segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Produção de eventos 

Neste dia 26 acontece o quarto módulo de capacitação do projeto Viva Turismo, com o tema “Produção de eventos”, direcionado a estudantes e profissionais da área. O conteúdo apresentará todo o ciclo de produção de um evento, desde a concepção da ideia até a etapa de finalização pós-produção. Entre os tópicos abordados estão planejamento, projetos de captação de recursos, gerenciamento de ferramentas como check list, contratos e orçamentos, produção (logística, alimentação, hospedagem), infraestrutura de acordo com o porte do evento, relação dos gestores com equipe de trabalho e fornecedores, ações de divulgação e cronograma de finalização. À frente do evento estará a jornalista, produtora cultural e de eventos, Iraci Seefeldt. O evento érealizado na Sala Margarida, do Centro de Convenções da Expoville, das 8h às 12h. As inscrições são gratuitas, pelo site www.eventosemjoinville.com.br/site/vivaturismo. 

Workshop SENAC

O Senac Joinville vai ministrar de 26 de março a 4 de abril o Workshop Pães e Cucas, com 16 horas/aula, sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12 horas. Rua Visconde de Taunay, 730, fone 3431-6666. 

Realeza do Carnaval de Joinville

Após muito samba e ansiedade, foi escolhida, nessa sexta (21), no Big Bowlling, a Corte do Carnaval 2014 de Joinville. As coroas de Rainha do Carnaval e Rei Momo ficaram com os representantes da Escola de Samba Unidos pela Diversidade, Valdirene Cristina Bernardi e Leonardo dos Passos Santos, o Bola. As princesas Andriely Evelyn Braz, da Fusão do Samba, e Sabrina Costa Lima, da Dragões do Samba, completam a Corte. Esta é a segunda vez que Valdirene e Leonardo formam juntos a Realiza do Carnaval de Joinville. Em 2010, ela recebeu pela segunda vez a coroa de Rainha, enquanto Bola ficou pela primeira vez no posto de Rei Momo. Esta também é a terceira vez que ambos receberam este título. E, provavelmente, a última. Os dois já informaram que não pretendem mais concorrer à Corte. “Este vai ser o ano de despedida. Quero ver a participação da nova geração”, conta Bola.

Tarifas especiais no Encatho 

O 28º ENCATHO será realizado de 2 a 4 de abril no CentroSul, em Florianópolis. Diversos hotéis e pousadas associados à ABIH-SC, entidade responsável pelo evento estão oferecendo tarifas especiais, a partir de R$ 80,00, para os participantes do 28º Encatho. O objetivo é possibilitar aos visitantes estender sua estada para curtir o fim de semana, bem como, uma oportunidade de trazer a família para conhecer as praias e demais atrativos da capital e região. A relação completa dos meios de hospedagem participantes da promoção está no site: www.encatho.com.br.

Festa das Hortaliças 

A prefeitura, comunidade e empresários d e U r u b i c i  e s t ão trabalhando na organização e divulgação da Festa Nacional das Hortaliças, XII Fenahort, que será realizada de 21 a 23 de março. No evento, haverá exposição e feira de hortaliças, rodeio crioulo, concurso de gado leiteiro e apresentações culturais, além de shows e gastronomia local. Segundo Valdir Walendowsky, secretário de Turismo e Cultura, a Festa das Hortaliças é um exemplo de como se pode trabalhar o turismo rural no estado. “É uma forma de revigorar o setor produtivo de Urubici, mostrando aos visitantes a produção local de alimentos e artesanato. Com isso, 

Workshop Trade SC 

Como uma das organizadoras do Workshop Trade SC, planejamento de divulgação turística de Balneário Camboriú e região, principalmente em países do Mercosul, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú realizou no dia 13 de fevereiro, reunião para discutir ações para 2014, que deverão iniciar no mês de março. O encontro foi promovido no Hotel HM Plaza, e reuniu o trade do turismo, prefeituras e entidades interessadas em integrar o projeto. Participaram representantes das prefeituras de Blumenau, Brusque, Itapema, Bombinhas, e dos maiores equipamentos turísticos da região como Beto Carrero World, Parque Unipraias e Cristo Luz, além da Santur. 

Carnaval e Mountain Bike


Esse ano a folia vai tomar conta das ruas do centro e da região norte de Balneário Piçarras. A Secretaria de Turismo e Fundação Municipal de Cultura lançam a programação do Carnaval 2014. Terá Show Nacional com o pagodeiro Péricles e outras atrações, de 01 a 04 de março. Uma das novidades é o 1º Concurso de Marchinhas de Carnaval, para valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes, bem como promover esta modalidade de festividade popular nas ruas do município. O Carnaval também terá o 1º Desafio de Verão Mountain Bike Marathon de Balneário Piçarras, que será realizado em um circuito de  aproximadamente 40 Km, em que os atletas competem em uma pista alternando  diversos obstáculos em 2 (duas) categorias: Federados e Amadores.  Informações na Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras, fone: 3347-0329. 

Carnaval em Itajaí


Itajaí também vai cair na folia neste Carnaval. E a contagem regressiva começou com o painel luminoso instalado pela Secretaria de Turismo na Vila da Regata, local que vai receber, pelo segundo ano consecutivo, os desfiles das escolas e blocos carnavalescos da cidade. A programação abriu  já no dia 1º de fevereiro, no Mercado Público, com a eleição da Rainha e Princesas do Carnaval 2014. No dia 28 de fevereiro acontecerá o tradicional festejo dos blocos de sujo, também no Mercado Público. Já os desfiles das agremiações vão ocorrer na Vila da Regata, junto ao Centreventos, a partir das 21h30. No dia 1º de março se apresentam as Escolas de Samba e no dia 02, os blocos carnavalescos estarão na passarela do samba. Mais informações: Secretaria de Turismo de Itajaí - (47) 3348-1080

Desconto no Hotel Alpestre


No verão muitas pessoas trocam o litoral por uma programação mais sossegada para relaxar. O Hotel Alpestre, em Gramado (RS), está com desconto de 40% nas tarifas de domingos a quinta-feira para os meses de fevereiro e março (exceto no Carnaval). O hotel oferece  infraestrutura com piscinas interna e externa com toboágua, piquenique, passeios de bicicleta, parque arborizado de 10 mil metros quadrados, SPA Kur, estação das Águas e grill junto às piscinas, intensa programação para as crianças, sem falar no clima agradável e ameno da Serra Gaúcha.

Bondinhos Aéreos em Canela 

Bondinhos completam o cenário com a Cascata do Caracol e a exuberante natureza 

Canela tem agora o primeiro Bondinho Aéreo do Rio Grande do Sul, que proporciona visões privilegiadas da natureza exuberante da região de  59 hectares e com segurança. São 12 bondinhos que transportam até 96 pessoas simultaneamente (oito pessoas sentadas - em cada), com estrutura para pessoas com mobilidade reduzida. O equipamento tem a tecnologia da empresa suíça Rowema, que produz os bondinhos utilizados nos Alpes e é referência no setor. O percurso total faz 840 metros, percorrendo as três estações - Central, Animal e Cascata. Na Estação Animal - a 210 metros de altura, está o Espaço das Esculturas que Falam. Trata-se de esculturas talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010). São 85 peças que, a partir de pesquisa e criatividade, reproduzem a aparência e o som dos animais. Nessa estação também está a trilha na mata. Na Estação Cascata, as escadas conduzem ao mirante de onde se tem uma vista espetacular da queda d'água de 131 metros. Lá o visitante pode registrar belas imagens de todo o cenário. Para chegar é fácil e bem sinalizado. Quando estiver no Parque Cascata do Caracol, segue-se pela direta, acompanhando as placas. Funciona diariamente das 9h30min às 18h. Saiba mais em contato@parquesdaserra.com.br ou (54) 9164-2084.

Festival Bonapart no Holz

O Holz Hotel, na entrada da cidade vai comemorar os 163 nos de Joinville com o Festival Bonapart, de 1 a 9 de março. Em sua primeira edição, o festival terá como convidado especial José Domingos Bizinoto, mais conhecido como chef Zezinho, que trará o prato “Filé de Minas”, criado especialmente para o Festival Brasil Sabor 2013, um dos maiores festivais gastronômicos do planeta. Zezinho trabalha no Restaurant Bonapart, do Uberaba Apart Hotel (Uberaba - MG), há 17 anos. Possui conhecimento em cozinha industrial, francesa e italiana. Sua expectativa sobre a vinda à Joinville é grande. Quer conhecer os colegas da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), que inclui ainda o Hotel Piçarras, e a Pousada Dom Capudi, em Bombinhas (SC). 

Steve Jobs inspira palestra da CDL 

O homem que revolucionou as indústrias de computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital é a inspiração para a palestra que a CDL realiza nesta quinta-feira, dia 27, às 19h30. Liderança Estilo Steve Jobs terá três eixos centrais: mentalidade, propósito, postura e posicionamento de liderança; paixão e transmissão de experiências; e interação com o público. O ministrante Marco Ogê Muniz é fundador da Ogê Design; pesquisador na DESIS-Brazil (Design for Social Innovation and Sustainability); embaixador na Looking for Likely Allternatives – LOLA; doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em Design da UFSC; e professor coordenador do curso de design Habilitação Moda Metropolitana de Guaramirim - Fameg/Grupo Uniasselvi/KROTON. Informações e inscrições: cursos@cdljoinville.com.br, página CTCursos no facebook ou (47) 3461-2539 / 3461-2544.

Salão Paranaense de Turismo

Entre os dias 13  e  15 de março, acontecerá em Curitiba, o 20º Salão Paranaense de Turismo,  evento voltado aos profissionais de  Turismo de todo o país. Quem tiver interesse em participar do evento poderá se inscrever na caravana, que sai de  Joinville dia 15/03, retornando dia 16/03, com transporte e hospedagem gratuitos. As Inscrições são gratuitas para agentes de viagens. Profissionais do trade pagam uma taxa de R$ 30,00 no dia do evento. Contatos com Conceição, da Cia do Turismo, pelo e-mail ciadoturismo@gmail.com. 

17ª Chocofest em Gramado


De 03 a 24 de abril a Marta & Silvia Feiras e Empreendimentos promoverá a 17ª Chocofest, com atividades no centro de Gramado. Já estão sendo vendidos ingressos antecipados para duas atrações da Chocofest – Páscoa em Gramado: o desfile de Páscoa “Um Chocoamor à Terra”, e o “O Mundo Encantado da Páscoa”, pelo site oficial do evento www.chocofet.com.br, clicando no campo “ingressos” e escolher. A compra para terceira idade deve ser efetuada diretamente na bilheteria do evento, com documento de identidade para obtenção do desconto. 

Cervejaria Bamberg 

Eleita como a Cervejaria das Américas pela Copa Cerveja das Américas duas vezes consecutivas (2011-2012), a Bamberg, cervejaria mais premiada do Brasil, abre as portas da fábrica para um especial tour de visitação durante o Mundial de 2014. O passeio acontece todos os sábados em português e, visando atender melhor a demanda de turistas no país, as visitas serão acompanhadas em inglês. Além de conhecer a fábrica, os participantes poderão fazer a degustação de cinco chopes direto dos tanques de maturação e serão orientados por Alexandre Bazzo, cervejeiro e proprietário da Bamberg, que explicará o processo de produção, matérias-primas e estilos das cervejas degustadas.“O tour é uma pequena viagem ao universo da Francônia, como se fosse uma sala de estar deste lugar mágico e que envolve a todos por conta da hospitalidade e descontração de seu povo, onde reinam o pão, a cerveja e as salsichas típicas”, declara Bazzo. O agendamento deve ser feito pelo e-mailcontato@cervejariabamberg.com.br.

Viracopos é melhor aeroporto 

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o melhor aeroporto do País, de acordo com pesquisa com passageiros realizada pela SAC - Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, no quarto trimestre de 2013, nos 15 aeroportos que serão utilizados na Copa do Mundo. Administrado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o aeroporto da região de Campinas teve boa média entre os 41 indicadores pesquisados e aparece em primeiro lugar nos seguintes quesitos: "Instalação de estacionamentos", "Tempo de fila check-in autoatendimento", "Limpeza de banheiros" e "Velocidade de restituição de bagagem". Viracopos teve a média geral de 4,12, em uma escala que vai de 1 (péssimo) a 5 (muito bom). O segundo colocado foi Curitiba, com média geral de 4,07. A pesquisa da SAC é realizada trimestralmente. 

Mór fala sobre aviação


Luiz da Gama Mór, vice-presidente da TAP palestrou na Convenção que a Braztoa  - Brazilian Association of Tour Operators, num evento inédito, por reunir todos os operadores brasileiros em São Paulo, falando sobre o momento mercadológico da aviação na Europa e no Brasil. A entidade que comemora 25 anos de existência homenageou Luiz Mór assim como o Ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer. O Mór por seu apoio histórico à entidade e Meyer por ser o segundo ministro de Turismo do mundo há mais tempo no cargo. 

Roteiro enogastronômico da SBAV   



A SBAV-SP convida para uma viagem pelo Vale dos Vinhedos, visitando vinícolas sensacionais, as atrações típicas, históricas e ainda a premiada escola de gastronomia de Flores da Cunha. Almoços e jantares, com ênfase na gastronomia regional e internacional, além do charme de se hospedar dentro do Vale do Vinhedos, no luxuoso Villa Europa fazem parte do pacote. A viagem será de 1º a 4 de maio. Confirmações, fone (11) 3464-4455, ou e-mail: dpturismo1@gmail.com. As vagas são limitadas.

Carnaval no Hotel Internacional

Piscinas do Hotel Internacional de Gravatal

Para quem prefere aproveitar o carnaval para descansar, passar os dias no Hotel Internacional Gravatal é uma ótima opção. Além de infraestrutura completa para receber os hóspedes o lugar é rodeado pelos encantos da natureza. Durante o feriado prolongado, o Hotel terá uma programação diferenciada com atividades para crianças e adultos. Acompanhe todo o roteiro no site www.hotelinternacionalgravatal.com.br. Informações e reservas através do telefone (48) 3648-8118 ou 3648-8110.

Carnaval São Paulo

O carnaval de 2014 promete ser muito animado em São Paulo e graças a um decreto de lei sancionado pela prefeitura, que regulamenta o carnaval de rua, incluindo o evento como programação oficial da cidade, os hostels da cidade estão se preparando para receber turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Para o período, os hostels estão com tarifas especiais, a partir de R$30 para os quartos coletivos e R$47,50 para quartos privativos. Com isso, São Paulo torna-se destino mais barato para curtir o feriado, mas nem por isso menos animado. São mais de 170 bloquinhos de rua oficiais, além de festas e movimentos coletivos em programação paralela. Veja a programação da Associação de Hostels de São Paulo – AHOSTELSP, no site www.ahostelsp.com.br, fone  (11) 3063-5216.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário