segunda-feira, 18 de agosto de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JO



ENTRE SABORES
 
 
Este é o título do livro que o chef premiadíssimo Helton Costa lança nesta terça-feira, para convidados, em sua Cantina Sangiovese. 
 
 
PROGRAMAÇÃO DE NATAL
 
É isso mesmo, estamos em agosto mas, quem deseja promover um bom natal tem que começar agora. Exemplo disso é a Secretaria de Turismo de Piratuba, em nossa Rota da Amizade que reuniu mais de 30 pessoas, em um encontro que tratou de assuntos relacionados ao Natal deste ano no município. Em pauta a ornamentação da cidade e a programação de eventos Natalinos. A reunião foi realizada no Centro de Informações Turísticas, CIT, e contou com a presença de autoridades, comerciantes, empresários, representantes dos hotéis, entidades, jovens e demais interessados.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Depois de mostrar a ideia inicial, o público pode opinar e dar sugestões. “Este era o nosso objetivo, ouvir a comunidade, captar sugestões para que nosso Natal seja ainda melhor. E foi o que aconteceu, tivemos muita colaboração, várias sugestões e ideias. Agora vamos montar uma proposta completa, fundamentada na vontade dos piratubenses”. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 02 de setembro, onde o projeto final será apresentado. A data de acendimento das luzes já está definida e será no dia 28 de novembro. A encenação do Auto de Natal, que já é tradicional, está prevista para o dia 21 de dezembro, mas há a possibilidade de mais edições. O concurso de vitrine também deve fazer parte da programação.
 
 
INFRAESTRUTURA NÁUTICA
 
Demandas de prefeituras, empresários e entidades ligadas ao turismo náutico serão discutidas na próxima terça-feira (19), durante o primeiro Simpósio Catarinense Sobre Demanda de Infraestrutura Náutica. Organizada pelo Grupo de Trabalho de Turismo (GTT) Náutico de Santa Catarina, a ação é decorrente do projeto de desenvolvimento criado em parceria entre o Sebrae/SC e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) para incentivar o aumento da competitividade da atividade em Santa 
 
 
Catarina.  “Queremos sensibilizar e apresentar o potencial das nossas águas”,afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente do GTT Náutico e da Acatmar. Com inscrições gratuitas, porém limitadas, por meio do site www.turismonauticosc.com.br, o evento pretende sensibilizar e apresentar o potencial mercadológico do setor e as demandas reais de infraestrutura.  “É mais um importante passo para concentrarmos ações e discutirmos o turismo náutico no estado. Além do lazer, queremos fomentar esse setor que também gera emprego e renda, também focado em estruturas sustentáveis”, destaca Ferrari. 
 
 
INFINITY UPGRADE
 
 
Até o final de outubro, as pessoas que efetuaram reservas de hospedagem de, no mínimo duas diárias, no Infinity Blue Resort e SPA ganham “upgrade” na categoria dos apartamentos. Para participar da promoção, as reservas devem ser feitas ou pelo website do resort ou através de sua central telefônica. “O hóspede que reservar um apartamento Superior poderá ter o “upgrade” para Luxo. Já quem reservar o Luxo poderá se hospedar em um Super Luxo sem custos adicionais. Além de valorizar os nossos hóspedes, esta promoção oportuniza que as pessoas conheçam as categorias disponíveis e a estrutura do resort”, explica o diretor geralAlberto Cestrone.
 
 
A hospedagem inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), além de uma infraestrutura ampla de lazer, gastronomia e descanso em frente à praia semi-privativa e distante a menos de 5 minutos da praia central de Balneário Camboriú.  Berçário, Espaço Kids, cinema, escalada, arco e flecha, quadra poliesportiva, fitness, pilates, piscina externa e térmica, deck em frente ao mar são algumas das alternativas de entretenimento. A equipe de recreação conta com uma variada programação diária para as diversas faixas-etárias. Brincadeiras aquáticas, oficinas temáticas, esportes e atividades educativas são algumas das inúmeras alternativas. Já a gastronomia nacional e internacional é servida em seus requintados espaços gastronômicos como o Blue Marine Restaurante e o Acqualina Bistrô. Como opcionais, destaque para o SPA Infinity Blue com um extenso menu de terapias de beleza e relaxantes.
 
 
WORKSHOP ABAV SC
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Gravatal, SC, foi palco neste final de semana do 2º Workshop da Associação Brasileiras de Agentes de Viagens de Santa Catarina, onde quase 150 agentes, de todo território catarinense tiveram a oportunidade de conhecer não só a hotelaria mais todos os demais parceiros do evento e da região, isto é pontos turistísticos, vinícolas de Urussanga a exemplo da Vigana Mazon e Casa del Nonno, além da Igreja Nossa Sra. da Conceição que possui a réplica da Pietta, presenteada pelo próprio Papa João Pedro II e a Igreja São Gervásio e São Protásio, contruída pelos próprios emigrantes. Na de Urussanga foram recebidos pelo Prefeito Jhony Felipe. O Almoço aconteceu na Vigna Mazon, que também possui estrutura de hospedagem, com quatro aptos luxo e dois apartamentos simples. Um restaurante com pratos típicos da culinária italiana e contemporânea, além de que a vinícola que produz o famoso vinho Goethe, oferecendo curso de degustação de vinhos e espumantes com harmonização. Um lugar pitoresco e imperdível. A gastronomia mesmo é invejável. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A abertura oficial aconteceu na noite desta última sexta-feira, no Hotel Castelo, com um saborosíssimo jantar preparado pelo Chef Maicon Gomes. O hotel é o mais novo da cidade. No dia seguinte workshop, exposições para os agentes. Já a tarde seguiu-se com as visitas técnicas aos hotéis parceiros. No Domingo o destino foi Laguna, com visitação ao Farol de Santa Marta, Almoço no Laguna Tourist Hotel e em seguida os agentes acompanharam a pesca artesal com o auxílio dos Botos. O WORKSHOP ABAV - "VIAJE POR SEU ESTADO, ele é o melhor do Brasil", continua suas ações de fortalecimento do turismo em nosso Estado e desta vez contou com as parcerias das Secretarias de Turismo de Gravatal, Urussanga e Laguna, Thermas Park Hotel, Hotel Termas, Hotel Internacional Gravatal, Eco Pousada, Hotel Cabanas, Laguna Tourist Hotel, Hotel Castelo, contou também com a parceria sofrida da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina – SOL, e o órgão responsável pela promoção do turismo catarinense - SANTUR. O workshop consiste basicamente em levar agentes de viagens de todo o Estado para que conheçam e vivenciem as mais diversas experiências que o destino pode oferecer. CONFIRA AQUI TODAS AS FOTOS
 
FIM DOS WORKSHOPS
 
Por conta do desgoverno, de um Secretário de turismo que entenda do assunto e que possua, em ambos os casos, visão turística, pois o turismo em nosso Estado representa quase 13 % do nosso PIB, os workshops, ao que tudo indica, terminam por aqui. Estavam previstos 10 eventos desta natureza, levando os agentes a conhecer as 10 regiões do nosso Estado. Apenas duas puderam ser mostradas. Verbas existem, todavia, estão sendo desviadas para outros fins, a exemplo do carnaval. Enquanto tivermos aspones no poder, fazendo nada, isto é, buscando unicamente votos, o Estado, com sua maior indústria, o turismo, tende a cair vertiginosamente e o clima no trade é de muita revolta pois sabem justamente o que está acontecendo. Lamentável o descaso governamental. O absurdo e tanto que prometem e se comprometem com tudo, todavia, um dia antes do evento, depois de tudo organizado, liberam apenas 50% da verba, a qual não se sabe quando será paga. Uma verdadeira desgraça. Já nos outros Estados o turismo é levado muito a sério. 
 
DESTINO PARAÍBA
 
 
As belezas naturais da Paraíba foram apresentadas para agentes de viagens do interior de São Paulo durante a 18ª edição da Feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp). O evento terminou neste sábado nas dependências do Centro de Eventos Taiwan, na periferia da cidade paulista. De acordo com os organizadores da feira estiveram presentes mais de 140 expositores nacionais e internacionais. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) esteve presente na Avirrp com um estande, onde os representantes da hotelaria paraibana puderam manter contatos com agentes de viagens, operadores de turismo e executivos do setor. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que a participação do ‘Destino Paraíba’ na Avirrp é importante para manter o destino em evidência.
 
 
“A maioria dos turistas que nos visitam ao longo do ano é oriunda de São Paulo. Eles representam mais de 21,48% do total. Para manter esse percentual durante o ano e na alta estação, a PBTur e o trade paraibano entendeu que é vital estarmos nas principais cidades paulistas que promovem eventos turísticos e que divulguem o destino junto aos profissionais do setor”, disse. A 18ª edição da Avirrp ofereceu  palestras técnicas aos agentes de viagens e profissionais do turismo e apresentou novidades do setor para a próxima temporada. Os expositores ocuparam 6 mil m². Em 2013, o evento recebeu cerca de 70 caravanas de cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Brasília.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário