sábado, 3 de maio de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


LANCHE NOS AEROPORTOS



Tenho certeza que você sabe o preço de um expresso e um pão de queijo em qualquer aeroporto do Brasil. Um verdadeiro roubo. Já com o valor cobrado por um lanche mais caprichado daria para você comer um bom prato reforçado em qualquer restaurante do centro da cidade. Tanto é verdade que um levantamento da Proteste revelou que lanchonetes populares dos aeroportos de Curitiba (PR), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) desrespeitam as regras do cabide de empregos da Infraero em relação aos preços do chamado "lanche popular".

 
Desde 2012, alguns pontos de vendas oferecem uma lista de 15 produtos com preços mais acessíveis, definidos pela Infraero após pesquisas feitas nos mercados locais. A ideia da estatal era "controlar" os preços cobrados de alguns produtos (fornecidos por meio de licitações) dentro de um piso preestabelecido. Contudo, segundo a Proteste, o barato está saindo caro — mostrando mais uma vez que o controle de preços invariavelmente traz prejuízos ao consumidor.

Uma empada - R$ 8,50

Também se verificou flagrante exemplo de fraude na quantidade de bebida servida. Há lanchonetes populares, como as dos aeroportos de Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Paulo (Congonhas), Recife e Fortaleza que servem capacidades menores que as estipuladas pelo contrato da Infraero, cobrando, contudo, o mesmo valor", disse a associação de consumidores.  Entre os casos de aumento de preços de outros produtos, a Proteste cita do brownie da popular BC Express, no Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que custa 6,75 reais - 2,25 reais mais caro do que o do Fly Café, no mesmo aeroporto, que, por sua vez, não participou de qualquer licitação. O mesmo ocorre com a empanada custa 6,50 reais na lanchonete popular Palheta, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio, enquanto o mesmo produto sai por apenas 3,60 reais na Kafe, lanchonete convencional. AGORA IMAGINEM ISSO DURANTE A COPA DO MUNDO. Portanto, não viaje neste período, se viajar, leve lanche e coma a bordo, pois a Gol também cobra caríssimo pelo lanche. 

MAIO SABOROSO
 

Durante o mês de maio o destaque do Infinity Blue Resort e Spa para os moradores e visitantes de Balneário Camboriú e região é a gastronomia oferecida no restaurante e bistrô localizados dentro do resort e aberto ao público em geral. “Seja através da tradicional feijoada servida no Blue Marine Restaurante todos os sábados ao meio dia ou dos pratos da culinária internacional com sugestão de vinhos seletos da adega do Acqualina Bistrô, as opções são diversas para agradar a todos os paladares”, convida o gerente de alimentos e bebidas Eduardo Ragassi. Além de ser um ambiente agradável para desfrutar de um almoço ou jantar em família ou com amigos é uma oportunidade de divertimento. “Enquanto os pais degustam a refeição e conversam com amigos, as crianças de 0 a 12 anos podem participar das atividades preparadas pela equipe de recreação do resort”, indica o diretor geral Alberto Cestrone.  Outra facilidade é o amplo estacionamento gratuito.

 Acqualina Bistrô

Durante os sábados é servida a tradicional feijoada completa além de feijoada com frutos do mar no Blue Marine Restaurante. Hóspedes e visitantes são recepcionados com aperitivos como caipirinhas, torresmos e saboroso caldo de feijão servido por uma autêntica “Baiana”. A feijoada é servida todos os sábados das 12 às 16 horas. Com os sabores das especiarias do oriente e as sobremesas a base de mel, amêndoas e folhados também farão parte do menu. O jantar marroquino será servido a partir das 19h 30 min. Parte do seleto menu composto por finas entradas e pratos principais com sugestão de vinhos da própria adega do resort além das sobremesas diferenciadas. O bistrô é aberto ao público todos os dias das 19h às 23h com serviço a la carte.

 
VOANDO BAIXO
 
 
A TAM, que não faz mais o trecho Florianópolis-Porto Alegre- Florianópolis, terá de pagar uma multa diária de 50 mil reais caso se recuse a alterar algums regras de seu programa de fidelidade Multiplus em até 30 dias. A decisão foi tomada pela juíza Priscila Buso Faccinetto, depois da Proteste Associação de Consumidores entrar com uma ação contra a companhia aérea. Segundo a entidade, a falta de clareza e de informação nos contratos da Multiplus desrespeitava o Código de Defesa do Consumidor. Com a resolução, as passagens aéreas emitidas por meio do programa de fidelidade Multiplus terão validade de um ano, a partir da data de emissão. Até então, a validade era de três a seis meses, o que viola o artigo 228 do Código Brasileiro de Aeronáutica. O prazo para utilização dos pontos acumulados, anteriormente de dois anos, também será prolongado indeterminadamente. 
 
 
Em caso de falecimento do titular, os pontos ainda deverão ser repassados aos herdeiros. Sobre o direito à informação, as alterações no regulamento do Multiplus passarão a ser comunicadas com 90 dias de antecedência. Isso porque as companhias aéreas têm o hábito de aumentar o número de pontos necessários para emitir uma passagem aérea sem antes avisar os consumidores. Caso a TAM decida cancelar o Multiplus, no entanto, a Proteste defende que os pontos sejam transferidos para outro programa de benefícios, ou que o cliente receba seu dinheiro de volta, conforme a quantidade de pontos acumulados. Bem feito TAM. Esse não é o nosso jeitinho de voar, mas sim o "jeitinho" que vocês deram em nos enganar.  
 
 
CONSELHO DE TURISMO
 
“Queremos conhecer os atrativos e ajudar a fomentar o turismo nesta região”. Foi com esta frase que o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, deu início à primeira reunião itinerante de 2014. O grupo visitou os municípios de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Águas de Chapecó e Quilombo com o intuito de conhecer roteiros e potenciais turísticos presentes na região. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, elogiou a iniciativa do Conselho Estadual de Turismo de promover encontros regionais no interior do estado. “Com essa reunião, fica o desejo de que possamos trabalhar em parceria e desenvolver projetos que fomentem o turismo nessa região”, destacou. Durante a reunião itinerante os conselheiros foram recebidos por autoridades e empresários locais. Uma das reivindicações apresentadas foi a mudança do nome da região turística “Grande Oeste” para “Vale das Águas”. Conforme o presidente do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste – Conturoeste, Rodrigo Conci, a região territorial do Grande Oeste ficaria subdividida em três regiões turísticas: Vale das Águas, Caminhos da Fronteira e Vale do Contestado. “Esse nome tem tudo a ver com a área onde vivemos, já que temos as águas termais e as atividades náuticas nos rios e represas da região estão em pleno desenvolvimento”, explica.
 
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Além de sediar o encontro que reuniu prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários e o Conselho estadual de Turismo, Chapecó providenciou a recepção aos membros do Conselho que visitaram a região. “Somos muito agradecidos pela hospitalidade e acolhimento”, destacou o presidente Ivan Cascaes. O grupo visitou o centro da cidade, os pavilhões da Efapi, o Museu da Colonização de Chapecó, o Centro de Eventos e o distrito do Goyo-en, que fica às margens do Rio Uruguai onde acontecem diversas atividades náuticas. 
 
 
No inicio da visita à cidade de Palmitos, os conselheiros conheceram uma cantina artesanal que investiu na produção do vinho colonial, geleias e queijos. Em seguida, o grupo foi à Casa de Cultura de Palmitos que atende atualmente cerca de 340 alunos que recebem aulas de música e participam de atividades culturais. No local, é possível visitar a exposição “Amor à Moda Antiga”, com retratos de casamentos do século passado. O grupo também se dirigiu às margens do Rio Uruguai, na localidade de Ilha Redonda, onde conheceu uma pousada e um  hotel de águas termais que recebe cerca de 25 mil pessoas por ano.
 
 
Outro município contemplado com a visita do Conselho Estadual de Turismo foi São Carlos, que tem cerca de 10 mil habitantes. Um dos principais atrativos da cidade é o Balneário de Pratas, às margens do Rio Uruguai. Quem visita a cidade também pode conhecer a Igreja Matriz e a Casa de Cultura (inaugurada em 2012, já recebeu cinco mil visitantes). Além dos empreendimentos privados que focam no hidrotermalismo, a prefeitura trabalha na construção do Parque Aquático Termal de São Carlos. Em uma rápida passagem pelo município de Águas de Chapecó, os conselheiros visitaram um parque aquático tradicionalmente conhecido na região. Autoridades locais que receberam o grupo destacaram a importância econômica das águas termais para a cidade.
 
 
ÁGUA SULFUROSA
 
Empresários da pequena cidade do interior do Oeste estão investindo na padronização da arquitetura com o intuito de atrair mais visitantes. A cidade também aposta em seu produto mais nobre: a água sulfurosa, reconhecidamente eficaz no tratamento de doenças da pele. essas iniciativas foram apresentadas ao Conselho Estadual de Turismo na última etapa da reunião itinerante. “O sol e o mar sempre foram as preferências dos turistas. Com essa visita, pudemos perceber que o Oeste também tem potencial e está mostrando seu valor”, afirmou o presidente Ivan Cascaes.
 
 
PARCERIA TURÍSTICA
 
Com a presença de representantes de 110 postos revendedores de combustíveis de Porto Alegre, cerca de 40% do total de 281 associados ao Sulpetro – Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS, foi assinado termo de cooperação entre a entidade e a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) para a criação de Pontos de Orientação e Informação Turística (POINTs) nos estabelecimentos. O objetivo é facilitar o acesso dos visitantes da Copa 2014 à informação turística e a materiais de orientação na cidade, estimulando a visitação a atrativos e o maior permanência do turista na Capital.
 
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A parceria, inédita no país, foi assinada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e o presidente do Sulpetro, Adão Oliveira. A participação dos postos será por adesão espontânea. Atualmente, existem oito POINTs na capital instalados neste sistema compartilhado. Eles funcionam na Vinum Enoteca, no bairro Moinhos de Vento, na sede da Aerolíneas Argentinas, Café da Praça Otávio Rocha, Café Chaves, na sala vip da Ouro e Prata que atende na Estação Rodoviária, no terminal hidroviário da Catsul, todos no Centro Histórico, na Pousada do Parque, no bairro Menino Deus, e no Instituto de Cardiologia, bairro Santana.
 
 
OMT
 
Em diversas datas do ano a Organização Mundial do Turismo (OMT) reúne os seus membros afiliados para debater sobre as principais tendências do setor turístico e possíveis preocupações. Eduardo Zorzanello participará da 1 ª Conferência de Membros Afiliados da OMT sobre abordagens inovadoras para superar a sazonalidade: o Punta del Este Prototype. Zorzanello apresentará o case Gramado contra a sazonalidade e ainda mostrará o potencial turístico da cidade. Sazonalidade A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio- culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  A sazonalidade é um grande problema para a maioria dos destinos no mundo, que sofrem flutuações significativas na visitação durante o ano. 
 
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Gestores de destinos, profissionais de marketing , empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisa encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações , apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos. Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema”, através de diversas ações, principalmente de seus eventos. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festival de Turismo de Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano. Segundo Zorzanello, esta é uma grande oportunidade para Gramado e para o Brasil: “Trata-se de um momento ímpar e especial para poder aproveitar a experiência exitosa de Gramado no combate a sazonalidade. É um importante fórum, onde poderemos divulgar a cidade para autoridades do setor turístico da Europa, da América do Norte e da América Latina”, ressaltou.
 
 
HARLEY DAVIDSON EM CANELA
 
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Nesse final de semana, um grupo de motociclistas estarão percorrendo as ruas de Canela e os principais pontos turísticos do município, em cima das motos da marca Harley Davidson.  O National (Harley Owners Group) Rally 2014, que acontecerá nos dias 1°,02 e 03 de maio, está com mais de 600 inscritos. O evento é promovido pela marca americana e exclusivo para os membros do H.O.G., clube de proprietários de motos da marca. Está programado para acontecer sábado, dia (3), a partir das 10h, o desfile de motos tradicional em todos os encontros promovidos pela marca, e a parada para a foto oficial do evento será na belíssima Catedral de Pedra, que é considerada uma das sete maravilhas do Brasil.  Durante o desfile, as rótulas e vias de acesso no sentido da Av. Oswaldo Aranha com a Felisberto Soares estarão fechadas. O evento é promovido pelo National H.O.G. Rally com apoio da Prefeitura Municipal de Canela.
 
 
WTM 2014
 
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A Secretaria Municipal de Turismo, através do secretário, Leandro Oliveira, e do turismólogo Moisés Souza participaram da 2° edição da World Travel Market Latin América, em São Paulo. A feira aconteceu nos dias 23 a 25 de abril , sendo considerada o principal evento mundial de turismo e negócios da América Latina. Canela esteve presente no evento, divulgando os atrativos e eventos da cidade, com um estande, em conjunto com as Secretarias Municipais de Turismo de Porto Alegre, Gramado, Caxias do Sul , Bento Gonçalves e a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. O WTM aconteceu simultaneamente com o 41° Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).“Com o objetivo de divulgar ainda mais a marca Canela, fomentando o turismo do Município, estreitando e fortalecendo o relacionamento com as principais operadoras de turismo do Brasil, é de extrema importância a cidade participar de feiras como essa”, relata o secretário Leandro Oliveira.
 
 
FLORIANÓPOLIS - BUENOS AIRES
 
 
A partir de agosto a Aerolíneas Argentinas começará a operar voos diários entre Buenos Aires e Florianópolis. A empresa já solicitou a permisão da ANAC (Agência Nacional de Aviação), cuja aprovação já está praticamente certa. Os voos serão serão operados em aeronaves Embraer E190 da Austral. Atualmente a companhia opera um voo semanal entre ambas cidades, sempre aos sábados em Boeing 737-700NG desde o Aeroparque Jorge Newbery como AR1272, que permanecerá. O incremento dos voos da Aerolíneas Argentinas em Florianópolis se soma a crescente presença da companhia no Brasil, que atualmente opera 88 voos semanais entre ambos países. 
 
TRANSFER EM BUENOS AIRES
 
 
Falando nisso, o amigo Anderson Letti, brasileiro que há algum tempo vive em Buenos Aires, está trabalhando em uma empresa de translado de turistas brasileiros em Buenos Aires. Todos os táxis da empresa são novos, amplos e autorizados pelo governo da Ciudad Autônoma de Buenos Aires. A empresa tem mais de 10 anos de experiência e os motoristas que fazem os traslados falam muito bem português. Abaixo lhes deixo nossos contatos de site e Facebook para que possam nos conhecer melhor. Fica mais fácil agora fazer o trasnfer entre Ezeiza - Hotel, Aeroparque - Hotel, Zoológico de Lujan, City Tour para os pontos turisticos mais visitados com total autonomia dos turistas na adminstraçao do tempo em cada ponto, Parque Temaiken, tour de Compras pelos Outlets de Palermo e Córdoba e aos shoppings desejados pelo cliente.
 
 
O Anderson fornece todo o suporte que os clientes precisam, seja por chamada telefônica, Whatsapp ou e-mail para qualquer dúvida, sugestão ou problemas que possam ocorrer durante a estadia. Também oferece câmbio de reais de maneira segura e confiável. A vantagem de trocar com ele é sua cotação é melhor que a oficial e mais segura que a dos "arbolitos" que estão na rua Florida. Vale informar que a cotação oficial hoje é de R$ 1,00 -> AR$ 2,58, enquanto que a dele é de R$ 1,00 -> AR$ 4,00. Mais detalhes através dos links Site: http://www.taxitourbuenosaires.net e Facebook: https://www.facebook.com/taxitour. 



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