segunda-feira, 16 de junho de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


FATBOY SLIM


O DJ das multidões tem data marcada para voltar a Florianópolis. Com a turnê “World Wide: Bem Brasil”, Fatboy Slim será a estrela da festa The World Comes to Brazil, que vai agitar a capital catarinense no dia 20 de junho, sexta-feira, no feriadão de Corpus Christi. A turnê também servirá para a gravação do novo CD e DVD do astro mundial da música eletrônica. Assim como Fatboy, na mesma noite os DJs Dimitri Vegas & Like Mike, da Bélgica, farão uma combinação contagiante, mesclando as batidas do eletrônico com pitadas de ritmos brasileiros, como funk e samba. Completam o line up da noite os DJs Wolfpack, Rafael Zabot e Lipous. Já na Terraza, consolidada como point do eletrônico mais conceitual da capital, Dani Casarano, Davis, Ricardo Lin comandarão o som a partir das 3h da manhã. O Music Park receberá uma estrutura especial para a festa The World Comes to Brazil, no dia 20 de junho, com áreas diferenciadas e mais espaço para camarotes.  “Será a mesma formatação do Carnaval, com camarotes laterais, pista e backstage especial”, explica Kaio Silvano. A expectativa é receber oito mil pessoas no complexo.




FESTIVAL ELETRÔNICO NA SERRA


Os melhores DJ’s, show de luzes, apresentações lúdicas e artistas circenses. Tudo isso em um ambiente refinado com gastronomia típica da serra e atrações exclusivas. Não é à toa que o Moha Festival, em sua 9ª edição, tem se firmado como o mais charmoso festival de inverno do Brasil. A festa acontece em Lages, na serra catarinense, no próximo dia 21, e vai agitar milhares de pessoas das 13h às 2h. 


Na line up, o renomado DJ americano Ron Caroll e o percussionista Rodrigo Paciornik integram um elenco de diversas atrações, que conta também com os residentes do Warung, de Balneário Camboriú, Ale Reis e Albuquerque. Mais informações no www.entreverodomoha.com.br.


TURISMO RURAL


Aprender técnicas que visam melhorar a organização, o aproveitamento dos espaços, a limpeza e a disciplina. Esse foi o objetivo dos produtores rurais integrantes do Viva Ciranda – projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, ao participar do curso de 5S (Senso de utilização, organização, limpeza, higiene e autodisciplina), do Senac. Juntamente com a equipe da Fundação Turística de Joinville, os produtores rurais conheceram métodos que melhoram a qualidade do ambiente onde moram e trabalham. Entre as dicas apresentadas, estavam a seleção de objetos a serem armazenados e o descarte imediato de tudo o que não será aproveitado; reaproveitamento de garrafas pet para guardar pequenos objetos, como parafusos; identificação do conteúdo de caixas com a utilização de etiquetas. 


Depois da teoria, foi hora de praticar. Em mutirão, os produtores se reuniram no Apiário Pfau, propriedade também participante do Viva Ciranda, e transformaram o galpão onde estavam guardados utensílios de apicultura, ferramentas e plantas. Além de eliminar grande quantidade de lixo, a reorganização trouxe mais segurança e nova aparência ao local. “A iniciativa foi importante pois mostrou que organização é fundamental para o produtor otimizar a sua rotina, dividindo-se entre os afazeres da propriedade e o atendimento aos turistas”, comentou a pedagoga da Fundação Turística, Anelise Rosa.



TURISMO NÁUTICO


A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte realiza a cerimônia de posse da nova diretoria do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina, nesta segunda-feira 16 de junho de 2014, às 10h. A intenção do Grupo é implementar ações que estimulem o desenvolvimento do setor náutico no estado. Uma das principais diretrizes é trabalhar para que sejam construídas marinas com vagas molhadas nos municípios de Santa Catarina. Com a posse e a institucionalização do Grupo de Trabalho, Santa Catarina estará apta a concorrer a uma vaga no Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional. O Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina surgiu em 2009 e sua criação foi motivada especialmente pela necessidade de organização do setor. 


Inicialmente era voltado aos municípios que recebem de cruzeiros marítimos, mas com o tempo, outras cidades com atividades de turismo náutico ou potencial para desenvolvê-las começaram a integrar o Grupo. O GT conta com a participação de representantes da iniciativa pública e privada e sociedade civil organizada envolvida com o desenvolvimento do segmento de turismo náutico. A cerimônia de posse será realizada no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, localizada na Rua Eduardo Gonçalves D’Ávila, 303, Itacorubi – Florianópolis.


EVENTOS INTERNACIONAIS



Mais de mil pessoas, entre estudantes de várias partes do país, autoridades políticas e palestrantes nacionais e internacionais se reuniram no Infinity Blue Resort e SPA, em Balneário Camboriú, SC, para o ENERI 2014 – Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais, que aconteceu entre 4 e 7 de junho. O Centro de Eventos do resort foi palco para grandes palestras e participação de lideranças políticas. Entre elas: o Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais Marco Aurélio Garcia; o Embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio Marcos Bezerra Galvão; o Diretor do Centro de Formação para Integração Regional (CEFIR) Gerardo Caetano, o Professor da Universidade de Griffith (Austrália) Alex Bellamy, entre outros.


“O Centro de Eventos do Infinity Blue, além de ser o maior da cidade atualmente, graças à sua completa infraestrutura física, de serviços e de hospedagem, vem sendo palco para a realização de grandes encontros nacionais e internacionais, tanto realizados por organizações quanto pela iniciativa privada. O ENERI consolida ainda mais o resort como palco para importantes eventos corporativos e sociais”, diz o diretor geral do Infinity Blue Alberto Cestrone.


O Infinity Blue lançou recentemente valores promocionais para a realização de eventos e convenções em suas instalações, válida até setembro de 2014, desde que realizados de segunda a quinta-feira. As empresas e organizações interessadas terão tarifas diferenciadas na hospedagem dos participantes e, dependendo do número de apartamentos contratados, é possível receber descontos a partir de 20% na locação do espaço. Ao todo, o resort à beira-mar conta com 13 espaços para a realização de eventos com capacidade para 10 até 1.200 pessoas. Dispõe de equipamentos audiovisuais, Internet Wi-Fi, amplo estacionamento, segurança 24 horas, ambientes climatizados, entre outras comodidades. 


Profissionais especializados oferecem suporte desde o setor de alimentos e bebidas ao operacional. Feiras, convenções, treinamentos, encontros, jantares, cafés, aniversários, casamentos, batizados e happy hours são alternativas. Além disso, conta com ampla infraestrutura de lazer, gastronomia e hospedagem de alto padrão. Está localizado em praia semi-privativa cercado pela Mata Atlântica em uma área de mais de 800 mil m². Fica distante apenas cerca de 5 minutos do centro urbano de Balneário Camboriú. O acesso é fácil pela BR 101 duplicada ou pelos aeroportos de Navegantes e Florianópolis. O Infinity Blue é associado à Resorts Brasil e é uma empresa do Grupo Embraed.


INSTITUTO BETO CARRERO


Há mais de 10 anos o Instituto Beto Carrero presta serviços aos moradores de Penha e região. O espaço integra creche, circo escola e ambulatório. Trabalha com ações de inclusão social com foco em educação, cultura e saúde. O Beto Carrero World é o principal mantenedor da entidade, que é o braço de responsabilidade social da empresa.
O Instituto fica na Rua Timóteo Perfeito Flores, em Olaria, localidade que se desenvolveu após a construção do Parque. A maioria das crianças cria um vínculo com a entidade. "É interessante perceber o crescimento das crianças e a ligação delas com o Instituto, pois passam a primeira infância em nossa creche e voltam um pouco mais velhas para participar do Circo Escola", comenta a coordenadora Rosiane Souza.

Creche Betinho Carrero

Fundada em setembro de 2004, a creche Betinho Carrero foi pioneira no município de Penha ao disponibilizar o serviço de berçário. Hoje atende em período integral, de segunda a sexta-feira, mais de 20 crianças com até dois anos de idade. As ações da creche ajudam no desenvolvimento social e cognitivo dos pequenos.

Ambulatório Médico e Odontológico

O Ambulatório do Instituto Beto Carrero foi inaugurado em maio de 2005 e desde então atende a população carente de Penha e as famílias de colaboradores do Parque. Com consultas previamente agendadas, oferece gratuitamente serviço ginecológico, odontológico e técnico em enfermagem. A equipe também desenvolve trabalhos com crianças, ensinando como prevenir doenças e orientando sobre saúde bucal. 

Circo Escola Betinho Carrero

O Circo Escola Betinho Carrero resgata a tradição circense e oferece um ambiente de socialização para crianças e jovens de Penha. É um espaço cultural dedicado à experimentação e integração social. Atualmente, cerca de 60 estudantes, de 7 a 18 anos, participam do projeto no contraturno escolar.
Fundado em maio de 2006, o Circo Escola Betinho Carrero conta com formação básica em circo, dança e teatro. Após as aulas introdutórias, o aluno se aprofunda na técnica que apresentou maior habilidade. A turma realiza apresentações em escolas, festas e eventos culturais. Para frequentar as aulas, precisam morar no município de Penha, estar matriculados na escola e apresentar notas igual ou superior à média escolar. Os alunos do Circo Escola Betinho Carrero têm a chance de aprender com grandes artistas circenses. O professor Eugenio Smirnov é formado pela Escola de Circo de Moscou há mais de 35 anos. Já a professora Liudmila Smirnova é bailarina clássica com formação na Ucrânia e atua como profissional circense desde 1981. Para Liudmila, o "companheirismo e o trabalho em equipe" são um dos principais ensinamentos da arte circense.

APRENDIZADO MUITO ALÉM DO PICADEIRO

Vários colaboradores e lojistas do Beto Carrero World já passaram pelo Circo Escola. Willian Jonatan Santiago, de 22 anos, é um deles. O acróbata hoje trabalha no Madagascar Circus Show! com o número Power Track (saltos em cama elástica). Ele entrou no Circo Escola Betinho Carrero com 15 anos e permaneceu até completar 18. "A minha formação foi no Instituto. Eu me divertia treinando", conta o acróbata. Foi no Circo Escola que Willian despertou o gosto pela carreira artística e pelo número de acrobacias. Apesar de formar profissionais circenses que hoje atuam pelo Brasil, a grande finalidade do Circo Escola é desenvolver cidadãos por meio da arte. Também integrar crianças e adolescentes da comunidade, como Ariely Espindola, de 20 anos, que hoje trabalha no Departamento de E-commerce do Parque. Ariely frequentou o Circo Escola dos 14 aos 16 anos. Estudou os números de monociclo, tecido, lira, cancan e contorcionismo, mas conta que o principal aprendizado foi mesmo a disciplina.  "Nós viajamos várias vezes e eles sempre cobravam postura. Eram rigorosos, mas de uma rigidez carinhosa", relembra.

CANELA CIDADE DIGITAL


Canela na Espetacular Serra Gaúcha, participa do Projeto "Cidade Digital". Esse projeto consiste em instalar infraestrutura de fibra óptica em todos os prédios públicos e parques do município, para que sejam oferecidos serviços à comunidade com mais qualidade, criando uma infraestrutura de informática, para que a população em geral tenha serviços como: telecentros, serviços de vigilância (câmeras), interligação de serviços de educação e saúde, nota fiscal de serviço eletrônico, telefonia voz sobre ip (VOIP) entre outros. A prefeitura estará disponibilizando internet Wifi gratuita, no entorno da Praça João Correa, através de senhas com 01 hora para utilização. Essas senhas serão distribuídas na Central de Informações Turísticas de Canela, mediante a apresentação de nota fiscal de estabelecimentos comerciais de Canela, sendo que cada nota apresentada dará direito a 01 senha de internet para uso pessoal. "Desta forma estaremos disponibilizando um serviço para a comunidade e movimentando o comércio local", destaca o Secretário de Administração, Rodrigo Giacomim. 


SÃO JOSÉ DIGITAL

Em São José, SC, já funciona faz tempo, gratuita, e o dia todo, basta o cidadão residente ou turista, se registrar com o devido CPF que a internet está liberada. O grande problema dessas "cidades digitais" é a velocidade oferecida, geralmente pela empresa "padrão", que é a OI,verdadeira desgraça, não possui força, tecnologia para suportar a demanda, além da velocidade ser catastrófica. Já a concorrência, no caso a GVT, oferece fibra ótica de verdade, boa velocidade e altíssima qualidade. 


COZINHA VANGUARDISTA


A partir de agora, os apaixonados pela boa gastronomia ganham essa opção definitiva na capital paraibana. Assim como os paulistanos, que já contam com a sua versão da Tasca da Esquina, os pessoenses e os visitantes que a casa irá trazer para a cidade vão poder apreciar as receitas de matriz portuguesas casadas com o uso de ingredientes tipicamente brasileiros e paraibanos. A Tasca da Esquina de João Pessoa foi concebida pelo chef Vitor Sobral, que já vive na ponte aérea Lisboa-São Paulo, e agora incorpora mais um roteiro no seu pacote de viagens. Esse cuidado com a qualidade dos seus restaurantes torna a experiência na Tasca da Esquina um momento único. A presença do renomado chef em João Pessoa será constante, o que é um atrativo a mais para os frequentadores. "As gentes da Paraíba são bastante afáveis e hospitaleiras, os produtos, sobretudo os do mar, são de excelente qualidade e a terra em si é linda", explica Sobral.


O conceito da Tasca da Esquina aproxima as pessoas de uma cozinha sofisticada, mas sem cerimônias ou distanciamento. O que os paraibanos e turistas vão encontrar na nova casa é um ambiente descontraído, porém elegante, onde o importante mesmo são os pratos que retratam a cozinha portuguesa com produtos de qualidade. "A Tasca da Esquina é um restaurante de detalhes. Não é chique nem distante, é um ambiente descontraído com pessoas a conversar, beber e comer, mas tudo isso com o talher e a louça certos? para cada prato, o copo certo para o vinho, que vem na temperatura ideal para a melhor experiência. Preocupamo-nos com os detalhes", reforça Vitor Sobral.


A bela cozinha aberta da Tasca da Esquina é um dos principais atrativos da casa, onde o cliente acompanha de perto o processo de criação. Além do cardápio fechado, com opções variadas de petiscos, pratos principais e os pratos do dia, quem for à Tasca da Esquina pode também se deliciar com um menu exclusivo, deixando tudo por conta do chef. Seja qual for a escolha, tudo estará impecável e cheio de sabor. Para acompanhar uma refeição tradicional portuguesa, o chef recomenda um bom vinho, de preferência português, é claro. A carta da Tascada Esquina em João Pessoa vai contar com cerca de 100 rótulos, 50% deles portugueses e o restante excelentes vinhos da América do Sul. "Faz todo sentido estar num restaurante com cardápio lusófono e tomar um vinho português. E hoje, os críticos internacionais apontam os vinhos portugueses como os mais surpreendentes", explica Sobral. O empresário Pedro Graça, investidor responsável pela vinda da Tasca da Esquina a João Pessoa, será o anfitrião de todos os dias no restaurante. 


Tasca da Esquina em João Pessoa - Localizada na avenida Pombal, 255, Manaíra, a Tasca da Esquina está numa área de 350 metros quadrados e tem capacidade para receber, agradavelmente, até 120 clientes. A casa abre de terça à sábado para almoço e jantar, e aos domingos do meio dia às 16 horas. Às segundas-feira, a casa estará fechada. Informações e reservas: (83) 3023-8080 / 9349-6803 ou pelo email tascapb@yahoo.com.br. O chef Vitor Sobral é a grande referência em Portugal no mundo da culinária. Conhecido pela sua inimitável habilidade para modernizar os pratos mais tradicionais, ele não perdeu a ligação aos produtos, temperos e sabores tipicamente portugueses. Vitor Sobral inova sem perder os aromas únicos que distinguem a culinária portuguesa das demais. O resultado: a reinvenção da melhor gastronomia com uma influência lusófona bastante marcante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário