segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



PISTA DE POUSO
Enquanto o nosso governador Raimundo Colombo enrola com o aeroporto de Jaguaruna e Correia Pinto, a ampliação da nossa pista de pouso internacional  Hercílio Luz terá atraso mínimo de dois anos. Em reunião na FIESC, o cabide de empregos da Infraero afirmou que irá substituir empresa executora da obra. A construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, ESTAVA prevista para ser concluída este ano, todavia não não estará pronta antes do fim de 2016. A estimativa é do próprio superintendente Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, que participou da reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
De acordo com Souza, a estatal finalmente fará a rescisão do contrato assinado com o Consórcio Espaço Aberto. O motivo é a lentidão na execução da obra, que, desde a sua assinatura, em 2012, teve apenas 7% dos trabalhos concluídos. A empresa que ficou em segundo lugar na concorrência deve ser convidada para assumir a execução. Após a assinatura do contrato, ainda sem data definida, a nova empresa terá 18 meses para concluir o serviço.
NOVO RISCO
No entanto, na opinião do presidente da câmara e vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, este encaminhamento pode não resolver a questão. "Corremos o risco de que a nova empresa, a ser contratada, tenha as mesmas dificuldades da primeira. Então, é importante que se faça um regime diferenciado de contratação, para que tenhamos uma conclusão mais rápida e com a qualidade desejada pela sociedade catarinense", afirmou. Evidentemente que pela gigantesca incompetência, os representantes da construtora Espaço Aberto, presentes na reunião, não quiseram se manifestar. Vale informar ainda que a ampliação da pista para a recepção de aviões maiores, reivindicada por empresas que operam no local, não está nos planos da estatal. Souza afirmou que ela será estudada, mas que não há previsão de prazo para início dos trabalhos.
EDUCANTUR
Educando através do turismo, é uma grande inovação para o turismo e para a educação e que representa uma revolução para Santa Catarina, foi lançado no Resort Il Campanário, em Jurerê Internacional, com a presença da Presidente da ABAV-SC, Ely silveira e da Secretária de Turismo de Florianíopolis Maria Claudia Evangelista. O objetivo do EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará aprendizagem e diversão. Os pacotes EDUCANTUR consistem em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem atividades pedagógicas de fixação do conteúdo escolar conduzidas por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos vão optar por um destino memorável, onde amigos vão viver experiências que vão acompanhá-los pelo resto de suas vidas, com seus colegas. Os pedagogos irão eleger um nos conteúdos EDUCANTUR para o destino e a escola receberá todo o material pedagógico relacionando o destino para o qual viajarão e as atividades pedagógicas que vivenciarão com a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que utilizem em sala de aula. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimento, os estudantes participarão de atividades práticas com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR.
Jantar no Il Campanário - Clique na imagem para ampliá-la
São geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo que mostrarão aos alunos como aquilo que aprenderam acontece na vida real! "Queremos levar o EDUCANTUR a diversos destinos turísticos em Santa Catarina, porém nesta primeira etapa iremos selecionar três destinos para iniciarmos o projeto, Florianópolis, Balneário Camboriú e Fraiburgo. Estes serão os destinos a serem desenvolvidos já a partir de 2015" afirma Ely Silveira, autora do projeto. "O valor arrecadado nesta campanha será utilizado para desenvolver Roteiros e Conteúdos Pedagógicos para 3 destinos pré selecionados. Este é o nosso compromisso". A campanha precisa arrecadar R$ 74.950 para desenvolver os conteúdos pedagógicos e capacitar os operadores turísticos das principais cidades brasileiras para os 3 destinos selecionados. No entanto, caso ultrapassado este valor, serão selecionados mais destinos para serem desenvolvidos, e QUEM VAI ESCOLHER O DESTINO É VOCÊ! A cada R$ 15.000,00 em que ultrapassarmos nossa meta, um destino será escolhido por votação entre os doadores do projeto. Cada voto tem o peso do valor doado.
REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO
A regionalização do turismo, desenvolvendo o turismo nacional no interior do Brasil é um dos grandes desafios do trade turístico atualmente. A infra-estrutura turística, composta por hotéis, trasportes, atrações turísticas, dentre outros, costuma ser sobrecarregada nas temporadas turísticas, que tendem a coincidir com as férias escolares. Fora das altas temporadas, o trade turístico encontra dificuldades severas para manter a suas operações com qualidade, manter empregos e a viabilidade dos estabelecimentos. O EDUCANTUR pretende prover o fluxo de grupos de estudantes exatamente nos períodos de aula, ou seja, nas baixas temporadas, quando eles são mais necessários. "Pretendemos assim combater os efeitos da sazonalidade no turismo e incentivar a regionalização dos destinos. Nosso objetivo é atender a todos os estudantes!" afima Ely silveira. 
"Sabemos que muitos não podem arcar com os custos de uma viagem e nunca teriam acesso ao que estamos fazendo. Por esse motivo, criamos um modelo sustentável onde a própria operação turística financia o serviço para quem não pode pagar. Assim, todos os fornecedores do EDUCANTUR sejam eles hotéis, transportadores rodoviários ou atrações turísticas, precisam concordar em disponibilizar gratuitamente seus serviços a um grupo de alunos da rede pública de Santa Cataria a cada 10 grupos pagantes recebidos através do Educantur. Desta forma os estudantes da rede pública terão acesso aos mesmos materiais pedagógicos, passeios e hotéis que todos os estudantes que participam da experiência EDUCANTUR utilizam," conclui. 
RECOMPENSAS
Cabe ainda informar que as Recompensas com FAMTOURS incluem alimentação dentro das regras de cada fornecedor, hospedagem e translados a partir de Florianópolis. Trasporte aéreo a partir de SP em vôos determinados pelo projeto Educantur serão analisados de acordo com a origem do doador, sem permutação por outras origens.PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA É SÓ CLICAR AQUI.
GERENTE GERAL
Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa ganha novo reforço. Trata-se do amigo Humberto Santos Cordeiro como novo gerente geral do empreendimento. Cordeiro possui mais de 30 anos de experiência no Brasil e Exterior, tendo atuado como executivo no St. Regis Hotel (Sheraton Luxury Collection), e como administrador da renomada Mansão Versace, ambos em Nova York (Estados Unidos). “Acreditamos que com a experiência que Cordeiro adquiriu pelas suas passagens em consagrados empreendimentos hoteleiros mundiais irão contribuir significativamente para que o Infinity Blue possa elevar ainda mais o padrão e ganhe mais destaque no cenário nacional e internacional”, afirma Alberto Cestrone.
76ª FESTA DAS FLORES
Clique na imagem para ampliá-la
Até o dia 25 de setembro, estão abertas as inscrições para o Concurso de Jardins, da 76a Festa das Flores de Joinville. A tradicional competição elegerá os mais belos jardins, em cinco diferentes categorias: residencial urbano, residencial rural, jardim escolar, jardim empresarial e parceria verde. Os quesitos avaliados serão hamornia, ornamentação, manutenção, motivação e recursos utilizados. A avaliação dos jardins inscritos será realizada pela comissão julgadora, no período de 15 a 31 de outubro. Já a premiação acontecerá no dia 15 de novembro, durante a programação da 76a Festa das Flores, no Complexo Expoville. O regulamento completo e o formulário para inscrição gratuita no Concurso de Jardins estão disponíveis no site www.festadasflores.com.br.

PORTO BELO & PITARUBA
Uma comitiva do município de Porto Belo esteve em Piratuba para uma visita visita técnica a qual faz parte do projeto de revitalização turística da cidade, que fica em nossa Costa Esmeralda. O objetivo dos visitantes é buscar exemplos e experiências bem sucedidas no turismo. De Porto belo vieram comerciantes, empresários, hoteleiros, vereadores, artesãos, o prefeito e servidores municipais, onde conheceram a estrutura de hospedagem, o comércio, o Parque Termal, outros atrativos turísticos e o Centro de Eventos. Dados referentes ao turismo e o desenvolvimento local também foram abordados. “Piratuba se destaca no turismo, o trabalho desenvolvido aqui é realmente um exemplo. Nosso objetivo foi conhecer o processo de desenvolvimento do município, extrair informações, conhecer as estruturas, trocar experiências e levar experiência para Porto Belo”, explica o consultor do SEBRAE, Sérgio Monteiro, que coordenou a visita técnica.
Porto Belo, que é a capital catarinense dos Navios Transatlânticos e conhecida pelas praias, conta com 17 mil habitantes. De acordo com dados da Prefeitura, o município recebe cerca de 500 mil turistas todos os anos. “Estamos trabalhando para reestruturar nosso turismo e Piratuba é um bom exemplo. Percebemos que aqui existem alguns diferenciais. Além do Parque de Águas Termais e outras opções, o município tem este Centro de Eventos que também traz visitantes e movimenta a cidade”, observa o prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro. “Vejo que é necessário envolver a iniciativa privada, o trabalho em conjunto faz a diferença, um exemplo é a Associação dos Hotéis aqui que funciona bem. Não se pode esperar que tudo parta do setor público, é preciso parcerias”, avalia Guerreiro.
VILA DO FAROL
Clique na imagem para ampliá-la
A Pousada Vila do Farol, em Bombinhas-SC, capitaneado pela Priscilla Aguiar, sempre fecha suas portas por algumas semanas antes das férias de Julho para reformas e inovações constantes, a fim de melhor atender turistas e hóspedes costumeiros que desejam estar bem instalados em nossa Costa Esmeralda. Vim conferir e sempre me surpreendo com o zelo que o Vila se prepara para estar sempre a frente. Sua arquitetura foi inspirada na arquitetura mediterrânea, com uma conjunção de cores fortes, que se harmonizam junto ao belo mar de Bombinhas.

Por lá o ator e cineasta Werner Schunemann: "Entre um set e outro de filmagens e gravações, é neste cenário que eu descanso e valorizo a felicidade da minha minha família. Para nós, a Vila do Farol é única".Afirma com orgulho.  Clique na imagem para ampliá-la
É uma verdadeira obra de arte, com o farol estilizado, numa criação de rara sensibilidade do renomado artista plástico Antônio Mir, e embora tenha sido inaugurada no final de 2000, já se caracteriza como um dos cartões postais de Bombinhas. Além da arquitetura peculiar a Pousada Vila do Farol oferece uma estrutura de qualidade, com o que há de mais moderno na indústria hoteleira e uma equipe de profissionais preparados para prestar um serviço personalizado e de qualidade. Recomendada por todas as principais publicações sobre o Turismo no Brasil, a Pousada Vila do Farol foi considerada pela Revista Viagem e Turismo Especial como ideal para famílias e apontada desde o ano 2000 pelo Guia 4 Rodas como a mais confortável de Bombinhas. E eu afirmo ser a mais pura verdade. 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
Junto ao inconfundível som de uma Harley Davidson, escuta-se a locução: “Welcome to the Harley Motor Show!”. É assim que começa essa inesquecível experiência ao se acessar o Bar / Museu pelo elevador panorâmico do prédio. O Harley Motor Show estará no Festival JPA!

GESTOUR BRASIL
A Gestour Brasil, empresa que lançou em abril deste ano a plataforma digital de última geração voltada para o segmento de turismo (www.gestour.com.br), foi enquadrada no edital no edital do SEBRAETEC, programa do SEBRAE-PR, que apoia e incentiva iniciativas inovadoras na área de tecnologia, oferecendo subsídios em serviços para o seu desenvolvimento. Após passar por duas seleções, a primeira técnica, onde foram disponibilizadas todas as informações de desenvolvimento e aplicação da plataforma, e a segunda, uma entrevista junto a uma banca técnica examinadora, o e-marketplace da Gestour Brasil foi considerado merecedor do benefício e assina hoje (29) a contratação na sede do SEBRAE-PR.
SERVIÇOS TECNOLÓGICOS
O E-marketplace Gestour Brasil reúne em uma só plataforma toda a oferta de serviços tecnológicos para a cadeia econômica do turismo: meios de hospedagem e de transporte, operadoras, agências de viagens e demais interessados no processo de comercialização. Consiste em um novo conceito de gestão, promoção, distribuição e comercialização integrada de produtos e serviços nacionais para brasileiros e estrangeiros através da internet.
NOVAS ESCULTURAS
O Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) acaba de receber oito novas esculturas em homenagem a cultura do Estado e aos pernambucanos. As obras foram confeccionadas por escultores de Fazenda Nova, no Município de Brejo da Madre de Deus, e fazem parte do projeto "Parque das Esculturas". A exposição permanente fica na área externa do Cecon, na Agamenon Magalhães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário