segunda-feira, 7 de julho de 2014

WORKSHOP ABAV SC - VIAJE POR SEU ESTADO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



Ele é o melhor do Brasil, esse foi o tema do workshop realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina - ABAV-SC, em parceria com a Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, que continua suas ações de fortalecimento do turismo das cidades de Fraiburgo, Videira, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, conhecidas carinhosamente como Destino Rota da Amizade. Também com os sempre parceiros Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina – SOL, e o órgão responsável pela promoção do turismo catarinense - SANTUR, que trouxeram para a região do Vale do Contestado o primeiro Workshop “VIAJE POR SEU ESTADO, ELE É O MELHOR DO BRASIL”.


A Rota da Amizade foi o primeiro destino a receber este evento em Santa Catarina, que consiste basicamente em levar agentes de viagens de todo o Estado para que conheçam e vivenciem as mais diversas experiências que o destino pode oferecer. Quase 100 profissionais de agências de viagem das regiões – Norte, Sul e Grande Florianópolis além de jornalistas especialistas em turismo. 

Clique na imagem para ampliá-la

A abertura aconteceu no majestoso Hotel Renar em Fraiburgo. Com um olho nos atrativos e outro no cronograma os profissionais percorreram alguns dos municípios parceiros ao Rota da Amizade C&VB, fazendo visitas técnicas a hotéis, restaurantes, vinícolas, pontos turísticos naturais e cartões postais. 

Clique na imagem para ampliá-la

Evidentemente que o fantástico passeio off road de kaigang, deu o toque apimentado, repleto de adrenalina aos agentes e demais participantes. 

Clique na imagem para ampliá-la

A abertura foi durante o famoso café da manhã no Renar, com a presença do seu proprietário Edson Ziolkowski, que deu às boas vindas ao trade juntamente com a Presidente da ABAV-SC, Eli Silveira, o Prefeito da cidade, Ivo Biazzolo e o Secretario de Turismo de Fraiburgo, André Luiz de Oliveira.

Clique na imagem para ampliá-la

De Fraiburgo os agentes se deslocaram para a cidade de Piratuba, recepcionados desta vez pelo proprietário do Thermas Piratuba Park Hotel, Wilson Macedo, que colocou a disposição dos agentes a Massoterapeuta Jacy Schneider, que carinho e profissionalismo dava um abraço a sua maneira, isto é, uma massagem relaxante de boas vindas. Mais nada de especial na agenda da tarde, a não ser a grande partida entre Brasil e Colômbia, onde todos vibraram com a nossa seleção, outra seleção por sinal, que agradou a gregos e troianos e que ao final mesmo com a vitória, deixou os torcedores brasileiros preocupados devido a grave lesão sofrida pelo nosso maior goleador Neymar. A noite após a fala das autoridades presentes, deu-se início a gincana para os agentes que foram divididos em nove grupos, representando nossos diversos destinos estaduais. O grupo vencedor da gincana receberá R$ 5.000,00. 

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado pela manhã o ponto alto da programação, onde todos os agentes estiveram reunidos em um curso técnico sobre a Rota da Amizade. Na ocasião os secretários e diretores de turismo dos municípios acima citados, fizeram uma breve apresentação dos potenciais turísticos, de empreendimentos, destacando suas particularidades e características mostrando o quão belo e cheio de encantos é nossa região. Após as apresentações foi realizado um workshop com os agentes de viagens credenciados ABAV-SC, que oportunizou ao empresariado do Vale do Contestado a negociação e parceria direta com o agente de viagem, ou seja, durante 1h30, os empresários estiveram frente a frente com os verdadeiros “vendedores” do destino, produto e/ou serviço para o público final (turistas – grupos e/ou particulares).

Wilson Luiz de macedo, proprietário do Thermas de Piratuba Park Hote, o Diretor de Marketing da SANTUR, Haroldo de Oliveira Silva, e o Prefeito de Piratuba Claudirlei Dorini. Clique na imagem para ampliá-la

Antes de terminar a manhã, ainda houve a feira, onde cada destino oferecia e explicava particularmente cada roteiro, oferecendo toda a folheteria necessária. Paralelamente acontecia uma paradinha estratégia para o cafezinho com as fantásticas iguarias da região. Uniu-se o útil ao agradável. 

Clique na imagem para ampliá-la

Após o almoço no próprio hotel os agentes fizeram um city tour, a pé, pela cidade, conhecendo o comércio local e a parada obrigatória no Parque Hidromineral, quando, às 18 horas pontualmente o espetáculo maior que é a força da água que brota e é jogada a 80 metros de altura, num espetáculo único aplaudido por todos. Em seguida retorno ao hotel para receberem a última tarefa da gincana do workshop, isto é, cada grupo previamente definido, deveria apresentar um roteiro (vende-los a banca julgadora) turístico sobre a Rota da amizade. Os roteiros propiciaram muita satisfação e imediatamente as autoridades solicitaram que tais roteiros lhes fossem encaminhados. Cada grupo tinha apenas cinco minutos para apresentar seu roteiro, inclusive com os devidos custos e apresenta-lo (vende-los) a comissão julgadora, tendo apenas cinco minutos para apresentar o referido destino. Roteiros muito bem elaborados, demostrando que cada agente assimilou perfeitamente as particularidades e potencialidades de cada destino turístico da Rota da Amizade. A decisão seria divulgada durante o Baile do Roupão. 

Em seguida jantar " Noite das Tortas" e logo após foram se preparar para o baile cujo tema seria às festas juninas. 

Para quem não sabe, e os agentes ficaram sabendo e por isso mesmo fizeram o city tour a pé pela cidade, a Festa do Roupão, é um evento temático de Piratuba e tem o objetivo de proporcionar o resgate as brincadeiras que se faziam nos tempos passados, e o traje "roupão" é comum ver em Piratuba pessoas passeando pela cidade de roupão em função das águas termais. Segundo Wilson Macedo, o objetivo do evento é fomentar o turismo na região, fazendo com que cada município explore ainda mais a sua temática e com isso crie novas opções para o turista visitante. 

A confraternização foi geral e ninguém ficou de fora, demostrando o grande entrosamento entre os agentes de viagens, peças fundamentais desta grande indústria do turismo que gera quase 13% do PIB catarinense. Costa Verde Mar foi a equipe que levou pra casa os R$ 5.000,00 merecidamente.


Já na manhã seguinte os agendes de despediram de Piratuba e seguiram para Joaçaba, conhecendo mais este destino, terminando somente na cidade de Treze Tílias, onde também fizeram o city tour, que terminou em confraternização no Parque Lindendorf, que os esperava para grande almoço. Enfim, o Workshop da ABAV-SC, mais uma vez demostrou a grande importância do agente de viagem que conhece o destino, dando muito mais atenção e proporcionando informações corretas de quem vivenciou a experiência e a partir desta vivência, venderá o produto com convicção, agradando definitivamente o consumidor final, isto é, o turista por excelência, podendo dar todas as informações exatas, dicas gastronômicas, onde melhor se hospedar, os melhores passeios e os passeios imperdíveis.


Cabe informar que cada município da Rota da amizade possui características próprias, cultura, tradições, gastronomia, hospedagens e serviços, com a generosa contribuição da natureza, compondo um roteiro turístico de excelência. As opções turísticas da Rota da Amizade reservam surpresas a cada quilometro. Cultura de maçãs em Fraiburgo; uma das melhores uvas e vinhos em Videira e Vale da Uva e do Vinho. Cultura austríaca em Treze Tílias; turismo religioso e de carnaval em Joaçaba e saudáveis águas termais em Piratuba.

Piratuba surgiu para o turismo quando a Petrobrás, em 1964, na busca por petróleo, perfurou um poço com mais de 2.000 metros, atingindo o Aquífero Guarani e encontrando águas sulfurosas a 38,6°C na superfície. A partir disso, instalou-se o Parque Termal, e Piratuba tornou-se como um dos principais destinos do sul do Brasil. O cenário de belezas, cercado por vegetação nativa, águas termais e hospitalidade fazem de Piratuba uma importante estância hidrotermal de Santa Catarina; sinônimo de lazer, saúde e descanso durante o ano inteiro.

Por sua vez Joaçaba, com pouco mais de 25 mil habitantes, surpreende por sua economia pujante e qualidade de vida. É o 8º município brasileiro em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e está entre as 10 maiores economias de Santa Catarina. O Carnaval de Joaçaba é o grande destaque, pelo luxo e organização. A cidade conta com uma das melhores infraestruturas para eventos, além de ser um município emergente no setor do turismo da região.

Fundada por imigrantes vindos do estado do Tirol, na Áustria, Treze Tílias é a única colônia austríaca do país. Sua arquitetura típica alpina, cultura, tradições, gastronomia, escultores e costumes trazidos da pátria- mãe são preservados até hoje, podendo ser vistos nos diversos parques da cidade.
O nome Dreizehnlinden, traduzido para o português Treze Tílias, foi escolhido pelo fundador, inspirado no poema Die Dreizehnlinden, de Wilhelm Weber.

Já Videira, berço da antiga Perdigão, tem traços marcantes com a colonização de imigrantes italianos e alemães. Parte de sua história é retratada através do Museu do Vinho. Sua economia, muito calcada na agroindústria, é referência na área, que tem parte da história exposta na Sala Vip Perdigão. O Observatório Astronômico é referência no país e tem link direto com a Nasa. A Igreja Matriz é atrativo pela beleza interna de seus afrescos. Treze Tílias é conhecida como O Tirol Brasileiro devido aos valores culturais e artísticos trazidos pelos imigrantes austríacos e cultivados por seus descendentes.

A altitude, as baixas temperaturas no inverno e o verão ameno fazem de Fraiburgo a Terra da Maçã. O município foi fundado pela Família Frey, que se estabeleceu na região para extrair madeiras nobres na década de 1930. Após o fim do ciclo da madeira, iniciou-se o cultivo da maçã, que é o principal produto de Fraiburgo. Os pomares de maçã contribuem para paisagens encantadoras em todas as estações. Na primavera, esses pomares anunciam a florada das macieiras, um espetáculo da natureza. No inverno, a geada enfeita de branco os pomares, proporcionando belas paisagens. A natureza, sabiamente, proporciona a melhor emoção durante a colheita da maçã. A emoção fica plena quando as macieiras carregadas de frutos são um espetáculo de cores e sabores.

Agora é aguardar o próximo workshop, que acontecerá no mês de Agosto nas Termas de Gravatal. Na mala de todos muitas lembranças e em suas máquinas fotográficas imagens que não se apagarão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário