terça-feira, 12 de agosto de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Relançamento do Viva Ciranda

Crianças têm aulas de meio ambiente in loco 

Na última sexta-feira foi realizado o relançamento do Viva Ciranda,  projeto de turismo rural pedagógico de Joinville. O projeto já existe há quatro anos, mas este evento teve como razão principal apresentar o ônibus que será utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, para as visitas pedagógicas nas propriedades rurais. O ônibus, foi oferecido pela empresa de transportes Gidion à Fundação Turística  para esta finalidade. O evento de lançamento foi realizado às 15 horas, no Rancho Alegre, propriedade localizada na região do Piraí e participante do Viva Ciranda. E os convidados foram recepcionados com um café rural e com delícias caseiras preparadas pelos produtores rurais da região. 

O Passaporte Rural Escolar

No relançamento do Viva Ciranda  foi também apresentado o Passaporte Rural Escolar, elaborado em forma de cartão postal, retratando imagens das belezas das cinco regiões rurais de Joinville, entregues às escolas das redes pública e particular. Em cada visita realizada, a escola vai receber um carimbo, no passaporte correspondente à sua região. Quando a escola tiver os cinco cartões totalmente carimbados, será presenteada com uma diversificada cesta de produtos coloniais. Criado em 2011, o projeto Viva Citanda apresentou também os números da efetividade do projeto e o crescente número de propriedades rurais que a ele aderem. “Os resultados tem sido excelentes para os produtores rurais”, garante Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística de Joinville. "Todas as escolas públicas e particulares poderão receber o Passaporte Rural. O objetivo da iniciativa é incentivar as visitações ao projeto Viva Ciranda, estimular o turismo rural na nossa região e, ainda, prestigiar as delícias produzidas pelos nossos produtores", explica a coordenadora do projeto Viva Ciranda, Anelise Rosa. 

Retorno aos produtores

A propriedade Vale das Nascentes, na Estrada do Quiriri, é uma das 15 participantes do Viva Ciranda desde o início das atividades. Para a proprietária, Sueli Bail, o trabalho representa uma forma de realização profissional e pessoal. “No começo, não acreditava que seria uma atividade rentável e duradoura. Mas, com o tempo, o desafio de trabalhar com crianças se tornou prazeroso. Durante esses anos, melhorei a minha forma de atender às pessoas com ajuda das oficinas e capacitações realizadas pela Fundação Turística”, conta Sueli. O retorno financeiro é outro aspecto positivo destacado pela produtora: “As visitas do Viva Ciranda garantem movimento mesmo no período de baixa temporada. Parte da renda é usada para a manutenção e melhorias na propriedade”. 

Reconhecimento

O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país. No ano passado, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertação da pedagoga e mestre em Desenvolvimento Rural, Angela Luciane Klein. Em 2012, o projeto foi apresentado no guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. 

Presente da Gidion

Ônibus especial para o projeto Viva Ciranda

A entrega do ônibus, que será utilizado gratuitamente pelos alunos da rede municipal de ensino exclusivamente para a realização de visitas pedagógicas do Viva Ciranda foi o ponto alto do evento. Segundo o presidente da empresa de transportes Gidion, Moacir Bogo, “o vínculo com a comunidade é algo que está presente no DNA da nossa empresa. Realizamos diferentes programas de educação para o trânsito, e o forte apelo social e pedagógico do Viva Ciranda justificaram esta parceria", declarou Bogo. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, além de mais alunos, o ônibus vai ajudar a fomentar o desenvolvimento do turismo rural da região: "Juntamente com essas crianças, virão outras pessoas e familiares conhecer as propriedades, nos finais de semana. O agendamento para uso do ônibus poderá ser feito pelas escolas municipais junto à Fundação Turística, pelo telefone 3453-2663 ou pelo e-mail vivaciranda@joinville.sc.gov.br. Por fim, parabenizando o fundamental trabalho realizado pelos produtores rurais, o prefeito Udo Döhler destacou que o Viva Ciranda ajuda a valorizar o cinturão verde que ocupa 50% do território de Joinville e, também, mostra-se como ferramenta diferenciada de ensino. "É uma excepcional oportunidade para crianças terem contato com a natureza e aprenderem a respeitar o meio ambiente". 

Festa do Colono no Piraí

No último fim de semana a Sociedade Piraí – Salão Jacob, na zona rural do bairro Vila Nova promoveu a 39ª edição da Festa do Colono, evento tradicional que ocorre todos os anos em comemoração ao mês do agricultor. Entre as atrações houve torneio de tiro ao alvo, baile, eleição da rainha da festa, danças folclóricas, comida típica e o desfile no domingo de manhã, quando as famílias saíram às ruas com máquinas e implementos agrícolas. A Sociedade Piraí – Salão Jacob,  fica na Estrada Comprida, zona rural do bairro Vila Nova, Joinville.

Feira do Príncipe

Foram 300 expositores na Feira do Príncipe 

No último domingo (10/8), Dia dos Pais, das 9 às 16h, a Fundação Cultural de Joinville realizou mais uma edição da Feira do Príncipe. Já consolidado no calendário cultural da cidade, o evento ocupa a Rua do Príncipe com comércio de produtos naturais, coloniais e culturais, além de atrações artísticas no palco da Praça Nereu Ramos. De pinturas, artesanatos, livros e CDs a legumes, verduras, frutas e flores, a maior feira de rua da cidade conta com mais de 300 expositores. Excelentes shows de música e dança foram realizados no palco da feira.

Hotelaria

Durante o mês de julho, período do 32º Festival de Dança, os hotéis de Joinville revelaram ocupação média de 70,10%, com a permanência média dos hóspedes de 3,05 dias. Durante a Feira INTERPLAST, de 18 a 22 de agosto, a previsão de ocupação é de 82%.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

De 5 a 7 de novembro, Joinville receberá o X Congresso Nacional da Rede Feminina de Compate ao Câncer, que será realizado na Expoville. O evento pretende reunir 1.500 voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de todo Brasil com o objetivo de discutir os desafios e os caminhos na prevenção e combate ao câncer de mama. As inscrições estão abertas. Mais informações em: www.redefemininanacional.org.br.

Projeto Viva Turismo

No dia 15 de agosto (quinta-feira), será realizado o 10º  Módulo do Projeto Viva Turismo em Joinville, das 9h a 11h, no Departamento de Gastronomia da Univille. O 10º módulo terá como tema, “Gastronomia e Cultura Joinvilense”, tendo como principal objetivo instruir os participantes quanto aos aspectos históricos e culturais da Gastronomia de Joinville e Região, através da descrição e elaboração de um prato regional. A atividade é gratuita, mas, é necessário fazer a inscrição através do link: www.eventosemjoinville.com.br/site/vivaturismo.  Vale ressaltar que as vagas são limitadas (32 pessoas). Mais informações: (47) 3433-3483.

Missão a Equipotel 2014

O Sindicato VivaBem promove, no período de 15 à 18 de setembro de 2014, missão empresarial à Equipotel/SP, com evento simultâneo, “Alimentaria Brasil 2014 - Feira Internacional de Alimentos e Bebidas”. O objetivo é oportunizar às empresas o conhecimento dos lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas na maior feira de hospedagem e alimentação da América Latina. Saima mais em www.equipotel.com.br e www.alimentariabrasil.com.br. Quanto a inscrições e informações, faça contato pelos telefones (47) 3461-3379 / 3461-3380 / 3028-2630 ou sindicato@vivabemaqui.com.br. 

Rodadas de Negócios BNT 

Depois do sucesso da 20ª BNT Mercosul – edição Brasil (Bolsa de Negócios Turísticos) o evento chega na Argentina e no Chile pelo 7º ano consecutivo, desta vez em formato de rodadas de negócios/workshops. Trata-se de uma iniciativa exclusiva para comercializar produtos e serviços turísticos brasileiros a importantes polos emissores ao Brasil. A primeira parte do evento acontecerá no dia 21 de outubro na capital chilena. Em seguida, no dia 23 de outubro, os expositores partem para Córdoba na Argentina. A expectativa é que cerca de 250 agentes de viagens e operadores participem de cada evento para visitar 50 mesas de negócios de empresas e destinos turísticos do Brasil. Meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações além de destinos e órgãos de turismo são alguns segmentos confirmados para exposição. Para participar os contatos são: tel.: +55 47 3367-1119; e-mails: jair@bntmercosul.com.br e comercial@bntmercosul.com.br; ou através do site: www.bntmercosul.com.br.

VI FTN

Os operadores de turismo que comercializam e divulgam destinos internacionais confirmaram participação na VI edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios), que será realizada nos próximos dias 29 e 30 de setembro, no Hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC). Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo poderão conhecer e ter contanto direto com as operadoras para vender destinos como Israel, Paris, Roma, China, Moscou, Johanesburg, Tailândia, Bancoc, África do Sul, Rússia, países da América do Sul e Portugal. A Vered HaSharon, empresa  líder em viagens a Israel, Europa e ao Oriente Médio, com mais de 40 anos de experiência vem exclusivamente para apresentar aos agentes de viagem que estarão presentes no FTN, pacotes para a Terra Santa. 

Palestras de qualificação 

O FTN vai contar ainda com diversas palestras de qualificação e motivacional direcionada aos profissionais de turismo. O objetivo é preparar os profissionais lidar com entraves, como exemplo os períodos sazonais, e para que comercializem e divulguem de forma sustentável os destinos, produtos e serviços de turismo. Haverá ainda palestra da Santur e do Ministério de Turismo referente ações no Brasil. 

SPA Infinity Blue 

O método Reiki associado à cromoterapia é a mais nova opção de terapia oferecida pelo SPA Infinity Blue com objetivo de proporcionar relaxamento ao corpo e à mente. Disponível tanto para hóspedes como para o público em geral é indicado para controlar o estresse e a ansiedade além da melhora na qualidade de vida física, mental e emocional. “O Reiki é considerado uma terapia alternativa e é natural. Ao contrário do que algumas pessoas pensam não possui qualquer influência religiosa. É muito utilizado para aliviar dores e energizar o corpo e a mente”, explica a gerente do SPA Liane de Souza. Saiba mais em: www.infinityblue.com.br.

Garibaldi receberá convidados 

A tradicional recepção que o Festuris faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela nesta edição roteiros criativos pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais, está Garibaldi. Em entrevista exclusiva, a secretária de turismo Ivane Fávero ressalta a importância de receber visitantes de outros países e o diferencial da região. “O Festival de Turismo de Gramado, através do trabalho incansável da Marta, do Eduardo e do Marcos, com toda equipe, exerce um importante papel na promoção de nosso Estado para o mundo. Receber as caravanas com agentes de viagens e jornalistas dos mais diversos países, além das caravanas nacionais, possibilita que nos divulguemos para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Os integrantes das caravanas, além disso, contribuem com seu feedback para a oferta turística local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos”, declarou Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi. A Rota dos Espumantes, que passa por 20 vinícolas, o passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho, espumante e música tradicional, e a Estrada do Sabor, um diferente roteiro onde, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor e será realizado de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Saiba mais em: https://www.dropbox.com/s/gq83pj67tb4ihot/Maria%20Fuma%C3%A7a.jpg.

BrinBrinquedos na British Airways  


Pesquisa realizada pela British Airways revela que a maior preocupação dos pais ao voar com as crianças é não saber como mantê-los entretidos. Pensando em auxiliar as famílias, a companhia aérea realizou um experimento que consistiu em reunir 30 crianças em um voo de duas horas com uma seleção de brinquedos. Os passageiros-mirins, com idades entre dois e 10 anos, foram observados por 90 minutos pelo professor e apresentador de TV Robert Winston e por uma equipe de psicólogos educacionais. Os resultados foram surpreendentes e revelaram que os brinquedos mais baratos mantêm as crianças ocupadas por mais tempo. Massinhas de modelar Play-Doh e pulseiras Loom Bands estão no topo da lista e foram eleitos por 80% das crianças, que ficaram ocupadas por mais de 40 minutos durante o experimento. O resultado animou os pais: 70% afirmaram que levariam estes brinquedos em um vôo no futuro. A British Airways é a maior companhia aérea internacional no Reino Unido e uma das mais importantes do mundo no segmento premium. Com base em Londres Heathrow, aeroporto internacional mais movimentado do mundo, a British Airways opera atualmente com uma frota de mais de 270 aviões, voando para 155 cidades, em 75 países. Em 2012, a companhia aérea transportou mais de 37 milhões de clientes. 

Praias colombianas

Fenômeno: cores em praias colombianas

A Colômbia tornou-se um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, destaca quatro destinos imperdíveis na Colômbia para o turista brasileiro neste verão. Além das praias paradisíacas do Caribe, alguns locais impressionam pela beleza e colorido, que são: Cartagena das Índias San Andrés e Santa Marta.  Site: www.colombia.travel.

59ª Festa do Peão de Barretos

Áreas de Camping têm capacidade para até 15 mil pessoas. (foto: Diego Rodrigues)

De 21 a 31 de agosto, sempre aos finais de semana acontecerá a 59ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, com atrações musicais variadas e competições. O evento é realizado no Parque do Peão, complexo que abriga o Estádio de Rodeios, com capacidade para 35 mil pessoas, Hípica e onde são realizadas as eliminatórias das provas cronometradas como Três Tambores e Team Penning,  Rancho do Peãozinho, local dedicado às crianças com programação especial, estacionamento, feira comercial e praça de alimentação, diferentes palcos que recebem grandes atrações musicais e culturais e também áreas de camping, opção prática e barata para hospedagem. Um bem montado camping está ao dispor, onde pode ser reservado espaço pelo site: www.totalacesso.com.br.

Duas feiras 

TTG recebe cerca de 51 mil visitantes

Duas feiras que são referência de qualidade e bons negócios estão agora com uma parceria que promete atrair ainda mais o trade turístico. Em 2014 o Festuris Gramado estará presente com estande na TTG Itália, assim como a feira italiana terá seu espaço no evento brasileiro. Esta ação mostra a forte aproximação do Festival do Turismo com o mercado internacional, neste caso, com a Europa. A TTG Incontri é a principal feira internacional de turismo da Itália. Em sua 51ª edição, o evento, que acontece de 9 a 11 de outubro, em Rimini, vai contar com mais de 51 mil visitantes e mais de 1.400 expositores, reafirmando seu papel de liderança no mercado, pronto para compreender a evolução do setor e criar oportunidades de intercâmbio que são fundamentais para as novas necessidades dos profissionais.

Referência de mercado

Cada vez mais, o mercado latino americano vê o Festuris como a ferramenta de negócios ideal para trocar ideias e fazer negócios com os agentes de viagem.  Hoje, o Festival do Turismo de Gramado é a feira que possui o maior número de agentes de viagem circulando por seus corredores da América do Sul. Por este motivo, os países latinos tem a feira de Gramado como referência para apresentar seus principais atrativos. Na última semana, os diretores do Festuris Marta Rossi e Eduardo Zorzanello estiveram na embaixada do Equador em Brasília, para discutir ações e aproximar o país ainda mais do Festuris. Em 2013, o destino recebeu mais de 19,4 mil turistas brasileiros, o que significou 7% a mais que em 2012. Destes visitantes, muitos são da região sul do Brasil, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios que o Festuris pode gerar para o Equador.

Livro de Ricardo Viveiros ‘redescobre o Brasil’


O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lançou no dia 12 de agosto, o livro A Vila que descobriu o Brasil: A incrível história de Santana do Parnaíba (Editora Geração, 288 páginas, R$ 44,90). Resultado do trabalho de oito anos de pesquisa, que envolveu viagem a Portugal e a análise de uma vasta bibliografia, a obra mostra como a cidade, na ocasião um pequeno povoado às margens do Rio Tietê, foi fundamental para as Bandeiras e a expansão do território sob o domínio dos portugueses, que resultou na formação do Brasil. Cruzando os acontecimentos de época na Europa, com os episódios na Colônia, Viveiros constrói uma narrativa que mostra como a história do pequeno povoado – que mais tarde seria elevado a Vila e que é, hoje, uma cidade com mais de cem mil habitantes – influenciou e foi impactada pelos momentos vividos no Brasil e na Península Ibérica. Um aspecto interessante trazido pelo livro é o mapeamento da trajetória dos primeiros exploradores do planalto de Piratininga, “o lugar onde o peixe seca”, com a descrição de acidentes geográficos hoje tão conhecidos – e completamente transformados – pela recentes gerações de paulistas. É o caso da bacia hidrográfica do Rio Tietê, “principal acidente geográfico do planalto, não só pela sua dimensão e quantidade de águas, mas também por correr na direção do interior e desaguar no Rio Paraná”.
       

Ricardo Viveiros nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mas mora em São Paulo desde 1976. Sua infância foi de um típico garoto carioca, brincando na rua, andando de bicicleta, jogando bola, subindo em árvores e namorando. O gosto pelos estudos só era superado pelo encantamento por histórias lidas em livros ou ouvidas dos mais velhos, o que sedimentou o caminho para a carreira de jornalista e escritor. Viveiros trabalhou em jornais, revistas, rádios e TVs, e atuou ainda como ator, professor, diretor de museu, palestrante e produtor artístico. Escreveu 32 livros em vários gêneros, como: Poesia, Reportagem, Biografias, História, Arte, Crônicas e Infantojuvenis.

Um festival brilhante...

No Grande Vallé da Marne

Pelo 15º ano consecutivo, a Comunidade da Grande Vallée da Marne, situada no       coração do parque natural regional da montanha de Reims,  propõe um festival de música com o intuito de fazer com que mais pessoas conheçam o patrimônio vinícola e arquitetural do local. Esse convite para a descoberta da Champagne e de todo seu esplendor e diversidade mistura shows e animações turísticas. A programação é inteligente e ‘gourmand’. Degustação, demonstração culinária, visita de adegas são acompanhadas por shows variados, música irlandesa, jazz, gospel... em lugares surpreendentes e às vezes míticos (igreja de Hautvillers, cooperativa vinícola de Tauxières-Mutry...). Esse festival é direcionado a todos os amantes de um ambiente rústico. Uma edição cintilante para o prazer dos sentidos!

A 8ª Meia Maratona das Cataratas  


A 8ª Meia Maratona das Cataratas é um esporte ligado às diversas opções de passeios turísticos, ecológicos e culturais oferecidos na região trinacional. Além da presença na prova, considerada uma das mais fascinantes do calendário nacional, os corredores e suas famílias terão várias alternativas para aproveitar a estada na fronteira. A corrida será no dia 14 de setembro em Foz do Iguaçu. O roteiro principal inclui Cataratas do Iguaçu e Parque Nacional do Iguaçu. Além da visita contemplativa às belíssimas quedas d’água, com observatórios panorâmicos, o PNI tem muitos atrativos turísticos para ser visitados. Um deles é o passeio de barco do Macuco Safári, numa aventura que oferece adrenalina e bons momentos. No período da permanência, o visitante pode conhecer ainda o Parque Nacional Iguazú para contemplar a panorâmica e os saltos das Cataratas do Iguaçu no lado argentino. O passeio permite uma visão privilegiada dos turistas à força e imponência da Garganta do Diabo.

“Sexy, Young and Wild”


Uma festa acontece durante todo o mês de agosto no Desire Pearl Resort & Spa e Desire Resort & Spa Riviera Maya, onde até as fantasias mais proibidas podem se tornar realidade.    

Lugares paradisíacos “esquentam” a festa em Cancún 


O mês de agosto tem tudo para ser ainda mais quente na região da Riviera Maia, em Cancún. Não só em função do clima, mas também por aquela que promete ser a festa mais liberal do ano e que deve atrair casais e mulheres de todo o mundo. A festa Sexy, Young and Wild acontece pela primeira vez em dois dos mais desejados resorts do Caribe: o Desire Pearl Resort & Spa e o Desire Resort & Spa Riviera Maya, ambos para maiores de 21 anos, com locais onde a prática de nudismo é permitida. Em um ambiente exclusivo, ideal para os casais que procuram diversão e uma experiência que permita reinventar sua sensualidade, a Sexy, Young and Wild pretende reunir gente jovem de coração, que sabe ser sensual e que adora uma festa. Todas as noites estão especialmente programadas, para que os hóspedes desfrutem dos serviços oferecidos pelo programa all inclusive Deluxe, garantindo as férias mais sedutoras de suas vidas. O evento terá a participação de DJ’s famosos e algumas celebridades. Apesar de serem resorts voltados para casais, em função da festa, mulheres solteiras interessadas em descobrir os prazeres de uma noite a três também serão bem-vindas. Fazem parte do calendário as festas de Pole Dance, Festa da Espuma, Luta no Óleo ao vivo, Festa da Jacuzzi, Daring Sun Busters, Sin Party Circus e, por último, mas não menos excitante, a Campus Desire Party. Pois é: para quem curte evento onde TUDO é permitido, entre no site http://www.sexy-young-wild.com/es saiba todos os detalhes e faça sua reserva. 

Desire Resorts

Os resorts Desire estão situados na Riviera Maia, apenas 20 minutos do aeroporto de Cancun, em pleno Caribe Mexicano. Tanto o Desire Pearl Resort quanto o Desire Riviera Maya trabalham no sistema all inclusive Deluxe e são voltados para quem quer viver uma experiência sensual plena, em que os casais podem recordar e reviver toda a paixão e sensualidade que os uniu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário