma das vinícolas de destaque é a vinícola Matetic, localizada a menos de 100 quilômetros de Santiago, no Chile, local ideal para quem já gosta ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de sete diferentes tipos de vinhos de alta qualidade - os tintos Pinot Noir, Syrah e Winemakers Blend, os brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal, e Gewurztramine -, há ainda hospedagem requintada no hotel La Casona, um antigo casarão colonial, que possui sete apartamentos elegantemente decorados, de onde é possível avistar os belíssimos vinhedos e jardins da região. O empreendimento conta ainda com o restaurante Equilíbrio, onde o chef Matías Busto prepara deliciosos pratos, e uma loja chamada “El Emporio”, onde são encontrados os vinhos da Matetic, queijos, mel e produtos de lã, entre outros. Mais informações sobre a vinícola e o hotel podem ser obtidas no site www.mateticvineyards.com.

Destino Paraiba  

O mês de janeiro foi excelente para o turismo paraibano. Levantamento feito pelo Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) revela que o Fluxo Global Estimado de turistas para a capital foi de 128.270 turistas, um aumento de 8,02% sobre igual mês de 2012. A rede hoteleira da capital também não tem do que reclamar. Teve 87,48% dos leitos ocupados e o estado de São Paulo passou a ser o maior emissor de turistas para o ‘Destino Paraíba’. Cada ponto percentual de ocupação hoteleira gera uma receita direta estimada em R$ 505.000,00.
MSC nos Emirados Árabes Unidos
Modernidade absoluta em Dubai

A MSC Cruzeiros retornará aos Emirados Árabes para a temporada de inverno 2013/2014 com o transatlântico MSC Lirica, oferecendo aos seus hóspedes uma viagem de descobertas incomparáveis, por uma das regiões de ricas tradições, de modernidade vibrante e de paisagens únicas no mundo. No dia 5 de novembro, o navio iniciará o seu roteiro de 18 noites, partindo de Gênova (ITA) rumo aos Emirados Árabes Unidos, com chegada a Dubai no dia 22 de novembro. No trajeto, será possível desfrutar das mais belas praias e pontos turísticos de cidades como Civitavecchia (ITA), La Valletta (MLT), Pireus (GRE), além de Port Said e Safaga (EGY) e Salalah e Muscat, já em Omã (OMN). “O retorno  da MSC Cruzeiros aos Emirados Árabes reafirma nossa forte confiança no potencial da região como um destino inovador e altamente desejado por viajantes de cruzeiros,” aponta Pierfrancesco Vago, CEO da MSC Cruzeiros. “Como parte de um amplo compromisso de encorajar o crescimento futuro, a recente decisão do governo dos Emirados Árabes Unidos de permitir vistos de entradas múltiplas para passageiros de cruzeiros simplificou drasticamente os procedimentos, tornando a região ainda mais atrativa para as armadoras.
Atrativos
Os Emirados oferecem muitas outras opções além dos cruzeiros. Os viajantes poderão  escolher excursões terrestres como passeios em Khor al Fakkan para descobrir as dunas do deserto, típicos uades e os oásis de beleza ímpares. Além disso, as rústicas montanhas de Masafi e Hajar e as deslumbrantes praias de águas quentes do Oceano Índico. Já para aqueles que escolherem imergir na história local, a MSC Cruzeiros destaca as excursões a mais antiga mesquita nos Emirados Árabes Unidos, a Rock Fossil, famosa pelos fósseis de mais de 80 milhões de anos e a Camel Rock, uma espetacular formação rochosa homônima no meio do deserto. Em Muscat, os hóspedes terão inúmeros pontos de interesse místico para contemplar, partindo do Palácio Al Alam, passando pelas fortalezas de tirar o fôlego, Al Jalali e Al Mirani, até a cativante mesquita Sultan Qaboos Grand, com suas cinco impressionantes torres de mesquita. Os passeios pelos pontos turísticos mais populares incluem a parada na movimentada feira da cidade histórica, no Museu Arqueológico Bait Al Zubair e na exclusiva perfumaria Amouage, com suas fragrâncias naturais e de toque atemporal, além de outras atrações, como a ultramoderna cidade de Dubai.
Ópera na floresta 

De dia, pé no chão e a imersão nas encantadoras comunidades indígenas, que ensinam toda a riqueza de sua cultura, incluindo a culinária, a dança e os costumes. À noite, vestidos de gala e o melhor da música lírica internacional em um cenário de tirar o fôlego: o belíssimo Teatro Amazonas, na cidade de Manaus.
Monumento arquitetônico em meio à floresta

Este tentador encontro de mundos, completamente diferentes e igualmente fascinantes, é a proposta da Amazon Santana Exclusive Cruises, que criou pacotes incríveis para quem quiser aproveitar o concorrido Festival de Ópera de Manaus e ainda aproveitar o que a Amazônia tem de melhor. São duas possibilidades de datas e pacotes – de 2 a 6 de maio (5 noites, ao preço de R$ 2.375 por pessoa) e de 10 a 13 de maio (4 noites, ao preço de R$ 1.900 por pessoa) –, incluindo traslados ida e volta entre o cruzeiro e o aeroporto, hospedagem, atividades náuticas (como mergulho e ski aquático), ingressos para duas apresentações de ópera e serviços all inclusive a bordo. A Amazon Santana Exclusives Cruises levou para o Rio Negro pequenos cruzeiros de alto padrão, que navegam pelos rios amazônicos e oferecem o que há de melhor e mais sofisticado em serviços turísticos. Mais informações no site www.amazonsantana.com.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Vem aí a Semana Santa e com ela mais uma temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o tradicional e grandioso espetáculo realizado na monumental cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife. Em um intervalo de  nove dias, a peça teatral atrai todos os anos cerca de 70 mil pessoas entre adultos e jovens que vão ao agreste pernambucano assistir a cenas emocionantes e de rara beleza, comparadas às superproduções cinematográficas. Este ano, a temporada será realizada de 22 a 30 de março e os ingressos custam de R$ 60,00 a R$ 90,00 divididos em até 18 vezes no cartão de crédito nas compras feita no site oficial (www.novajerusalem.com.br).
A encenação       
"Quem de vós não tiver pecado, atire a primeira pedra"

A encenação conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo "Sermão da Montanha" e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em nove palcos-plateias, réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 500 atores e figurantes. Nos papeis principais, a Paixão de Cristo, este ano, traz como artistas convidados os atores globais Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro, no papel de Madalena e Carlos Casagrande como Pilatos. Eles vão contracenar com  os já consagrados atores pernambucanos José Barbosa, que interpreta Jesus, e Luciana Lyra, que será Maria. A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Novos efeitos especiais e uma tropa de seis cavalos adestrados da raça "Puro Sangue Lusitano", vindos de São Paulo formarão a cavalariça do Governador Pôncio Pilatos e também participarão da cena do Calvário. Outra novidade será a renovação geral nas 800 peças que compõem os figurinos e adereços. O público pode se deslocar até ao espetáculo de automóvel ou de ônibus de turismo. No Recife, as opções de serviço de translado até a Nova Jerusalém são oferecidas em toda a rede hoteleira. Para o turista estrangeiro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade que realiza o espetáculo, vai disponibilizar, a partir deste ano, equipamentos que permitirão acompanhar a peça teatral ouvindo o áudio em inglês e a STFN oferece facilidades para os deficientes visuais e auditivos.

Mais de 60 anos de história
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém. A idéia de construir um teatro semelhante a uma pequena réplica da cidade de Jerusalém foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade teatro de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo. Desde então, já são 44 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-platéias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo gênio do seu fundador Plínio Pacheco.



Eco Resort Rio do Rastro

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa




Arrancada de Caminhões 2013


Em sua 23ª edição, este evento que acontece no Brasil, no Sul de Santa Catarina, na Praia da Meta, no Balneário Arroio do Silva (foto), considerado como a maior corrida de caminhões do mundo à beira mar acontecidas nos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, repleto de atrações nacionais aberta ao público gratuitamente, respeitável estrutura e farta gastronomia, quase não foi realizada depois de 23 anos fazendo a alegria dos caminhoneiros catarinenses e brasileiros (SC, RS, PR e SP) devido às exigências dos órgãos ambientais... (o que não se entende é por que as pautas dos técnicos ambientais não são apresentadas um ano antes do grande evento, facilitando, assim, as assinaturas de contratos com os patrocinadores). Que tal a sugestão? O Turismo (Abrajet) agradece o esforço do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Evandro Scaini e parabeniza todos os organizadores, pilotos e participantes pelo sucesso deste evento de nível internacional. Ganhou Santa Catarina, ganhou o Brasil. Participaram 122 pilotos em cinco categorias.
O tradicional concurso da Rainha dos Caminhoneiros para a escolha da Rainha e das duas Princesas, entre as 19 participantes, foi disputadíssimo. Os jurados escolheram no final (foto) a Rainha Talita Melo Fischer residente em Arroio do Silva, a primeira Princesa Ionara Florêncio da cidade de Turvo (SC) e a segunda Princesa Bruna Amaral de Criciúma (SC). O conceituado radialista Flávio Roberto Borges Pinto foi o mestre de cerimônias e apresentador do evento. Parabéns!
PIT STOP
-Infelizmente a nova Administração Municipal de Laguna ainda não acordou para a importância turística e cultural do Farol de Santa Marta (fotos). Com a mudança da manutenção das luminárias dos postes da Celesc para as prefeituras, os moradores vivem às escuras, mas continuam pagando a taxa de luz (um absurdo!). O lixo a céu aberto afasta os turistas e moradores. PERGUNTA: POR QUE LAGUNA NÃO GOSTA DO FAROL?
*No Turismo Político, o povo parece não estar ligado para as propostas dos candidatos a Prefeitos das cidades. Por que será, hein? Decepções ou cansados de esperar as propostas dos anos anteriores? Só Deus sabe!
*No Turismo de acessibilidade...! SERÁ QUE A VIA RÁPIDA QUE LIGA A BR-101 irá continuar depois das eleições? Sabe-se que maquinários não faltarão. Também...só Deus sabe!
*Você sabia que foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia do Balneário Rincão (SC) sobre o comportamento de um Policial Militar (dentro de uma viatura, estavam em dois) dizendo “gracinhas” a uma turista? O reclamante que vinha atrás da veranista mostrou a viatura, disse o dia, local e hora a autoridade policial. E agora?
*No Turismo Social, o Prefeito Municipal Interino de Criciúma (SC) Itamar da Silva (foto), que também é aposentado, prometeu e mandou construir no Centro da Praça Nereu Ramos, onde é freqüentador assíduo, mesas e bancos com tabuleiros de xadrez e dominó, para seus colegas. Pretende inaugurar até o dia 31 de março de 2013, dia que assumirá o novo Prefeito. Este, cumpriu o que disse. Parabéns!


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com