sexta-feira, 18 de julho de 2014

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Seibel



32º Festival de Dança de Joinville 

Exemplo de dança contemporânea

O 32º Festival de Dança de Joinville ocorre de 23 de julho a 2 de agosto, no Centreventos Cau Hansen, com a  expectativa de receber 6.500 participantes entre estudantes e profissionais da dança, além de turistas de todo o país e do exterior. Neste ano, 2.461 trabalhos de todas as regiões do país foram inscritos no processo seletivo - 15% a mais que na edição anterior – dos quais 195 coreografias participam da Mostra Competitiva (oito noites), 35 do Meia Ponta (três tardes) e 838 nos Palcos Abertos (11 locais em Joinville e com extensão em mais quatro cidades: Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul - novidade). De Santa Catarina, 66 grupos de 30 cidades sobem ao palco com 179 coreografias que se dividem em 27 para a Mostra Competitiva, 6 para o Meia Ponta e 146 para os Palcos Abertos. Representam o Estado os municípios de: Araquari, Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Ermo, Florianópolis, Fraiburgo, Gaspar, Içara,  Indaial, Itajaí,  Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Luzerna, Mafra, Massaranduba, Nova Veneza, Piratuba, Porto União, São João Batista, São José e Timbó. A dança de Joinville, cidade sede do evento, marca sua presença nos palcos do Festival com 9 coreografias de 5 grupos na Mostra Competitiva, 3 coreografias de 3 grupos no Meia Ponta e 44 coreografias nos Palcos Abertos.

O Público

No geral, o público pode prestigiar na Mostra Competitiva o talento de grupos vindos de 11 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e também do Paraguai e da Alemanha. No festival infantil Meia Ponta, os 35 trabalhos selecionados são do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para as apresentações nos Palcos Abertos os números são bem maiores, com grupos e coreografias aprovados de 20 estados brasileiros (incluindo também Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Roraima, além dos demais estados já citados acima); e também do Paraguai.

O Evento

A beleza da dança clássica

São 11 dias de evento com apresentações em sete gêneros de dança: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Jazz, Sapateado, Danças Populares, Dança Contemporânea e Danças Urbanas. Esta diversidade contempla 230h de espetáculos envolvendo a Mostra Competitiva, Meia Ponta, Estímulo Mostra de Dança e Palcos Abertos, que ocorrem nas praças, bairros, shoppings e hospitais.  Em paralelo, também integram a programação: Cursos e Oficinas, Seminários de Dança, Feira da Sapatilha, Rua da Dança, Visitando os Bastidores e Dança Comunidade (neste ano com ações de inclusão social voltadas aos surdos). O 32º Festival de Dança de Joinville é apresentado pelo Banco Itaú, Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio é do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, Correios, BNDES, Grupo RBS e Tractebel Energia. Tem apoio de O Boticário na Dança e a colaboração da Folha de São Paulo. A promoção é da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville, com realização do Instituto Festival de Dança de Joinville. (47) 3423-1010 - E-mail: drimprensa@gmail.com

Exposições no MAJ

Neste dia 15 de julho, às 19h acontece a abertura de quatro exposições no Museu de Arte de Joinville (MAJ). “Desenho: Inscrição e Dobra”, de Flávia Duzzo e “Somatória dos Meios”, de Karina Zen (Florianópolis/SC), no Anexo 1, enquanto” Cronofotografias do Self”, de Lilian Barbon, (Florianópolis/SC) e “Do Urbano ao Íntimo”, de Pamela Reis (Serra/ES), no Anexo 2, ambas na Cidadela Cultural. As exposições permanecerão até o dia 17 de agosto.

Setor Automotiva em Feira


Santa Catarina terá uma feira especializada no setor automotivo, a Autotools – Feira Internacional do setor Automotivo, que acontecerá de 27 a 30 de agosto no CentroSul - Centro de Eventos em Florianópolis. Novidade no Estado, a feira de grande porte, terá expositores da Ásia e de países do Mercosul,  além de grandes empresas do Brasil. Voltada para o setor de autopeças, ferramentas, acessórios e serviços das linhas leve e pesada, a Autotools deverá reunir nos quatro dias de evento, cerca de 15 mil pessoas entre empresários do setor, gerentes e compradores, revendedores de autopeças,  prestadores de serviços, mecânicos, funileiros e presidentes e associados de entidades de classe. Mais de cinco mil metros quadrados estão ao dispor para expositores apresentarem seus produtos. A Autoools é também um evento de capacitação.  Entidades e sindicatos nacionais e parceiros vão oferecer mini cursos, palestras e demonstrações. Entre estas entidades estão: SENAI, MTE-Thomson, Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Aresc – Associação das Retíficas do Estado de Santa Catarina e Conarem - Conselho Nacional de Retífica de Motores.  Estes cursos são abertos aos visitantes e expositores, que além de participarem dos workshops poderão também fazer demonstrações dos próprios produtos. A AutoTools conta com o apoio de entidades importantes em âmbito nacional como: Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis, Fecomercio, Sincopeças, Sindirepa e Convention Boreau.

Envelopamento Automotivo

Outra atração durante a Autotools é o Cambea Fast – modalidade do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo.  A missão dos participantes do Cambea é envelopar o capô de um automóvel em no máximo, 15 minutos. O recorde atual é do paulista Jefferson Pimenta, que conseguiu a façanha em apenas 4 minutos e 38 segundos. Os profissionais do Cambea, destaques nacional e internacional do envelopamento automotivo, também vão oferecer cursos de capacitação durante a Autotool.  O envelopamento, colocação de um adesivo, fosco ou colorido sobre a pintura do carro, protege e pode dar um toque personalizado aos automóveis. Mais informações em: www.autotool.com.br ou www.facebook.com/feiraautotool. 
Parque Nacional do Iguaçu


O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, pode ser visitado todos os dias, das 9h às 17 horas, por turistas que vêm do mundo todo. Mesmo com as cheias do rio Iguaçu, a visitação é normal. Independentemente do tempo, as Cataratas estão à disposição dos visitantes. Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Situa-se na fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu – Paraná) e Argentina e possui 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Em 1986, foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Desde o ano 2000, a unidade de conservação passou a oferecer novos serviços, com a Concessionária Cataratas S/A, incluindo um moderno sistema de transporte e um Centro de Visitantes, localizado em área externa da reserva.

As Cataratas do Iguaçu

A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu e sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém, a formação do acidente geográfico se iniciou há aproximadamente 200 mil anos. A altura das quedas fica entre 40 e 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão. No dia 9 de junho deste ano, foi registrado o maior volume d´água já visto pelo homem nas Cataratas, com 46 milhões de litros por segundo. A marca superou a registrada no ano de 1983, quando o atrativo atingiu 35 milhões de litros. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. 
Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil. Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu podem ser adquiridos pelo site: www.cataratasdoiguacu.com.br (pagamento somente com cartão de crédito Visa ou Mastercard) ou no dia da visita nas bilheterias do Centro de Visitantes (pagamento com cartão de crédito, débito ou efetivo – real, dólar, peso, guarani). O valor é o mesmo. Quem adquire ingresso online tem 10% de desconto nas lojas de lembranças e no Restaurante Porto Canoas. Veja tabela de valores no site: https://cataratasdoiguacu.com.br/portal/vendas/vendaonline.aspx, além de fotografias, vídeos, informações em www.facebook.com/cataratasdoiguacu. 

RoboCup 2014


A RoboCup 2014, marcada para 19 a 25 de julho em João Pessoa (PB), terá como uma das suas competições a RoboParty, um evento educativo e pedagógico que reúne em cada equipe um adulto e três jovens, que por três dias vão ensinar as pessoas a construir robôs autônomos móveis de maneira simples e divertida. Cada uma das 50 equipes poderá levar os robôs para continuar a aprendizagem na escola ou em casa. Na competição cada equipe levará um computador portátil para programar o robô. A Roboparty vai ser realizada de 21 a 23 de julho. Durante o processo, os participantes aprenderão todas as etapas da montagem e com a ajuda de computadores farão a programação. Cada equipe deve trazer um computador portátil para a programação e o software necessário para programar o robô é Arduino IDE. É gratuito e está disponível na Internet - http://arduino.cc/en/main/software. Depois de construir o robô e programá-lo, os jovens têm  oportunidade de testar o seu hardware/software, para comparar os seus robôs com outras equipes, para aumentar a sua motivação para prosseguir a sua aprendizagem em robótica e experimentar a participação em desafios semelhantes às ligas RoboCupJunior. Três desafios diferentes são recomendados: evitar obstáculos, Dance, e Raça da Liga dos Campeões. As melhores equipes de cada Desafio receberão prêmios especiais. Todos os participantes receberão certificado. 

ABAV Nacional comenta IPCA

“Nunca esteve tão barato viajar nas férias de junho e julho como neste ano em que o Brasil é o país-sede da Copa do Mundo”, garante Antônio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), contrapondo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, divulgado  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira (08/07/2014). Segundo os dados divulgados pelo instituto, houve no mês passado aumento dos preços das passagens aéreas (21,95%) e das diárias de hotéis (25,33%) e esses dois itens foram apontados como os responsáveis por metade (0,20) do avanço do índice (0.40) em junho – o que, no acumulado do semestre, resulta em alta inflacionária (6,52%) acima da meta prevista pelo governo (6,5%). De acordo com Azevedo, apesar do aumento dos preços das passagens aéreas e das diárias dos hotéis terem sido também observado pela associação nas cidades-sedes, às vésperas e nos dias dos jogos, não faltaram e ainda existem excelentes opções de pacotes turísticos disponíveis nas prateleiras das agências de viagens. “Quem consulta uma agência de viagens encontra muitas ofertas de pacotes turísticos, com até 50% de desconto, comparadas aos preços praticados em igual período do ano passado”, informa o presidente da ABAV Nacional.  “Desconhecemos em detalhes o perfil da amostra utilizada pelo IBGE e lamentamos o aumento da expectativa inflacionária no país, mas o que podemos extrair de positivo do atual cenário é que, mais uma vez, fica evidente para os consumidores que consultar uma agência de viagens é sempre a melhor opção, para quem viaja a lazer, para fazer intercâmbio ou negócios”, conclui Azevedo.

Aniversário de Balneário Camboriú

No dia 20 de julho Balneário Camboriú completa seu cinquentenário, e entre várias promoções que integram o calendário oficial de aniversário do município, está a 5ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. O evento acontece de 10 a 27 de julho pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e de vários parceiros. A intenção é mostrar aos amantes da boa culinária, que a cidade tem muito a oferecer além de suas praias, belezas naturais e inúmeras atrações de lazer. A promoção confirma: no quesito boa mesa, Balneário Camboriú dá seu show, revelando que também é referência pela gastronomia.

Especialidades culinárias

São 26 os restaurantes que participam do Balneário Saboroso em 2014. Os estabelecimentos oferecem cardápio individual completo – entrada, prato principal e sobremesa – a preço único e acessível. Além da gastronomia, há agenda paralela com aulas-show, palestras e workshops, além de degustações, num total de 14 eventos, programados para 15 a 25 de julho, com chefs de cozinha de renome nacional, além de enólogos, enófilos, empreendedores e sommeliers, que estarão desvendando um pouco do mundo dos sabores. Os interessados em conhecer o Balneário Saboroso poderão acompanhar os menus de cada restaurante participante, e os eventos que o integram, no portal virtualwww.balneariosaboroso.com.br. 

Flecheiras e Orixás Art Hotel

Todos os ambientes do hotel são enriquecidos com peças de arte

Com forte esquema de pesca local, quitutes variados dos bares e restaurantes à beira de uma extensa praia onírica, Flecheiras carrega em sua enseada inigualáveis dunas de areia e coqueiros que fazem os olhos brilharem com tamanha beleza. Ao leste o mar apresenta piscinas naturais formadas por arrecifes, onde os praticantes de mergulho livre não se arrependem de se jogar em suas águas, sempre encontrando luzes e cores magníficas , assim como animais hipnotizantes e plantas marítimas de tirar o fôlego. Na região, há também pontos de aluguel de jangada que podem levar até 5 pessoas para uma parede de corais submersa, a 500 metros da costa. A oeste, a área de areia abriga águas mais fortes, com ondas ideais para a prática de windsurfe e velejo. A melhor época para a prática do esporte é em dezembro e janeiro. A vila tem inúmeras feirinhas, nas quais se encontra comidas, artigos esotéricos e lembranças. Para a vida noturna, os bares e lounges fazem sucesso em torno dos hotéis e restaurantes da enseada, onde se toca desde música eletrônica suave e reggae a surf music, tudo com a energia de fogueiras espalhadas. Esses locais vêm crescendo rapidamente, em função da demanda de viajantes com alto poder aquisitivo, que ficam hospedados em bons hotéis como o Orixás Art Hotel e querem diversão. O Hotel oferece suítes de alto luxo com decoração de arte e natureza, assim como o restaurante de alta gastronomia, bar comum, galeria de arte, piscina, bar molhado, spa, beach lounge, loja de artesanato, como outras opções para conforto e descanso. Além disso possui o Espaço Mataganza, especialmente criado para abrigar turistas em grupos maiores. Mais informações no site: www.orixashotel.com.br.

Armadilhas em compras no exterior

Resistir à tentação das compras é tarefa praticamente impossível ao viajar para o exterior. Os preços atrativos e as novidades tecnológicas que ainda não chegaram por aqui são um convite para abrir a carteira. Mas alguns cuidados são necessários para não cair em armadilhas, alerta Álvaro Modernell, diretor da Mais Ativos Educação Financeira, no livro “Passaporte para viajar mai$” de sua autoria e de Newton Machado. O livro tem 100 páginas e custa 36,00.

Confira 7 erros comuns:

1) - Deslumbramento – Especialmente que não está acostumado a viajar ao exterior.
2) - Comprar por impulso – As oportunidades podem parecer tão boas que muitos acabam comprando até o que não precisam.
3) - Levar gato por lebre – Se o preço for abaixo do valor de mercado, desconfie. 
4) - Olhar apenas o preço anunciado – Nem sempre o valor nos anúncios é o custo final. Atenção com as letras miúdas. 
5) - Comprar produtos incompatíveis com a realidade brasileira – Exemplo: produtos que exigem refil inexistente no Brasil, esqueça.
6) - Exceder a cota de compras – Apesar das pechinchas infinitas, no exterior há um limite de isenção de impostos para compras que poderá ser verificado na chegada ao Brasil. São 500 dólares em viagens aéreas ou marítimas, e 300 dólares por viagens terrestres ou fluviais. Sobre o valor que ultrapassar esse limite, incidirá  imposto de importação de 50% para a maioria dos produtos, isso se a declaração for voluntária. 
7) - Estourar o orçamento – É tão fácil usar o cartão de crédito para fazer compras... Só não se pode esquecer que a fatura vai chegar, turbinada pelo IOF e sujeita à variação cambial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário