quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


DANÇA DE SALÃO 
 
 
Santa Catarina ganhará mais um evento nacional dedicado à dança neste ano. A primeira edição do Salão Arena – Congresso de Dança de Salão de Florianópolis reunirá participantes de vários estados dias 13 e 14 de setembro para uma agenda de workshops, apresentações, aulão, bailes e concurso. As atividades ocorrerão da manhã à noite, alternando-se em diferentes endereços da cidade. A novidade proporcionará ainda um encontro raro, e inédito na capital catarinense: Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Jomar Mesquita, três grandes referenciais da dança de salão brasileira na atualidade, integrarão a equipe de 15 professores que ministrarão aulas de técnicas e ritmos diversos no Lira Tênis Clube. Os alunos serão divididos em turmas específicas para profissionais, praticantes e os que nunca dançaram. É lá também que será realizado o Arena Open, um desafio-surpresa, seguido do baile de encerramento.
 
 
O inusitado da programação fica por conta do Baile Arena, que levará o público a interagir com os dançarinos no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Um baile com a apresentação de atrações convidadas, onde todos vão ao palco e ninguém fica na plateia. Já na Cenarium Escola de Dança, DJs animarão o After Arena, a festa de confraternização que vai até a madrugada.
A venda de pacotes completos está no segundo lote e os valores variam de acordo com a categoria da turma, podendo o pagamento ser parcelado pelo sistema PagSeguro. Incluem workshops, camiseta oficial do evento e ingressos para o Baile Arena, Arena Open e After Arena. É possível comprar um pacote somente com entradas dos bailes ou ainda adquiri-las individualmente, como também matricular-se em aulas avulsas.
 
 
O diferencial deste congresso começa pelo Baile Arena, quando dançarinos e plateia estarão ocupando o mesmo espaço do teatro. A intenção é substituir a distância e a visão frontal limitada pelo palco italiano pela proximidade e interação oferecidas pelo palco do tipo arena, reproduzindo o ambiente de um grande salão de baile, com mesas, cadeiras e pista de dança. “Comecei a imaginar como poderia fazer o público ter maior contato com o palco e como seria a dança de salão encarar o palco de outra maneira. Parece simples, mas não é. São outros limites, outras referências, novas expectativas”, explica a professora e coreógrafa Aline Menezes, criadora do projeto.
 
 
A ideia de misturar no tablado do teatro quem apresenta e quem assiste a um espetáculo de dança de salão vem sendo maturada há dois anos. Em 2013, foi feita a primeira experiência no Teatro Governador Pedro Ivo, servindo como piloto para ser inserido no Salão Arena. Durante os workshops, ao contrário, a divisão dos alunos por nível de desenvoltura é bastante evidente. A aulas com duração de 60 a 90 minutos serão direcionadas separadamente aos profissionais de palco e de ensino, aos que já conhecem e querem se aprimorar na dança de salão e aos iniciantes. Mais informações www.salaoarena.com.br. 
 
 
FESTIVAL DE CINEMA ATUANTE
 
Com a exibição dos curta-metragens "É pra copiar?", “Elos”, “O que você faria?” e “Le Rêve”, Florianópolis recebe o Festival de Cinema Atuante nesta próxima exta-feira (5), às 20h. O evento, realizado em quatro cidades do Estado, tem o objetivo de estimular a cultura cinematográfica em Santa Catarina e criar uma nova possibilidade para atores executarem sua arte e terem um contato direto com a prática do cinema. O festival é realizado em quatro cidades de Santa Catarina e Florianópolis é a terceira a receber. No dia 12 de agosto, mais de 100 pessoas apreciaram o evento no Galpão de Teatro Ajote, em Joinville. 
 
 
No dia 23, foi a vez da cidade de Blumenau sediar o festival, na Ballroom Centro de Danças. Depois de Florianópolis, a cidade de Balneário Camboriú será a contemplada. O festival é composto por quatro curtas-metragens gravados com atores da JP talentos.  Nos filmes, são abordados assuntos variados, mas com a temática motivacional, o que, segundo o preparador de atores Jeam Pierre Kuhl, tem o objetivo de levar ao público uma mensagem otimista e de reflexão sobre comportamentos e vivências.
 
 
TRABALHO & FORMAÇÃO
 
Todos os curta-metragens exibidos têm a direção do preparador de atores e consultor artístico Jeam Pierre Kuhl, que também está fechando turma para o curso de interpretação para TV, cinema e teatro, que será realizado aos sábados. O curso tem duração de um ano e habilita os futuros atores para retirar o registro profissional. A idade mínima para participar da formação é de 15 anos. As inscrições estão disponíveis no site www.jptalentos.com.br.
 
O MUNDO NA ABAV
 
 
Faltando pouco mais de 20 dias para o início da 42ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo, que acontece de 24 a 28 de setembro, o evento já conta com a presença de um público originário de 640 cidades de todo o mundo. O universo de inscritos inclui participantes de diferentes nacionalidades – com destaque para a presença de visitantes de países como, por exemplo, o Sudão.
 
 
“A participação de visitantes profissionais dos cinco continentes ressalta a condição de referência internacional conquistada pelo evento e ratifica a Abav Expo como cenário ideal para a concretização de negócios e interação com o mercado turístico brasileiro”, comemora o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo. Em âmbito nacional, todos os estados brasileiros estarão representados. “No total, participantes de 433 municípios já efetuaram sua inscrição. A tendência é de que este número cresça expressivamente até a véspera do evento”, revela o dirigente da entidade.

PRESIDENCIÁVEIS NA 42ª ABAV EXPO

Sob o tema “O futuro do Turismo no Brasil: Visões da OMT, do Ministério do Turismo e dos candidatos à Presidência da República”, a segunda plenária do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens está agendada para o dia 25 de setembro, das 10h30 às 12h. O debate já tem confirmada a presença de Márcio Favilla Lucca de Paula, diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT), e do ministro do Turismo, Vinicius Lages. A mediação caberá ao presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. 
TENDÊNCIAS DO SETOR
 
Na oportunidade, os participantes vão discorrer sobre as tendências do setor e seus reflexos no mercado turístico brasileiro. A dez dias das eleições presidenciais, a plenária também contará com a participação dos três principais candidatos à Presidência da República ou seus representantes, tendo como objetivo oferecer o espaço necessário para que exponham suas propostas relacionadas ao setor, caso sejam eleitos. Apresentados em ordem alfabética, cada debatedor terá 15 minutos para sua explanação.  Ao final, o moderador formulará algumas perguntas relacionadas com os principais anseios do setor, encaminhadas antecipadamente após confirmação de presença. A visita à feira, no encerramento, é facultativa.  


Márcio Favilla Lucca de Paula, da OMT, apresentará dados globais, expectativas para a indústria de viagens e possíveis impactos na economia nacional. Já Vinícius Lages abordará o Plano Nacional de Turismo (2015-2020). Entre outros itens, o ministro apresentará os programas e objetivos a serem alcançados; as estratégias para incrementar a geração de divisas e a chegada de turistas estrangeiros; formas para melhorar a qualidade e incrementar a competitividade do turismo brasileiro; e planos do turismo nacional em relação aos megaeventos.  O 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens será promovido entre os dias 24 e 26 de setembro, inteiramente dedicado ao trade de turismo, de forma a possibilitar a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens.
 
 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
 
 
O profissional do turismo já pode se inscrever, por meio do site oficial do evento (http://www.festivalturismojoaopessoa.com.br/), para participar da quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes, marcado para os dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções de João Pessoa.
 
 
ARTESANATOS QUILOMBOLAS
 
O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae.
 
 
As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. O texto da reportagem indica quatro passeios para os turistas que visitarem o litoral entre João Pessoa, Conde e Pitimbu: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi por retratarem a diversidade do litoral paraibano. A Quinzena Cultural é realizada em Pitimbu, sempre no segundo sábado de cada mês. 
 
 
De acordo com o texto, o evento tem por objetivo resgatar e valorizar os saberes da população local. É a oportunidade para artistas e grupos folclóricos (artesão expõem e vendem seus trabalhos em barraquinhas). A reportagem cita o exemplo de Daurenice Pereira dos Santos, ou dona Nice como ela é conhecida. A paraibana que vive em Tambaba, no Conde, participou de oficinas e recebeu consultoria do projeto Talentos do Brasil Rural. “Depois de entrar no projeto, dona Nice viu a renda familiar subir de menos de um salário mínimo para cerca de R$ 2 mil. As frutas e produtos do Sítio Pontes, antes vendidos na feira ou para atravessadores, atualmente integram as mesas de restaurantes badalados.
 

CONGRESSO DE ENOTURISMO
 
Entre os dias 8 a 10 de outubro acontece o o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo da Serra Gaúcha. As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o site www.congressoenotour.com.br, no menu “Inscrições”. O investimento é diferenciado para estudantes, profissionais e grupos. Com o tema “O Composto da Oferta Enoturística”, a programação, que envolve as cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, contempla uma série de palestras e visitas guiadas a roteiros enoturísticos.


O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo. O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Bento Convention Bureau e Associação de Turismo da Serra Nordeste. O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.
ITINERANTE

De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, e visa a discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios. 


Nesta edição, pensando na comodidade dos congressistas, o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo apresenta inovações. Uma delas é o site, disponível em Português e Espanhol. Mais completo, conta com diversas opções de navegação, inclusive um histórico das edições anteriores do evento. Além disso, a página permite que os inscritos realizem o pagamento online no ato da inscrição, através do sistema Pag Seguro. A edição lançou, ainda, uma página no Facebook, onde os participantes encontram informações gerais sobre o evento, palestrantes, municípios envolvidos e sobre o universo do vinho. Para conferir, acesse Facebook/CongressoLatinoAmericanodeEnoturismo.
 
TUDO AZUL
 
 
Os voos da Azul para os Estados Unidos estão liberados para decolar! A Anac aprovou o pedido da companhia para as rotas de Campinas a Fort Lauderdale, vizinha a Miami, e Orlando. os voos diários para as duas cidades terão início em dezembro e a expectativa é que a companhia inicie a venda das passagens em poucos dias. Segundo o pedido aprovado pela Anac, no dia 1º de dezembro a Azul começa a voar para Fort Lauderdale e no dia 15 de dezembro para Orlando. Ambos os voos sairão do novo terminal do aeroporto de Campinas em aviões Airbus A330-200. Além dos voos diário para Orlando (voos 8706 e 8707) e Fort Lauderdale (8704 e 8705) que terão início em dezembro, a Anac aprovou um segundo voo para a vizinha de Miami, às quartas, sextas e domingos, com início no dia 4 de janeiro. O segundo voo para Fort Lauderdale, às quartas, sextas e domingos, sairá de Campinas às 11h45, com chegada à Flórida às 20h25. No sentido oposto ele sai de Fort Lauderdale à meia noite e chega às 8h40 a Viracopos.
 
 
FEBRACHOCO

Feira Brasileira do Mercado de Chocolates, que acontece de 10 a 12 de setembro junto ao Serra Park, está trazendo o mercado do chocolate para seu encontro mais importante em Gramado, cidade onde nasceu o chocolate, criado com seu pioneiro, Jayme Prawer em 1975. Desde então o chocolate de Gramado evoluiu e tornou-se modelo de negócio como chocolate artesanal. Encontro oficial do chocolate brasileiro, a Febrachoco conta com o apoio da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados e integra o Projeto “Chocolate Premium do Brasil”, que opera para formatar o segmento Premium, contribuindo para que o país tenha o seu chocolate reconhecido como um dos melhores do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário