terça-feira, 27 de maio de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


FALANDO A VERDADE
 
 
“[...] as bandeiras não tremulam, apitos, camisetas… estão encalhados nas lojas… O Brasil às vésperas da Copa, não está vibrante em verde e amarelo. O Brasil está vermelho. Vermelho de vergonha. Vermelho de ver tanta corrupção. Vermelho de ver tanta ‘maracutaia’, tanta ‘cara de pau’ dos nossos governantes. Estamos vermelhos vendo grande parte de nossos políticos e poderes sendo calados e comprados pela corrupção O PT conseguiu tirar o brilho até do que o brasileiro mais gosta… É vermelho tingindo de corrupção nosso verde e amarelo…!” Suposta declaração de Zagalo a jornal carioca. Alguém duvida? Alguma inverdade?

GALINHO DE QUINTINO
 
 
Já o grande Zico, a 22 dias do início da Copa do Mundo, se mostrou profundamente decepcionado com a organização do Brasil para o torneio. Em entrevista ao jornal italiano Corriere dello Sport, o ex-craque do Flamengo e da seleção brasileira lamentou o atraso nas obras e a quantidade de dinheiro público investido no Mundial. "O Brasil não conseguiu aproveitar essa oportunidade. Não houve projeto ou planejamento. Vamos esperar que corra tudo bem, mas quando você termina os estádios apenas poucos dias antes do evento, é inevitável que haja preocupações", afirmou. "Os estádios foram construídos em grande parte com dinheiro público e as pessoas não estão contentes com isso, já que quando os organizadores conquistaram o direito de sediar a Copa do Mundo, eles disseram que o dinheiro público seria colocado apenas nos projetos de infraestrutura.", lamentou o ex-jogador, que brilhou na Itália com a camisa da Udinese. 
 
 
Segundo Zico, a má gestão da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) desmotivou também os torcedores brasileiros. Segundo ele, o clima de Copa não contagiou a população em geral: "Os torcedores estão desanimados, preocupados. É chato porque eu queria ver meu povo feliz. Todos queriam que fosse uma grande festa, mas simplesmente não houve a disposição adequada para organizá-la". "O Brasil teve tempo para planejar o desenvolvimento do turismo, mas em grande parte não o fez, e a Copa do Mundo nos trouxe muito poucas coisas novas",finalizou o ex-jogador, que disputou as Copas de 1978, 1982 e 1986.

Clique na imagem para ampliá-la
 
FESTAS DO DIVINO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Tradição de mais dois séculos introduzida em Florianópolis pelos imigrantes açorianos, as Festas do Divino Espírito Santo começam a colorir as ruas de alguns bairros da cidade. Neste sábado (24), a partir das 10 horas, representações de 13 comunidades reúnem-se em frente à Casa da Memória, de onde partem em cortejo por ruas do Centro Histórico, culminando com o Encontro das Bandeiras do Divino e apresentações culturais no Largo da Catedral. A atividade, que é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes, marca a abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo na Capital. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Contando com a parceria cultural da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e da Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis, a programação inclui ainda a participação de comitivas dos municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos, além de apresentação do coral Vozes do Divino, Grupo Raízes Açorianas e da soprano Claudia Todorov. A concentração dos participantes inicia às 9horas, em frente à Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, onde haverá o hasteamento da bandeira do Divino e bênção dos pãezinhos que serão distribuídos à população durante o desfile pela região central. O roteiro do cortejo inclui passagem pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, encerrando no Largo da Catedral, onde as comunidades festeiras se confraternizam. 
 
 
PATRIMÔNIO CULTURAL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Instituída pela Lei Municipal nº 8010/2009, a abertura do calendário de festividades tem como objetivo divulgar e fortalecer as Festas do Divino, que ocorrem de maio a setembro em 13 comunidades da Capital e em dezenas de municípios catarinenses. Registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012, essa manifestação foi introduzida pelos imigrantes açorianos que chegaram ao estado no século 18.  Mesclando elementos religiosos, profanos e folclóricos, a Festa do Divino é comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), envolvendo um expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo. Os festejos abrangem peditórios, novenas, promessas, oferendas, folguedos populares, bailes, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador – principal momento da festa, que tem como símbolos a coroa, o cetro, a salva e a bandeira. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Este ano, em Florianópolis, a maioria das festas acontece em junho. As primeiras ocorrem nas comunidades da Lagoa da Conceição, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Prainha, Trindade, Estreito, Rio Tavares e Pântano do Sul (junho). O calendário contempla ainda as festividades do Campeche (julho), Barra da Lagoa (agosto), Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino 2013 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).
 
 
SEMINÁRIO DE AVIAÇÃO

Especialistas do Brasil, dos Estados Unidos e do Canadá reúnem-se no dia 29 de maio para tratar de temas relacionados à manutenção de aeronaves. Promovido pelo SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o evento é gratuito e será realizado na unidade de Palhoça, a partir das 13h30. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até terça-feira (27). Entre os temas que serão abordados no encontro estão combustíveis para aviação, anatomia da aeronave Stol, criada para operações de pouso e decolagens em curtos espaços, projetos de aeronaves desenvolvidos por meio do software CATIA e procedimentos de manutenção de aeronaves. Durante o seminário ocorrerá treinamento para a manutenção de motores de avião de quatro e seis cilindros, doados pela empresa americana Superior Air Parts para as aulas práticas.
 
 
A unidade do SENAI em Palhoça é voltada à formação de profissionais da aviação. São 22 cursos como, por exemplo, manutenção de aeronaves em aviônicos, em célula e em grupo motopropulsor. Alguns são oferecidos gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Inaugurada em fevereiro deste ano, a estrutura ocupa 2,4 mil metros quadrados com laboratórios didáticos e um hangar de 659 metros quadrados. Os treinamentos previstos no seminário ocorrem no hangar do SENAI de Palhoça.
 
 
RALLY NOS CÉUS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Nos dias 31 de maio e 01 de julho, aeronaves de várias partes do Brasil voarão pelos céus da Serra Catarinense. Algumas virão apenas para contemplar o cenário privilegiado, outras para participar de uma inédita competição, o 1º Rally Aéreo Pouso na Serra. Pilotos, amantes da aviação e visitantes estarão reunidos no aeródromo Pouso na Serra- SIJN, em Bom Retiro, no Km 06 da SC- 110 (antiga SC-430), em um encontro que mesclará esporte de aventura, turismo, lazer e boa gastronomia. Com o tema Aviação contra a poliomielite, o Rally será beneficente em favor da Campanha de Erradicação da poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotária do Rotary International. Se houver mau tempo, o evento será transferido para os dias 02 e 03 de agosto.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No alto, pilotos e navegadores, terão que usar suas habilidades em uma emocionante competição área de regularidade. Poderão ainda apreciar a bela paisagem da Serra Catarinense, que inclui a região dos Campos dos Padres e do Parque Nacional de São Joaquim, com os belos monumentos naturais da Pedra Furada e da Serra do Corvo Branco, além de cachoeiras e a exuberante mata nativa. Do chão, o público acompanhará as emocionantes decolagens e pousos das aeronaves. Haverá também exposição de aviões, degustação de vinhos da altitude catarinense e disponibilidade de voos panorâmicos e cavalgadas. Um helicóptero estará à disposição para passeios pagos. Para serviço de almoço, no sábado, 31 de maio, haverá restaurante com pratos à base de truta no valor individual de R$ 50 reais, sem bebidas inclusas.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O proprietário do aeródromo Pouso na Serra, Carlos Arno Jensen, explica que o Rally seguirá os padrões de segurança da aviação nacional. “As aeronaves e pilotos deverão estar com a documentação válida. Serão permitidas apenas duas pessoas por aeronave, sendo piloto e navegador, que com o mapa do circuito, coordenadas e instruções de navegação, deverão identificar pontos estratégicos do percurso”, afirmou Carlos. A equipe vencedora será a que tiver menor penalização em pontos nas diversas etapas da competição. Os vencedores, piloto e navegador, receberão troféu e prêmio especial até a terceira colocação. Todos os competidores inscritos receberão medalha de participação, camiseta, boné do evento e almoço. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O gestor de segurança operacional para pequenos provedores do serviço de aviação civil, Cláudio Schutz França, que faz parte da comissão organizadora do Rally, afirma que este tipo de evento contribui para a segurança de voo. “Os participantes serão condicionados às normas do voo visual, utilizando equipamento básico de apoio. Desta forma, terão a possibilidade de aprimorar a capacidade de navegar em condições especiais. Será também uma oportunidade de sensibilizar e motivar a comunidade aeronáutica para a campanha da Fundação Rotária do Rotary International contra a paralisia infantil”, explicou Cláudio, que também é integrante do Rotary Club de São José - Kobrasol.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com cunho humanitário, o Rally terá todo o lucro revertido em prol da Campanha de Erradicação da poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotária do Rotary International. Os visitantes também poderão contribuir com a campanha, fazendo doação espontânea do valor correspondente a 12 gotinhas e ganhar uma camiseta. A promoção e a organização do 1º Rally Aéreo é do Pouso na Serra Fazenda Condomínio, com parceria do Rotary Club de Curitibanos - Sul e Rotary Club de São José - Kobrasol. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Retiro e patrocínio da INPAER Indústria Paulista de Aeronáutica, WDx Pneus e Suzin Vinhedos e Vinhos Finos de Altitude. Inscrições, regulamento e informações pelo site http://pousonaserra.com.br/rally-pouso-na-serra/ e e-mail rallyaereo@gmail.com. Em caso de condições meteorológicas adversas, com tempo chuvoso ou muito fechado, impedindo a visibilidade das aeronaves, o evento será transferido para os dias 02 e 03 de agosto.
 
 
20ª BNT MERCOSUL
 
 
Terminou neste sábado, a maior vitrine do turismo catarinense, nosso carro chefe que ha 20 anos mostra para o Brasil e para o mundo o que nossa Santa e Bela Catarina tem de melhor. Um grande número de atrações fazem brilhar os olhos daqueles que caminham por seus corredores. A Feira de Negócios Turísticos que terminou neste último sábado no maior parque da América Latina, o Beto Carrero World, no Balneário de Penha, situado em nossa Costa Esmeralda. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Presentes no evento mais de 450 empresas expositoras em cerca de 150 estandes. Circularam nesta edição mais de 6 mil profissionais do trade de turismo, isto é, agentes de viagens, operadores, jornalistas especialistas em turismo, hoteleiros, vinícolas, atrações turísticas... vindos de todos os pontos do Brasil e dos países vizinhos. Para saber tudo sobre o evento clique aqui
 
BALNEÁRIO CONVENTION

Acontece no próximo dia 28 de maio, a posse festiva da nova diretoria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, gestão 2014/2016.  A empresária Margot Rosenbrock Libório foi reeleita presidente e o cargo de vice-presidente foi assumido pelo empresário João Francisco Barão. A solenidade será no Sibara Flat Hotel, às 19h30min e contará com uma novidade neste ano: a 1ª edição da Medalha BC Convention, que reconhecerá e homenageará sete embaixadores locais. Para eleger os homenageados, o Convention Bureau formou uma comissão de empresários ligados ao turismo. Adriana Both De Pin, Gerente Executiva da entidade, explica que foi feito um resgate de todos os eventos apoiados pelo Convention desde 2008. 
 
 
“Esses embaixadores escolhidos são os grandes responsáveis por trazer os eventos e fomentar negócios na cidade. Então a medalha nada mais é que um reconhecimento, do trabalho e da importância que esse embaixador tem, não só para a entidade, mas principalmente para a cidade”, explica. Para Margot, esse mandato será de muitos desafios e aprendizados. “Serão dois anos para consolidarmos as parcerias e reforçarmos a base de associados da entidade. Vamos também continuar falando muito do centro eventos e falar tanto a ponto de tornar ele uma realidade para a cidade. Precisamos preparar o Convention para este momento em que teremos o espaço de eventos que Balneário Camboriú merece. Penso que esses são os nossos maiores desafios”, finaliza.  
 
 
NOSSA SRA. CARAVAGGIO

Uma intensa programação religiosa, cultural e artística preparada para os jovens da região movimentar Canela. Dentro da programação da 54ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, foi realizada a Romaria Jovem. O evento prosseguiu neste domingo (25), com a Romaria Motorizada e de Motociclistas, quando frotas de empresas e automóveis particulares partiram da Catedral de Pedra em direção ao Santuário. O encerramento será com a Romaria a Pé – a principal atividade, que atrai milhares de fiéis, que pagam suas promessas durante o feriado de devoção a Caravaggio, nesta segunda-feira, 26 de maio. Sob o tema “Maria, sinal e presença do amor de Deus!”, a festividade recebe anualmente mais de 100 mil fiéis e visitantes de várias partes do Estado. No dia 1º de maio, a Cavalgada da Fé abriu os festejos.


Clique na imagem para ampliá-la
 
Em ambas romarias, um dos projetos sociais que estará pelo 25º ano no santuário é a Tenda da Fraternidade, são servidas gratuitamente cerca de duas mil refeições, em uma ação organizada pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Neusa Mari Pacheco. Para beneficiar a comunidade carente com churrasco, saladas e refrigerante, o CPM arrecada doações com empresas, entidades e pessoas físicas, além da comunidade escolar. Um dos diferenciais desta edição foi que a partir das 8h da manhã já estavam sendo vendidos churrascos já assados e os tradicionais pastéis de massa caseira. Esta novidade foi feita para atender aos romeiros que chegam no Santuário pagando promessas ou suplicando bênçãos a Maria do Caravaggio, antes das romarias.
 
 
DECORAÇÃO DE NATAL

Na Serra Gaúcha é sempre assim, tudo com muita, mas muita antecedência, por isso é que funciona tudo redondinho. No dia 19 de maio, foi aberto o edital do Concurso Público de Arte e Design para Escolha da Decoração para o Sonho de Natal. O objetivo do Concurso é a seleção de projetos de ornamentação Natalina para a cidade de Canela, constando orçamentos dos elementos e suas estruturas, da montagem, manutenção, desmontagem e logística, aliando qualidade estética ao conceito de sustentabilidade, compreendendo a apresentação de trabalho inédito com a escolha dos três melhores projetos inscritos. Maiores informações poderão ser obtidas no site da Prefeitura Municipal de Canela: www.canela.rs.gov.br.

SERRA GAÚCHA

O inverno é o período escolhido por muitas pessoas para as férias e as temperaturas baixas são um convite para diversas atividades na Serra Gaúcha. A região, que teve neve no ano passado, conta com várias atrações que irão agradar a todas as idades. Belezas naturais, opções de lazer e entretenimento, atividades culturais e a gastronomia de qualidade são marcas de Gramado e Canela (RS) que encantam anualmente milhares de turistas. Para quem procura diversão em um belo cenário, o Alpen Park, em Canela (RS), é uma excelente opção. O empreendimento oferece uma variedade de atividades como passeios de quadriciclo, rapel, muro de escalada, bungee trampolim, arvorismo, tirolesas e a Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul. Outra atração do parque são os trenós, que fazem um percurso de 900 metros em meio à natureza, e foram adaptados para as baixas temperaturas com uma cobertura que protege do vento e da chuva. 
 
 
Para quem é ligado às novas tecnologias, o Alpen possui o Cinema 4D, o Mini Rider 2 e o Alpen Interactive Supergame 5D, no qual os participantes interagem com jogos de última geração. Quem quiser curtir temperaturas ainda mais baixas, o Parque Mundo Gelado, também em Canela (RS), é uma ótima opção de lazer. Primeiro parque temático de gelo da América Latina, com temperaturas entre -10ºC e -15ºC, o local conta com um trajeto de 100 metros onde são apresentadas mais de 20 esculturas feitas de gelo, com alturas que variam de 1,7 metro até 2,5 metros, que compõem a casa do Floc, personagem principal do parque, uma mistura de esquilo, castor e urso polar. Além disso, o espaço conta com esculturas em homenagem aos pontos turísticos do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil, como o Cristo Redentor e o Kikito, símbolo do Festival de Cinema de Gramado.

KUROTEL


Dr. Luís Carlos Silveira, no centro da foto

O Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA – recebe mais uma vez oreconhecimento de autoridades da área da saúde. Dessa vez, representado pelo Fundador do Spa, Dr. Luís Carlos Silveira, que recebeu o Prêmio Lide Saúde 2014, durante almoço do 3º Fórum da Saúde e Bem-Estar, no dia 24 de maio. Este é um reconhecimento ao pioneirismo no Brasil na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Quando não se falava em qualidade de vida através de cuidados com a alimentação, atividade física e controle emocional, o que parece ser tão óbvio hoje, o Dr. Luís Carlos já tinha esta visão em 1972. Em 1982 criou o Kurotel. O lugar que seria uma escola para esse aprendizado. No início, com muitas dificuldades, que iam desde o entendimento das pessoas (pois acreditava-se em tratamento só com medicação) até a formação de mão-de-obra (pois o ensino acadêmico ensinava a combater a doença depois de já instalada). Mais de 30 anos se passaram e hoje este método é mundialmente difundido e praticado, uma vez que os resultados alcançados são positivamente transformadores na vida das pessoas.

INVERNO EM CANELA


Clique na imagem para ampliá-la

Canela já se prepara para trazer gastronomia, arte, cultura, diversão e entretenimento voltada para todas as idades e com programação para toda a família, prometendo aquecer o inverno da Serra Gaúcha. É a Temporada de Inverno 2014 que inicia dia 30 de maio e vai até dia 3 de agosto com uma intensa programação. Abrindo a temporada de atrações, a 5ª edição do evento gastronômico Sabores de Canela acontecerá de  30/05 a 03/08. Eventos tradicionais como a 21º Feira do Livro Josué Guimarães, de 03 a 08/06, também o Festival Internacional de Bonecos que se realizará de 26 a 29/06 integram a programação. Destacamos também a Festa Colonial de Canela que acontece de 11 a 27/07. A Temporada de Inverno ocorre do dia 30/05 a 03/08, e conta com os eventos: 5ª Sabores de Canela - 30/05 a 03/08, 21ª Feira do Livro Josué Guimarães - de 03 a 08/06, Corpus Christi, no dia 19/06, 26º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, de 26 a 29/06, IV Maratona de Monólogos, de 15 a 18/07, 21ª Festa Colonial, de 11 a 27/07. 
 
GRÉCIA & FESTURIS GRAMADO
 
 
Em reunião realizada na última semana, a diretora do Festuris Gramado Marta Rossi visitou o embaixador da Grécia no Brasil, Dimitris Alexandrakis. Após este encontro, o país grego tem grandes chances de ser um dos grandes expositores da feira em 2014. Com a intenção de apresentar a Grécia para todos os públicos da América Latina, visando aumentar o fluxo dos turistas desta parte do mundo. De acordo com um estudo da Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês), realizado em parceria com a Oxford Economics, o número de brasileiros que visitam a Grécia cresceu 36% entre 2008 e 2013. Atualmente, cerca de 40 mil brasileiros e 22 mil argentinos visitam o país todos os anos. Considerando os turistas de todo o mundo, a Grécia recebeu 17 milhões de visitantes em 2013 e espera chegar aos 18 milhões ano que vem.
 
 
PERNAMBUCO & UEFA

Dando continuidade ao calendário de promoção do destino Pernambuco no mercado internacional, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) promoveu uma ação para o público final na cidade de Lisboa, em Portugal. A ação promocional aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, aproveitando que Lisboa será palco da final da Liga dos Campeões UEFA, com jogo entre Real Madrid X Atlético de Madrid e conta com a parceria da Prefeitura do Recife. A ação teve como objetivo mostrar Recife/São Lourenço da Mata como sede da Copa do Mundo 2014, além de potencializar os destinos turísticos. A interação com o público foi através das cores e ritmos: bailarinos e músicos apresentaram a diversidade cultural do Estado, nas praças e ruas do entorno do Estádio da Luz. 


 
Houve ainda distribuição de folheteria e brindes promocionais. No dia antes do jogo (23) as interveções aconteceram nos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Lisboa, tais como: Rossio, Rua do Carmo e Praça Luís de Camões e no dia 24, elas aconteceram no entorno do Estádio da Luz. Aproveitando ainda a estadia em Portugal, os executivos do marketing da Empetur fizeram visitas técnicas às principais operadoras e agências de viagens. O país figura entre os principais mercados emissores de turistas internacionais para o Estado, sendo um dos principais fatores os voos diretos para a capital Recife, realizados há mais de 40 anos pela companhia aérea TAP.​
 
RÉVEILLON
 
 
Já pensou onde vai passar o seu réveillon? Eu já !
 
​CONCEITUALLE
 
Clique na imagem para ampliá-la
Bombou literalmente a festa de um ano da conceituada e melhor Clínica de Estética de Balneário Camboriú, capitaneada pelos médicos Fernando Querne (Urologia e medicina do esporte) e Adriana Dal Bello Pereira da Costa (Dermato). Clientes e amigos foram levar seus abraços e saíram com presentes na mão, isto é uma sessão do i-Lipo, premiado como o melhor tratamento de emagrecimento em Paris que chegou em Balneário Camboriú com exclusividade na clínica. Presença da Miss Brasil Gabriela Markus, e do Mr. Brasil.
 
FERIADÃO CHEGANDO
 
 
Mais um feriadão está chegando!!!! O Hotel Renar preparou uma programação com fogueira, pipoca e pinhão pra você!!! Faça as malas e vá curtir o friozinho na Terra da Maçã!

FESTURIS JOÃO PESSOA



Entidade integrante do trade turístico paraibano, o Convention Bureau de João Pessoa atua, pelo quarto ano consecutivo, como o co-realizador do Festival do Turismo de João Pessoa, o maior evento de turismo e negócios do Nordeste em número de participantes. A participação da entidade neste ano inclui a realização de uma série de atividades para o segmento com o intuito de promover a atualização da cadeia produtiva e econômica do turismo do Estado. “Iremos realizar, juntamente com o Sebrae Paraíba, um Fórum Empresarial do Turismo para o público do Festival, e contaremos com a presença de grandes nomes do segmento no cenário nacional e internacional para promover o aperfeiçoamento e troca de informações, networking, e repasse de tendências para o mercado turístico local”, explicou o diretor-executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena. Segundo ele, os estudantes das áreas de Turismo e Hotelaria e Relações Internacionais também serão beneficiados com a realização do Fórum Acadêmico no evento. 

  
“O Festival vem representando um avanço para a economia do turismo do Estado ao longo dos últimos três anos, além de ser extremamente importante não só para o turismo regional, mas para o turismo brasileiro a sua realização. Nossa expectativa neste ano é amplamente positiva, pois esperamos superar o número de 1600 visitantes que recebemos na última edição”, completou Ferdinando.  A quarta edição do Festival do Turismo de João pessoa acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. O evento é exclusivamente voltado para agentes de viagens e operadores, e a sua programação também contará com feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer.
 
 
SEQUESTRO/ASSALTO NA BR
 
 
 Impressionante a ousadia dos bandidos, a incompetência da polícia, o descaso da empresa de ônibus e a insegurança em que vivemos. Jornalistas e demais passageiros que saíram de São Paulo com destino a Florianópolis, a bordo do ônibus da Viação Catarinense, ao se aproximarem de Curitiba, no KM 20 da BR 116, em Antonina - PR, foram abordados a tiros, o ônibus desviado para o matagal, passageiros assaltados, a jornalista Juliany de Fátima Rocha Fonseca (ABRAJET-PARÁ) levou coronhada na cabeça, perdendo todos seus pertences, equipamentos fotográficos, notbook, etc, da mesma forma que o jornalista argentino José Luiz Santiago, da Rede Mundo de Comunicações. O ônibus era para chegar às 06 da manhã em Balneário Camboriú, destino dos jornalistas, mas só chegou às 13:00hs. 
 
DESCASO
 
Em sua próxima viagem, prefiram viajar de dia e escolham bem a empresa de ônibus que irão viajar. O apoio foi feito pelo SAMU e a Catarinense apenas deu aos passageiros um café da manhã e a Juliana e o Santiago tiveram pagos o valor gasto de táxi entre a rodoviária de Balneário Camboriú aos seus hotéis pela dita empresa e pronto. Alguém sabe me informar qual os direitos dos passageiros ? A Policia Rodoviária Federal disse que os assaltos ali são constantes, e tudo isso também fica por isso mesmo. Ocorrência Policial registrada através do BOP-B1 0701022305140515 da PRF, dia 23/05, às 05:00hs. 
 
SEM AJUDA
 
Segundo a jornalisnta Izabel Santos, pois todos os jornalistas envolvidos estavam vindo para cobrir à BNT MERCOSUL, à Viação Catarinense não forneceu assistência psicológica aos passageiros. A Juliany e o Santiago estão traumatizados. O Santiago está muito abalado ainda. Chorou muito. "Ontem, chorei junto com ele, quando o guia Dorival, anunciou no nosso ônibus para a BNT, que fizemos uma "vaquinha", pra ajudá-los, pois estavam sem dinheiro algum. Cartões de banco e documentos foram roubados também. Não consigo aceitar que uma empresa como a Catarinense não tenha dado o apoio por meio de um psicólogo". Nenhuma providência foi tomada para que eles possam retornar as suas cidades, nenhum reembolso. Nenhum contato, absolutamente nada. 
 
MAIS DESCASO
 
O jornalista Santiago informa que recebeu informações de outra vítima, Iara. "Eu sou uma das vitimas do assalto que aconteceu conosco no ônibus da Viação Catarinense no dia 23/05/2014. Sou a mulher que quase perdeu violão e que teve os R$ 1.600,00 reais roubados. Não sei se já entraram de contato com você, mas a Catarinense, assim que chegamos, já veio nos dizer que não iria se responsabilizar pelas perdas, pois alegaram que também foram vítimas. Na policia militar eles não quiseram fazer outro boletim e disseram que o boletim que temos é mais do que suficiente, pois é federal. Depois de passarmos pela polícia, fomos de novo para a Catarinense e eles tiraram uma cópia do boletim que nos deram e cada um anotou o que nos roubaram. E foi isso.  Nada foi resolvido e, até onde eu sei, nada será resolvido. Eu tinha um caso particular, pois eu paguei um seguro avulso. No seguro está escrito que só cobre até o valor de R$1000,00. E eles não me deram solução alguma. Ainda terei que voltar lá e ver como eles vão irão resolver isso. Mas até agora eles só tem se esquivado do assunto e tentado tirar a responsabilidade que eles tem".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário