domingo, 17 de agosto de 2014

2º WORKSHOP ABAV - SC - CONHEÇA SEU ESTADO




Tudo começou em 1978. A partir desta data às águas termais de Gravatal tornaram-se internacionais por conta do Hotel Internacional Gravatal com seus 11.000m² de área verde, a maior da região, encravado num vale belíssimo. 


Localizado entre a serra e o mar catarinense, o Hotel é abastecido com as águas termais do Gravatal, conhecidas mundialmente como a segunda melhor água termomineral do mundo, ficando atrás apenas da francesa do complexo de Aux-Les-Thermes. 

Clique na imagem para ampliá-la

O Hotel orgulha-se não apenas de estar localizado nessa região, como também de explorar cada benefício que a natureza oferece com responsabilidade socioambiental. Só assim poderia estar há tantos anos desfrutando de toda a beleza e de todos os recursos que a terra oferece. Um lugar tão privilegiado pela natureza, entre a serra monumental e o mar espetacular de Santa Catarina, tem como missão criar um ambiente de descanso, tranquilidade, saúde e diversão, sempre cuidando do bem estar de nossos clientes e colaboradores, promovendo sua plena satisfação. É por essas e outras que o hotel é referência no mercado de turismo e lazer pela excelência dos serviços prestados, garantindo o crescimento e a sustentabilidade da empresa e da comunidade, que tem possui ética, comprometimento, união, parceria, respeito, profissionalismo, amizade, preservação do meio ambiente, sustentabilidade.


Conforto é a palavra de ordem do hotel quando se trata das acomodações disponíveis aos visitantes. Todos os 118 apartamentos, além de oferecerem uma vista exuberante para a natureza, são equipados para seu bem estar, apresentando uma ampla variedade de serviços para nossa sua comodidade. Inesgotável como nossas fontes, a diversão não tem fim no Acquativo, centro de lazer inteiramente voltado ao prazer das águas termais. A gastronomia é um capítulo à parte no Hotel Internacional Gravatal, pois o restaurante é famoso por possuir pratos internacionais, regionais ou temáticos, há ainda serviço à la carte, drinks, aperitivos e música.


E é justamente neste palco que aconteceu o 2º Workshop da Associação Brasileiras de Agentes de Viagens de Santa Catarina, onde quase 150 agentes, de todo território catarinense tiveram a oportunidade de conhecer não só este hotel, mas como os demais hot​é​is parceiros da cidade, pontos tur​ísti​cos, vinícolas de Urussanga a exemplo da Vigna Mazon e Casa del Nonno, além da Igreja Nossa Sra. da Conceição que possui a répl​ica da Pietta, presenteada pelo próprio Papa João Pedro II e a Igreja São Gervásio e São Protásio, construída pelos próprios emigrantes. Na cidade ​os agentes foram recebidos pelo Prefeito Jhony Felipe


O Almoço aconteceu na Vigna Mazon, que também possui estrutura de hospedagem, com quatro aptos luxo e dois apartamentos simples. Um restaurante com pratos típicos da culinária italiana e contemporânea, além de que a vinícola que produz o famoso vinho Goethe, oferecendo curso de degustação de vinhos e espumantes com harmonização. Um lugar pitoresco e imperdível. A gastronomia mesmo é invejável. 
 ​




Cabe comentar que entre a Serra Geral e o Litoral Sul Catarinense , o contato com a paisagem moldada pela cultura dos imigrantes italianos no século XCIX, com o processo produtivo de uma variedade emblemática de uva: A Goethe, formam um roteiro que completam "seis" sentidos da natureza humana: o olhar, tato, olfato, audição, paladar e finalmente o coração. Primeiro núcleo da Colônia Azambuja no Sul de Santa Catarina, Urussanga foi fundada pelo Eng. Agrimensor nomeado pelo Imperador D. Pedro II, Joaquim Vieira Ferreira, responsável pela demarcação destas terras no Brasil Império. 




Vales da Uva e do Vinho Goethe, é um Roteiro Enogastronômico, que leva o visitante ao encontro das manifestações étnicas do imigrante italiano na região de Urussanga, integrado com municípios vizinhos de Pedras Grandes, Morra da Fumaça, Nova Veneza e Içara. A história da região e da trajetória da uva Goethe até a "Benedetta", simpático apelido da cidade atribuída por seus habitantes, é encontrada no contato direto com seus moradores, produtores de uva e seus derivados e com azs exímias cozinheiras da culinária típica encontradas nos restaurantes locais e nas Festas do Vinho e Ritorno Alle Origini. 


Clique na imagem para ampliá-la

A abertura oficial aconteceu na noite desta última sexta-feira, no belíssimo Hotel Castelo, com um saborosíssimo jantar preparado pelo Chef Maigon Gomes. O hotel é o mais novo da cidade. No dia seguinte, sábado logo cedo o workshop, exposições para os agentes. Já a tarde seguiu-se com as visitas técnicas aos demais hotéis parceiros. 


No Domingo o destino foi Laguna, com visitação ao Farol de Santa Marta, Almoço no Laguna Tourist Hotel e em seguida os agentes acompanharam a pesca artesanal com o auxílio dos Botos. Para quem não sabe o Farol de Santa Marta existe desde 1891 e é o segundo maior do mundo. Atualmente, o local serve de ancoradouro para pequenas embarcações. No litoral de Santa Catarina, em Laguna, os pescadores tem a ajuda de botos para auxiliar a pesca local. 


Alguns cientistas acreditam que é uma ótima forma de pesca onde ambos saem beneficiados e isso diferencia a pesca de outras pescas comuns.  É uma curiosa técnica usada pelos pescadores locais é considerada atração única no Brasil e raramente ocorre em outros lugares. Trata-se da captura de peixes, principalmente da tainha, com o auxílio de botos (golfinhos). De pé, dentro da água, com as tarrafas prontas para o arremesso, os pescadores aguardam pelos botos. Quando eles aparecem, encurralando o cardume em direção à margem do canal que liga o mar com a lagoa, as tarrafas são lançadas aprisionando os peixes num espetáculo incomum e fascinante. 


Os botos passam longo tempo dentro do canal em contato com os pescadores. Tal pesca, com auxílio dos botos, integra a cultura lagunense, atrai turistas e só existe em outros dois lugares no mundo: Austrália e África do Sul. O pescador nativo profissional sobrevive dessa atividade. Trata-se de um direito seu, responsável pelo sustento próprio e da família. 


O WORKSHOP ABAV- ​SC - "VIAJE POR SEU ESTADO, ele é o melhor do Brasil", continua suas ações de fortalecimento do turismo em nosso Estado e desta vez contou com as parcerias das Secretarias de Turismo de Gravatal, Urussanga e Laguna, Thermas Park Hotel, Hotel Termas, Hotel Internacional Gravatal, Eco Pousada, Hotel Cabanas, Laguna Tourist Hotel, Hotel Castelo, continua suas ações de fortalecimento do turismo em nosso Estado. Também com os sempre parceiros Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina – SOL, e o órgão responsável pela promoção do turismo catarinense - SANTUR. O workshop consiste basicamente em levar agentes de viagens de todo o Estado para que conheçam e vivenciem as mais diversas experiências que o destino pode oferecer. 

​Todavia tudo leva a crer que este será o último Workshop promovido pela ABAV-SC, dos oito que ainda restam, contemplando as 10 regiões turísticas de Santa Catarina, devido ao descaso governamental, que em apenas três anos de governo teve seis secretários de turismo, este último o pior de todos que atende justamente a interesses políticos já que estamos em ano eleitoral e o governo, desconhecendo que o turismo gera quase 13% do PIB catarinense, através do seu secretário apenas promete, aprova os projetos e um dia antes do evento libera, na melhor das hipóteses, apenas 50% da verba. Dinheiro tem, mas está sendo desviado para outros fins que não são a divulgação do nosso Estado, apesar dos esforços gigantescos da SANTUR, órgão responsável pela divulgação do Estado, mas que não possui, infelizmente, a autonomia que deveria ter. O clima do trade e de indignação além de revolta. PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário