terça-feira, 11 de março de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel




No último sábado, dia 8 foi inaugurado aos joinvilenses e turistas uma importante opção de lazer e contemplação na área central da cidade, junto ao Morro do Boa Vista – o Parque Zoobotânico, que ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 17h30 horas com entrada gratuita.  O novo parque conta com acessibilidade em todos os ambientes, duas pontes na trilha rústica, espaço de contemplação com palco, arquibancada, quiosques e barracas, circuito de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, novas guaritas e espaço para exposições.

Cuidados com os animais

Sydnei Diniz, biólogo responsável pelos animais, lembra que os visitantes devem obedecer algumas regras para assegurar o bem-estar e a segurança. Ele reforça que é expressamente proibido alimentar os animais, tocá-los ou tocar em seus recintos. “São animais frágeis, que dependem de cuidados especiais e, acima de tudo, merecem sempre nosso respeito e consideração”, reforça o biólogo. Também é proibida a entrada com animais de estimação (cães, gatos, aves e etc), bebidas alcoólicas, bem como utilizar instrumentos musicais e equipamentos sonoros.

Turismo regional é o foco 

A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta quinta-feira (6/3). A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento. Na oportunidade, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados no Ministério do Turismo. Um deles contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e o outro destaca a Festa das Flores como evento para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski. O encontro foi prestigiado por representantes de todas as instituições de Joinville e de Santa Catarina. 

Captação de recursos

Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião refere-se às formas de captação de recursos. Tufi Michreff ressaltou que o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem ao desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos. "O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. Como exemplo Tuffi cita que "uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período da Copa é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, para conhecer as atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada", enfatizou.

Gestão de Negócios do Turismo   

A Católica de Santa Catarina, campus Joinville conta com a Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Turismo, que surge como uma excelente oportunidade para quem está interessado em se qualificar para o mercado de turismo. São inúmeras as possibilidades para os profissionais que desejam se transformar em gestores de empreendimentos como hotéis, restaurantes, centros de eventos e até mesmo atuarem no poder público. A Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Turismo contará com um corpo docente especializado no assunto, com larga experiência nos setores de atuação e possibilitará ao aluno, desenvolver o pensamento estratégico para o planejamento, a gestão e o marketing dos diferentes negócios do turismo como eventos, hotelaria, alimentos e bebidas e até mesmo a gestão do turismo público. Saiba mais pelos telefones 47) 3145-9718 ou (47) 3043-5200 ou em http://www.catolicasc.org.br/index.php.

Academia Joinvilense de Letras

Na última sexta-feira, às 19h30 aconteceu a solenidade de reativação da Academia Joinvilense de Letras (AJL), na Casa da Cultura, como parte da programação do aniversário de 163 anos de Joinville, uma homenagem da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville. Após mais de 20 anos sem atividades, a entidade formalizou a volta aos trabalhos, em assembleia realizada em outubro do ano passado. Além da homenagem, a Academia fez a posse de dois novos membros, a historiadora Raquel Thiago e o jornalista Herculano Vicenzi. A AJL tem como objetivo preservar a literatura joinvilense, além de valorizar o trabalho de escritores de Joinville e região. O último registro da entidade foi em 1980. A nova AJL tem com presidente o doutor e advogado Carlos Adauto Vieira.
   
28º ENCATHO 

De 2 a 4 de abril, a Associação Brasileira da Industria de Hotéis realizará a 28ª edição do ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros e o 26ª Exprotel – Feira de Produtos para Hotéis. Será no CentroSul, em Florianópolis. Todas as informações estão no site www.encatho.com.br”, onde também podem ser feitas as inscrições gratuitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário