quinta-feira, 13 de março de 2014

Informativo ABIH-SC


ABIH-SC realiza mais uma parceria para beneficiar associados

 
Na quinta-feira (06) o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, esteve em reunião com membros da diretoria da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos - Grande Florianópolis, Camila Nunes Machado, Helton Alcioní da Silva e Rosangela Mambrini. A ABRH realiza cursos de capacitação de curta e longa duração e, nesta parceria, o objetivo será capacitar os profissionais da hotelaria e seus gestores. 

Semana de festa para o diretor presidente Samuel Koch
 

Na tarde ensolarada de sábado (8) o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, recepcionou amigos e familiares em sua residência para comemorar seu aniversário que acontece no dia 10 de março. Os convidados de Samuel compartilharam o momento de alegria e descontração e, em homenagem ao dia internacional da mulher, as mulheres presentes foram surpreendidas pelo aniversariante recebendo rosas. 

Organizadores do Encatho 2014 iniciam contagem regressiva para o evento
 
 
Na tarde da segunda-feira (10), o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, reuniu membros da diretoria, entidades parceiras e colaboradores para alinhar as ações do 28º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho 2014. Os participantes discutiram itens de organização do evento, entre eles, estratégias de comunicação, recepção de visitantes e convidados, atrações do evento, palestras, Fórum de A&B, Seminário de Turismo e Exprotel.
"Faltando menos de 30 dias para o evento é fundamental que tudo esteja alinhado e em pleno funcionamento" comenta Samuel.
Acompanhe as notícias sobre o Encatho: https://www.facebook.com/encatho
 


Novo Plano Diretor de Florianópolis é revogado

 
 
A lei do novo Plano Diretor de Florianópolis, aprovada no final do ano passado pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Cesar Souza Júnior, foi revogada pelo do Juiz Federal Marcelo Krás Borges, da Vara Ambiental da Capital. O magistrado julgou procedente ação civil pública sob a alegação de que a legislação Federal não foi cumprida. O Ministério Público argumenta que não foram realizadas 13 audiências distritais, inexistiu a audiência geral e foi descumprido o Estatuto das Cidades. A decisão de Borges determina à Câmara que devolva o projeto do Plano Diretor à Prefeitura Municipal de Florianópolis para tomar as providências.

Balanço do carnaval 2014 de Santa Catarina
 
 
Na quinta-feira (6) o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis - SHRBS - divulgou o balanço do feriado de carnaval: durante o período, a taxa de ocupação da rede hoteleira na Grande Florianópolis fechou em 72,5%. Os hotéis de águas termais tiveram alta, a ocupação subiu de 60,5% para 74,2%. Os estabelecimentos nas praias catarinenses sofreram queda, com taxa de ocupação de 87,9% em 2013 para 72,1% em 2014. Conforme Valdir Walendowsky, presidente da Santur e Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, 500 mil turistas vieram ao Estado, o que representa 6% de aumento em relação ao ano anterior. Esses turistas vieram principalmente de Estados próximos, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Com relação ao abastecimento de água e luz, a Casan informou que não houve problemas com falta de água no Estado e a Celesc divulgou, em nota, que as faltas de energia se deram por breves períodos principalmente no Oeste catarinense.

Fecomércio realiza pesquisa de turismo no Carnaval 2014 de Santa Catarina 
 
 
 
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) entrevistou 1.445 turistas e 440 empresários, entre os dias 1º e 8 deste mês, nas cidades de Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba. O objetivo do estudo é apresentar aos empresários o movimento de turistas, suas percepções com relação à cidade, gasto médio dos consumidores e perfil dos visitantes. O resultado da pesquisa será divulgado pela Fecomércio nesta quinta-feira (13).
 


Praia do Rosa é destaque na ITB-Berlin
 
 
 

A ITB Berlim é a maior feira mundial de turismo, voltada à realização de negócios e troca de informações do setor que aconteceu entre os dias 05 e 09 de março em Berlim, Alemanha. O evento contou com a presença de grandes nomes do trade turístico internacional. A Praia do Rosa (SC) foi apresentada na feira como a única integrante brasileira do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que se destacam pelas belezas locais, desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina é um dos destinos preferidos de surfistas de todo o mundo
 
 
 
A prática do surfe em Santa Catarina influencia o estilo de vida das cidades litorâneas e dá impulso ao turismo. Um mapeamento da Santur (Santa Catarina Turismo SA) aponta que o Estado conta com 127 praias ideais para o surfe. Entre elas, há locais conhecidos mundialmente como a Joaquina, a Guarda do Embaú, Praia do Rosa e Ferrugem. É preciso observar a necessidade de haver uma boa infraestrutura nestas praias, como pousadas, restaurantes, postos policiais, salva-vidas, sanitários, chuveiros, estacionamento, iluminação noturna e escolas de surf. Itens que garantem ao surfista segurança para desembarcar no Estado.

Brasil ganha infraestrutura com a Copa

 
 
Para receber a Copa do Mundo 2014 o Brasil precisou de investimentos extras em infraestrutura que ficarão como legado para os brasileiros e turistas após o evento. Aeroportos reformados, rodovias recapeadas, sinalização turística, acessibilidade à portadores de deficiência e mão-de-obra especializada.
O Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, analisou 13 indicadores de evolução do País e a infraestrutura teve o melhor desempenho, ao lado do aproveitamento dos recursos naturais. A maior evolução dos indicadores, porém, foi em relação aos serviços e equipamentos turísticos, como meios de hospedagem. Essas ações aumentam a competitividade e podem atrair mais turistas, gerar mais renda, e assim, reduzir as desigualdades regionais. 
 

Pesquisa do Ministério do Turismo revela perfil do turista brasileiro 
 
 
 

Foram entrevistadas 2.322 pessoas de 11 capitais brasileiras, entre elas Florianópolis, para conhecer suas preferências na hora de viajar. A pesquisa apresentou informações importantes para o setor turístico, como o tempo de planejamento antes de embarcar, meios de hospedagem mais procurados, formas de pagamento, principais atrativos, estratégias de economia, número médio de viagens por ano e destinos preferidos.
O estudo também revelou que as viagens estão entre as cinco prioridades de investimento pessoal do brasileiro, ao lado dos estudos, moradia, poupança e negócios próprios.

PanHotéis realiza homenagens no Dia da Mulher
 
 
 
Na semana do dia Internacional da Mulher (8) o portal PanHotéis homenageou hoteleiras bem-sucedidas e admiradas no setor. Foram entrevistadas cinco mulheres representando o Cana Brava Resort, Blue Tree, Rio Quente, Radisson/Comfort Alpha e Grand Oca Maragogi. Elas falam sobre vantagens e qualidades femininas na hotelaria. 

Lançado novo aplicativo para agentes de viagens

 
 
Segundo o presidente da Trend, Luis Paulo Luppa, o aplicativo dá mais liberdade ao agente para descansar, viajar e estar com a família ou amigos sem perder a venda e ainda aumentando sua lucratividade.
Criado internamente pela equipe de TI da empresa, o app permite que o agente de viagens consulte produtos, reserve, confirme a venda e envie vouchers a clientes de maneira eletrônica.
Desenvolvido nas versões IOS e Android, o APP está disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play. 

Pesquisa aponta preferências de hóspedes ao dormir
 
 
 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revela que o barulho é o que mais prejudica o sono dos hóspedes (52%), em segundo lugar a temperatura do quarto (37%) seguido do desconforto na cama (31%). Com o objetivo de embasar o lançamento de sua cama customizada, a Four Seasons Hotels encomendou uma pesquisa para conhecer melhor os hábitos dos hóspedes.
Os participantes ainda revelaram sua rotina que antecede o sono, entre elas, assistir TV, tomar banho e a leitura de um livro. Além disso, para a maioria deles, é importante ter uma tomada próxima ao criado mudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário