terça-feira, 10 de junho de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


10ª edição do Festival do Fondue

A palavra "fondue" tem origem francesa: “fondre” significa “derreter”. Para derreter o frio e amolecer ainda mais corações apaixonados, o Holz Hotel promove, de junho a agosto, a 10ª edição do Festival do Fondue. A sequência da iguaria, conta com a experiência da família Linzmeyer, que tem o Festival como tradição há mais de duas décadas em Joinville. No cardápio, fondue de queijo e de carne (filet mignon e peito de frango), acompanhados por cinco tipos de molho, e de chocolate, com frutas, wafer e farofa de amêndoas. Será o segundo ano em que o Holz Hotel conta com a parceria da Vinícola Santo Augusta, localizada em Videira, no meio oeste catarinense. Com vinhedos a 1000 metros de altitude, a Santa Augusta dedica-se aos espumantes e vinhos finos, com processo de cultivo, seleção e colheita manual.  As noites de fondue ocorrem nas quintas, sextas e sábados, a partir das 20h30. Na noite do dia dos namorados, além do fondue, o Holz se encheu de velas, proporcionando um ambiente aconchegante e romântico. Site: www.holzjoinville.chahoteis.com.br.

Rota da Amizade na Ilha da Magia  

Os parceiros do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau estarão na Capital de Santa Catarina durante uma semana, de 16 a 22 de junho. Os municípios e empresas das cidades de Piratuba – Termas do Sul do País; Joaçaba – da Fé ao Carnaval; Treze Tílias – O Tirol Brasileiro; Tangará – Dos vinhos ao Voo Livre; Videira – Berço do Vale da Uva e do Vinho e Fraiburgo – Terra da Maçã, estarão compartilhando alegria e cores nas portas de entrada do nosso estado e também nas ruas da cidade de Florianópolis. É uma iniciativa da Câmara de Turismo Receptivo (CÂTUR), desenvolvida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC) em parceria com a Santur – Órgão responsável pela divulgação turística do Estado de Santa Catarina, e a SOL – Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina. Durante uma semana o Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau vai divulgar seu destino turístico de mesmo nome – Rota da Amizade, em ação simultânea nas principais portas de entrada, ou seja: Aeroporto Internacional Hercílio Luz, e Terminal Rodoviário Rita Maria, com distribuição de material gráfico da região e empresas de turismo localizadas na região turística Vale do Contestado. Devido o grande número de turistas de outros países advindos em virtude da Copa do Mundo, os materiais distribuídos são em outros idiomas (inglês e alemão). 

Ação BLITZ

Aproveitando a semana na Capital, os secretários e diretores de turismo dos municípios parceiros, em conjunto com a equipe do Rota da Amizade C&VB, e apoio da Secretaria de Turismo de Florianópolis, Santur e SOL, organizam ainda um cronograma de locais para realização de blitz promocionais e assim fazer contato direto com os moradores de Florianópolis, para deixá-los desejosos em conhecer o destino no coração do estado. As Blitz terão como objetivo diminuir a distância que ocorre em nosso próprio estado, fortalecendo a campanha já trabalhada pela Santur – “Conheça seu Estado”. Estão programadas chamadas em TV aberta e fechada e em rádios da capital. 

COQUETEL

Para abrir com chave de ouro a Semana de atividades Rota da Amizade na Ilha da Magia, será realizado na noite de segunda-feira (16) um coquetel para associados, parceiros, autoridades, imprensa e trade turístico nas dependências do CIC. Os convidados serão recepcionados no local com músicos e um cardápio exclusivo de produtos da Rota da Amizade. Na programação estão previstos entre outros os lançamentos dos materiais gráficos do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau e do município de Treze Tílias; roteiro temático do município de Videira; o Carnaval 2015 de Joaçaba pela Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste; e também o Livro o Tirol Brasileiro do jornalista Moacir Pereira.  

Família na terceira idade 

O provérbio mente sã, corpo são é uma mensagem que merece especial atenção em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade.  Nesta etapa a presença dos familiares torna-se ainda mais importante e necessária, em que é preciso manter o idoso ativo e saudável proporcionando bem estar para ele e para todos os que estão a seu lado. “A transição do estado adulto para a velhice é um processo que provoca grandes alterações na autoestima e autoimagem destas pessoas. Os principais problemas no idoso consistem no isolamento social e em sentimentos de solidão”, alerta Aline Lopes, psicóloga da ASBP - Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos. Quando se sente amado e protegido o idoso se mantém ativo e fortalece o vínculo familiar em que vive, interagindo e participando das atividades do dia a dia. Além disso, quando considerado uma referência de conhecimento e experiências, principalmente no contato com as gerações mais novas, a família demonstra seu respeito e admiração. “Ser um avô participante, no seio da família, representa uma fonte de gratificação para o idoso e um importante laço estruturante na educação dos mais novos”, afirmou Aline. Participar de grupos, cursos, aulas e viagens no sistema de excursões em que possa conviver com outros idosos, são ações para preservar a saúde gerando qualidade de vida. De acordo com a psicóloga “em caso de doença, estas necessidades encontram-se acentuadas e a presença da família é determinante para o acompanhamento e qualidade de vida do idoso”. A família representa a resposta mais adequada para o cuidado ao idoso, respeitando e dando muito amor.

Restauração do Porto dos Pescadores 

 Canoas de pesca em frente ao Porto dos Pescadores

Na última semana foi concluída a obra de melhoria no Porto dos Pescadores em Barra Velho. Uma parceria entre a Prefeitura e dois pintores voluntários -, Xande e Jair, da Igreja Bola de Neve, foi possível a realização de manutenção do espaço. Outros munícipes também deram uma importante contribuição para realização da obra: João do Vale e Domingo Ceará, como são conhecidos na região, emprestaram os equipamentos necessários, como escada e pincéis. A Prefeitura forneceu as tintas assim como alimentação e transporte aos profissionais. Parcerias como essas são importantes não apenas para os pescadores, mas para toda a cidade. O Porto dos Pescadores não representa somente um local de trabalho. Ele simboliza a cultura e história de Barra Velha.  

Pacotes românticos no Infinity Blue Resort e SPA 

A equipe do Infinity Blue Resort e SPA aproveitou o período de romantismo para lançar três opções de pacotes exclusivos para a noite de núpcias: Núpcias, Lua de Mel Turquesa e Lua de Mel Safira. Além da vista para o mar, o casal pode usufruir de um ambiente privativo e aconchegante repleto de mimos nos apartamentos. Os pacotes também servem como opções diferenciadas para presentear no Dia dos Namorados. Pacote Núpcias - Oferece decoração romântica com enxoval especial, espumante, flores e velas pelo quarto além de morangos e uvas à disposição do casal. O café da manhã é servido no apartamento e se houver disponibilidade é possível conceder upgrade de categoria além de late check-out. Pacote Lua de Mel Turquesa - O diferencial está na inclusão da terapia romântica para o casal. Além disso, o pacote contempla duas diárias com direito ao café da manhã servido no quarto, morangos e uvas, espumante, decoração especial com enxoval diferenciado e flores e velas. Também é possível fazer late check-out e upgrade de categoria conforme disponibilidade.
Pacote Lua de Mel Safira - Jantar romântico no Acqualina Bistrô e terapia para o casal são atrativos do Pacote Lua de Mel Safira durante as duas noites de hospedagem (2 diárias). Decoração temática, enxoval diferenciado, espumante, flores e velas, e café da manhã servido no apartamento também fazem parte. É possível fazer upgrade de categoria e late check-out conforme disponibilidade. Consulte o site www.infinityblue.com.brsobre preços e reservas.

Festival de Turismo das Cataratas 


O 9º Festival de Turismo das Cataratas, realizado de 4 a 6 de junho em Foz do Iguaçu teve várias atividades culturais e turísticas. Na noite do dia 4 de junho houve o coquetel do Clube Nacional do Arroz Amigo, uma organização não governamental que visa a divulgar produtos turísticos de forma geral e a cultura do Rio Grande do Sul por meio de seus usos, costumes, calendário de eventos turísticos e sua variada gastronomia típica. Os participantes do FIT tiveram acesso gratuito a visitas técnicas aos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Visita Panorâmica da Itaipu Binacional. O 9º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu foi realizado de no Rafain Palace Hotel & Convention Center, uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz, com organização da De Angeli Feiras e Eventos, apoio e patrocínio da Itaipu Binacional, Sistema Fecomércio do Paraná/ Confederação Nacional do Iguaçu (CNC) e Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu).  Joinville esteve presente no estande da Santur, promovendo seus principais atrativos como o Festival de Dança, a Festa das Flores e as Festas Tradicionais; o Viva Ciranda - projeto de turismo rural pedagógico – e os demais roteiros da região rural, como a Estrada Bonita e a Serra Dona Francisca; as opções da área náutica; bem como os atrativos da área urbana. 

Centenário de Foz  

O 9º Festival Internacional de Turismo das Cataratas comemorou também os 100 anos de Foz do Iguaçu, completados em 10 de junho, com duas exposições fotográficas promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo e com um concurso fotográfico organizado pelo próprio FIT. A "Exposição de Fotos Itinerante" possui seis totens com 24 fotografias históricas de prédios, ruas e pessoas, produzidas durante o período. A segunda exposição fotográfica é a "Pioneiros e Ícones de Foz", trabalho conduzido pelo fotógrafo Alexander P. Schorsch. São 24 pôsteres, no tamanho 0,50 x 0,80 cm, e cada um deles tem uma pequena biografia dos retratados. Já o concurso de fotografia foi organizado pelo próprio FIT, com o tema "Comemoração dos 100 anos de Foz", e foi direcionado exclusivamente aos participantes do festival. O concurso possui as categorias profissional e amador. Um dos quesitos do concurso é que as fotos fossem produzidas nos três dias de evento (de 4 a 6 de junho), tendo como cenário os atrativos turísticos, a cultura e a vida cotidiana de Foz do Iguaçu. Os participantes têm até sete dias após o evento para inserir, no máximo, duas fotos em link específico no site do Festival Internacional de Turismo das Cataratas: www.festivaldeturismodascataratas.com.

Grupo Alemão em Joinville 

O Grupo Musical Festmusik traz a Joinville o Grupo Häck'l Buam da Alemanha que irá se apresentar nos dias 13 e 14 de junho (sexta e sábado), a partir das 20 horas, no porão da Liga de Sociedades. O Grupo, da região Sul da Alemanha, irá realizar turnê musical em diversas cidades do Brasil, entre estas Curitiba, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Joinville. O Grupo Festmusik, realizador do evento fará apresentação em conjunto com os músicos alemães, de forma a estreitar os laços culturais entre Brasil e Alemanha. O evento é patrocinado pela Center Cobre e Hotel Tannenhof e conta com o apoio do jornal Notícias do Dia, Eldorado Painéis, Flora Bächtold e Sociedade Cultural Alemã de Joinville. No dia 13, sexta-feira, a abertura do evento será realizada pelo Grupo Shanty Chor da Sociedade Lírica. Nasequência o grupo a Häck'l Buam fará sua apresentação, seguida pelo Grupo Festmusik. No dia 14 a abertura será feita pelo Grupo Regenbogen, seguida pelas apresentações do Grupo Häck'l Buam e Grupo Festmusik. Os ingressos podem ser adquiridos na Discolândia ou na Flora Bächtold, ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00, meia entrada, para idosos e estudantes. 

Festival de Botecos 

Com uma abordagem quantitativa dos visitantes, a empresa AskNew realizou uma pesquisa que aponta a impressão do público participante do 2º Festival de Botecos, realizado entre os dias 28 a 31 de maio, no Parque Vila Germânica. “Foram entrevistadas 389 pessoas, com intervalo de confiança de 95%”, explica a pesquisadora Janine Kuroski Fischer. Entre as descobertas, a maioria do público feminino (54%), muita gente de fora de Blumenau (31%) e uma excelente taxa de retorno: 79% dos entrevistados disseram ser a primeira vez que estavam participando do evento. Segundo a pesquisa, se depender de quem participou esse ano, o próximo Festival de Botecos também será um sucesso, já que 97% dos pesquisados disseram que retornarão. A pesquisa é detalhada e trata da satisfação, da experiência, do consumo, dos botecos e também da estrutura física. Os resultados estão neste link. 

Tap inaugura operações para Manaus e Belém

A TAP começou dia 3 de junho a voar para as cidades brasileiras de Manaus e Belém, inaugurando assim os primeiros dos 11 novos destinos que lança ao longo deste Verão. A companhia aumenta assim para 12 o número de cidades servidas no Brasil, reforçando ainda mais a sua posição de companhia aérea líder mundial na operação para aquele país. Esta operação é realizada em voos circulares Lisboa – Manaus – Belém – Lisboa, com três frequências semanais, à terça-feira, sexta-feira e domingo, entrando assim a TAP pela primeira vez na região norte do Brasil, a qual possui um grande potencial turístico e uma oferta de voos internacionais ainda reduzida. 

Tripulantes no voo inaugural. (E): Helder Santos,  Manuel Bento, Martins Gomes, Miguel Ballmann, Sandra Tavares, Helena Vital.  

Com a inauguração da nova linha, que conta atualmente com mais de 23.200 reservas, a TAP aumenta a sua oferta para o Brasil para as 81 frequências semanais, passando a operar para 12 destinos no Brasil – Manaus, Belém, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Porto Alegre -  e cobrindo, a partir de agora, todas as regiões geográficas do país.

Passageiros na cabine à partida de Lisboa. 

A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente  global do mundo, desde 14 março de 2005. A operar desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre atualmente 78 destinos em 34 países a nível mundial, abrindo a companhia, este Verão, 11 novos destinos na Europa e América do Sul. Site: www.flytap.com.

Nestor Tissot é o Prefeito Empreendedor do Brasil

Ser destaque Estadual é uma honra, mas ser eleito Prefeito Empreendedor brasileiro é uma conquista que deve ser comemorada por todos os gramadenses! O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, recebeu este título na noite desta terça-feira (03), em cerimônia ocorrida na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que acontece a cada dois anos e está em sua 8° edição, é um reconhecimento estadual e nacional das melhores iniciativas municipais que fomentaram o empreendedorismo e o desenvolvimento regional através de políticas públicas voltadas aos pequenos negócios. A etapa estadual foi conquistada no dia 17 de abril, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, quando disputaram projetos nas categorias: Melhor Projeto Estadual (Especial), que deu o título à Gramado com o Projeto “As Pequenas Empresas em Face do Maior Evento Natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado”, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo e Novos Projetos. Para esta categoria especial a cidade concorreu com Venâncio Aires, que ficou em quarto lugar, Tiradentes do Sul, em terceiro, e São Sebastião do Caí, em segundo. Já nesta etapa nacional, o Sebrae premiou 12 prefeitos que elaboraram e implantaram os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios no Brasil entre os anos 2012 e 2013. A 8ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor selecionou 123 projetos finalistas de um universo de 1.348 inscrições. Como prêmio, Nestor recebeu certificado e troféu e uma viagem técnica internacional para conhecer experiências exitosas de desenvolvimento com foco nos pequenos negócios.

Festival Sabores da Colônia é a nova atração de Nova Petrópolis


Conhecida também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica por meio dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica, além do seu legado cultural.
  
Localizada no “coração” da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é a porta de entrada da também conhecida Região das Hortênsias e que trabalha uma gama de fortes eventos ao longo de todo ano. Em junho é uma época de se aquecer, não somente através das compras que é outro fator muito favorável para quem visita a cidade na temporada de inverno, mas se aquecer através da cultura, turismo e gastronomia que farão parte de um novo evento que a cidade, Capital Nacional do Cooperativismo, irá realizar de 19 a 29 de junho, dentro do Parque Aldeia do Imigrante: Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis.

Parque Aldeia do Imigrante. Crédito: Sabrina Schuster

O objetivo do Festival Sabores da Colônia é resgatar a cultura dos imigrantes alemães, através da culinária, canto coral, apresentações de bandinhas típicas alemãs e grupos de danças que farão parte da intensa programação que está sendo preparada. O evento contará ainda com a exposição de produtos coloniais, agroecológicos e agroindustriais, ponto forte da economia local. Além do tradicional comercio já existente no Parque Aldeia do Imigrante: artesanato, malha, couro, fotos à moda antiga e souvenirs da cidade Jardim da Serra Gaúcha. A decoração irá surpreender quem chega ao evento, pois retratará a realidade de quem mora na colônia, com ornamentos muito originais, coloridos e rústicos. O Parque possui certa de 10 hectares de mata nativa e no coração dele esta a Aldeia Histórica. Junto a esta Aldeia será realizado o projeto Aldeia Viva, que irá encantar turistas e comunidade através dos contos e da história dos prédios reconstruídos em técnica "enxaimel" e que foram removidos de diversas localidades do interior. Estas diversas histórias serão contadas por personagens que prometem fazer o visitante voltar ao passado com muita história, conversa e alegria. Vale a pena também fazer uma reserva nos hotéis e pousadas da cidade durante o evento, para curtir a cultura viva que será resgatada. Conforto e charme é a marca registrada e detalhes mostram os cuidados com o bem receber. A cidade possui 1.470 leitos de qualidade estabelecidos em 28 empreendimentos hoteleiros. No Festival Sabores da Colônia, a diversão em Nova Petrópolis é garantida. O evento é promovido pela Prefeitura de Nova Petrópolis e Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis. Sites: www.novapetropolis.rs.gov.br e eventos1@novapetropolis.rs.gov.br.

Espírito Santo fez sucesso com a Moqueca Capixaba  

Itamar Gurgel serve a Moqueca Capixaba na BNT Mercosul

A primeira série de eventos realizada este ano com o projeto Moqueca Capixaba pelo Brasil contemplou quatro cidades nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gereis e Santa Catarina. Estes eventos são parte das ações do Governo do Estado para implementar a promoção e divulgação da cultura e turismo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado Turismo, SETUR. 

Eventos Brasil


“Revendo conceitos e conectando pessoas” é o tema central do Eventos Brasil – 26 º Congresso Brasileira de Empresas e Profissionais de Eventos, apresentado para o mercado em café da manhã realizado na terça-feira (28/05), na Federação de Amigos de Museus do Brasil, em São Paulo. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos- ABEOC Brasil, o Congresso pretende reunir 500 participantes, além de 1000 visitantes para a Exposição paralela, nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.


Lançado em 2013, o Salão MICE ABEOC Brasil no Festival de Turismo de Gramado – Festuris será ampliado na edição 2014, programada para 6 à 9 de novembro na Serra gaúcha. O número de estandes passará de 17 para 27, com expositores diretamente ligados ao mercado MICE (Meetings, incentives, conferencing, exhibitions), e a Sala de Capacitação ampliará a oferta de palestras, muito concorridas no ano passado, com apresentações de nomes de peso do setor e média de público de 320 pessoas.

Ação de responsabilidade social da ABEOC Brasil na COCAL 


Como realizadora da próxima edição do Congresso da COCAL, de 4 a 7 de março de 2015, em Florianópolis, a ABEOC Brasil realizou uma ação de responsabilidade social junto com as demais ações de promoção da COCAL 2015 no Congresso da COCAL encerrado no dia 13 de março último, na Guatemala.o recurso doado à ONU Mujeres da Guatemala está sendo usado para a criação de um modelo de gestão para o financiamento público de organizações de mulheres especializadas com capacidade de gerenciar Centros de Atendimento para as Mulheres Sobreviventes da Violência – CAIMUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário