quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FESTURIS GRAMADO 2014 - por João Zuccaratto


BELAS DO TURISMO


Ivane Fávero, secretária de Turismo do Município de Garibaldi, será uma das palestrantes do Encontro das Belas e Profissionais do Turismo Uma promoção interessante de congraçamento em eventos brasileiros é o Encontro das Belas e Profissionais do Turismo. E ele acontecerá pela primeira vez como parte da programação do Festival de Turismo de Gramado 23014. Trata-se de um almoço-palestra, na sexta-feira, 7 de novembro, com início previsto para o meio-dia, no restaurante italiano Forneria Di Como, do Serrano Resort, localizado no Centro da cidade. São dois os convidados-palestrantes. A secretária de Turismo do Município de Garibaldi, polo de produção de espumantes das Serras Gaúchas, Ivane Fávero. Aliás, para tornar o encontro agradável, e proporcionar integração entre os presentes, a Vinícola Garibaldi oferecerá degustação desta bebida. O segundo a falar será o secretário de Turismo do Município de Natal, a belíssima capital do Estado do Rio Grande do Norte, Fernando Bezerril.

Noruega traz todo o charme do Leste europeu para ser exposto nas Serras Gaúchas

A Noruega é um país que chama a atenção de todo o mundo por diversos aspectos. E, dentre estes, destacam-se o famoso bacalhau, as paisagens surreais, como os fiordes, oferecendo diversas atividades no verão, ou as montanhas cobertas de neve mesmo fora do inverno. Este destino especial, cada vez mais cobiçado pelos turistas, estará presente no Festival de Turismo de 2014, apresentando seus principais atrativos aos participantes. Com infraestrutura e organização impecáveis, a viagem a este exuberante pedaço de terra europeu se torna fácil e proveitosa. Sua capital, Oslo, é a maior cidade da nação, cercada por montanhas verdejantes. São tantos os parques na área urbana que, mesmo no Centro, moradores e turistas ficam a apenas alguns quarteirões de algum deles. O transporte público é confiável e fácil de utilizar, mas uma caminhada ou bicicleta são opções agradáveis. Os museus possuem barcos vikings do século IX, obras famosas como O Grito, do norueguês Edvard Munch, e exibições de ciência e tecnologia muito populares entre as crianças. Seja no verão ou no inverno, são muitas as atrações: festivais de música, apresentações culturais e muitas atividades ao ar livre, como nado em águas limpíssimas, passeios de barco, passeios em florestas tranquilas, prática de ski e de snowboard, dentre muitas outras.


Bergen, na costa Oeste do território, é uma charmosa cidade cheia de histórias e tradições. A cultura, natureza e a animada vida urbana oferecem momentos inesquecíveis aos visitantes. Para as crianças, muitas atrações. Uma delas, a Barnas Haus, loja com atividades para os pequenos todos os sábados; ou o Bergen Aquarium, com focas, pinguins, tartarugas e diversos animais marinhos; e o belíssimo parque aquático Vannkanten Waterworld. E tem mais: uma série de cidades para serem exploradas, cada uma com sua particularidade e sua natureza peculiar. As regiões montanhosas, os fiordes formados pelos recuos das geleiras, florestas ao Leste e praias nas costas Sul e próximas ao Norte são abundantes. Os suntuosos rios e cachoeiras, assim como os 21 parques nacionais, também contribuem para deixar os cenários noruegueses entre os mais impressionantes do mundo.

Morgans Group exibe a sofisticação dos seus hotéis no Festival de Turismo de Gramado 2014


O Morgans Group está estreitando sua relação com o Brasil, País hoje ocupando a quinta posição em número de hóspedes internacionais na rede. E o objetivo da empresa é garantir procura ainda maior dos brasileiros em viajem ao exterior nas unidades mundo afora, principalmente nos Estados Unidos. E, com o objetivo de ampliar mais ainda sua visibilidade por aqui, o grupo confirmou a participação no Festival de Turismo de Gramado. Atualmente, o Morgans possui empreendimentos em diversas cidades norte-americanas e dois em Londres. E está presente em Los Angeles, Miami, Nova Iorque, San Francisco e Scottsdale. Na cidade da Flórida, quase 7% dos visitantes são oriundos do Brasil. Isto significa a primeira posição entre os hóspedes internacionais da unidade. A intenção deles é alcançar um índice semelhante a este em todos os outros endereços. Uma das categorias dos empreendimentos, a Mondrian, tem destaque no design das instalações. Estas unidades são encontradas em Los Angeles, Nova York e South Beach. Na Big Apple, o hotel, inaugurado em março de 2011, fica no Soho. Com mais de 100 lojas, 250 galerias e cerca de 200 restaurantes, é o mais falado bairro daquela cidade, localizado perto de Chinatown, Greenwich.

Village, Lower East Side e Nolita Tribeca


México consolida o Festival de Turismo de Gramado como potencializador de negócios Cancun é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no México Um dos países mais procurados entre todos os dos continentes americanos volta com força ao Festival de Turismo de Gramado nesta edição de 2014. Trata-se do México, que recebeu 23,4 milhões de visitantes internacionais ano passado. E trará ao evento, além das informações institucionais sobre o seu excepcional destino, um grande grupo de empresários do setor, tais como hoteleiros, operadores locais e executivos de companhias aéreas. A área de exposição do país praticamente dobrou em relação à ocupada em 2013, passando de 32 para 54 metros quadrados. Eduardo Zorzanello, um dos diretores da realização, ressalta que o aumento da participação enaltece a feira como ferramenta em potencial para os negócios: “O México busca cada vez mais fortalecer sua presença no mercado brasileiro. E também maior aproximação de seus empresários com profissionais do nosso País.” Ele também destaca: “A participação deste destino comprova a força do nosso Festival quanto à promoção de destinos dentro de nossa Nação.” Entre os destinos a serem aqui divulgados pelos mexicanos estão a própria capital, a Cidade de México, bem como Acapulco, Cancun, Cozumel, Guanajuato, Puebla, Puerto Escondido, San José de los Cabos e Yucatán. Estados Unidos e Reino Unido são os que mais mandam gente para lá.

Assistência médica gratuita pelo Vital Card para todos os participantes do Festival 2014


Um grande evento como o Festival de Turismo de Gramado, recebendo, anualmente, cerca de 14 mil participantes, necessita de uma boa estrutura para oferecer maior segurança e mais confiabilidade a os seus participantes, sejam estes expositores, visitantes, imprensa especializada etc. Por tudo isto, o evento fechou parceria com a Vital Card, tornando-a a responsável pela assistência médica da feira e congresso, nesta sua edição de 2014.
A Vital Card, empresa do Grupo Shultz Turismo, atua no mercado há 13 anos. Oferece um cartão de assistência que garante pronto-atendimento em situações de emergência durante a viagem do segurado. Com sua vigência durante o prazo contratado, atua sobre ocorrências capazes de afetar o bem-estar do viajante. Suas coberturas vão de R$ 5.000,00 a US$ 1.000.000,00. Os serviços serão disponibilizados aos inscritos no evento, sem custos.

Buyers Club 

Essa é a nova ferramenta para apoiar os negócios durante o Festival de Gramado Como o Festival do Turismo de Gramado acompanha, a cada ano, as tendências do mercado turístico, a cada edição, busca agregar serviços que promovam a agilidade nos relacionamentos e negócios. Neste ano, o foco vai para uma nova ferramenta que será disponibilizada aos participantes: o Buyers Club. Ou seja: trata-se de um “Clube de Compradores”, criado para potencializar ainda mais o fluxo de negócios gerados durante o evento. Isto é feito aproximando profissionais do mercado com os expositores, de modo a promover, com antecedência, um planejamento de reuniões dentro da feira. Segundo Marta Rossi, diretora da realização, como a busca pela excelência em serviços é objetivo da sua empresa organizadora desde sua fundação, “identificar ferramentas para otimizar os negócios é obrigação nossa. E vamos colocar esta novidade em operação agora em novembro.”


Todos os interessados em utilizar o novo sistema poderão disponibilizar os horários para que os encontros sejam agendados. Eles podem ocorrer nos próprios estandes dos expositores, com um tempo estimado em 30 minutos cada, ficando a cargo dos mesmos a possibilidade de estendê-lo ou não. É bom ressaltar que esta facilidade é opcional, não havendo obrigação de se integrar ao novo formato, continuando a trabalhar na sua forma tradicional. O funcionamento é o mais simples possível. Participante ou expositor têm acesso a ele tão logo confirmem presença no Festival.  Para tanto, há um link específico no site. É só clicar para ter ciência de todos os expositores já confirmados. Eles estão dispostos em uma lista, atualizada constantemente pela equipe da organização. Seguindo as instruções ali presentes, faz-se a solicitação e, após, é só aguardar a resposta de confirmação do pedido. O Festival de Turismo de Gramado será o pioneiro na implantação do Clube de Compras no Brasil

Feira da Espanha apresentará espaço para o segmento de turismo de compras em Gramado

A Fitur ocorre de 28 de janeiro 1º de fevereiro de 2015

O Festival de Turismo de Gramado e a Feira Internacional de Turismo, a Fitur, da Espanha, buscando estreitar laços e trocar experiências, assinaram um acordo para potencializar a geração de negócios, principal objetivo dos dois grandes eventos mundiais. E este protocolo serve como motor para ampliar mais ainda a aproximação tanto do Estado do Rio Grande do Sul quanto do Brasil com aquele país europeu, assim como dos seus vizinhos. Para isto, as duas feiras têm estandes próprios na realização da parceira, podendo mostrar seus objetivos, prioridades e o que oferecem de melhor para o público profissional de um potencial destino. Agora em novembro, em Gramado, a Fitur vai mostrar uma grande novidade programada para a edição entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015. Trata-se de uma nova seção, batizada como Shopping Fitur, dedicado ao turismo de compras. Esta inovação foi criada segundo o que consta no mais recente Relatório Global da Organização Mundial de Turismo. Nele, vê-se que este segmento caracteriza-se cada vez em importância, tanto nos países já desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. O estudo o ressalta como um dos motores para a recuperação econômica das nações, devido à capacidade de criar postos de trabalho e gerar renda, fato hoje crucial em todo o mundo.

Angra dos Reis: 365 ilhas, 2.000 praias e muito mais no Festival de Turismo de Gramado de 2014

Belezas naturais de Angra dos Reis encantam a todos que a visitam 

Um dos principais destinos brasileiros e de toda a América do Sul já confirmou novamente presença no Festival de Turismo de Gramado. Trata-se de Angra dos Reis, Município situado no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. E conhecido por suas belas praias e onde tem o turismo como sua principal renda, recebendo milhares de turistas anualmente, tanto do País quanto do exterior. Afinal, são 365 ilhas e 2.000 praias para se desfrutar. Além disso, a Praia de Lopes Mendes, localizada na cidade, está entre as 10 melhores do mundo. Distante 166 quilômetros da capital carioca, por uma das rodovias mais belas do Brasil, a Rio-Santos, Angra dos Reis guarda riqueza histórica, relacionada a lendas reunindo piratas, navios fantasmas e naufrágios, e muitas belezas naturais. Além disto, a região concentra um forte setor de construção naval e serviços voltados às atividades no mar. O visitante conhece os atrativos através do que foi denominado como corredores, E eles são cinco: Centro, Estrada do Contorno, Ilha Grande, Ponta Leste, Ponta Sul. Caminhadas por trilhas que levam a cachoeiras ou praias reservadas, passeios de barco que têm como destino ilhas cercadas por águas cristalinas ou mergulhos entre peixes coloridos são algumas das diversas e diferentes opções proporcionadas pela exuberante natureza local.

Sucesso em 2013, Salão Mice volta maior e melhor na edição 2014 do Festival de Turismo

Em 2014, o Salão Mice contará com 27 estandes diretamente ligados ao seguimento Uma das novidades no Festival do Turismo de Gramado 2013, em sua edição de 25 anos, o Salão Mice Abeoc Brasil retorna à feira agora em novembro. O termo foi criado com as letras iniciais dos seguintes termos em inglês: Meeting, Incentives, Convention, Exhibitions. Traduzindo para o nosso português, temos Reuniões, Incentivos, Convenções, Exposições.  É também conhecido como Meetings Industry, ou Indústria de Reuniões. Voltado especificamente ao segmento de negócios e eventos, o chamado turismo profissional, o salão reúne atividades decorrentes dos encontros de interesses associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. É um setor que, atualmente, representa 3,1% do Produto Interno Bruto do Brasil, movimenta mais de R$ 50 bilhões a cada ano. Por tudo isto, passou a receber atenção especial dos organizadores. O Salão Mice será ampliado de 17 para 27 estandes. E apresentará somente expositores diretamente ligados à área. 


Além disso, a Sala de Capacitação aumentará sua oferta de palestras, com apresentações feitas por nomes de peso na atividade. A expectativa é uma média de público de 320 pessoas em cada sessão. As formas de participação neste universo especializado são patrocínio direto, quotas de merchandising e atuação em espaços especiais. Entre os expositores, destinos turísticos, conventions bureaux, entidades do segmento, serviços de receptivo, assessorias de comunicação, empresas de marketing, locadoras de equipamento de áudio visual, espaços para eventos, fornecedores de materiais, meios de hospedagem, provedores de infraestrutura, organizadores de eventos e, é claro!, agências de viagem. O segmento só cresce no País, e o Salão Mice acompanha esta expansão. — Em 2013, tivemos grande presença nos estandes e nas palestras. Um público altamente qualificado, fazendo do Salão Mice local privilegiado para troca de expertises, busca de conhecimento e realização de negócios — resume Ana Cláudia Bittencourt, presidente da seccional Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Congressos, a Abeoc-RS. Ela conclui: “Por isto, nosso retorno ao Festival de Gramado.”

Estado norte-americano de Nevada traz seus atrativos para a Serra Gaúcha


O Estado de Nevada, no Centro-Oeste dos Estados Unidos da América, possui muitos atrativos naturais, como desertos extensos e cadeias de montanhas de grande altitude Desertos a perder de vista, cassinos luxuosos e montanhas de neve são as peculiaridades de uma região turística que, em parte, é pouco movimentada e, ao mesmo tempo, muito badalada. Assim é o Estado de Nevada, um dos 50 que compõem os Estados Unidos da América. E sua geografia mescla diferentes pontos a serem explorados. Um deles é representado pelo clima muito especial, com enormes variações de temperatura entre o dia e a noite. Este destino dos mais procurados do mundo estará presente pela primeira vez no Festival de Turismo de Gramado 2014. Recebendo milhões de turistas todos os anos, Nevada apresenta duas estações do ano de pontos opostos: invernos longos e muito frios; verões extensos e quentes na maior parte do território. E, é claro, suas cidades famosas mundo afora: Boulder, Carson (a capital), Elko, Fallon, Henderson, Mesquite, Las Vegas e Reno. Nevada possui serras bem elevadas e, no topo destas, a neve permanece seis meses sem derreter. Esta característica e a proximidade da cadeia de montanhas Sierra Nevada, como chamavam os espanhóis, serviram para batizar o Estado. Sua economia se baseia, essencialmente, em mineração, criação de gado e turismo. Esta última é a que mais impacta o resultado, em função da liberdade dos jogos de dinheiro, caso único aos Estados Unidos.

Angola participará pela primeira vez como expositora do Festival de Turismo de Gramado

Belezas naturais são atrativos muito procurados no turismo de Angola

O Festival do Turismo de Gramado busca cada vez mais uma maior aproximação com o mercado africano. Em 2014, Angola participará pela primeira vez do evento. Um dos destinos mais promissores da África, tem amplo aglomerado de belezas naturais distintas, proporcionando atributos de lazer como ecoturismo, esportes radicais e safaris fotográficos. Outros pontos são rico artesanato, variedade cultural, criatividade musical... Tudo isto são fatores capazes de tornar uma viagem inesquecível, com um mergulho na história e nos costumes locais. E aquele país quer mostrar sua evolução no turismo nos últimos anos, desde que a paz foi consolidada em todo o território. Para isto, vem, gradativamente, ampliando seus investimentos para apresentar o enorme potencial de belezas ao mundo. Um trabalho com resultados excelentes, com números crescendo ano a ano. Em 2013, mais de 650 mil turistas visitaram Angola, gerando negócios no montante de 1% d o PIB nacional. O cenário angolano prevê para 2020 a captação de cerca de 4,5 milhões. Perspectivas otimistas falam em 6,1 milhões. Se isto ocorrer, pode ultrapassar os 3% do PIB. O trabalho visa vencer entraves como complexidade na oferta de vistos turísticos, preços de hospedagem e alimentação elevados e mão-de-obra pouco qualificada.

Marta Rossi aproveita solenidade em Brasília para ampliar laços do Festival com as Filipinas

Na foto, o vice-cônsul das Filipinas no Brasil, Eric P. Valenzuela, Carlyn A. Monastrial, Maurício Betita, a mulher deste — e embaixadora das Filipinas entre nós, Eva G. Betita, e Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado

Comemorando os 116 anos da independência das Filipinas, a embaixada daquela nação oriental no Brasil organizou uma belíssima cerimônia, na qual recebeu todo o corpo diplomático acreditado em Brasília, autoridades brasileiras e muitos amigos. Dentre estes muitos últimos, estava Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado. Ela aproveitou a solenidade para confraternizar com os representantes do país no Brasil. O arquipélago das Filipinas tem mais de 700 ilhas. Na principal, Luzon, está a capital, Manila, muito populosa. A parte central da cidade é cercada por altas muralhas e conserva construções coloniais em estilo espanhol:  Casa Manila, Forte Santiago e Igreja San Augustin são algumas. Ao Norte, em grande altitude, estão os terrenos de plantação de arroz de Banaue, existentes há 2000 anos e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1995. 

Festival de Turismo de Gramado trabalha para fazer da Grécia uma expositora em 2014


O cônsul Konstantinos Konstantinou, a executiva Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, e a vice-consulesa Gina Velentza
Guilherme Paulus: Copa deixou herança positiva para o Brasil

A executiva Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, esteve com o cônsul geral da Grécia, Konstantinos Konstantinou, e a vice-consulesa daquele país, Gina Velentza. E tratou da possível participação daquela nação europeia, como expositora, nesta que é a maior feira em número de negócios efetivos da América Latina. No ano passado, ela reuniu mais de 60 destinos internacionais e teve 2.500 marcas expostas. De acordo com estudo da Comissão Europeia de Turismo, realizado em parceria com a Oxford Economics, o número de brasileiros visitando a Grécia cresceu 36% entre 2008 e 2013. Atualmente, cerca de 40 mil visitam aquele país todos os anos — e também 22 mil argentinos, nossos vizinhos. Considerando todo o mundo, a Grécia recebeu 17 milhões de visitantes em 2013. E espera chegar aos 18 milhões até final deste ano.

Um dos maiores empresários do turismo da América Latina, o brasileiro

O empresário Guilherme Paulus chama atenção para as oportunidades geradas pelo Copa do Mundo para o setor do turismo Guilherme Paulus, presidente dos Conselhos do grupo de agências de viagens CVC e da GJP Hotéis e Resorts, acredita que a Copa do Mundo 2014 deixou uma herança positiva sem precedentes para o Brasil. Em sua opinião, o País teve forte exposição de mídia antes do Mundial. “O evento foi oportunidade ímpar e gerou situações positivas para todos nós” — diz. Vendo o Brasil como dos países mais favoráveis para a atividade turística, pois apresenta cidades históricas, praias paradisíacas e grandes centros urbanos, Paulus diz ser esta uma ocasião favorável ao segmento. E salienta a importância de não deixar passar em branco este período para se usufruir dos benefícios. Sua opinião é abalizada por vasta experiência no setor e comandar a própria rede hoteleira, com 14 unidades e 1.600 colaboradores. “A Fifa divulgou as cidades-sedes muito antes do Mundial ter início. E essa exposição ficará para sempre. O Brasil precisa aproveitar esta oportunidade e investir no turismo. 


Toda e qualquer cidade possui atração turística. É só saber explorar” — comenta. Em consideração à onda de manifestações pela qual temos passado, opina: “Protestos existiram em outros países. Nem por isso a imagem daquelas nações perante o grande evento foi prejudicada.” Segundo sua ótica, os aspectos bons se sobressaem ao se tirar de foco dos protestos. “Isso fica internamente. Não trouxe impacto negativo para o País lá fora.” Para ele, o segmento do turismo de eventos teve seus benefícios com a Copa. Apesar de junho e julho demonstrarem queda no movimento em centros como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, o Campeonato agitou meses de baixa temporada, como janeiro, fevereiro, março e abril. Paulus mostra que o torneio antecipou grandes realizações para o primeiro semestre do ano, significando uma melhora favorável de rendimentos nessa época também. Assim como na África do Sul a Copa alavancou o ânimo social e econômico dos cidadãos, o mesmo está batendo nas portas dos brasileiros. “E a hora de agir será a partir do apito final em 13 de julho. O Brasil verá a repercussão de seu sucesso e reconhecimento” — finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário