segunda-feira, 25 de março de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-JP


FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-JP





AEROPORTO EM CAXIAS DO SUL - RS

O cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o aeroporto Hugo Cantergiani volta a operar. Assim, aviões com mais de 70 passageiros estão autorizados para pousos e decolagens. Segundo a Anac, a decisão tem efeito até dois de abril. Os vôos já estão normalizados. O vôo da Gol que aterrissa em Caxias às 17h30min e decola às 18h10min está previsto. A Azul também já confirmou que o vôo que pousa em Caxias às 23h40min e decola às 7h35min desta sexta-feira está autorizado a operar na cidade.
 

USHUAIA EM DESTAQUE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Minha amiga Cristiane Cavalli, a abrasileira responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, meu paraíso de esqui, voltou de sua licença maternidade e já informa que está a disposição de todos, para continuar trabalhando em conjunto com os jornalistas, agências, operadores, enfim, está a disposição de todo trade turístico. Informa também que já estão preparando diversas ações não só no Brasil mas em toda a América do Sul, juntos com a Aerolíneas Argentinas, Inprotur e secretaria de Turismo de Ushuaia, onde trabalha. O trabalho da Secretaria de Turismo de Ushuaia não se resume somente na presença em Feiras de Turismos, mas numa série de atividades conectadas entre si como negociações e gestões com linhas aéreas, operadoras, trade, meios de comunicação, Ministério de Turismo Argentino e Secretarias de Turismo, etc. Somando-se a isso, a presença constante e sistemática num grande número de agências e operadoras pelo Brasil afora a quem fazem chegar informações e novidades de cada temporada, oportunidades e outras ferramentas que servem para uma constante, geral e afetuosa relação e uma melhor predisposição para comercialização do destino. 
 
Cristiane Cavalli e o prefeito de Ushuaia Federico Sciurano -
Clique na imagem para ampliá-la
 
Como se pode observar, são muitas ações, a temporada de verão deles não poderia ter sido melhor e já se preparam para nos receber na próxima temporada de esqui que começa a partir do dia 20 de junho. Desta maneira consolidam cada vez mais a presença de Ushuaia no Brasil, um destino que não deixo de visitar no mínimo duas vezes por ano. E, quem já foi antes e irá agora, perceberá, como eu, que o Prefeito Federico repaginou e segue repaginando completamente a cidade que está novinha, de tantas obras. Lá o turismo é levado muitíssimo a sério e a arte de receber bem é questão de honra para eles.
 
PIRATUBA HOMENAGEADA
 
Neste domingo, dia 24, o município de Piratuba - SC, em nossa belíssima Rota da Amizade, foi homenageado pela equipe do Avaí, que entrou em campo pela quarta rodada do returno, do Campeonato Catarinense e enfrentou o Juventus.  Na camisa do goleiro Diego, uma foto que mostra uma das piscina e o jato d’ água da Companhia Hidromineral. Piratuba foi contemplada através de um projeto que o “Leão da Ilha” tem desde 2011, para homenagear as cidades catarinenses.  Ainda em 2004 o clube iniciou as homenagens entrando em campo sempre com a bandeira do Estado. A partir de 2011 os municípios também ganharam destaque, com imagens nas camisas dos goleiros. Além de homenagear, a intenção do Avaí é divulgar as cidades escolhidas. A assessoria de imprensa do clube divulga os jogos e os municípios homenageados em todo Estado e também pelo Brasil. “Além da foto na camisa, os jornalistas também falam da cidade nas matérias, espalham a notícia, é uma mídia nacional para o município, com ótima visibilidade”, comenta a coordenadora do projeto, Otília Pagani. “Este é um dos principais projetos do Avaí e visa integrar o clube e sua marca pelo Estado. Piratuba é um pólo turístico que merece este destaque”, afirma.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
De acordo com o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, a homenagem contribui com a divulgação do Estado e do município. “É um imenso prazer contribuirmos para levar as potencialidades, belezas e o espírito empreendedor de cada município, como o de Piratuba, a todos os rincões do Brasil. Municípios que fazem nosso Estado cada vez mais forte e pujante, através daqueles que amam e acompanham o futebol brasileiro. Hoje o futebol catarinense começa a se fortalecer, pois teremos neste ano, cinco clubes disputando as principais competições nacionais, isso proporciona uma enorme visibilidade”, detalha o presidente. No site do clube e nas matérias encaminhadas para os jornalistas, o destaque não fica só na foto. Várias informações sobre Piratuba também fazem parte da notícia. “Toda divulgação é importante, nossa cidade é turística e quanto mais visibilidade melhor. É uma iniciativa muito interessante e quem ganha é Piratuba”, destaca o prefeito Claudirlei Dorini. “É uma excelente iniciativa do Avaí e uma honra para o município poder ilustrar a camisa neste jogo”, completa.
 
 
 
TURISMO RELIGIOSO
 
Além das belezas naturais, da diversidade cultural e do rico patrimônio histórico, Pernambuco também se destaca quando o assunto gira em torno das várias manifestações religiosas que existem no Estado. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com a Folha de Pernambuco, irá lançar, no dia 21 de março, às 8h30, no Centro de Convenções de Pernambuco, na sala B1, o Guia Rota da Fé. A publicação apresenta um conteúdo voltado para a tradição religiosa, hoje, bastante forte em Pernambuco, e que atrai milhares de turistas de vários credos ao longo do ano. No guia, são destacadas datas que homenageiam os padroeiros dos municípios pernambucanos e alguns dos principais eventos do catolicismo, protestantismo, espiritismo, islamismo, judaísmo, dos cultos afro-brasileiros, além de seitas orientais. No Rota da Fé, também podem ser encontrados o Roteiro das Igrejas e o Judaico, localizações de Santuários e Centros de Peregrinação, além dos Terreiros. O guia abrange todos os municípios do Estado.
 
 
O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, ressalta a importância da publicação para o turismo religioso do Estado. “Este guia, além de servir como uma ferramenta de auxílio aos nossos visitantes, também mostra a riqueza que temos quando o assunto é tradição religiosa. Em Pernambuco, cada manifestação tem um leque de atrativos ao turista que nos visita. No Rota da Fé, os visitantes irão encontrar os endereços das principais igrejas, templos e terreiros, além de aprender um pouco mais sobre as crenças religiosas que temos em nosso país”, afirmou. A partir do dia do lançamento, o Rota da Fé também estará disponível no endereço www.rotadafe.com.br. No dia 12 de abril, a publicação passa a estar disponível também para Iphone. Para quem é usuário do Ipad, poderá baixar o guia a partir do dia 20 e, a versão para Android, poderá ser obtida no dia 30 do mesmo mês.
 
PROGRAMA DE QUALIDADE
 
Em um momento histórico para o Brasil no setor de turismo e eventos, com grande demanda para capacitação e profissionalização em virtude dos megaeventos e do crescimento do mercado, a ABEOC BRASIL - Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o SEBRAE unem forças para a implantação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL - Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. O lançamento nacional será na próxima terça-feira 26 de março, 18h, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Haverá palestra com o coordenador de Capacitação Empresarial do Programa, consultor Luiz Carlos Barboza. O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL vai investir R$ 2,4 milhões até dezembro de 2014 e tem abrangência em 12 Estados — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
 
 
O Programa de Qualidade é um marco também na história da ABEOC BRASIL. A implementação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL será em dois módulos. A primeira etapa inclui uma avaliação diagnóstica das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, caso seja atingido o desempenho necessário.
 
 
PARADA

Durante está última sexta-feira em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, aconteceu em Camboriú e Balneário Camboriú a 1ª Parada no Rio Camboriú. A ação teve como objetivo chamar a atenção de todos para o manancial que abastece as duas cidades e ampliar a conscientização no uso da água. Em Camboriú, os alunos do curso Técnico em Controle Ambiental do Instituto Federal Catarinense estiveram presentes na parada e deram um abraço simbólico no rio. Segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Arnaldo Christian Pereira, o evento  Em Balneário Camboriú, o stand ficou instalado na Vila Real, próximo à ponte do Barranco. Lá, Educadores Ambientais e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú passaram o dia recebendo alunos das escolas municipais da cidade.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Tanto em Balneário, quanto em Camboriú, artistas das Fundações de Cultura das duas cidades pintaram quadros alusivos ao Rio Camboriú. Eles serão juntados às fotos da Maratona Fotográfica que está sendo promovida pelo Comitê Camboriú para uma futura exposição itinerante. Segundo o presidente do Comitê Camboriú, Ênio Faqueti, envolver a sociedade em ações que chamem a atenção para o rio é de extrema importância. A I Parada no Rio Camboriú foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Balneário, a Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, as Fundações de Cultura das duas cidades e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.
 
 
MARATONA FOTOGRÁFICA
 
A 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis – FOTO GRAFIA DA CIDADE foi realizada neste final de semana, nas comemorações do aniversário da cidade, com recorde histórico de inscrições. Cerca de 400 fotógrafos amadores e profissionais participaram das modalidades filme, digital e infantojuvenil. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o concurso teve largada neste sábado (23), às 12h, no Forte Santa Bárbara. Os vencedores irão dividir cerca de R$ 20 mil em prêmios. Por ter atingido o limite de participações estabelecido no regulamento para as modalidades filme e digital – 350 candidatos –, as inscrições para essas categorias foram encerradas na sexta-feira, um dia antes do previsto. As 50 vagas restantes foram reservadas para a modalidade infantojuvenil, que abrangeu a faixa etária de 6 a 15 anos. A maratoninha é uma novidade criada nesta edição para atender crianças e adolescentes iniciantes em fotografia.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Maratona Fotográfica de Florianópolis é considerada a maior e uma das mais antigas no Brasil, atraindo participantes de vários Estados e até competidores de outros países. Em 2012, 204 pessoas participaram do concurso que contribui para estimular e desenvolver o gosto pela linguagem fotográfica, revelando diversos olhares sobre a cidade, e incorporando milhares de imagens ao acervo iconográfico da capital catarinense.
 
DESAFIOS
 
A edição de 2013 desafiou os participantes a explorar o tema central “A cidade que ninguém vê”. Na largada oficial na sede da Fundação Franklin Cascaes, os participantes receberam as instruções e os 12 subtemas que deveriam ser fotografados em dois dias de atividades, conforme sequência determinada, resultando em 12 imagens diferenciadas. Na categoria infantojuvenil foram exigidas apenas seis fotografias, uma para cada subtema. Os inscritos na maratoninha puderam utilizar máquinas digitais, tablets ou celulares. Já a modalidade digital (para maiores de 18 anos) foi subdividida em duas categorias: uma para inscritos com câmeras reflex, que permitem a troca de lentes, e a outra para usuários de câmeras objetivas únicas, que não possibilitam essa alteração.  Além das versões digitais, o concurso terá ainda a modalidade filme, que utiliza equipamentos analógicos. A competição encerrou neste domingo (24), às 18h, ocasião em que o filme ou o CD foram entregues finalizados, com as imagens já nominadas, conforme estabelece o regulamento.   O evento teve o patrocínio do Estúdio Vita Produções, e contou com apoio da Rádio Udesc 100.1 FM e Companhia Operadora de Terminais de Integração S.A (Cotisa). 
 
 
CATARARAS DO IGUAÇU
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Meia Maratona das Cataratas, prova realizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, que acontece no dia 26 de Maio, já faz parte da Liga de Ouro das corridas de rua do Brasil e este ano será totalmente transmitida pelo Globo Esporte, mostrando a importância da prova dentro do circuito nacional. A corrida promete disputas acirradas e a presença de corredores de diferentes partes do mundo, em um percurso esculpido pela natureza, as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza. Além de bons serviços, os atletas encontrarão em Foz do Iguaçu e nas vizinhas Puerto Iguazú/AR e Ciudad del Este/PY opções de passeios e compras. O Parque Nacional do Iguaçu, palco do evento onde estão as quedas d’água mais famosas do planeta, é só um dos exemplos de atrações que a cidade oferece aos turistas.
 
Já fez sua reserva para a Páscoa? Última chance de estar neste verdadeiro paraíso. 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




3ª Festa dos Amigos - Stammtisch

A Prefeitura de Barra Velha e Fundação de Turismo, Esporte e Cultura irão promover a 3ª edição da Festa dos Amigos – Stammtisch, no dia 21 de abril,  a partir das 10 horas, na Av. Beira Mar da Praia do Grant, em Itajuba. A festa pretende promover a confraternização de grupos de amigos através do lazer e da cultura, além de gerar um atrativo turístico para o calendário de eventos da cidade. Os grupos de amigos interessados em participar do evento devem se inscrever junto a Fundação de Turismo de Barra Velha, pelo e-mail turismo@barravelha.sc.gov.br ou pelo telefone 3446 1231, até o dia 15 de abril.  O custo é de R$ 250,00 por grupo, dando direito a uma barraca de 5m x 5m, montada no local.
 
Dia de Campo em Piscicultura
 
A Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, em parceria com a Epagri regional, promoverá, no dia 19 de abril, o Dia de Campo em Piscicultura. O evento reunirá cerca de 200 piscicultores em potencial do litoral norte catarinense e tem como objetivo profissionalizar produtores amadores do ramo. Durante o dia de capacitação, os piscicultores conhecerão a estrutura da Fundação 25 de Julho e terão acesso a estações de trabalho demonstrativas. Os produtores receberão informações sobre a qualidade da criação de alevinos, técnicas de manejo, alimentação, melhoramento genético e o tratamento de sanidades. Após as visitas às estações, os piscicultores participarão de uma mesa redonda com o tema “Tecnologia para Exploração da Piscicultura Comercial”. Além dos produtores, fornecedores comerciais do ramo da piscicultura também serão convidados a participar do evento. O objetivo é que apresentem seus produtos e a tecnologia disponível no mercado. Esta é a primeira vez que o Dia de Campo em Piscicultura acontece na região, mas a intenção é transformar o evento em uma ação anual.
 
Cursos de piscicultura na Fundação 25 de Julho
 
Piscicultura em Joinville
 
O município de Joinville é considerado um polo aquícola em Santa Catarina. No ano de 2012, foram produzidas aproximadamente 1.690 toneladas de peixes, nos 904 viveiros cadastrados na Fundação 25 de Julho. Atualmente, o município conta com 219 produtores em piscicultura, dos quais 161 são produtores amadores e 58 são piscicultores profissionais. Os piscicultores em potencial que desejam participar do Dia de Campo em Piscicultura podem fazer sua inscrição pelo telefone (47) 3461-1520. 

Já fez sua reserva para a Páscoa? Última chance de estar neste verdadeiro paraíso. 
              
Evento Náutico
 
A First Yacht – dealer oficial das renomadas marcas Azimut Yacht e Atlantis para o sul e São Paulo – promove no dia 28 de março, um coquetel exclusivo para um seleto público, entre clientes e interessados em navegação. O objetivo é lançar a sua mais nova unidade em Balneário Camboriú e apresentar algumas das embarcações preferidas de um público exigente, que preza por conforto, elegância, alta tecnologia e desempenho. O evento acontecerá na Tedesco Marina, localizada na Barra Sul de Balneário Camboriú. Já na sexta-feira 29, será servido um café da manhã para os convidados, que terão a oportunidade de conhecer de perto os iates através de visitas guiadas. As grandes estrelas do encontro serão os luxuosos modelos: Azimut 43, a Azimut 60 e a Azimut 70, que levam a excelência da marca italiana Azimut Yachts. Veja site: www.firstyacht.com.br.
 
Congresso Guias de Turismo


Estão adiantados os preparativos para o 33º  Congresso Brasileiro de Guias de Turismo - CBGTUR, que será realizado em Curitiba. O evento, que deverá reunir na Capital paranaense, profissionais do setor de todo o País, acontecerá de 15 a 19 de maio. Enquanto isso, estão abertas as inscrições para os interessados da categoria em participar do Congresso. O último encontro nacional dos guias de turismo aconteceu na cidade de Macapá, Capital do Amapá.

 
Hotel do Ano 2012

Recém-eleito “Hotel do Ano 2012”, pelo Louvre Hotels Group, o quatro estrelas Golden Tulip Recife Palace foi o hotel escolhido para hospedar “Sir” Elton John, em sua passagem pela capital pernambucana no final de semana de 9 e 10 de março. O astro britânico ficou hospedado na suíte presidencial do hotel, e na lista de pedidos curiosos estava até um aparelho de fax. Situado na famosa praia de Boa Viagem, em uma das capitais mais antigas do Brasil, o hotel da rede BHG foi escolhido por oferecer estrutura adequada e localização estratégica para o cliente VIP. Quem também esteve de passagem pela cidade e se hospedou no hotel foi a cantora Gal Costa. A artista baiana esteve no hotel na noite anterior.
 
Biscoitos de Páscoa 
 

 Os tradicionais biscoitos decorados combinam com qualquer época do ano e são responsáveis por deixar a mesa mais convidativa tanto para um chá, quanto para um café. No Natal e na Páscoa eles recebem belas decorações que retratam com muita criatividade a data que está sendo comemorada. O biscoito simples que sai do forno logo se transforma em uma pintura para os olhos, rico em detalhes e cheio de cor. Essas características podem ser encontradas nas famosas bolachinhas de Pomerode. Durante a 5ª Osterfest a tradição dos doces decorados permanece viva entre as famílias pomerodenses e não pode faltar em casa. Na cidade a iguaria também pode ser degustada nos hotéis, pousadas, confeitarias e na Ostermarkt (Feira de Artesanato).
 
Como fazer os biscoitos
Para transformar a massa dos biscoitos em um verdadeiro trabalho artístico é preciso abusar da criatividade. A massa é recortada com forminhas – coelhinhos, cenouras e outros símbolos pascais, antes de ir ao forno. Depois de assados, na hora de enfeitá-los, faz-se um glacê e coloca-se num aplicador com um bico de ponta fina para criar o desenho. Depois é só deixar secar e colocá-los num vidro seco. Todos os detalhes precisam ser feitos com muita delicadeza. 

  

Ministro do Turismo em SC
 
Se depender do esforço do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz Silva, o ministro do Turismo Gastão Vieira, estará em Florianópolis, dia 9 de maio próximo, para a abertura oficial do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e da 25ª Feira de Produtos para Hotéis (Exprotel) que acontecerá no CentroSul, em Florianópolis. Lummertz entregou pessoalmente o convite ao ministro para participar do evento.

Tema do Encatho 2013 

O tema central do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) será “Inovação na Hotelaria”. O objetivo é promover o debate com apresentação de novas idéias e projetos que incentivem a inovação nos meios de hospedagem através de palestras, cursos, seminários, oficinas e fóruns com técnicos e especialistas. O evento promovido pela ABIH-SC, acontecerá de 9 a 11 de maio próximo, no CentroSul, em Florianópolis.
 
MSC Cruzeiros e STX France
 

Durante a tradicional cerimônia de inauguração do navio MSC Preziosa, as bandeiras do estaleiro STX e da França foram baixadas, acompanhadas do hino nacional francês e, Laurent Castaing, Gerente Geral da STX France, entregou formalmente o navio ao proprietário da MSC Cruzeiros, Gianluigi Aponte. Na sequência, o comando do navio foi passado ao Comandante Giuliano Bossi e as bandeiras da Itália e da MSC Cruzeiros foram hasteadas ao som do hino italiano. Participaram desse momento especial Erminio Eschena, Diretor Geral da MSC Cruzeiros para França, Bélgica e Luxemburgo; o Ministro Francês para Renovação Industrial, Arnaud Montebourg; o Ministro Adjunto da Economia de Transportes e Marítima, Frédéric Cuvillier; o Embaixador da República da Coreia na França, H.E Hye Min, LEE.; e o Prefeito de Saint-Nazaire, Joël Batteux, entre outros. A atriz internacional, Sofia Loren, é a madrinha do novo super navio. 
 
Credenciamento para 19ª BNT MERCOSUL

Os profissionais da imprensa que desejarem cobrir a 19ª edição da BNT MERCOSUL e conferir as últimas novidades em produtos e serviços turísticos brasileiros já podem efetuar as suas inscrições, pelo site: http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/inscricao/imprensa/  ou através do e-mail da assessoria de imprensa, solicitando ficha de inscrição: redacao@rotascomunicacao.com.br.  

A Bolsa de Negócios
Reconhecida como um dos principais e mais completos eventos do setor da América Latina, acontecerá no Beto Carrero World, em Penha, litoral catarinense, nos dias 24 e 25 de maio.  O evento reunirá cerca de 400 expositores divididos em 148 estandes entre destinos, hotéis e resorts, parques temáticos e outros serviços e produtos do gênero e receberá mais de 5 mil profissionais do turismo do Brasil e Mercosul. Na feira de negócios turísticos, haverá sala de imprensa estruturada com computadores ligados à internet e acesso wireless para utilização de laptops, smartphones, tablets e outros equipamentos do gênero. Haverá fotógrafos do evento realizando cobertura e equipe de assessoria de imprensa para atender as necessidades dos profissionais. Mais informações: www.bntmercosul.com.br.

San Pedro de Atacama

Em meio ao árido deserto chileno do Atacama, onde vulcões cobertos de neve e gêiseres formam um cenário exótico, o pequeno povoado de San Pedro de Atacama mantém quase intactos os traços da cultura e das raízes dos primeiros habitantes que ali viveram há 11 mil anos, atraindo turistas do mundo inteiro. É neste lugar que fica o belíssimo e luxuoso Tierra Atacama Hotel & Spa, inaugurado em 2008 e que constantemente apresenta novidades a seus hóspedes.
 
A aridez da região é o habitat das lhamas 
 
 
A melhor forma de conhecer a história, os costumes e a arte única dos moradores de San Pedro, considerado durante o período pré-colombiano o mais desenvolvido do Chile, é percorrer as ruas sem pavimentação e observar as construções de paredes de adobe, uma mistura milenar de terra com fibras naturais, e o rico artesanato, passado de geração em geração. Há também opções para conhecer, como o Vale de la Luna, com superfície rochosa parecida com a lunar ou a Pukará de Quitor, antiga fortaleza que protegeu o povo atacamenho durante uma invasão de forasteiros. E ainda as místicas ruínas de Tulor, onde as construções de um antigo povoado foram soterradas pela areia. O Tierra Atacama, por colaborar com a manutenção da cultura local e seus requintados serviços em meio ao deserto foi eleito o melhor hotel do Chile pelo World Travel Awards  Saiba mais em www.tierrahotels.com.  
 
Estações de inverno na Alemanha 
 

 Verão no Brasil significa inverno na Europa e é nessa época que muitos brasileiros fazem as malas rumo ao Velho Continente para praticar esportes de Inverno em alguns dos mais altos picos cobertos de neve do mundo. Na Alemanha, o ponto alto das emoções é Garmisch-Partenkirchen, na região da Baviera, porta de entrada para a montanha mais alta do País, a Zugspitze, com 2.962 metros e uma vista de inacreditável beleza. Pistas de todos os graus de dificuldade permitem que mesmo principiantes possam se divertir com snowboard e montanhismo. Há duas formas de subir a montanha: de trem, que Lea 1h15min em meio a incrível paisagem ou de teleférico, que leva 10 minutos. Para chegar a Garmisch, a TT Operadora faz o trecho, a partir de Munique, em 1h25min. Veja site: www.luftansacc.com ou ligue(11) 5094-9494.
 
Papa no Brasil

O efeito da escolha de um papa latino-americano elevou a previsão de público para a Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões de peregrinos, meio milhão a mais de fiéis do que estava sendo estimado pelos organizadores. A avaliação foi feita no último dia 15, pelo diretor de Preparação Pastoral da jornada, padre Arnaldo Rodrigues. O encontro ocorrerá no Rio, de 23 a 28 de julho, e se for confirmada a expectativa, será o segundo maior na história, superado apenas pela edição de 1995, em Manila, nas Filipinas, com 4 milhões de participantes. A vinda ao Brasil será a primeira viagem apostólica do papa Francisco. A logística de recepção do público inclui a grande área verde em Guaratiba, na zona oeste da cidade, onde ficarão acampados os jovens que assistirão à missa campal do papa Francisco, no domingo, 28 de julho, quando será anunciado o próximo país a receber o evento. O papa ficará hospedado na casa do arcebispo, no alto do Sumaré, mesmo local onde ficou João Paulo II, quando visitou a cidade. (Informações Agência Brasil)

Visto Brasil e México

A chancelaria e o ministério do Turismo mexicanos informaram no último dia 18, que Brasil e México concordaram em suprimir os vistos para seus cidadãos quando se tratar de uma estada de curta duração. A decisão é fruto de acordo assinado pelos presidentes do México, Enrique Peña, e do Brasil, Dilma Rousseff, na reunião ocorrida em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe, celebrada em Santiago do Chile. Com a medida, o governo do México espera ampliar a visita de brasileiros ao país.

ESPETO CORRIDO - por Hugo Cassel


CANSADO
A grande figura humana que é Bill Cosby, escreveu outro dia que a ignorância o deixa cansado. Concordo. Da mesma forma estou cansado: Não só das decepções com pessoas e, de coisas nas quais acreditava, mas ainda de argumentar com alguns “criticos do crítico”, que colunista emite OPINIÃO e repórter DIVULGA fatos. ESPETO CORRIDO é uma coluna de opinião, com a qual podem discordar ou concordar.
 
Não tem nada a ver com entidades das quais seja membro o signatário, como ABRAJET, ARI, FENAJ ou qualquer outra. Depois de 13 anos vai continuar da mesma forma, lamentando apenas a estreita visão de  alguma pessoas que insistem em “patrolar” o Direito de Expressão. Ponto Final.

CHORÃO - Ridícula “Comoção Nacional” de alguns setores, pela morte desse cantor vítima de super dose das drogas com que se entupia diariamente. É de lamentar como pessoa humana outra vida que se perde, sem deixar nenhuma contribuição nem exemplo. Só isso.
 
FELICIANO - Ao preferir emplacar três deputados “Ficha Suja” na CCJ , a maior e mais poderosa Comissão do Congresso, o PT menosprezou a Comissão Dos Direitos Humanos, que “caiu no colo’ do Feliciano, que não reza muito pela cartilha do PT e da ditadura gay. Essa é a razão do carnaval de protestos. Torço para que o deputado resista, com fez o Renan Calheiros. “duella a quien duella” como dizia aquela “maala collorida, no tempo da DINDA.

ORDO AB CHAO - Essa é a missão do Papa Francisco: Recuperar para a Igreja, os milhares de católicos que andam aí, enriquecendo alguns “abençoados”, que aos gritos, ou com voz macia e coloquial, ou ainda vertendo lágrimas de crocodilo, se valem da ignorância e desesperança do povo, para “transmitir a Palavra Divina”  A empreitada supera os trabalhos de Hércules, mas confiamos todos no seu sucesso. Esquecem aqueles que Deus está dentro de cada um, atende em silencio e não cobra nada. Se queres conhecer a Deus conhece-te a ti mesmo.
 
31 DE MARÇO !- FELIZ ANIVERSARIO E OBRIGADO BRASIL!
CONFESSO- Jamais imaginei, que um dia por FRANCISCO E POR BARCOS, viraria torcedor argentino!

sexta-feira, 22 de março de 2013

INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC

Congresso Nacional de Hotéis começa segunda-feira (25)
Conotel

Começa segunda-feira (25), em São Paulo, o 55º Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL), tendo como tema central dos debates os “Desafios e perspectivas regionais da indústria de hospitalidade”. O evento é promovido pela ABIH Nacional em parceria com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Resorts Brasil e o Grupo Fiera Milano. Estarão em pauta temas como capacitação de mão de obra, carga tributária e acesso ao crédito. A ABIH-SC será representada pelo diretor de Operações e Marketing João Eduardo Neto. Confira: http://www.conotel.com.br/conotel/


Delegação de hoteleiros catarinenses ao CONOTEL
abih-sc

A ABIH-SC confirma a missão de hoteleiros para participar do CONOTEL, em São Paulo, SP, com saída de Joinville. Já a missão que sairia de Florianópolis foi cancelada devido a fraca adesão em virtude da data coincidir com o feriado de Páscoa, época em que os estabelecimentos hoteleiros recebem grande número de turistas. Informações/ Inscrições: Laís ou Carolinny - (47) 3461-3380 / 3461-3379 - sindicato@vivabemaqui.com.br


Cancelada palestra de Vinicius Lummertz em Florianópolis
classificação

Devido a sua participação no CONOTEL, em São Paulo, foi cancelada a palestra que Vinicius Lummertz Silva, secretário Nacional de Políticas do Turismo faria segunda-feira (25), em Florianópolis. Ele iria falar sobre o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) e o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes on-line, lançados pelo Ministério do Turismo (MTur). Uma nova data para o evento será marcada nos próximos dias.


ABIH-SC firma parceria com a Rocha Corretora de Seguros
rocha

Para ampliar os serviços aos associados na área de prevenção a riscos inerentes a atividade, a ABIH-SC firmou convênio com a Rocha Corretora de Seguros. A empresa vai analisar, os riscos existentes em cada hotel e avaliar se as apólices em vigor atendem as reais necessidades dos empreendimentos. Segundo a corretora, a maioria dos riscos pode ser assegurada por apólices de seguro, evitando perdas patrimoniais e eventuais processos de “Responsabilidade Civil”. Outras vantagens oferecidas: custo até 25% menor do que o praticado pelo mercado, isenção de algumas franquias e inclusão de “coberturas acessórias” de forma automática e gratuita. Contato: Rafael Rocha - rafael.rocha@rochacorretora.com – Fones: (48) 3206-3426 / 9946-4604 – www.rochacorretora.com


Qualificação sobre atrativos de Piratuba
Piratuba

A Secretaria de Turismo de Piratuba, na Rota da Amizade promove dias 25 e 26 do corrente, capacitação gratuita para recepcionistas, guias turísticos, recreacionistas e demais trabalhadores de turismo do município. Os participantes vão receber informações sobre atrativos turísticos e serviços disponíveis. Além do Parque de Águas Termais, carro chefe do turismo local, o município conta com rotas, opções no interior com vários pontos de visitação. “Quanto mais informações puderem ser repassadas ao turista, mais opções eles terão e mais dinheiro vai girar aqui”, afirma o secretário de Turismo, Adélio Spanholi. Mais informações: (49) 3553-0553.


Bombinhas reivindica melhorias
beto martins

O secretário de Turismo de SC, Belo Martins, recebeu de Mário Pêra, presidente da Associação Empresarial de Bombinhas, ofício da classe empresarial e entidades civis pedindo apoio a quatro pontos ligados à infraestrutura, essenciais ao desenvolvimento econômico-social do município: segundo acesso, ampliação do abastecimento de água, sistema de tratamento de esgoto e recategorização da Reserva do Arvoredo para Parque. O pedido foi feito na reunião de anúncio da liberação de verbas da ordem de R$ 700 mil para sinalização turística da região, formada por 11 municípios integrantes da AMFRI. No encontro que teve a participação do Conselho de Turismo da Costa Verde & Mar, Beto Martins se comprometeu a apoiar o pleito da região.


A comunicação pode garantir o sucesso da sua empresa
studio

A ABIH-SC fechou parceria com a Studio de Comunicação que realiza, entre outras atividades, treinamento para gestores e funcionários com foco na comunicação empresarial. Os cursos orientam desde a coordenação de reuniões até o atendimento ao cliente. A empresa também é especializada na produção de vídeos empresariais, de treinamento de equipes e comerciais para tevê e internet. Associados da ABIH-SC terão 15% de desconto em todos os serviços. Fone: (48) 3371-4438 - contato@studiodecomunicacao.com


Festa do Milho Verde movimenta Santo Amaro da Imperatriz
filho verde

O Plaza Caldas da Imperatriz Resort e SPA, foi palco do lançamento da 21ª Festa do Milho Verde, tradicional evento que acontece em Santo Amaro da Imperatriz e que acontecerá de 22 a 24 deste mês. A festa reuniu autoridades, convidados e imprensa, que puderam saborear pratos típicos preparados à base de milho verde, que também serão elaborados nos três dias de festa. “Além das águas termais, vamos divulgar nossa cidade, nossa hospitalidade, belezas e atrativos naturais e a farta e variada gastronomia de nossa região”, afirmou o prefeito Sandro Vidal.


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Caminhos da Neve




A Rota Turística de Integração da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense é um projeto defendido há bastante tempo em congressos, fóruns, seminários e reuniões entre o trade turístico, pelo conceituadíssimo empresário catarinense Wirto Schaeffer. Através de palestras, mapas, vídeos e vistorias “in loco” foi mostrado que faltam apenas 13% para sua conclusão asfáltica e dentro das normas da engenharia. No Rio Grande do Sul 44 quilômetros, em Santa Catarina 18 quilômetros. Com isso, mais de 30 municípios serão beneficiados em sua economia. Então vejamos: saindo de Gramado (RS) seguindo por Canela, São Francisco de Paula, Tainhas, Várzea do Cedro, Alziro Ramos, Jaquirana, Bom Jesus, Santo Inácio, São Francisco Xavier, São Joaquim, Urubicí, Bom Retiro, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Florianópolis (SC) ganha-se um espetacular passeio turístico e cultural.
OBJETIVOS: Encurtar mais de 100 km; Interligar os dois maiores pólos de turismo do Sul do Brasil (Gramado e Florianópolis);  Aumentar o fluxo de turistas para 700 mil; Aumentar a ocupação hoteleira; Oportunizar novos negócios; Movimentar em mais de R$ 100 milhões de reais a economia dos municípios abrangidos; Escoar mais de R$1 bilhão da produção primária; e Desafogar a BR-116 e a BR-101.
Os municípios que integram a Rota Caminhos da Neve são responsáveis por mais de 85% da produção de maçãs do Brasil e outras frutas, como a uva onde tem se destacado a produção dos vinhos de altitude. A estrada que une a Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra e a Serra Catarinense existe há mais de 284 anos, quando foi aberto o primeiro caminho entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Os governadores Tarso Genro (RS) e João Raimundo Colombo sabem disso e com certeza terão interesse na conclusão final dessa obra. Acesse www.caminhosdaneve.com.br.
No segmento Turístico, o empresário Schaeffer vem recebendo todo apoio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Na foto ao lado da diretoria da Abrajet Catarinense trazendo informações atualizadas sobre o Projeto.
PIT STOP
*O Criciúma Esporte Clube firmando convênio (foto) com a Universidade do Extremo Sul Catarinense e a Prefeitura Municipal, consolida o Projeto Tigrinhos, de autoria do presidente e empresário Antenor Angeloni, que espera colher no futuro os frutos pela formação desses jovens atletas em suas dependências. Com isso, o futebol caminha junto com a educação.
*No Turismo Desportivo, ainda, a cidade de Criciúma (SC) preparando-se para receber os torcedores de todo o Brasil durante o Campeonato Brasileiro de Futebol. No Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha, os vôos da empresa Azul, com aeronaves de maior porte direto para São Paulo (Campinas), foi uma preocupação a menos para os participantes.
*O Conselho de Segurança Comunitária do Centro de Criciúma marcou ponto positivo com seus integrantes, após a reunião com o comando da Policia Militar alertando a presença de drogados na Praça Nereu Ramos e nos fundos da Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira. As providências, com a chegada de policiais, viaturas e a cavalaria, tranqüilizou os moradores, empresários e os alunos dos colégios e faculdades. O local já estava sendo conhecido como a “Cracolândia da Cultura”. Pode? Salve, Criciúma(SC)!
*Os turistas e moradores do Farol de Santa Marta (Laguna-SC) e do Balneário Rincão (SC) estão de olho nas promessas feitas pelos políticos em 2013.  Esperam que no ano da Copa do Mundo (2014), no Farol o asfalto chegue até o Camacho. No Rincão, a Via Rápida até a BR-101. Anotem aí...!
*O Município de Içara (SC) está de parabéns pela nomeação de um filho seu para ministro. Salve, doutor Manoel Dias, o novo Ministro do Trabalho.
*O Estado do Tocantins estará realizando em sua capital Palmas, o 30º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O evento foi confirmado pelo presidente abrajeteano Luciano, através de oficio, ao presidente nacional Helcio Estrella. O evento acontecerá de 27 a 30 de junho de 2013 e fará parte da programação do Jubileu de Prata do Estado de Tocantins, que completará 25 anos no dia cinco de outubro. São esperados mais de 200 jornalistas especializados em Turismo.

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com