terça-feira, 22 de abril de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Movimento no Aeroporto de Joinville  

O Aeroporto de Joinville/SC – Lauro Carneiro Loyola atingiu no primeiro trimestre de 2014 um novo recorde de movimentação de passageiros. Foi registrada a marca de 118.245 embarques e desembarques, superando o movimento de 78.777 de 2013. A média de passageiros do primeiro trimestre de 2014 é de 39.415 contra 26.259 no mesmo período do ano passado, o que resultou num crescimento de 50 %. Rones Rubens Heidemann, superintendente de Joinville, relata que desde  o último quadrimestre de 2013 a movimentação de passageiros encontra-se em constante  elevação. “Esta nova demanda já pode ser tratada como uma tendência, que passou a refletir a nova demanda de voos diretos para Porto Alegre e Guarulhos, somada aos inúmeros investimentos que a Infraero vem fazendo em Joinville, o que tem agradado muito nossos passageiros e usuários” afirma. 

Ampliação e reforma

As obras de reforma, modernização e ampliação somam um investimento na ordem de 11 milhões, que incluem a instalação do ILS(Instrument Landing System), previsto para entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2014. O ILS permitirá o pouso de aeronaves em condições de baixa visibilidade e de teto reduzido, diminuindo o número de cancelamentos dos pousos e um consequente aumento do número de passageiros que embarcam no terminal catarinense, favorecendo sensivelmente o município que é o mais populoso do Estado de Santa Catarina e pólo empresarial e industrial.

Nova diretoria do JC&VB 

Na noite do dia 14 de abril, foi realizada no Hotel Tannenhof a Assembleia Geral do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. Na pauta, entre outros assuntos houve a eleição da nova diretoria para  período de 2014/2015. A presidente eleita e Áurea Raquel Pirmann, superintendente do Shopping Mueller que substitui Ana Luiza Moeller Wetzel, diretora do Hotel Tannenhof. A proposta da nova diretoria é fomentar ainda mais a captação de novos eventos para Joinville e Região, intensificar as articulações locais,  estreitar diálogos entre o poder público e a iniciativa privada, e dar continuidade ao Projeto Viva Turismo em Joinville.

Viva Turismo 

Dando continuidade ao Projeto Viva Turismo em Joinville, aconteceu nesta quinta-feira dia 24 de abril, na Expoville, o 6º Módulo do Projeto, tendo como tema “Acolhimento ao Turista”, para promover a capacitação turística dos participantes, para orientar turistas sobre pontos turísticos e serviços em geral da cidade. O evento é gratuito, mas pede-se a confirmação através do site www.eventosemjoinville.com.br. 

SBQSUL 2015

Foi confirmado recentemente para Joinville, a realização do 22º Encontro de Química da Região Sul  - SBQSUL. O evento vinha sendo prospectado desde 2010 pelo Convention Bureau em parceria com o Departamento de Engenharia Química da Univille. O evento que acontecerá em novembro de 2015, com a participação de 800 participantes entre professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais ligados à química. A SBQSUL vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira. A realização do 22º Encontro da SBQ-Sul permitirá a ampliação do conhecimento para fronteiras que vão além do ambiente universitário e acadêmico, contribuindo, de maneira definitiva, na formação qualificada dos futuros profissionais.

Fórum da UNDIME SC 2015

A Secretaria Municipal de Educação de Joinville em parceria com o Convention Bureau confirmou a realização do Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME, para 2015. Há mais de vinte anos o fórum reúne os responsáveis pelos órgãos municipais de educação, com o objetivo principal de defender os interesses e a qualidade da educação municipal. O papel  da UNDIME é fortalecer as administrações e dirigentes municipais na área da Educação para garantir expansão e melhoria da qualidade do ensino na Escola Pública Municipal. O evento pretende reunir cerca de 400 dirigentes de todos estado de Santa Cataria. A data e local do evento ainda serão definidos.

26ª Festilha


São Francisco do Sul, cidade mais antiga de Santa Catarina promove neste fim de semana a 26ª edição da Festilha – Festa das Tradições da Ilha, no Centro Histórico, na Rua Babitonga. O evento comemora os 167 anos de elevação à categoria de cidade e os 510 anos de descobrimento. A programação será bastante variada. Grupos culturais como a Dança do Vilão, de origem portuguesa e um, dos únicos grupos do gênero ainda existentes no Brasil e mais de 70 artesãos mostrarão seus trabalhos. Mas o que atrai o grande público é a variada gastronomia, preparada por cerca de 20 entidades beneficentes. Haverá também shows e apresentações noturnas. A Festilha 2014 deverá levar grande movimento de visitantes à São Francisco do Sul.

8ª Exposição e Feira do Anthurium


Nos dias 3 e 4 de maio a Associação de Protetores da Agricultura Familiar da Região de Pirabeiraba, com patrocínio da Fundação Cultural de Joinville através do SIMDEC, vai realizar a 8ª edição da Exposição e Feira do Anthurium, na Chácara Holz, Estrada da Ilha, 1260. Além do anthurium e das orquídeas em flor e em mudas, os visitantes poderão adquirir flores de época, produtos coloniais, tais como palmito cultivado e artesanato. Exposição de fotos e documentários  históricos dos 155 anos da comunidade de Pirabeiraba e momentos artísticos e culturais também fazem parte da programação. 

Mangarito no almoço


Na Festa do Anthurium vale a pena aproveitar o almoço à base de mangarito, tubérculo parecido com batata inglesa ou cará, muitas vezes confundido com uma espécie de inhame. Em Santa Catarina, em especial no Vale Europeu e também na Estrada Ilha, o mangarito vinha sendo cultivado, porém quase desapareceu. Com a realização da Exposição de Anthurium, os agricultores da região procuraram resgatar o cultivo do mangarito, sendo servido como um dos itens principais do almoço na festa. Assim como outros tubérculos, o mangarito é bem versátil, podendo ser preparado em várias receitas como purê, recheio de raviólis, escondidinhos ou simplesmente cozidos ou fritos.  
A Chácara Holz faz parte do Roteiro das Flores, do Turismo Rural de Joinville e possui belíssimo bosque de anthurium, com dezenas de tipos e cores que encantam os visitantes. 

Itapema, cultura no Mercado 

Para aqueles que buscam conhecer um pouco mais da cultura e da arte em Itapema, basta ir até o Mercado Público. Agora a Associação de Artesãos de Meia Praia expõe lá os seus trabalhos. O grupo já existe há 16 anos e sempre procura fomentar a produção artesanal e a cultura local, com a criação de trabalhos com flores, bordados, roupas e diversos estilos de artesanatos. A A presidente do grupo, Maria da Graça Pedralli, explica a importância de ter esse reconhecimento por parte da Prefeitura e dos moradores. “Em todas as exposições que fazemos, seja na rua ou no Mercado Público, recebemos visitas de muitos turistas, sendo nosso objetivo atender também a população”, afirmou Maria da Graça Pedralli.
  
Parque Estadual Cantareira 


De 1º a 4 de maio, o Parque Estadual Cantareira, no Núcleo Pedra Grande, receberá o projeto “A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica. O projeto chega ao parque no seu 6° ano de atividade, depois de passar por  137 cidades brasileiras. A ação será realizada em um caminhão adaptado, que servirá de palco para atividades como palestras, oficinas, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas, exibições de vídeo e maquetes interativas. A programação é aberta ao público. Para mais detalhes, entre em contato com o parque pelos telefones: (11) 2203-3266 ou (11) 2203-0073.

Sobre o parque

A maior porção do parque  Estadual Cantareira está localizada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica. É considerado uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994. Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/.

Autoridade portuária 

No dia 17 de abril esteve em Itajaí o ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR), Antônio Henrique Silveira, para solenidade de início das obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4, e visita às obras de reconstrução do berço 1, sob responsabilidade da APM Terminals (em fase final).

Barretos Motorcycles


Um dos principais encontros de motociclistas do país acontece de 1º a 4 de maio reunindo rock, freestyle, feira comercial e as mais variadas atrações do segmento em um novo formato. No Parque do Peão de Barretos, espaço com mais de 2 milhões de m², uma infraestrutura de ponta espera a 12ª edição do evento, na expectativa de receber 80 mil visitantes. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo site: www.independentes.com.br. 

RESERVA BETARY 

O Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve e apoia a pesquisa científica sobre biodiversidade, ecologia e comportamento das espécies da fauna e da flora dos ecossistemas brasileiros. Com sede em São Paulo, o IPBio tem sua primeira unidade localizada na Reserva Betary, uma área preservada de 60 hectares, criada em 2004 no município de Iporanga, Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo. O Vale do Ribeira abriga a maior área contínua remanescente de Mata Atlântica no Brasil.

Pesquisas e conservação

Além das atividades de pesquisa, iniciadas em 2007, o IPBio tem como missão estimular a conservação, o manejo e o uso sustentado de recursos naturais, bem como promover o desenvolvimento do ecoturismo e de projetos culturais e de educação ambiental. O IPBio e a Reserva Betary foram idealizados e financiados por Sérgio Pompéia, engenheiro agrônomo sócio-fundador e presidente do conselho da CPEA - Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais. Pompéia tem 30 anos de atuação na área ambiental. O trabalho realizado na Reserva Betary já provocou reconhecimento. Em 2009, a reserva foi creditada como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A área foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. Mais informações em https://www.youtube.com/user/obbioadm). 

TAP transportou 119 mil 


A TAP já atingiu um total de 2.297.000 passageiros transportados no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 5,5%, ou seja, mais 119 mil passageiros do que no mesmo período de 2013, registrando uma taxa de ocupação média de 76,3%, 2,5% acima do ano passado. Este crescimento no volume de tráfego se registrou antes mesmo da TAP aumentar a sua capacidade, tal como está planejado a partir do segundo semestre de 2014, através do reforço da sua frota com a entrada em operação de seis aviões Airbus, dois A330 para voos de longo-curso e mais quatro A319 e A320 para o médio-curso, setor também reforçado com a integração de duas aeronaves ATR 42-600, substituindo os Beechcraft em operação na PGA.

Restaurante Expedito 


A histórica cidade da Lapa, localizada a 60 km de Curitiba, tombada pelo patrimônio histórico nacional, ganhou novo espaço gastronômico que vai surpreender moradores e turistas da importante região do Ciclo da Erva-Mate e passagem dos tropeiros em séculos passados. É o restaurante Expedito, inaugurado no dia 19 de abril. Comandado por Reinhard Pfeiffer, um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia brasileira, ex-chef do premiado Lapinha Spa, o restaurante terá um cardápio com referências à culinária lapeana, paranaense e brasileira, aproveitando ingredientes tradicionais e trazendo releituras de preparos dos antepassados para contar um pouco da história da região. “O conceito do Expedito é mostrar que a Lapa tem história, beleza natural e uma gastronomia criativa e saborosa. Os nossos clientes vão se sentir em casa e terão a oportunidade de apreciar preparos tradicionais da região, além dos pratos à base de alimentos orgânicos e naturais”, detalha o chef. 

O imóvel 

O imóvel em que o Expedito foi instalado também faz parte da história da cidade da Lapa. Nele funcionava o lendário restaurante Status, que era comandado pelo senhor Expedicto (já falecido), um cidadão muito respeitado e admirado na região. “A Status foi um ícone na Lapa. Muitos artistas do país e políticos eram frequentadores. Era ponto de encontro das famílias tradicionais lapeanas e curitibanas. E a noite, encantava jovens que iam conversar, paquerar e escutar boa música. A comida com o foco em suas massas caseiras é até hoje lembrada com saudosismo”, conta Reinhard. De acordo com o chef, toda essa tradição será resgatada no novo restaurante Expedito, que vai trazer as mesmas receitas originais das massas caseiras e o ambiente acolhedor que o dono Expedicto fazia questão de manter. No empreendimento, serão servidas, também, comidas tropeiras, como a quirerinha, a bisteca de porco e o feijão tropeiro; e clássicos da comida italiana, como o parmigiana de filet mignon. Outro destaque do Expedito ficará por conta do criativo e saboroso cardápio vegetariano, assinado pelo chef Reinhard Pfeiffer, que ganhou destaque nacional ao se tornar um dos primeiros chefs brasileiros especialistas em gastronomia ovo-lacto-vegetariana. “Serão valorizados os agricultores que produzam alimentos orgânicos na região, no sistema slow food. Quase todos os pratos terão versões vegetarianas e ingredientes funcionais. Além de pratos exclusivos, como a moqueca de cogumelos, o caneloni de berinjela e a feijoada vegetariana”, completa Pfeiffer. O Expedito funciona de quinta a domingo, das 12h às 00h, na Rua Amintas de Barros, 260, fone 41 3622-9845.

31º Congresso da Abrajet   


Aconteceu o lançamento oficial do 31º Congresso Nacional da Abrajet no salão de reuniões do Hotel Nord Blue Sunset, na praia do Cabo Branco. Na ocasião foi apresentada  a programação do evento, bem como a expectativa do número de participantes, os convidados palestrantes e a importância para a divulgação da Paraíba no Brasil e exterior. O 31º Congresso Nacional da Abrajet será realizado de 15 a 18 de maio, em João Pessoa e contará com a participação de jornalistas de turismo de todo o Brasil, do Mercosul e alguns da Europa. O tema do encontro será o Jornalismo de Turismo Pós Copa do Mundo. A palestrante de destaque no congresso será Marta Rossi, responsável pela maior Páscoa do Brasil, o Chocofest de Gramado e por um dos principais eventos internacionais de turismo, o FESTURIS, que acontece da charmosa Gramado, entre os dias 06 e 09 de novembro deste ano. 

24ª Festa da Colônia 

Fotos: Cleiton Thiele

A 24ª edição da Festa da Colônia de Gramado, que inicia no dia 30 de abril, terá novidades artísticas e gastronômicas.  No cardápio da cozinha italiana estão sendo acrescentadas as lasanhas (de carne e legumes) e o rocambole de moranga. Além disso, outros molhos serão acrescentados às massas, como o pesto, o quatro queijos e o de linguiça. Já na cozinha alemã, as novidades são um ensopado de peixe e marreco ao molho de laranja, além dos pratos já conhecidos. Na Noite Especial Gaúcha, a nova atração é a paella farroupilha. “O objetivo é manter o mesmo cardápio de anos anteriores, acrescentando novas atrações, mas crescendo em qualidade para agradar este público exigente”, afirma o presidente da edição deste ano, Remi Arnold. 


Confira a programação da 24ª Festa da Colônia no link: www.festadacoloniagramado.com.br/programacao.html. O evento acontece de 30 de abril a 18 de maio no Centro de Eventos ExpoGramado e tradicionalmente celebra os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário