segunda-feira, 24 de março de 2014

VOLTA AO AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Escola do Teatro Bolshoi

Alunos da Escola Bolshoi em início de sua caminhada 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ícone da cultura em Joinville completou no dia 15 de março, 14 anos de fundação. Única extensão do Teatro Bolshoi no mundo. Uma Escola em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Para celebrar a data a instituição reuniu nos dias 18 e 19 de março, às 20h, no Teatro Juarez Machado em Joinville/SC, para presentear os admiradores da dança, com dois espetáculos de gala. 

Mais um evento 

O Joinville Região Convention & Visitors Bureau confirmou o primeiro resultado de captação do ano de 2014. Trata-se do 12º Congresso Brasileiro Direito Penal e Psicologia Criminal, a ser realizado na Expoville em novembro, com a reunião de cerca de 500 participantes, entre estudantes de direito, psicologia e profissionais da área.  O evento contará com grandes nomes da área do direito e da psicologia.
Novidades na gastronomia de Joinville 

Plantação de palmito cultivado


Alternativas são sempre bem vindas, como o caso do palmito cultivado, que veio com força para substituir o corte da palmeira que fornece o palmito natural há muito é proibido. Mas nem por isso se deixa de saborear esta delícia. Na região rural de Joinville, com a supervisão da Fundação 25 de Julho, os agricultores cultivam palmito que rende em quantidade e rapidez. Para quem quer saber mais pode participar das festividades da 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado, no Seminário Regional de Palmeiras (dias 28 e 29/3). A festa, para degustar os pratos com palmito será no dia 30 de março, na Sociedade Rio da Prata. Lasanha, pizza, macarronada, capelone, rondelli, capelete, empadão são alguns dos pratos. 

Iguaria brasileira

Prato delicioso de palmito

O palmito é uma das iguarias mais apreciadas da cozinha brasileira, que as mulheres rurais de Joinville estão aprendendo a transformar em saborosos pratos, diz  Cristina Kuhnen, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “A ideia é mostrar a variedade de receitas possíveis com a utilização das palmáceas”. A 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado conta com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Palmito Cultivado (Abrapalm), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Catarinense das Indústrias de Conservas, Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Cooperativa Agropecuárua (Coopagro) e Indústria Natupalm. É mais uma novidade que vem agregar valores a já variada gastronomia joinvilense.

Hotel Piçarras na Páscoa

O Hotel Piçarras, localizado na área litorânea de Santa Catarina, oferece um pacote especial para o período de Páscoa. Inclui café da manhã, passaportes para o Beto Carreiro Word e passeio na Escuna Aventura Pirata, do Capitão Ga. A embarcação parte da ponte do rio Piçarras, passa pelas orlas das praias de Penha e Balneário Piçarras, indo até a Ilha Feia, onde se avista a Caverna do Diabo. O passeio é monitorado por salva-vidas profissionais e oferece uma parada de 30 minutos para um banho de mar no Porto da Roça. Mais informações, fone 47 3345-0355.

4º Fórum de Alimentos & Bebidas (A&B) 
  
A sustentabilidade é o tema da vez e chegou à mesa dos brasileiros, com a chamada Gastronomia Sustentável. Inspirados e motivados por iniciativas locais e mundiais a ABIH-SC realiza a quarta edição do Fórum de Alimentos e Bebidas (A&B), no dia 04 de abril, das 16h30 às 18h, como parte da programação do 28º Encatho, de 02 a 04 de abril, no CentroSul, em Florianópolis. O Fórum A&B quer valorizar alguns princípios aplicados nas empresas de alimentação fora do lar, demonstrando a preocupação dos empresários com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos e a saúde dos consumidores. Estão programados painéis, palestras, Seminário de Turismo, Simpósio de Governança e cases de sucesso. Para Samuel Koch, diretor presidente da ABIH, que é também empresário da hotelaria, “o setor de A&B é um dos mais importantes serviços de um hotel, tanto pela lucratividade quanto pelo contato direto com os clientes e hóspedes nas principais refeições”, afirma.
             
Festival de Turismo Cataratas 

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, a ser realizada na cidade paranaense de 04 a 06 de junho. Em 2013, o Festival de Turismo bateu todos os recordes desde a sua primeira edição, com 220 estandes, 512 empresas expositoras e um público de quase seis mil pessoas. Este ano, o evento estará ainda maior, inaugurando novos eventos dentro da programação oficial, novos salões de atrativos, e mais países que se integram aos já participantes da América Latina.

Melhores praias em SC

Beleza não falta nas praias da Costa Verde & Mar 
Foto: Thiago da Silva Araujo

Em matéria de beleza das praias, Santa Catarina é um estado privilegiado. Das 12 praias definidas como as melhores de Santa Catarina pelo Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, quatro são da Costa Verde & Mar e todas elas receberam quatro estrelas na publicação. Quatro Ilhas, em Bombinhas, Ilha de Porto Belo e Estaleiro, em Porto Belo, e Praia Vermelha, em Penha são as eleitas. Mais informações em: http://costaverdemar.wordpress.com/.

Estátua de cera de Santa Paulina 


O Museu de Cera Sacro de Nova Trento instalado dentro do Bondinhos Aéreos Parque Colina desde dezembro de 2013 já pode ser visitado e acaba de receber a segunda peça do acervo: a estátua da Santa Paulina. A imagem juntamente com a do Papa João Paulo II, pontífice responsável pela beatificação e canonização da Santa.  

Ministro do Turismo  

O Turismo tem novo Ministro. É Vinicius Nobre Lages, engenheiro agrônomo, doutorado em Economia do Desenvolvimento na França, especializado em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios. Atua desde 2007 como gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae. Foi ainda membro do Conselho Nacional de Turismo de 2003 a 2007 e em 2011. No setor, foi também representante da instituição na Organização Mundial do Turismo no mesmo período. Coordenou o Programa Sebrae 2014, dedicado ao apoio e preparação de empresas para a Copa Fifa 2014. 

Assentos aéreos para a Copa

As companhias aéreas que integram a ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Avianca, Azul, GOL, TAM e TRIP) terão 67,8 mil voos para as 12 cidades-sede da Copa. São 16,1 mil voos adicionais entre o dia de abertura (11/06) e dia seguinte à partida final (14/07), o que representa 31,2% de ampliação na malha aérea tradicional. Ao todo serão 7,2 milhões de assentos, o que representa 9,7% de aumento na oferta, que é de 6,6 milhões de lugares no período. 

MONTAIN DO – Desafio no Fim do Mundo


Aconteceu no último dia 14, no Consulado da Argentina, em Florianópolis – SC, Coletiva de Imprensa, para lançamento da Maratona do Fin do Mundo MONTAIN DO, um dos eventos mais concorridos do mundo e que sempre acontecem em lugares fenomenais/paradisíacos. Desta vez uma das etapas será realizada em Ushuaia – Tierra del Fuego, e, segundo fontes oficiais o evento está sendo disputadíssimo, principalmente pelo local onde irá ocorrer. O MOUNTAIN DO é o mais novo lançamento internacional da Sports Do. O local da corrida é o Parque Nacional Terra do Fogo, o mais austral do continente, que tem 63 mil hectares divididos entre trilhas, matas e o Canal de Beagle. 

Melhores do turismo paranaense

Em prestigiada festa no Buffet Ilha do Mehl, em Curitiba, os destaques do setor turístico paranaense em 2013 foram distinguidos, na noite de 17 de março, com o Prêmio Panorama do Turismo – Profissionais do Ano. Por categoria, os premiados foram: Hotelaria – Alceu Vezozzo Filho (Rede Bourbon de Hotéis), Agenciamento turístico – Íria Rocha (GR Turismo); Gastronomia – Beto Madalosso (Forneria Copacabana); Ente turístico – Aldo César Carvalho (Sebrae-PR); Empresa de Eventos – Júlio Urban (Idealiza); Local de eventos – Marcelo Bueno Franco (Expo Unimed e Expo Renault); Transporte – José Roberto Trinca (American Airlines); Instituição de Ensino – José Manoel Gândara (UFPR); Personalidade do Ano – Marco Antônio Fatuch (SEHA-Curitiba). Na solenidade, o Instituto Panorama do Turismo ainda prestou homenagens especiais aos empreendedores Paulo Colnaghi, Darci Piana e Faisal Saleh. Chancelado pelas principais instituições do segmento, nesse ano, o prêmio contou com o patrocínio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Paraná e do Mercosur Shopping Mall, empreendimento localizado na cidade paraguaia de Salto Del Guairá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário