sexta-feira, 22 de agosto de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Estudos de liderança 

Quais os atributos mais importantes para ser um líder? Esse foi um dos assuntos abordados pela equipe do Uberaba Apart Hotel (MG), em encontro realizado no dia 12de agosto, na Associação Comercial, Industrial, e de Serviços de Uberaba (ACIU). O Apart faz parte do Núcleo de Turismo da Associação e é um dos integrantes da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão de hotelaria criada em 2012 para fortalecer a operação de hotéis independentes e familiares. Feeling feminino na hotelaria. A presença feminina vem crescendo em muitos setores da economia, inclusive na hotelaria. A profissional Lilian Mendonça assumiu, no início deste ano, a gerência do Uberaba Apart Hotel, localizado no Triângulo Mineiro, e já se destaca em sua atuação no cargo. “O famoso ‘feeling feminino’ nos deixa à vontade para tomar decisões acertadas além de termos uma visão crítica aguçada na questão de limpeza e padronização”, ressalta.

Encontro itinerante 


Na percussão, Ivan Cascaes controla o “andar” do grupo musical típico,
Que anima os hóspedes e convidados na festa gauchesca nas noites de sábado, no Galpão Crioulo anexo ao Hotel. Geraldo Linzmeyer operador dos hotéis da Cadeia CHA está à frente da organização do Encontro Itinerante do Conselho Estadual de Turismo, cujos integrantes representam órgãos públicos e entidades ligadas ao turismo. O presidente é Ivan Cascaes, proprietário do maravilhoso Rio do Rastro Eco Resort Hotel, em Bom Jardim da Serra. 

Chalés do Eco Resort em meio ao cenário deslumbrante 

O objetivo desses encontros, que são realizados em diferentes regiões do Estado é conhecer os atrativos, ouvir os profissionais de cada cidade a respeito das dificuldades, apresentar formas de desenvolver projetos que irão possibilitar a conquista de recursos federais existentes para tal fim. Desta vez é o Caminho dos Príncipes, com base em Joinville, polo da região. Haverá também visitas a Campo Alegre, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. 

Programação 

Os ilustras visitantes terão recepção festiva no Pórtico de Entrada, com chopp da Opa Bier e Empadas Jerke, almoço no Restaurante do Holz Hotel (onde ficarão hospedados) e rápida visita a Interplast, grande feira na Expoville. Segue reunião interna do Conselho e depois reunião aberta para os profissionais de turismo da região. À noite, jantar de negócios no Restaurante L’Antipasti, com apoio do Joinville Convention & VIsitors Bureau. No sábado, após o passeio a Campo Alegre (com almoço), São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, com café colonial na “Strudelhaus”, os conselheiros retornam a Joinville para jantar no Restaurante da Sociedade Glória (sábado), patrocinado pelo Sindicato VivaBem, quando também será lançado o 6º Guia Turístico, que acaba de sair do forno. E no domingo, com passeio de barco até São Francisco e almoço, encerra o roteiro, cada um levando na bagagem o que viu e aprendeu nesta visita de três dias. O evento conta também com o apoio da Fundação Turística de Joinville.

Workshop Encantos do Sul 

No último fim de semana participamos do 2º Workshop ABAV/SC “Regiões Turísticas de Santa Catarina conheça seu Estado, ele é o melhor do Brasil – Encantos do Sul”. O evento é promoção da Associação Brasileira de Agências de Viagens ABAV-SC, sob a presidência de Ely Ribeiro da Silveira. Assim como o primeiro workshop do gênero, feito na Rota da Amizade (Vale do Contestado), os agentes de viagens, conheceram as ricas opções turísticas regionais, para organizar pacotes de viagens em nosso Estado, e o que também é importante, sem longos trajetos de viagem e assim com preços acessíveis.

Gravatal  


Eliane Meneghini, de Balneário Camboriú e Nelci Seibel de Joinville, no baile de máscaras, Hotel Internacional de Gravatal, encerramento do 2º Workshop da ABAV-SC. A base do Workshop foi Gravatal, com hospedagem nos bons hotéis da cidade – Hoteli Internacional, Thermas do Gravatal, Hotel Castelo, Hotel Cabanas e Hotel Termas Park. Gravatal, município de 11 mil habitantes tem como atrativo maior as águas termais a 37º, radioativas, oligominerais, bicarbonatadas e carbogasosas, ou seja, terapêuticas para diversos problemas de saúde. Os hotéis têm excelente estrutura de piscinas para banhos e hidroginástica, além de caminhadas e outras atividades físicas, sempre acompanhadas por treinados animadores. Verdadeiro paraíso para pessoas da Melhor Idade e famílias em geral.

Freqência

Gravatal recebe em torno de 150 mil turistas por ano, sem contar aqueles que vêm passar o dia (sem pernoite), da região, que aproveitam os benefícios das águas pagando pequena taxa. 

Vem aí a Vila Açoriana

A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha está preparando um espaço cultural que será o diferencial da 18ª Festa Nacional do Pirão. É a Vila Açoriana que poderá ser conhecida de 4 a 7 de setembro. O espaço vai mostrar aos visitantes um pouco dos saberes e fazeres do município de Barra Velha. Espaços temáticos que vão destacar a gastronomia a base de farinha de mandioca, através dos produtores rurais que em seus engenhos produzem a própria farinha do pirão barravelhense, o beiju, o cuscuz e outras especiarias. Os apreciadores da pesca artesanal poderão visitar o espaço temático que homenageia os pescadores. Além de utensílios do cotidiano, haverá a exposição fotográfica “Somos da Pesca”, dos fotógrafos Rogério Câmara e Jusselen Maria Nunes entre outros atrativos culturais. 

Religiosidade

A religiosidade local será destacada na Vila Açoriana através de fotografias e objetos referentes às festas do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora dos Navegantes, além de um altar para São Gonçalo. Haverá exposição de massas de promessas, tradição que ocorre no interior de Barra Velha, onde a parte do corpo ou animal doente é representada com massas de promessas. O espaço cultural sobre a religiosidade luso-brasileira contará com a participação especial das “benzedeiras da Barra”, que estarão à disposição de 5 a 7 de setembro, entre as 15h e 16h, para benzer os visitantes. A tradição da malhação de judas, boi de mamão e outras representações do folclore também serão atrações presentes na programação.

Oficinas e Eventos

Os Gestores de Cultura da AMVALI estarão reunidos na Vila Açoriana para a reunião dos gestores a partir das 16h, no dia 5 de setembro, e as 19h30 haverá a tradicional dança de São Gonçalo. Os apreciadores de um bom pirão podem participar da Oficina Gastronômica “O Pirão nosso de cada dia” que acontece nos dias 5 (às 14h) e dia 7 de setembro (às 16h). As vagas serão limitadas a 15 pessoas por oficina. Interessados em aprender alguma arte como fuxico estão convidados a participar da Oficina de Artesanato do CRAS, nos dias 6 (às 15h) e 7 de setembro (às 14h). As vagas são limitadas a 10 pessoas por oficina. As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas no estande da FUMTEC, durante a Festa do Pirão.

Engenho do “Seu Zico”

Durante a Festa do Pirão, um engenho estará no local, para que os visitantes possam conhecer o processo de fabricação da farinha de mandioca. No “Engenho do Seu Zico”, a comunidade que por ali passa,   poderá adquirir os produtos e até mesmo dialogar com o proprietário do estabelecimento sobre a fabricação. O engenho de farinha de mandioca é um dos projetos do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da UFSC, idealizador do evento. O projeto é desenvolvido com um engenho móvel, o que permite sua instalação em eventos e festas, onde são apresentadas as formas artesanais da fabricação da farinha e seus derivados. Este engenho é do tipo “Cangalha” (devido à utilização da força de um boi para movimentar as engrenagens). No forno, sobre a chapa de metal, é feito também o “beiju”, o pão dos índios do Brasil, que foi incorporado ao hábito alimentar do colonizador açoriano.

Porto Itapoá é o nº 1 do Brasil 

O destaque da pesquisa deste ano, 2014,  ficou com um dos mais novos terminais do País. O Porto Itapoá, localizado na Baia Babitonga, em Santa Catarina, levou só três anos de operação para conquistar a maior nota dos usuários: 8,9. O terminal é administrado pelas empresas Aliança (da Hamburg Süd), Battistella e Log Z (formada por fundos de investimentos administrados pela BRZ) e é especializado na movimentação de contêineres. Patrício Junior, Presidente do Porto Itapoá garante que o resultado alcançado pelo Terminal é um reflexo de uma soma de investimentos que vão desde a infraestrutura até o esforço constante que a empresa agrega na motivação, qualificação e engajamento das pessoas. O desempenho portuário brasileiro, destacado pelo Instituto Ilos, é o resultado de uma  pesquisa de opinião que mostra a avaliação feita por 169 companhias, de 18 setores da economia brasileira. 

O Porto de Itapoá (SC) é moderno e o melhor

O resultado do Porto Itapoá, nesse contexto, e com apenas três anos de operação, revela a necessidade de investimentos privados no País. Mesmo cercado de bons concorrentes, o terminal já apresenta resultados empolgantes num curto espaço de tempo. "Nossa entrada no setor foi desafiante. Itapoá era uma cidade turística, de veraneio, sem nenhuma tradição na atividade portuária. Além disso, nossos concorrentes (Paranaguá, Navegantes e São Francisco do Sul) já estavam consolidados", afirma o diretor do porto, Márcio Guiot. A saída, diz ele, foi adotar práticas diferenciadas, sejam de operação ou tarifária.

7º Festival Náutico 

Grandes marcas e novidades do universo náutico nacional e internacional já são presenças confirmadas para o 7º Festival Náutico Tedesco Marina, de 5 a 8 de setembro. Considerado o principal do setor no sul do país, receberá importantes nomes mundiais do segmento como Absolute Yachts, Azimut Yachts, Bayliner, Cimitarra, Intermarine, Schaefer, Sea Ray, Sessa, Sunseeker, Ventura e várias outras. A expectativa é receber um público de cerca de 15 mil pessoas durante os dias do evento. Em paralelo ao desfile de iates de luxo novos e semi-novos, que serão expostos em 20 vagas molhadas e mais de 25 vagas secas, o Salão contará com uma Feira de Serviços e Produtos de alto padrão, relacionados ao perfil do público participante do evento - de jóias a concessionárias de veículos importados. Serão oferecidos serviços de apoio aos proprietários e tripulações de barcos. Site: http://www.tedescomarina.com.br/.

Um exemplar dos iates da Azimute


Mais de 77% dos turistas brasileiros viajam sozinhos

Em crescimento expansivo no país, o turismo brasileiro no primeiro semestre de 2014 é dominado por quem viaja sozinho. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo KAYAK (www.kayak.com.br), empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas para simplificar o processo de pesquisas de viagens online. Segundo o levantamento, entre os meses de janeiro e julho deste ano, mais de 77% das buscas por viagens nacionais e internacionais foram feitas por quem pretende viajar sozinho. Os casais correspondem a 14,47% das buscas por viagens realizadas no primeiro semestre deste ano. Já as famílias brasileiras atingem apenas a 3,05% das buscas, sendo que a soma de ambas as categorias não chegam a 20%. Confira a tabela abaixo:

Miami e Nova Iorque  

As cidades norte-americanas de Miami e Nova Iorque são os únicos destinos que figuram entre os top 5 mais buscados em todos os grupos. Destino que mais recebe brasileiros no mundo, Miami é líder em buscas nas três categorias analisadas. “Essas cidades são encantadoras para qualquer público. Ambas contam com badalações e atrativos para quem viaja sem companhia, passeios românticos para casais e muitas atrações para quem viaja com a família”, explica o diretor da KAYAK. Os serviços estão disponíveis em 31 países e 17 idiomas. Por ano, a empresa processa mais de um bilhão de pesquisas de viagem. Aproximadamente 35 milhões de pessoas já fizeram o download do aplicativo gratuito. O KAYAK é uma subsidiária de gestão independente do Priceline Group. Veja site:  http://www.kayak.com.br.

Toronto representa o Canadá no Festuris 


Considerado um destino acolhedor, a quarta maior cidade da América do Norte e a maior do Canadá, Toronto vem ganhando destaque entre os turistas mundo afora. Em 2013, a cidade bateu recorde de visitantes estrangeiros, com um total de 1.42 milhão de pessoas. Porém, uma vez que a pesquisa do Turismo de Toronto não incluiu visitantes dos Estados Unidos, o número é ainda maior. Este magnifico destino estará presente na 26ª edição do Festuris Gramado. O Brasil tem uma grande parcela no crescimento do turismo no Canadá. No último ano, 79 mil brasileiros embarcaram para o país deixando US$ 160 milhões, uma média de US$ 1,9 mil por pessoa, sendo este o maior gasto por visitantes no destino, frente àqueles de outras nacionalidades. Além disso, o brasileiro também é o que mais permanece, com uma média de 19 diárias. 

Intercâmbio 

Toronto é hoje a cidade no exterior que mais recebe estudantes brasileiros que desejam aprender inglês. Além de oferecer a melhor relação custo-benefício, a cidade também dispõe uma variada gama de opões de lazer e entretenimento. A cidade oferece variadas opções de passeios, festas, restaurantes, shows e exposições. No verão, de junho a setembro, é a época dos megaeventos gratuitos, frequentados em grande maioria por jovens canadenses e estudantes estrangeiros.

Visto facilitado

A retirada do visto canadense é simplificada e pode ser feita sem sair de casa, através de um despachante autorizado. Pedidos de vistos temporários são emitidos em menos de 1 semana pelo Consulado Canadense - período bem mais curto em relação a pedidos de vistos para Austrália, Inglaterra e Estados Unidos, que chegam a demorar cerca de 2 meses para serem emitidos. 

O FESTURIS 

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 26º Festuris se realiza de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 

O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015  

Líder absoluta do segmento, a revista Viagem e Turismo promove anualmente o prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, um verdadeiro Oscar do turismo que prestigia os melhores destinos, empresas e serviços do Brasil e do mundo. A 14ª edição, que acontece em 25 de setembro em São Paulo, marca a consolidação da parceria com o Guia 4 Rodas, já que este será o segundo ano consecutivo em que as duas publicações dividem a entrega dos prêmios. Como aconteceu no ano passado, em 2014 a escolha dos vencedores ficará por conta do público e de júris formados por integrantes das redações do Guia Quatro Rodas e da Viagem e Turismo, além dos diversos correspondentes internacionais da revista, consultores e especialistas convidados. As grandes novidades desta edição são as categorias “Inovação” e “Hostel do Ano”. A festa de divulgação e confraternização dos escolhidos será realizada no prédio da Editora Abril, na Marginal Pinheiros, zona oeste de São Paulo, no dia 25 de setembro. Além do anúncio na festa no dia 25 de setembro, os vencedores também serão divulgados no portal viajeaqui (www.viajeaqui.com.br) e na edição de outubro da Viagem e Turismo.  

Parques da Itália

Abruzzo, onde a natureza é rainha

Riscar alguns locais do mapa só porque eles são os “mais visitados” está cada vez mais fora de moda – e, cá entre nós, ainda mais na Itália onde existem 20 regiões para descobrir. Muito além de Roma e Vaticano, Abruzzo, também na parte central, é um destino e tanto para quem procura contato com a natureza. Escondida entre Marche e Molise, a região verde da Europa é uma das poucas que podem se gabar quando o assunto é diversidade de ambientes naturais. E o motivo? 30% do território são protegidos por leis de tutela ambiental como em nenhum país europeu, além de ser dona do título de melhor destino de parques naturais para os italianos.

Parque Nacional do Gran Sasso e Monti Della Laga

Um número que impressiona: 150.000 hectares. Um dos maiores parques naturais da Itália está entre dois grupos montanhosos, o Gran Sasso e Monti Della Laga, caracterizados por fenômenos erosivos, como infiltrações de águas e formações de grutas. O cume mais alto dos Apeninos, o Corno Grande, com seus 2.912 metros de altura, é um passeio indicado para os corajosos. A estação de esqui Prati di Tivo é o ponto de partida, e passa por Pietracamela, que também merece uma visita. 


Parque Nacional do Gran Sasso e Monti Della Laga

Quando se chega ao topo, a vista é semelhante às paisagens do Tibet no ocidente, um imenso planalto árido sobre o qual prospectam os altos cumes da cadeia de Gran Sasso.

Parque Nacional de Abruzzo, Lazio e Molise

Parque Nacional de Abruzzo

Os 90 anos de proteção ambiental pouparam este local da caça e da invasão de construtoras imobiliárias. O resultado que se vê hoje é um ambiente puro e repleto de bosques entre os quais aparecem os cumes dos montes Petrosos e Marsicano. No roteiro, inclua Pescasseroli, localizado no centro do parque; Barrea, com seu belo lago artificial; e Civitella Alfedena e Opi, com sua fauna ainda preservada de animais como o lobo, a camurça e o lince. Aproveite também para passar em Loreto Aprutino, especialmente no mês de janeiro, quando acontece o festival São Antonio Abate. Lá, é possível assistir ao desfile de bonecas, fantoches de papel machê, que dançam ao ritmo das canções populares.

Parque Nacional da Majella  


São 74 mil hectares divididos nas províncias de Pescara, Chieti e L’Aquila. Com mais de 30 cumes que podem superar dois mil metros de altura, o parque é famoso pela rica flora e fauna: mais de 1.700 variedades entre flores e plantas que representam um terço da flora italiana; já a fauna possui espécies como a lontra, o lobo, a camurça do Abruzzo e, em grave risco de extinção, o urso marsicano. 


A Gruta do Cavallone, por sua vez, é o grande destaque. Ela se abre a 1.470 metros sobre a montanha, e é acessível através de trilhas, para os aventureiros, ou de bondinhos, para quem quer apreciar o passeio com conforto.Temporada de outono De setembro a dezembro, a temporada de outono em Abruzzo acentua ainda mais este encontro com o verde. O leque de cores é variado, com destaque para os tons de amarelo, que podem ser vistos especialmente nos parques nacionais, regional e diversas áreas e reservas naturais. 

Sobre a ENIT

Fundada em São Paulo, desde 2000, a ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo tem como objetivo promover destinos turísticos da Itália no exterior, além de disseminar aspectos culturais, históricos e artísticos do país. Criada em 1919, a ENIT conta atualmente com 26 escritórios distribuídos pelo mundo, oferecendo apoio especializado para turistas, agências e operadoras de turismo.

Canal do Panamá completa 100 anos em 15 de agosto

Quando o Canal do Panamá foi aberto para as embarcações de todo o mundo, em 1914, a construção foi saudada como uma das maravilhas da engenharia. No próximo dia 15 de agosto esta grande obra completa 100 anos e ainda é considerada uma parada obrigatória para os turistas que visitam o país. O Canal pode ser visto como um monumento à força de vontade do homem, que vislumbrou e construiu um caminho artificial entre o Atlântico e o Pacífico. É possível visitá-lo de carro, ônibus, a pé ou em “mini-cruzeiros” de um dia. Durante o percurso, os turistas observam o itinerário dos navios através das eclusas e podem apreciar também a paisagem. O pôr-do-sol é um convite para a happy hour nos bares espalhados ao longo do trajeto, ou até mesmo para um jantar as margens do Canal, no Restaurante e Bar Miraflores, que oferece uma excelente variedade de frutos do mar à la carte e cozinha “fusion”, com vista panorâmica aos avanços da ampliação do Canal de Panamá. O Centro de Visitantes de Miraflores é o ponto de partida para conhecer a história do Canal e ter uma vista panorâmica da região e suas belas paisagens. No meio do Canal, no lago Gátun, uma atração a ser visitada é a ilha Barro Colorado. 


Durante as festividades de 100 anos do Canal, deve ser finalizado o projeto de ampliação do mesmo, com a construção de uma nova hidrovia, que permitirá a passagem de navios muito maiores que os atuais. Será criado um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, para ser operado simultaneamente junto às comportas atuais. Cada conjunto ascenderá do nível do mar até o Lago Gatún em apenas uma passagem, em oposição à situação atual, onde há uma passagem em duas etapas, Miraflores/Pedro Miguel.

Curiosidades 

• O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914; (hoje está em obras para ampliação)
• Estados Unidos e China são seus principais usuários;
• O canal foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo;
• Os Estados Unidos usaram o canal durante a Segunda Guerra Mundial para revitalizar sua frota militar devastada no Pacífico, após o ataque a Pearl Harbour em 7 de dezembro de 194.

42ª ABAV Expo oferece caravanas 

Mais de 43 cidades do interior paulista integrarão os roteiros das caravanas rodoviárias com destino à 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Para facilitar a participação dos agentes de viagens, a ABAV Nacional, em parceria com a Aviesp, está organizando caravanas gratuitas bate-volta para as cidades mais próximas da capital. Já para os agentes que residem em cidades como Franca, Ribeirão Preto e Presidente Prudente, por exemplo, cuja distância a ser percorrida até a capital é maior, a ABAV disponibiliza caravanas com um pernoite mediante o pagamento de uma taxa de R$ 110. Além do traslado até São Paulo, os benefícios incluem transporte até o Pavilhão de Exposições do Anhembi e de volta à cidade de origem e uma diária em apartamento duplo. O hotel será confirmado pela ABAV Nacional, por e-mail, até sete dias antes do início do evento. Independentemente da opção escolhida, todos os participantes poderão usufruir de assistência viagem oferecida pela Travel Ace e serão acompanhados por um guia. As inscrições para integrar as caravanas podem ser efetuadas pelo site oficial do evento e serão encerradas no dia 12 de setembro.  

Ministro do Turismo em João Pessoa

Ministro e sua comitiva em visita ao Centro de Convenções

O ministro do Turismo (MTur), Vinicius Lages, fez uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa na tarde desta sexta-feira (8). Ele foi acompanhado pelos secretários estaduais da Infraestrutura, João Azevedo, Turismo e Desenvolvimento (SETDE), Renato Feliciano, e da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Na ocasião, o secretário João Azevedo pediu ao ministro a liberação da contrapartida do Governo Federal no valor de R$ 50 milhões para a conclusão das obras do centro de convenções até dezembro deste ano. Azevedo explicou que foi importante a visita do ministro as dependências do Centro de Convenções. “Ele viu a magnitude da obra e a importância do equipamento para a implementação do nosso turismo de evento. Mostramos à ele, que só depende do Ministério do Turismo a liberação dos recursos, pois a Caixa Econômica Federal autoriza o repasse dos recursos após medição do andamento da obra e isso é um tanto demorado”,  disse. O investimento feito pelo Tesouro estadual no equipamento aproxima-se dos R$ 144 milhões. João Azevedo informou que a contrapartida do governo federal é de um total de R$ 98,2 milhões. Vinicius Lages afirmou que vai fazer todo esforço para atender a demanda do governo da Paraíba. “Sei da importância desse Centro de Convenções para a captação de eventos corporativos, terminando com a dependência do turismo de lazer. Acompanhamos de perto a repercussão da RoboCup e acredito que na próxima semana  deveremos ter novidades sobre esse assunto”, prometeu.

Hotéis da PBTur

Outro assunto discutido com o ministro do Turismo foi a privatização dos hotéis de propriedade da PBTur. A presidente do órgão, Ruth Avelino, e o assessor jurídico, Felipe Crisanto, informaram ao ministro que depende do MTur a aprovação da transferência dos hotéis Bruxaxá, em Areia, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), e o de Monteiro para o  Tribunal Regional Federal da 5ª Região. “Ele está a par do assunto e prometeu dar andamento ao processo. Explicamos que em Areia será instalada uma escola de hotelaria e gastronomia, o que vai gerar uma demanda turística na região”, declarou Ruth Avelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário