terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Cidade das Bicicletas 

Um dos passeios de bicicleta realizados na cidade de Joinville

Já conhecida como “Cidade das Bicicletas”, no final de dezembro Joinville ganhou um motivo a mais para esta autodenominação. O prefeito Udo Döhler sancionou a lei número 7.666, que institui a Semana Municipal da Bicicleta, a ser realizada de 3 a 9 de março de cada ano. A proposta foi apresentada pelo vereador Cláudio Aragão, que foi procurado por um grupo de ciclistas que sugeriram a criação de uma data especial para fomentar a prática do ciclismo como recreação e até competição. A data sugerida coincide com os festejos anuais do aniversário de Joinville, que culmina com o dia 9 de março, feriado de aniversário da cidade. A topografia plana, a rede de ciclovias de 125 quilômetros e um plano cicloviário que deve oferecer mais de 600 quilômetros nos próximos anos, favorece  o uso crescente das bickes, segundo pesquisa hoje já utilizado por 11,3% da população. 

Viva Turismo  Joinville

Ao começar o novo ano, já está marcado o 3º Módulo Viva Turismo Joinville, desta vez dirigido aos comerciários. Será dia 23 de janeiro, das 19h às 22h, na sede da CDL. Inscrições: www.eventosemjoinville.com.br. Informações, fone: 47  3433 – 3483. 

Gastronomia no Moinho  

O Moinho da Rua XV de Novembro, tradicional cartão postal de Joinville, na entrada principal da cidade terá um novo local de gastronomia, lazer e cerveja artesanal. A inauguração deverá acontecer em março próximo, dentro das festividades do 163º  aniversário da cidade. O local se chamará “Portal Opa Bier”, em função da cerveja Opa Bier e promete ser o novo ponto de parada de turistas que chegam ou que estão de passagem pela cidade. O Portal Opa Bier terá um espaço de 650 metros quadrados, com restaurante e chopperia, onde serão servidas as conhecidas tortillas, petiscos, cerveja e chopp artesanais. Haverá também loja com produtos da Opa Bier, inéditos e customizados e serviços de delivery, além de uma mini fábrica onde o visitante poderá conhecer todo o processo de fabricação da cerveja artesanal, com direito a degustação. Terá ainda um deck de 300 metros quadrados na área externa, também com serviço de bebidas e gastronomia. A instalação do Portal Opa Bier no Moinho faz parte do processo de revitalização do Complexo Expoville, e foi viabilizada por meio de uma ação conjunta entre a Fundação Turística de Joinville e o Consórcio Viseu-Caex, responsável pela administração e gestão comercial do equipamento. 

Camboriú no verão

Para você que vai passar o verão na região da Costa Verde e Mar e procura opções de lazer e diversão aliadas a beleza da Zona Rural, Camboriú (não é o Balneário Camboriú) é o lugar certo. O município apresenta inúmeros atrativos naturais, além de opções de lazer, desde as mais tranquilas como pesque-pagues e cachoeiras, até as mais agitadas, como a Green Valley – eleita a melhor balada do mundo.

Cachoeira Seca 

A Cachoeira Seca, patrimônio natural de deslumbrante beleza 

Também conhecida como Cachoeira dos Macacos, fica na Estrada Geral dos Macacos na localidade de Villa Conceição, área rural, a 13km do centro de Camboriú. A Cachoeira Seca possui 20 metros de altura, 500 metros de comprimento e 6 metros de profundidade, e ao longo de sua extensão há 6 quedas d’água. Para chegar à cachoeira é necessária uma caminhada de uma hora mata adentro, sendo importante levar um kit para a atividade com água, repelente, protetor solar e algum alimento, lembrando que não se deve entrar sozinho na mata. É possível a prática de outras atividades como observação, pesquisa científica, caminhadas e trekking, andando em meio às águas e desfrutando a paisagem. A cachoeira se encontra em propriedade privada, por isso é cobrada uma taxa de colaboração no valor de R$ 5. Seu horário de funcionamento é de segunda a segunda, das 07h30min às 19h. Estrada Geral dos Macacos – Villa Conceição, fone: (47) 9938- 8577.

Pico da Pedra 

Fica no Morro da Congonha, ponto mais alto da cidade, a cerca de 18km do centro de Camboriú, encontra-se a 678 metros de altitude. Permite a vista do litoral catarinense, observar as praias de Balneário Camboriú e Itapema, além da Foz dos rios Itajaí e Tijucas. O acesso até o pico contém um grau de dificuldade acentuado. É uma caminhada de mais de uma hora e meia por trilha de mata densa, com caminho íngreme. Sugere-se acompanhamento de guia com bom nível a de conhecimento em escaladas. 

Cascata do Encanto 

Localizada na Estrada Geral dos Macacos e seu acesso pode ser feito a pé, de carro ou de bicicleta. A cascata é de fácil acesso para qualquer pessoa, não é profunda e foi toda adaptada, criando uma piscina natural sem agredir a sua beleza. No local também é possível realizar outras práticas como observação, pesquisa científica, caminhadas e outras atividades. Localizada em propriedade privada, a visita é feita com agendamento. Site: www.cascatadoenconto.com.br.

Pesque Pagues 

Os pesque pagues de Camboriú, famosos em toda região, estão preparados para atender os amantes da pesca esportiva. Pesque Pague do Roque na Estrada Geral dos Macacos, fone: (47) 9624-5714; Pousada Paraíso da Pesca, na Vila Conceição – Estrada Geral dos Macacos, 85, fone: (47) 9977-1107; Pesque Pague Açanã, no Rio do Meio, Rua João da Costa, fone: (47) 9975-1653 / 9983-4854.

Construções  

A região Central de Camboriú é rica em belas obras. A praça Dr. Nereu Ramos, conhecida popularmente por Praça das Figueiras representa o símbolo da cidade, onde acontecem os principais eventos, como o famoso Natal Luz. A Igreja Matriz Divino Espírito Santo e o prédio da Prefeitura, no Centro da cidade, além do Palacete Antônio Maria – Casa Paroquial enobrecem a arquitetura da cidade. 

Museu Ayrton Senna 

Um dos karts pilotados por Senna 

O Museu Ayrton Senna, anexo ao Complexo de Esporte e Lazer Kadiz preserva mais de 1500 peças de Ayrton Senna entre quadros, pôsteres, pinturas, macacão, camisetas, bonés, esculturas, estatuetas, moedas, medalhas, capacetes, bicicleta, relógio, óculos, CD, DVDs, livros, álbuns, revistas e cartões telefônicos que contam a trajetória do ídolo desde quando era piloto de kart até o auge na Fórmula 1. Visitas de segunda à sexta-feira, das 18h às 24h, sábados e domingos das 16h às 22h, com acesso gratuito. Site: www.kadiz.com.br.
   
Green Valley 

Os maiores DJs do planeta já passaram pelo palco do Green Valley  nos últimos cinco anos, em apresentações que muitos deles consideram históricas em suas carreiras. Com número recorde de votos na história dos “Top 100 Clubs Dj Mag”, pela primeira vez um club das Américas é o nº1. O Green Valley é a primeira casa sem tradição de bandeiras européias reconhecido como excelente, pelo exigente mercado da música eletrônica. Rua Rio Marmoré, nº 1.083, Rio Pequeno, site: www.greenvalley.art.br. 
  
Opções de Hospedagem 

Além dos diversos atrativos de lazer e diversão, Camboriú também conta com opções de hospedagem. Hotel Fazenda Top da Mata, site: http://www.topdamata.com.br/;  Parque das Tucaneiras Pousada Rural, site: www.pqtucaneiras.com.br;  Pousada Fazenda dos Caetés, site: http://pousadafazendadoscaetes.com/blog/; Recanto das Bromélias, site: http://www.recantodasbromelias-sc.com.br/; Espaço Rural Clarear,
site: www.espacoruralclarear.com.br; Pousada Paraíso da Pesca, fone: (47) 9977-1107;  Pousada La Locanda, site: http://www.lalocanda.com.br/ e Hotel Arco do Sol, site: www.viabrasilhoteis.com.br.

Festuris 2014 

Festuris, a maior feira de negócios turísticos da América Latina

Mal foi encerrado o 25º Festival do Turismo de Gramado e a próxima edição já está tomando forma. A 26ª edição está marcada para 6 a 9 de novembro de 2014 e para o diretor Eduardo Zorzanello, é esperado um crescimento significativo na área comercial. “Esperamos um aumento de aproximadamente 15% para o ano que vem. Para isso, vamos prospectar novos clientes, principalmente nas feiras internacionais em que sempre estamos presentes e, claro, aumentar a parceria com expositores antigos e que sempre têm grande importância no festival”, destacou Zorzanello...

Mais uma comenda para Marta 

Autoridades e homenageados na Festa da Comenda dos 100 anos de Gramado 

Uma cerimônia que se repetirá apenas daqui a dez décadas foi marcada pela emoção e alegria na noite de 17 de dezembro passado, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado. A Comenda dos 100 Anos, promovida pelo Legislativo, juntamente com o Executivo e a Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, foi entregue a 14 pessoas que desenvolveram atividades de suma importância na construção do município, que em 2013 completou seu centenário. Uma das homenageadas, a empresária Marta Rossi, foi escolhida como oradora da noite, destacando a iniciativa de “repassar a história da cidade a limpo, na voz de representantes da comunidade”. “É com grande emoção e honra que recebo a Comenda dos 100 Anos de Gramado, em meu nome e de minha eterna sócia e amiga Silvia (Zorzanello)”, destacou Marta.

Ano Novo na Alemanha

Em Berlim as boas vindas ao Ano Novo foram dadas com grande festa no Portão de Brandemburgo, que se estendeu ao longo de 2 km, da Rua 17. Juni,  até a Coluna da Vitória. Um milhão de pessoas se uniram para celebrar 2014, com som de DJs internacionais e quando a meia noite se aproximou teve inicio a famosa contagem regressiva, com o céu iluminado com fogos de artifício. A partir daí, inúmeras casas noturnas convidaram para ver o dia amanhecer na famosa e badalada capital alemã.

Patrimônios da UNESCO 

Em 2014 o Centro de Turismo Alemão convida a todos a conhecer os Patrimônios Mundiais da UNESCO na Alemanha. Somente os melhores entre os mais destacados legados da natureza e da humanidade recebem esse título e na Alemanha 38 foram contemplados. Para comemorar foram criados oito roteiros turísticos, que passam por patrimônios famosos, como a Catedral de Colônia, Ilha dos Museus em Berlim, entre outros.

Queda do Muro de Berlim 

Imagem do Muro de Berlim hoje

Muro de Berlim, a alegria da queda

Em 2014 a Alemanha comemora 25 anos de sua reunificação . No dia 9 de novembro de 1989 o mundo e principalmente Berlim celebraram a queda dos 167,8 km do muro, que dividia a cidade. Assim, 2014 será marcado por festas e exposições especiais não só no Leste da Alemanha, mas em todo o país, já que essa data simboliza um recomeço. Para conhecer as
100 principais atrações turísticas na Alemanha basta baixar o site www.germany.travel  e descobrir os principais eventos, baladas e bares, com o aplicativo "Youth Hotspots - Share the Moment". 

Festival de Ópera de Massada

Festivais de ópera ao ar livre sob a grande abóbada do brilho das estrelas existem em todo o mundo. Numerosos locais históricos e arqueológicos, como a famosa Arena de Verona, na Itália, realizam estes festivais. Ainda mais, festivais de ópera também são realizados em cidades que não possuem tais pontos históricos, como o palco flutuante no lago da cidade de Bregenz, na Áustria. Cada um desses inúmeros festivais tem seu próprio conjunto de benesses turísticas, sociais, econômicas e ambientais. A Ópera de Israel inaugurou seu festival ao ar livre em Massada em junho de 2010 e agora, em sua 4ª edição já se tornou uma tradição muito aguardada.


Parque Nacional de Massada na Judeia, Patrimônio Mundial da Humanidade

Massada está localizada em um solitário planalto no deserto da Judeia, cuja encosta acidentada sobe a uma altura de mais de 400 metros acima do Mar Morto. A combinação de penhascos íngremes e ambiente desértico culminam em inigualáveis defesas naturais que atraíram o rei Herodes, e é dentro deste cenário ocorreu o fim da Grande Revolta contra os romanos. O extraordinário valor universal de Massada levou à sua inscrição em 2001 como Patrimônio Mundial da UNESCO, a ser protegido e conservado por toda a humanidade. E é lá, aos pés do magnífico local histórico, que vai acontecer o 4º Festival de Ópera de Massada - La Traviata, com apresentações nos dias 12 a 15 de junho de 2014, conduzidas pelo maestro Daniel Oren. Além disso, pela primeira vez, o Festival sediará também um concerto da Orquestra Filarmônica de Israel, dirigida por Kent Nagano.

“Por favor” 

Cliente que pede ‘por favor’ paga menos - Estabelecimento comercial em Nice, na França, vende café a uma fração do preço, se o consumidor for educado. Um restaurante na Riviera Francesa decidiu premiar os clientes mais 'educados' com descontos no café. Quem pedir um café dizendo 'olá' e 'por favor' paga menos no Petite Syrah, bistrô em Nice, na Cote d'Azur (Sul da França). O menu na porta do estabelecimento diz que 'um café' custa 7 euros (cerca de R$ 22,00); mas com um 'bom dia, um café por favor' custa apenas 1,40 euros (R$ 4,50). Fabrice Pepino, dono do Petite Syrah, diz que a oferta começou como uma brincadeira, mas tem deixado os clientes mais sorridentes. “Foi a nossa forma de dizer 'fique calmo', quando as pessoas chegavam estressadas e apressadas para o almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário