quinta-feira, 6 de março de 2014

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel


Diretor da Embratur em Joinville
Nesta quinta-feira (6/3), o diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, estará em Joinville e participará da reunião do COMTUR. Michreff – que é joinvilense – vai reforçar o respaldo do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur em ações para o desenvolvimento turístico de Joinville e municípios da região. Entre os assuntos da pauta, estão o cenário dos preparativos da Copa pelo MTur e Embratur, para esta região, com a confirmação de Curitiba para o mundial, convênios e editais do MTur e Embratur, além de perspectivas de apoio aos projetos da região. A reunião acontecerá no Centro de Convenções da Expoville, às 9 horas.
Profissionais no Viva Turismo


Uma plateia eclética e formada por profissionais qualificados, assistiu, na manhã de quarta-feira (26/2), ao quarto módulo do projeto Viva Turismo, com o tema Produção de Eventos. Com conteúdo rico, abrangente e repleto de exemplos práticos, a jornalista e produtora cultural e de eventos, Iraci Seefeldt, envolveu os participantes apresentando aspectos fundamentais para o sucesso de um evento. Entre os assuntos abordados, destaque para a importância da criatividade, do planejamento, o uso de ferramentas práticas, como cronogramas e check list, fontes de financiamento e formas de captação de recursos públicos e privados, gestão de equipe e distribuição eficiente de competências. A potencialidade do setor de eventos em Joinville e região ficou comprovada com o expressivo número de participantes do mini-curso. Entre os presentes, estavam profissionais atuantes em hotéis, agências de turismo receptivo, empresas de eventos, instituições de ensino, veículos de comunicação, representantes de entidades ligadas ao setor de turismo e eventos, e estudantes da área.

O Viva Turismo

O Viva Turismo é um projeto do Joinvile e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Turística de Joinville, Univille e demais entidades e organizações ligadas ao turismo da cidade.  A iniciativa tem como objetivo promover a consciência para o desenvolvimento turístico de Joinville, por meio de capacitação para profissionais que atuam na área de turismo e eventos, bem como ações que visam a mobilização da comunidade em geral, acerca da importância do segmento para a cidade. Os quatro módulos até agora realizados provaram que a consciência turística vem despertando, o que é muito positivo.
Festival Gastronômico Verão

Os 25 restaurantes que participaram da Edição Verão do Festival Gastronômico de Joinville, de 15 de janeiro a 02 de fevereiro, atenderam 28.684 pessoas, ou seja, um aumento médio de 15% no faturamento, fazendo jus ao tema “Já virou moda”. Os menus especiais a preços fixos já caíram nas graças dos clientes. O 6º Festival Gastronômico de Joinville foi promovido pela Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento e da CDL de Joinville, patrocinado por Trimania, Amorteceville, Paviloche e Madville, e contou com o apoio da RBS.
Delícias das frutas

Aproveitar as frutas da estação? O Senac teve esta ótima ideia, ao criar o workshop de chutneys, geléias e compotas, em aulas práticas, com degustação. São 12 horas às terças e quintas, das 14h às 17h. Inscrições à Rua Visconde de Taunay, 730, Joinville, fone: 3431-6666.

Prêmio para o Porto Itapoá

O Porto Itapoá recebeu o prêmio Ozires na categoria Empreendedorismo Ambiental, modalidade Empresa, pelo projeto “Recomposição da vegetação em um trecho da Orla da Praia da Figueira (Itapoá, SC) com a participação dos atores sociais locais”. O evento está em sua 7º edição e a cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Museu Oscar Niermeyer, em Curitiba (PR). A preocupação com a sustentabilidade está presente no dia a dia do Porto Itapoá, que investe em ações de preservação, monitoramento, educação ambiental e controle da fauna e flora do entorno do Terminal, com a participação ativa dos moradores da região. 

Nova Petrópolis valoriza suas raízes

A secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, divulga seu calendário de eventos para 2014, sob a tônica de valorização das raízes germânicas do município. No total, são oito grandes eventos até o final do ano, envolvendo diversas áreas, como malhas, folclore, flores, gastronomia e eventos religiosos. “O calendário tem todo o apelo que o visitante procura na cidade, porque buscamos sempre valorizar a cultura local”, resume o secretário de Turismo, Daniel Camargo.

Foto: Sabrina Schuster

O primeiro grande evento é a Magia da Páscoa, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de abril. Dez dias depois é o Festimalha, evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que chega à sua 25ª edição. É o maior evento de malha tricot do sul do Brasil, de 1º de maio a 1º de junho, de quintas a domingos, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Já de 25 de julho a 10 de agosto é realizado o Festival Internacional do Folclore, que chega este ano à sua 42ª edição, valorizando as tradições e os costumes legados pelos antepassados. O Festival acontece junto a Praça das Flores (Rua Coberta) e pelas Sociedades Culturais do interior da cidade e reúne mais de 70 grupos folclóricos, 1,7 mil dançarinos, sempre prestigiado pelos dirigentes da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular – IOV.

Foto: Sabrina Schuster

Destaque para a gastronomia 

Pela primeira vez, a secretaria de Turismo vai realizar um evento voltado para a gastronomia, um dos pontos mais elogiados de Nova Petrópolis pelos visitantes. O 1º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis será realizado de 19 a 29 de junho no Parque Aldeia do Imigrante e oferecerá o melhor da produção colonial que a cidade tem com preços acessíveis. O evento tem por objetivo  valorizar a produção das agroindústrias da cidade e a gastronomia local. Já nos dias 1º e 2 de agosto, mais um evento específico: a segunda edição do Cervejomaníacos, que reúne as melhores cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Sul e do Brasil. Segundo o secretário de Turismo de Nova Petrópolis - “O evento visa difundir um jeito inteligente de beber cerveja, ou seja, diversas marcas de cervejas especiais e artesanais mesclado com muita animação alemã com as bandinhas típicas de Nova Petrópolis, gastronomia local, cursos de fabricação de cerveja e venda de insumos e equipamentos para os profissionais e amantes deste mercado que cresce exponencialmente.”

Festa da Primavera

Foto: Sabrina Schuster 

Quando a Primavera se estabelecer de vez no Sul do Brasil virá a Frühlingsfest, de 10 a 19 de outubro. “O Festival da Primavera reflete outra cultura muito presente em Nova Petrópolis, o cultivo de flores e os jardins da cidade. Por isso haverá venda de produtos e oficinas para jardins e flores, exposição de jardins e modelos de paisagismos elaborados por profissionais da cidade, e de gastronomia com flores, algo que está crescendo e tendo uma aceitação muito boa por parte dos restaurantes da cidade que durante esta época do ano, elaboram algum cardápio a base de flores comestíveis.” O evento acontecerá junto à Rua Coberta e Praça das Flores. O calendário de eventos de 2014 encerra com a programação de Natal, de 13 de novembro até 31 de dezembro, com o Show da Virada, que virou marca de Nova Petrópolis.

Atrações naturais e históricas

Conhecida  também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica e dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural, através das bandinhas típicas alemãs, corais, grupos de danças, orquestras entre outras atividades. A preservação e a manutenção destes costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e os roteiros turísticos como o Roteiro Alemães do Sul e Recanto dos Pioneiros retratam a história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas. Além disso, Nova Petrópolis proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, com atrativos naturais como o Ninho das Águias, o Paredão Malakoff e o recém lançado Roteiros e Paisagens - Roteiros de Natureza Auto Guiado, que direcionam o município ao turismo natureza. Talvez por toda essa qualidade de vida, Nova Petrópolis lidera o ranking da longevidade no Rio Grande do Sul.

Chocofest espera cerca de 400 mil
No mês de abril, Gramado sediará o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população da cidade e com os visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 19ª edição, de 3 a 21 de abril. Com aproximadamente 50 apresentações, entre grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne cerca de 400 figurantes, sendo 50% crianças.
Novo site e indicação a prêmios
Nesta edição o Chocofest investiu em um novo site, todo tematizado e com todas as informações do evento distribuídas de uma forma descontraída e atrativa. Este trabalho rendeu duas indicações a prêmios internacionais para sites. Estes prêmios serão entregues a partir de votações realizadas nos sites específicos, e quem acessar o site do evento, e quiser ajudar a ganhar este prêmio, pode acessar www.csswinner.com/details/chocofest-gramado/6547 ou cssreel.com/Website/chocofest-gramado e votar.

Don Pablo Collection

Quartos detalhadamente decorados, paisagens escolhidas a dedo, serviço de mordomia. Estas são apenas algumas das muitas regalias que a linha de hotéis boutique da rede Bahia Principe Hotels & Resorts, a Don Pablo Collection, oferece, e que se caracterizam por ultrapassar a fronteira do luxo, graças aos seus serviços personalizados e exclusivos, ao mesmo tempo em que os preços se mantêm acessíveis e com excelente custo/benefício para o tipo de regalias oferecidas. Dos 23 estabelecimentos do grupo, apenas seis recebem essa assinatura: Luxury Bahia Principe Cayo LevantadoLuxury Bahia Principe AmbarLuxury Bahia Principe Bouganville e Luxury Bahia Principe Esmeralda, na República Dominicana; Luxury Bahia Principe Runaway Bay, na Jamaica; e Luxury Bahia Principe Sian Ka’an, na Riviera Maia. Nenhum deles aceita menores de 18 anos. Camas king-size, banheiras de hidromassagem, SPA, mordomos para desfazer as malas, jantares ilimitados em restaurantes temáticos de alta gastronomia, amenidades Don Pablo Collection: tudo isso faz parte do pacote, em sistema all inclusive. Mais informações podem ser obtidas no site www.bahiaprincipe.com, com os principais operadores e agências de turismo ou na fanpage brasileira da rede: www.facebook.com/bahiaprincipebrasil.   

Marcas da história húngara



São mais de mil anos cheios de acontecimentos, batalhas, reis e rainhas, aliados e inimigos e algumas épocas pacíficas. A história da Hungria é tão rica e diversa que pode ser desvendada de várias maneiras. E a melhor maneira é ver com os próprios olhos. A arquitetura e patrimônios culturais húngaros são um dos aspectos que atraem incontáveis turistas de todo o mundo. Estar em uma esquina qualquer pode te levar a centenas de anos atrás. Existem desde ruínas romanas e igrejas góticas a casas centenárias e edifícios modernos. A arquitetura húngara se mescla com outras culturas estrangeiras e religiões e resulta numa impressionante combinação de edifícios e monumentos, como o maior spa medicinal da Europa, o Széchenyi Medicinal Bath, ou a maior sinagoga europeia Great Synagogue in Budapest. Vestígios romanos podem ser vistos em alguns anfiteatros, um aqueduto e casas de banho romanas. Fora da capital Budapeste, alguns túmulos na cidade de Pécs são exemplos raros do princípio do cristianismo, fora da própria Roma. No final do século XIX, a época de prosperidade incentivou um boom no setor de construção e diversos estilos passados foram revisitados, resultando em edifícios ecléticos como o Parlamento, tipicamente gótico, mas com uma cúpula renascentista.

Carnaval em São Paulo
O Carnaval 2014 de São Paulo começou com o lançamento do Censo (100 anos) do Samba Paulistano, que foi entregue na terça-feira pelo presidente da São Paulo Turismo, Wilson Poit, ao prefeito Fernando Haddad, durante a entrega da Chave da Cidade à Corte do Carnaval e vistoria do Sambódromo do Anhembi. O livro reúne os principais dados, números e informações históricas do Carnaval de São Paulo e também homenageia as pessoas que fizeram e que ainda fazem desta festa sua grande paixão, os maiores responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso do samba da capital paulista. A publicação homenageia ainda o centenário do Carnaval de São Paulo que coincide, justamente no ano em que a Copa do Mundo será no Brasil, com o centenário da primeira convocação da Seleção Brasileira de Futebol. O Censo (100 anos) do Samba Paulistano está disponível na íntegra no site do Observatório: (www.observatoriodoturismo.com.br) ou ainda no site oficial do Carnaval 2014 de São Paulo (www.cidadedesaopaulo.com/carnaval).

Exponáutica 2014

Embarcações de todo tipo e calado participam do evento

 Pela primeira vez na Ilha de Santa Catarina, a maior feira de negócios náuticos do Sul vai expandir seus espaços e seu potencial de movimentação econômica com uma nova versão do evento, agora, na Capital catarinense. Será de 27 a 30 de março, no CentroSul. Uma das novidades é que a feira também abre espaço para os fornecedores de menor porte da indústria catarinense. Segundo o relatório Indústria Náutica Brasileira de 2012, encomendado pela Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o Brasil hoje tem uma frota de cerca de 70 mil lanchas e veleiros. A região Sul tem o segundo maior número de embarcações, cerca de 25% de todo o território brasileiro. 

Visão Brasileira de Londres

Ponte-báscula sobre o Rio Tâmisa, construída em 1894, ao lado da Torre de Londres

Maria Lucia Guimarães, empresária e empreendedora que vive em Londres há cerca de quatro anos abriu agência de turismo “Off Route City Tour London”, que leva clientes para as principais atrações turísticas da cidade e também a lugares fora da rota do turismo convencional. Trata-se de um olhar brasileiro sobre um dos lugares mais visitados do mundo. O cliente viverá como um londrino, passeando a pé, de metrô e ônibus. “Uma das principais ideias da OFF ROUTE é dar alternativa aos turistas para irem a locais onde o turismo convencional não leva e mostrar um pouco da rotina e dos lugares conhecidos apenas por quem mora aqui”,  explica a empresária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário