segunda-feira, 29 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino




ESCAPADINHA PARA O PARAÍSO NO DIA DO TRABALHADOR


Pensando em quem batalha todos os dias e merece aproveitar o Feriado de 1 de Maio, a Pousada Quinta do Bucanero (Praia do Rosa -Imbituba/SC) formatou uma promoção especial para os catarinenses que, pela distância próxima, podem dar uma escapadinha para o "paraíso" no meio da semana.


A promoção inclui early check in (na terça pela manhã) e late check out (no fim da tarde de quarta), o que significa dois dias pelo preço de um, com tarifa promocional a partir de R$ 380,00 para o casal.  E mais: para dar as boas-vindas, a Quinta do Bucanero preparou welcome drink, com taça de espumante ou o drink de preferência do hóspede.


A promoção inclui, ainda, café da manhã até às 13h, serviço de praia - guarda sol e cadeiras - , abertura de camas à noite com bombons e essência de rosas nos apartamentos e toda estrutura de charme da pousada: fitness, jacuzzi, sauna, lareira e  vista panorâmica para a baía do Rosa. 



Opção sob medida  para renovar as energias e a criatividade  necessárias para o trabalho. Nos 17 mil m2 de área verde, a Quinta do Bucanero tem em seu DNA o romance, luxo despretencioso, conforto e sustentabilidade.





Clique nas imagens para ampliá-las

FEIRA DE ESPORTES

Começa neste feriado de 1º de Maio a Adventure Sports Fair que sedia o 10º Fórum Interamericano de Turismo. Pelo décimo ano consecutivo a Adventure Sports Fair é a sede do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, um evento que pretende discutir e divulgar as melhores práticas nesta que é uma das maiores indústrias do mundo. O evento, que também acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, contará com a participação de entidades ambientalistas, empresas do setor de turismo, órgãos públicos, acadêmicos e profissionais do setor. Nesta edição o Fórum vai abordar principalmente os avanços da sustentabilidade no turismo brasileiro e internacional. A idéia é fazer uma análise de como as preocupações ambientais tão discutidas no setor estão sendo colocadas em prática.



Os participantes do 10º FITS também pretendem discutir e analisar o turismo em unidades de conservação no país, a situação das parcerias público privadas e o andamento dos processos de certificação. Durante o evento serão premiados os vencedores do concurso Braztoa de Turismo Sustentável, uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Os participantes poderão conhecer a experiência da Costa Rica em relação ao turismo sustentável. O país da América Central é um dos principais turísticos do mundo, apesar de sua pequena dimensão. O que exatamente mais atrai os mais de dois milhões de visitantes por ano é a exuberância de sua natureza. O 10º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável acontece no dia 3 de maio, das 14h30 às 20h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria Adventure Sports Fair.


27º ENCATHO

O 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), entre os dias 8 e 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis, tem como tema “A inovação na Hotelaria”. O evento tem como público alvo empresários, profissionais, mídia, estudantes e fornecedores de hotéis, pousadas e restaurantes, associados ou não à entidade. Entre as várias reuniões programadas para tratar de temas de interesse do setor hoteleiro, gastronômico e de turismo, será realizado o 7º Ciclo de Oficinas. Ao todo serão realizadas quatro oficinas de atualização com a participação de especialistas, focadas nas novas oportunidades de negócios, procedimentos administrativos, racionalização de processos, conhecimento de novos equipamentos e suas formas de uso e acesso a instrumentos úteis aos negócios e ao desenvolvimento de setores de Manutenção, Formatação, Ouvidoria e Avaliação, Desenvolvimento Humano, Planejamento Estratégico das Empresas, Metodologia Coaching, Financeiro e Técnica de Vendas para o setor hoteleiro.  No dia 09 de maio serão realizadas três oficinas, e no dia 10, a quarta e última oficina dentro do 27º Encatho.  

INOVAÇÃO NA HOTELARIA


 Na primeira Oficina que acontecerá dia 09, das 09h às 11h30, será tratado o tema central do encontro “Inovação na Hotelaria”, e estará a cargo de Milton Zuanazzi, diretor do SBTUR. Ele vai falar das “Perspectivas do turismo nacional e catarinense”, apresentando um panorama do setor na atualidade e cenários futuros diante dos eventos internacionais que acontecerão no país e as mudanças econômicas pelas quais o país passa atualmente.  Era da mobilidade digital – distribuição hoteleira.  O profissional de marketing e vendas, especialista em comunicação corporativa pela ESPM, e diretor de negócios da Bematech CMNet, Gustavo Syllos, vai falar sobre a Era da Mobilidade Digital – Distribuição Hoteleira. A empresa é líder em soluções de tecnologia para o varejo e setor hoteleiro.

SOLUÇÕES LÍDERES

Além da palestra, a Bematech CMNet também participará da Exprotel, com a demonstração das soluções líderes do mercado hoteleiro. Consultores da companhia, que tem em seu portfólio redes como o grupo Accor, Atlantica Hotéis, Blue Tree, Meliá, Tropical, Bristol, Estanplaza, Othon, Bourbon, além de hotéis como Copacabana Palace, Fasano e Intercontinental, estarão à disposição dos visitantes para fornecer informações sobre os sistemas. Por meio de uma plataforma integrada de equipamentos, sistemas de gestão, serviços e treinamentos – que automatizam processos e apoiam a gestão comercial – o estabelecimento conquista maior rentabilidade e controle de suas operações. identificarmos seu contato.

PERNAMBUCO NOS EUA

A partir de hoje (29) até o dia 7 de maio, a Secretaria de Turismo do Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) divulgarão o Estado como destino turístico para o público gay durante a 30ª Convenção Anual Global da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association), principal associação internacional de turismo LGBT do mundo, que acontece em Chicago, Estados Unidos.  Além de toda a divulgação promocional dos destinos, a participação de Pernambuco no evento tem como objetivo principal lançar a candidatura do Estado para receber a Convenção IGLTA em 2016. Atualmente, Recife figura entre os principais destinos procurados pelos turistas homossexuais no Brasil, juntamente com Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Salvador.

Para o presidente da Empetur, André Correia, a participação no evento reforça a posição de Pernambuco como um destino gay friendly. “Pernambuco é um Estado aberto à diversidade. A capital pernambucana é um dos cinco destinos turísticos do país considerados gay friendly pelo Ministério do Turismo. Trazer esse tipo de evento para o Estado é uma forma de mostrar o potencial que temos para este segmento”, diz o presidente da Empetur. A candidatura de Pernambuco tem o apoio da EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo e da ABRAT-GLS – Associação Brasileira de Turismo GLS. Será realizada uma reunião com o conselho da Associação, para lançamento oficial da candidatura, que será anunciada aos participantes durante Coquetel promovido pela EMBRATUR.


DEAMLINER 787


As companhias aéreas do Japão estão autorizadas a operar vôos com o Dreamliner 787 da Boeing. A medida foi aprovada e segue o aval dado pela Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos. Para utilizar o modelo 787 novamente, a All Nippon Airways e a Japan Airlines terão de cumprir com as normas pré-estabelecidas pelos órgãos regulamentadores. O avião da Boeing estava impedido de decolar após sérios problemas apresentados pelas baterias de íons de lítio. Mesmo sem descobrir o que realmente causou as falhas, a Boeing se comprometeu a trocar as peças por baterias com um novo sistema de refrigeração e ventilação. A preocupação em torno do superaquecimento das peças surgiu após um avião da JAL sofrer com um princípio de incêndio durante uma escala feita no Aeroporto Internacional de Boston. O caso de maior alarde, porém, foi o pouso forçado de uma aeronave da ANA. O piloto detectou fumaça dentro da cabine e aterrissou após 35 minutos da decolagem.

FERIADÃO


Já se ligou que em maio temos mais um "baita" feriadão de Corpus Chriti? Já decidiu o teu destino?Acho bom correr atrás pois não restam muitas vagas e o friozinho serrano é bom demais e a Fazenda Boqueirão é uma ótima dica. mas se você quiser seguir em frente, entrando na Rota da Amizade, tem as Águas Thermais de Thermas de Piratuba.


Isso sem contar o majestoso Hotel Renar e todas as suas mordomias em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã. Clique nos flyers para ser direcionado diretamente aos hotéis.


FUTEBOL DO TRADE
Realizado desde a primeira edição do Festival do Turismo de Gramado, o Futebol do Festival prepara uma série de atrações e surpresas para a edição de 2013, entre elas, a homenagem ao “País da Copa”. “O Festuris ocorrerá na sede da Copa do Mundo de 2014, motivo pelo qual nosso encontro será especial, pois será também durante a comemoração dos 25 anos do festival. E temos todo envolvimento do turismo neste Mundial”, lembra o organizador Larri Doile. O Futebol será realizado no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental. Já estão confirmados os patrocionadores: TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas. O Futebol do Festival ocorrerá nos mesmos moldes dos anos anteriores: nas categorias feminino, master e livre. “Novamente, se enfrentam Seleção Gaúcha x Resto do Mundo, em uma competição que já tem seus ‘craques’ definidos, pois eles voltam para participar das partidas anualmente, em um ritual que já virou tradição”, diz Doile.

Clique na imagem para ampliá-la

Ele recorda que a proposta nasceu em 1989, durante a montagem dos estandes do festival, quando um grupo resolveu se reunir na manhã do sábado do evento para uma partida antes do início da feira. “No começo não foi organizado, mas no terceiro ano já anunciávamos o Futebol do Festival na festa oficial, realizada na noite de sexta, convocando todos os jogadores a estarem descansando a partir da meia-noite. Na manhã seguinte, uma van buscava todos nos hotéis”, explica o organizador. Mais informações podem ser obtidas com Larri Doile, pelo telefone (51) 8432-9434 ou e-mail larri@meredienclube.com.br.

O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.  

ABSOLUT NA FIELDS

A Fields promoveu neste último sábado a Absolut White Party que misturou o sertanejo com eletrônico em uma super produção. No palco Lucas & Renan e Ander & Fael animaram a galera alimentando o espírito de festa dos clientes da sofisticada casa noturna da capital. No intervalo foi a vez da música eletrônica sob o comando da DJ Luiza Bernardi, considerada a melhor mulher no comando das pick-ups pelo Aimec Awards. 

Clique na imagem para ampliá-la

Com dress code branco total e decoração temática, todos os convidados da área vip foram recebidos com welcome drink desenvolvido por renomados mixologistas sueco. Brindes como copos e leques personalizados foram distribuídos e os clientes que compraram camarote foram presenteados com uma garrafa da requisitada vodka Absolut para brindar com os amigos mais uma noite de muita alegria e curtição.  

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



George’s Village




A Prefeitura Municipal de Bombinhas (SC), através de sua Secretaria de Turismo,vem dando especial atenção ao Desenvolvimento Turístico com apoio dos órgãos competentes (Secretaria Estadual de Turismo, Santur, Abrajet,e os empresários locais). Bombinhas (foto) é um município localizado no Estado de Santa Catarina, considerado o “Paraíso Ecológico” (Ecological Paradise), sendo um dos melhores destinos turísticos do país. Com uma área de 35.913 km2 e 14.293 habitantes (IBGE,2010) que durante o verão aumenta consideravelmente. A cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico. Presenteada por exuberantes belezas naturais, é motivo dos moradores e de admiração dos turistas do país e do mundo inteiro, segundo sua bonita e inteligente Prefeita Municipal Ana Paula Silva, que recebeu os jornalistas e abriu o V Fórum de Turismo da Abrajet Catarinense e o I Encontro Sul Brasileiro de Jornalistas especializados em Turismo (inclusive com representantes do Mercosul) especializados em Turismo de 11 a 14 de abril. Bombinhas está localizada na Região Turística Costa Verde & Mar, juntamente com outros dez municípios situados no litoral centro-norte de Santa Catarina. A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural.
Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baias com águas calmas, praias com mar agitado e outras desertas, com acesso apenas por trilhas ou mar. Localizada a 70 km da capital Florianópolis, também está próxima das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Segundo pesquisa de Demanda Turística internacional do Ministério do Turismo, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo os mais variados perfis de públicos, contando com mais de 140 meios de hospedagem e aproximadamente 10 mil leitos.
Também nos chamou atenção o bom atendimento através dos taxistas (passeios e traslados) Disk Taxi 24 horas (taxibombinhas@yahoo.com.br) e os passeios da escuna “Bela Catarina”com uma tripulação super treinada e com grande experiência (www.escunabelacatarina.com.br). Para visitas e agendamentos na cidade de Bombinhas em Santa Catarina clique os links http://turismo.bombinhas.sc.gov.br, fone (47) 3393.7320 e e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br.
George’s Village - Destaque para este equipamento hoteleiro. Trata-se de uma pousada ecológica edificada no meio da mata preservada, no Centro de Bombinhas, com 32 chalés confortáveis, piscinas aquecidas, bar, restaurante, café da manhã, spa, sauna, estacionamento, vista para o mar, com atendimento 24 horas por uma equipe fantástica e apoio logístico necessário, além do contato permanente da equipe de recepcionistas e proprietários (ver fotos) . Os proprietários, senhor George e senhora Shideko (ele de origem belga e ela japonesa) e seu filho Denis Okuma, contam com o apoio dos colaboradores Márcio, Sheila, Darci, Cláudio, Fernanda, Denise, Sidnéia e Leudiane, uma equipe que aumenta durante a alta temporada de verão.  Os idiomas utilizados, além do Português, são Inglês, Belga, Francês, Japonês, Espanhol, Italiano...  CONTATOS:  www.georgesvillage.com.brreservas@georgesvillage.com.br, fones (47) 3369 -217747 e 9658-6 723.   
PIT STOP
*O Munícipio de Piratuba (SC) receberá os jornalistas especializados em Turismo da Abrajet/SC durante o VI Fórum de Turismo e o II Encontro Sul Brasileiro de Turismo e ainda jornalistas convidados do Mercosul, de  seis a nove de  junho de 2013. Pauta principal: discutir o desenvolvimento turístico daquela cidade e região.
* Sob a coordenação de Fabíola Taraskevícius acontecerá de 27 a 30 de maio de 2014 a Feira Sulmetal Mineração, em Criciúma (SC), Brasil, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. Informações (48) 8456-9805/3433-4003 e e-mailfabíola@famafeiras.com.br.
Em Morro de São Paulo na Bahia, os turistas catarinenses, especialmente os de Criciúma (SC), poderão contar com um equipamento hoteleiro top de linha. Trata-se da Pousada Le Terrace Beach Hotel localizada na famosa segunda Praia do Morro(point dos grandes eventos) Clique o site www.leterrace.com.br. Contatos +55 (75) 3652- 1308 e descanse!
* Não foram bem recebidas pelo trade turístico de Santa Catarina e do Brasil as palavras do presidente da Fundação Criciumense de Cultura de Criciúma,senhor Sérgio Zappelini, numa entrevista ao jornalista Adelor Lessa (Jornal A Tribuna dia 26/4/2013), que a criação de uma Secretaria de Turismo para a cidade não precisa e irá inchar a máquina. O retorno desta importante secretaria, com apenas 10 funcionários (técnicos em Turismo) do próprio quadro do Município, está sendo defendida pela cinquentenária ABRAJET-SC e pelo conceituado historiador da cidade Mário Belolli, além dos turismólogos, agências de viagens, empresários, etc. É de extrema necessidade para a região, carente de material de divulgação, postos de informações. Para eles, o senhor Zappelini pretende se perpetuar no cargo e desconhece totalmente a força desta atividade econômica. O TURISMO não polui e é o que mais produz RENDA e EMPREGO no MUNDO. Por que a Prefeitura Municipal está demitindo funcionários? A Fundação Cultural de Criciúma está inchada? É lamentável, senhor Zappelini...!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com 

domingo, 28 de abril de 2013

INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC




Feira de hotelaria aberta ao público
hotelaria

Uma das inovações da nova gestão da ABIH-SC, é a decisão de abrir à visitação pública a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel) que acontece de 08 a 10 de maio, no CentroSul dentro da programação do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros. Outra inovação é o novo formato do Seminário de Turismo e Hotelaria que reúne estudantes e professores, agora em forma de pôster. Novas parcerias foram firmadas com o segmento turístico, contando com stands do Ministério do Turismo, Santur, estâncias termais, e uma empresa de turismo de aventura, um dos segmentos que mais cresce no mundo. Também haverá sorteios pelo IPOG de bolsas de estudos para cursos de MBA. Programação/inscrições: www.encatho.com.br


Inscrições abertas para a 4ª Rodada de Negócios
rodada

Com o objetivo de aumentar a ocupação dos hotéis de Santa Catarina, associados à entidade, a ABIH-SC vai realizar durante o 27º Encatho, a 4ª Rodada de Negócios, sob coordenação do SEBRAE/SC. Já confirmaram participação importantes empresas como a Coobrastur, Trend Operadora, SBTUR, Europlus Operadora, MGM Operadora e Schultz. Interessados devem entrar em contato com Bárbara:bmwagner@terra.com.br ou pelo fone: (48) 9933-8350.


Debates sobre a realidade hoteleira catarinense
hoteleiros

Visando valorizar a experiência dos ex-dirigentes da entidade o atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC), Samuel Koch, está buscando junto aos ex-presidentes subsídios para seu pronunciamento de abertura do 27º Encatho. Também busca subsídios para os debates que acontecerão durante a tradicional Troca de Idéias, que reúne a diretoria e associados para debates sobre questões de interesse do segmento.



Rede Plaza confirma participação no 27º ENCATHO   

Plaza

O hotel executivo e os resorts da rede Plaza em Santa Catarina - Plaza Blumenau, Plaza Caldas e Plaza Itapema - vão participar do 27º Encatho, promovido pela ABIH-SC, voltado ao debate de temas relevantes para a hotelaria catarinense. A empresa vai apresentar as novidades que está implantando em seus meios de hospedagem para se adaptar aos padrões internacionais da hotelaria e as novas exigências do mercado.



Aprovação do PNT vai dinamizar o turismo nacional
turismo

Publicado nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, decreto que aprova o Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O PNT pretende colocar o Brasil entre as três maiores economias do turismo mundial até 2022. Para isso o desafio é aumentar o número de turistas estrangeiros no país, incentivar o turismo interno e aumentar a oferta de postos de trabalho no setor, melhorando a qualidade e a competitividade do setor. Para o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o PNT será um aliado importante para o Brasil se posicionar e conquistar esse objetivo.


Transporte turístico em foco

viagens

O presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, recebeu na quarta-feira (24), Nilton Silva Pacheco, presidente da Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de SC (Aettusc). Esteve em pauta a necessidade de aproximação entre as duas entidades visando um trabalho conjunto em prol do aperfeiçoamento do sistema de transporte turístico em Santa Catarina. Segundo Pacheco, o setor hoje é formado por cerca de 100 empresas que operam cinco mil veículos e geram 10 mil empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos. Novos contatos deverão ocorrer visando à criação de uma agenda comum de temas a serem tratados.


Florianópolis no projeto TAM nas Nuvens
caiacanga

Na primeira semana deste mês, a equipe do projeto TAM nas Nuvens – da empresa aérea TAM, visitou Florianópolis para gravar um programa a ser veiculado nas aeronaves durante os voos. A Secretaria de Turismo do município (Setur) acompanhou a equipe pelas comunidades de Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Centro da cidade. Os passageiros da empresa aérea vão assistir ao vídeo a partir de maio nos voos nacionais e, a partir de junho, nos internacionais. Foto:arquivo.



Massa Solidária acontece dia 05 de maio
massa

Com apoio da ABIH-SC acontece no domingo (05 de maio), no centro de eventos da ACM, a Massa Solidária, para arrecadação de recursos para a Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), de Florianópolis. Serão servidos vários tipos de massas, preparadas por restaurantes da cidade. Cada pessoa que comprar duas camisetas  vai ganhar 01 feijoada, cortesia do Hotel Praiatur, no dia 27/04. A camiseta-ingresso esta à venda por R$ 60,00, com direito a almoço e bebidas e pode ser adquirida na ABIH-SC: (48) 3222-8492.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino


FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino



EXPOVINIS
 
 


​O maior salão de vinhos da América, o ExpoVinis, divulgou os 10 rótulos vencedores no concurso Top Ten, que elege a cada edição os melhores vinhos em 10 categorias. Este ano, os prêmios foram divididos em melhor espumante nacional, espumante importado, branco nacional, branco importado, rosado, tinto nacional Serra Gaúcha, tinto nacional outras regiões, tinto novo mundo, tinto velho mundo e doce/fortificado. E pra quem ainda não sabe, o vinho Brut Rosé da Vinícola Villaggio Grando do Município de Água Doce (SC), em nossa Rota da Amizade, foi eleito o melhor espumante do Brasil!


VILLA FRANCIONI 
 
Falando nisso, à vinícola catarinense Villa Francioni, está novamente na Expovinis Brasil 2013. Os rótulos apresentados são de três linhas de produtos que incluem os vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa. A vinícola está situada a 1.260 metros de altitude, na serra catarinense em São Joaquim. A comercialização dos vinhos iniciou em 2005 e apesar do pouco tempo, a empresa vem recebendo reconhecimento tanto de profissionais do Brasil como do exterior. A imprensa especializada também tem destacado a qualidade dos vinhos produzidos. A Villa Francioni acaba de conquistar duas importantes vitórias na publicação:  Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados:  o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e  o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005,  foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Bettú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos. O Villa Francioni Rosé 2011, recentemente também ficou em primeiro lugar na degustação às cegas promovida pela Folha de SP. O rótulo é produzido com oito tipos de uvas. Já o vinho de sobremesa, Colheita Tardia 2005, foi produzido a partir de uvas que passaram por botrytização e desidratação natural. É um vinho raro, foram produzidas apenas 500 garrafas, a vinícola se prepara para lançar em breve um novo lote. A Villa Francioni produz em media 150 mil garrafas/ano.
 

WTM É SUCESSO

O coquetel de abertura da World Travel Market Latin America (WTM) 2013, promovido pelo Beto Carrero World, foi um sucesso. A feira aconteceu em São Paulo durante esta semana e a festa oficial, patrocinada pelo Parque, contou com a presença surpresa de personagens, além da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre. Shrek, Fiona, Homem Biscoito, o leão Alex, e também o urso Po, fizeram parte da comitiva da DreamWorks e foram agitar o evento. Depois de terem participado do coquetel de lançamento, os personagens também fizeram aparições no espaço reservado ao Parque, e alegraram turistas e visitantes da WTM. A feira terminou nesta última sexta-feira (25), e neste ano o BCW fechou uma pareceria com o evento, promovendo a festa de abertura. Além de participar da exposição, o Diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab, explica que a equipe está muito feliz "em proporcionar um momento muito especial de integração e relacionamento com o trade".
 
 
Para ele, além do momento de descontração, a festa de abertura representou uma oportunidade para se aproximar mais do trade. "Esta é uma das formas de chegar e mostrar tudo que temos no Parque, que muita gente não conhece. O Beto Carrero World se modernizou e é hoje o maior da América Latina", comenta. Uma das grandes novidades que o Parque apresenta durante a WTM é a nova campanha de marketing, denominada "Betro Carrero World, muito mais que um parque". O objetivo desta ação é divulgar os atrativos e a diversidade do empreendimento.


A World Travel Market Latin America (WTM) é uma das principais feiras do setor de Viagens e Turismo da América Latina. Realizado no Brasil pela primeira vez, o evento promove a região para o mundo todo e contribui com o volume de negócios realizados no setor de Viagens e Turismo. A feira também conta com o apoio da Braztoa - Associação brasileira de operadoras de turismo - uma das organizações mais importantes do país neste segmento. Atualmente, os membros da Braztoa são responsáveis por cerca de 85% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil.
 
WTM BRAZTOA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Enrique Litman, do Vida Sol e Mar & Beach Vilage da Praia do Rosa, berço das Baleias Francas, também fazendo a diferença no WTM BRAZTOA em São Paulo.
 
CHOCOFEST 2014
 
Está confirmada a data da 19ª edição do Chocofest – Páscoa em Gramado. O evento será realizado de 3 a 21 de abril de 2014. Em breve, a empresa organizadora da promoção, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, começará a divulgar as novidades que serão preparadas na maior festa temática de Páscoa do Brasil. Neste ano, o Chocofest recebeu cerca de 400 mil visitantes em 18 dias de atividades, entre 14 e 31 de março. Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest teve as ações de sustentabilidade como principal marca em 2013. Entre elas, uma oficina de reciclados, que estava sempre atraindo o público infantil para produzir ninhos de Páscoa com garrafas pet. “A sociedade, na mesma medida em que forma futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais, de preservação do meio ambiente e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.

 
CAVALGADA DA PAZ
 
Cerca de mil tradicionalistas participaram da Cavalgada da Paz do CTG Os Praianos, em São José, Grande Florianópolis (SC). O sereno nem tinha levantado, quando os primeiros participantes já estavam na sede da entidade, encilhando os cavalos. Os amigos Murilo Muller, de 14 anos, da Enseada de Brito, e Murilo Souza de Freitas, de sete anos, da Praia de Fora, tomaram às 07h30, na Rancho Campeiro do CTG, o café da manhã, que foi servido aos tradicionalistas antes da cavalgada. Murilo Muller veio com o avô, Genésio, de 70 anos, e Murilo Freitas, veio com o pai, Marcelo. Às 06h, eles embarcaram no caminhão os cavalos, Queimado e Mancha, e a égua Morena, e rumaram com destino ao CTG. Juntando-se a eles, outros que pela primeira vez estavam participando da cavalgada dos Praianos, como Andreia Pacheco, de Forquilhinhas, que estava acompanhando seu esposo, Claudinei Freitas, e muitos veteranos, como Anderson Albanaes.
 

 Às 09h, o patrão do CTG Os Praianos, David Gevaerd, reuniu todos os tradicionalistas na cancha de rodeio e frisou a importância da cavalgada, que neste ano chegou a 41ª edição, pelo seu cunho cultural, e especialmente por coincidir neste ano com o Dia Mundial da Paz no Trânsito. Acompanhados pela cavalaria montada da Polícia Militar, os tradicionalistas percorreram 15 quilômetros das ruas de São José, sem nenhum incidente, atraindo a atenção dos moradores e motoristas que circulavam pela região. Enquanto ocorria a cavalgada, dez pessoas cuidavam de preparar um carreteiro de charque para o almoço dos tradicionalistas e suas famílias, além dos visitantes que foram passar o dia no CTG. Segundo Juarez Burda, coordenador de invernada artística do CTG, 20 quilos de arroz, 30 quilos de charque, dez quilos de calabresa, 15 quilos de tomate e dez quilos de cebola foram necessários para o carreteiro. A tradicional cavalgada lançou oficialmente o 41º Rodeio Nacional e 12º Rodeio Internacional do CTG Os Praianos que acontece de 30 de abril a cinco de maio. A programação completa e mais informações do evento podem ser encontradas no site www.ctgospraianos.com.br.
 
CANELA
 
O Departamento de Comunicação Social e Imprensa da Prefeitura de Canela vem trabalhando desde o inicio do ano no projeto Comunica Canela, que prevê ampla campanha de mobilização social, abrangendo o público interno e externo , com o objetivo de promover o conhecimento e desenvolvimento, possibilitando maior divulgação do município. Dentro do projeto Comunica Canela vem sendo implantado o Canela QR Codes. Este projeto foi idealizado em conjunto entre o Diretor do DMTI (Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação) e os  secretários de Governo Evandro Cardoso, de Turismo Leandro Oliveira e da Administração Rodrigo Giacomin, apoiado e incentivado pelo Prefeito Municipal. “Estamos estudando parcerias para ampliar o projeto aos comerciantes locais, e ampliando os painéis dos códigos  QRs, que no atual momento está em utilização somente na Secretaria de Turismo na Central de Informações Turísticas. Em breve será disponibilizado um website com todas as informações para os parceiros interessados e aos comerciantes locais, bem como toda divulgação do andamento do QR Canela”, destaca  Jeferson Chaves diretor do DMTI.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Secretário Municipal de Turismo Leandro Oliveira destacou ainda que este projeto tem como objetivo modernizar a divulgação da cidade e informar o turista, tendo em vista que nos dias de hoje não se pode somente divulgar com informações impressas, pois para o visitante isso causa até certo incômodo.  “Será a primeira cidade do Estado a ter este sistema. Esta proposta vem ao encontro com o objetivo do Prefeito Cléo Port que é divulgar a cidade usando todos os meios de comunicação, tecnologia e ações promocionais”, ressalta Leandro. Já o Secretário da Administração Rodrigo Giacomin destaca que esta ação tem o intuito de promover a implementação de Canela como cidade digital, onde futuramente será oferecido ao turista todos os serviços mais modernos para que possam desfrutá-los em nossa cidade. O Canela QR Codes pode ser acessado por smartphones e tablets através do site www.m.comunicacanela.com.br.  

 
CARAVAGGIO DE CANELA

A 53ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Canela inicia no próximo dia 1° de maio, com a Cavalgada da Fé, saindo da Igreja Matriz às 8h30, seguindo até o Santuário de Caravaggio, percorrendo uma distância de 7Km. Fé e cultura gaúcha se juntam num grande movimento com a participação de peões e prendas a cavalo. A imagem de Maria de Caravaggio irá a frente da Romaria num carretão conduzido por duas “juntas” de bois e na chegada, Missa Farroupilha Campal. Vale salientar que na Missa Farroupilha só o que muda são os cantos, que seguem com linguajar e ritmos gauchescos. A organização criou um pequeno regulamento para a Cavalgada, buscando manter o respeito a religiosidade e as tradições gaúchas, exigindo que os participantes estejam devidamente pilchados, sem beber e fumar durante o trajeto e que sigam sempre atrás da imagem de Nossa Senhora e da comitiva religiosa. No almoço, além de “boia” campeira, costelão na vala e logo depois o Grupo de Danças Folclóricas Garfo e Bombacha abrirá as apresentações que seguem com invernadas artísticas de CTGs e DTGs de Canela e logo depois tarde dançante, no Centro de Eventos do Santuário. 


Ao lado do Centro de Eventos, a tarde, irá acontecer torneio de laço em Vaca Parada (boi de pau) nas categorias Piazinho, de 1 a 6 anos e Piazito, de 7 a 10 anos e Especial, de 11 a 13 anos, nas categorias Pai e Filho, Avô e Neto. Entre os participantes serão sorteadas duas bicicletas e todos irão receber medalha de participação. Os festejos em Honra a Maria de Caravaggio em Canela seguem dia 19 de maio com a Romaria para Jovens, em preparação a Jornada da Juventude; dia 25 de maio, com a Romaria Motorizada e de Motociclistas; e no dia 26, com a Romaria a Pé.  Cada dia do evento terá programação alusiva ao público da mesma, com Missa Campal nas chegadas das romarias. O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, organizado pelo Conselho Administrativo do Santuário e pelos festeiros Rafael e Ana Paula Basei, Márcio Luciano Wilbert e Carla Rejane Tieppo, Moacir e Maria Goreti Foss, José Eloy e Marli de Castilhos, Gilmar e Marli Esteves, Ari e Onilda Schimit e Edemilson e Ana Sílvia Rocha, com coordenação Wilson e Miria Benetti e Idemar e Sandra Lúcia de Nardi, com participação do pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior.
 
EXPOTUR SUL CANELA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A 5ª edição da Expotur Sul acontecerá nos dias 7 e 8 de junho reunindo todo trade turístico no Centro de Eventos de Canela. Este evento consiste em uma feira de turismo para agente de viagens, proporcionando negociações entre operadoras e setores do turismo com o objetivo de integrar a Região das Hortênsias, com os demais destinos do Sul do Brasil. Conforme o organizador do evento, o empresário , a expectativa é receber aproximadamente 1.000 agentes de viagens durante a feira. “Promover o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando a fomentação de negócios entre os setores é o grande objetivo da Expotur Sul”, ressalta Jairo. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones: (54) 3625-6445 ou (54) 8415-3758 ou através do site: www.expotursul.com.br.


JORNALISTAS URUGUAIOS
 
A convite da rede de hotéis InterCity e do Convention Bureau, o repórter José Gallo e o fotógrafo Manuel Mendoza realizaram presstrip pelo Brasil, entre os dias 13 e 21 de abril. Os dois são profissionais da revista Galería, um dos veículos mais conceituados de turismo, variedades e cultura do Uruguai. A viagem teve como objetivo a divulgação dos destinos no país vizinho a partir de reportagem especial.  Para Marcelo Marinho, diretor de marketing da rede InterCity. No roteiro da dupla estavam três cidades: Porto Alegre, Cuiabá e João Pessoa. Em todos os destinos, José e Manuel ficaram hospedados em hotéis da rede InterCity e receberam todo o suporte necessário para conhecer as três localidades brasileiras. Os principais pontos turísticos foram visitados pelos jornalistas, que saíram do Brasil cheios de boas
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A InterCity hotéis inteligentes é uma rede brasileira, fundada em 1999 no Rio Grande do Sul, que opera 19 hotéis – 18 em 12 cidades brasileiras e um em Montevidéu. Está entre as cinco redes que mais crescem no país. Atualmente possui 15 projetos em obras em 13 cidades e seis unidades anunciadas em cinco cidades brasileiras (as obras devem iniciar ainda no primeiro semestre de 2013). A meta é chegar à marca de 50 hotéis administrados até 2015, aumentando a oferta de 2 mil para 6 mil leitos. Reconhecida como perfil inovador na categoria executiva, a InterCity é pioneira em oferecer redução de custos operacionais ao compartilhar a gestão administrativa e comercial entre todos seus hotéis. Sua sede localiza-se em Porto Alegre/RS. Site www.intercityhoteis.com.br.
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
Claudio J S Junior, Guillermo Alcorta, Catharine Brasil e Ruth Avelino na WTM

O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J S Junior, convidou o empresário Guillermo Alcorta, presidente do Grupo Panrotas, para visitar João Pessoa, em setembro, e conhecer o festival. O encontro aconceteu durante a WTM, que ocorreu em São Paulo, entre 23 a 25 de Abril, e contou com a presença de Catharine Brasil, Secretária de Turismo de Campina Grande e de Ruth Avelino, Presidente da PBtur. "Nós pretendemos reunir as maiores agências e operadoras do Nordeste durante nosso evento, e ter o Sr Guillermo Alcorta conosco será muito importante, pois ele é referência e todo o trade acompanha seus veículos", afirma Claudio J S Junior. O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa e 70% dos espaços já estão comercializados.www.festivalturismojoaopessoa.com.br.


 
HOTELEIROS
 

A Inovação na Hotelaria”, tema central do 27º Encatho,estará em pauta nos debates entre os empresários catarinenses durante o “Momento Hoteleiro”, espaço reservado à reunião institucional da ABIH-SC, dia 09 (quinta-feira), das 18h30 às 20h. Além da avaliação e análise da conjuntura atual, a reunião promove a troca de experiências, o fortalecimento de relações e a apresentação das realizações da entidade, bem como apreciação do Plano de Ação da associação. O Momento Hoteleiro também reserva espaço para apresentações e debates de temas atuais. Este ano, o grupo vai contar com a contribuição de Anderson Hartmann, jornalista multimídia, com experiência em empresas como Globo, SBT e Grupo RBS. Atualmente é Publisher da Cachaça Comunicações, de Porto Alegre, RS, empresa que trabalha com soluções criativas em comunicação integrada. Em 2012, foi o único brasileiro selecionado ao programa de Inovação e Criatividade Imagine Pós-Digital, na Espanha. Atualmente faz mestrado de Gestão e Negócios com foco em Inovação na Unisinos, em Porto Alegre(RS). O moderador dessa iniciativa, denominada Troca de Ideias, será o hoteleiro Geraldo Linzmeyer, diretor da HDez Empreendimentos Ltda, ex-presidente da ABIH-SC e conselheiro da entidade. No final do encontro, empresas parceiras da ABIH-SC demonstrarão suas novidades. 

 
RODADA DE NEGÓCIOS
 
Vale informar que já estão abertas as inscrições para os hoteleiros interessados em participar da 4ª Rodada de Negócios no 27º Encatho. Seis operadoras já confirmaram sua participação – Coobrastur, Trend Operadora, SBTur, Europlus Operadora, MGM Operadora e Schultz. Outras operadoras estão em fase de negociação. A expectativa da organização é contar com a presença de 12 a 15 empresas nas Rodadas de Negócios entre hoteleiros, agentes de viagens e operadoras de turismo no encontro que acontecerá dia 09 de maio, das 14h às 18h, no CentroSul. Cerca de 100 empresários do ramo da hotelaria de Santa Catarina estarão participando das negociações sob a coordenação do SEBRAE/SC. De acordo com a gestora da rodada, Maria de Lourdes Heidenreich, os empresários inscritos serão atendidos individualmente pelos agentes de viagens e operadoras de turismo, de acordo com agenda previamente definida. A expectativa de negócios futuros das empresas compradoras e fornecedoras é de mais de um milhão de reais. Os interessados em participar devem entrar em contato com Bárbara, pelo e-mail: bmwagner@terra.com.br ou pelo fone (48) 9933-8350.

 
ASSEMBLEIA GERAL
 
As lideranças da hotelaria nacional estarão reunidas em Florianópolis, dia 09 de maio, durante o 27º Encatho. O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, convoca a todos os membros da Diretoria Executiva e Técnica da associação para a Assembleia Geral Ordinária da entidade e também da Assembleia Geral Ordinária do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH). A primeira chamada da Assembleia acontece às 15h, e, a segunda, com qualquer número de presentes, às 15h30min. Estarão em pauta os seguintes assuntos: prestação de contas da ABIH Nacional, 56º CONOTEL 2014 e parcerias comerciais com a ABIH-SC. 
 
DIA DAS MÃES QUEVEDO
 
 
Que tal dar um presentão para sua mãe sem gastar nadinha!? A Quevedo Joalheria e Ótica, está sorteando este óculos da marca de luxo Michael Kors para comemorar o Dia das Mães. Como participar? Curta a fanpage https://www.facebook.com/FansQuevedoOtica; Compartilhe esta imagem da fanpage publicamente em seu mural. Clique no link: Sorteios do Fofo - quero participar:https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/183929.  Pronto !



WINTER PLAY 9
 
O primeiro warm up para o Winter Play 9 foi em São Paulo, dia 20 de abril. Neste final de semana, a festa aterrissa em Santa Catarina e passa por Criciúma, dia 27, chegando a Florianópolis na véspera do Dia do Trabalho, 30 de abril, na Pacha Floripa. Quem comanda o tão esperado evento é Fabrício Peçanha, que lança nacionalmente seu novo projeto “Fabrício Peçanha Live”. Com cenografia assinada por Mauro Vicente Ferreira, responsável por diversos trabalhos na Rede Globo, o set também está recheado de tecnologia, som e imagem de primeira qualidade, somados à criatividade e experiência do DJ.  Dono de uma carreira sólida, integrante do Life is A Loop e com festivais como Creamfields Buenos Aires, Rock In Rio, Ultra e Planeta Atlântida no currículo, Peçanha quis inovar nesse projeto, trazendo mais liberdade para os sets.“Pensei em fazer algo diferente do que faço normalmente como DJ, quis uma apresentação com a liberdade de improvisar e modificar as músicas durante a performance”, explica Fabrício.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Durante a festa, o Terraza recebe os DJs Renee Mussi e Albuquerque que serão os responsáveis por levar o público para o mundo underground da música eletrônica. O evento que abre a temporada de inverno da Pacha promete esquentar os players ansiosos pelo Winter Play 9, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho. Os warm ups percorrerão outras sete cidades no Brasil: Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Rio de janeiro e Novo Hamburgo. Os clientes do camarote Pacha, presentes na festa, terão uma oportunidade única: adquirir ingressos para o Winter Play 9 com preços especiais!