terça-feira, 9 de setembro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Museu do Ferro de Passar
 
 Ferros de passar de todas as épocas

Há quem diga que um museu de ferros de passar não tem graça nem valor. Como não teria valor, se este utensílio faz parte da vida doméstica desde idos tempos? E no decorrer desses tempos se desenvolveu, se modernizou e foi adaptado às tecnologias atuais, tal como, o automóvel, o moedor de café, a impressora. Eu mesma aprendi a passar roupa com ferro a brasas e não poucas vezes  queimava as mãos.  Desde réplicas de brunidores, que eram usados por povos antigos para alisar os tecidos, aos já ferros elétricos, a coleção apresenta a diversidade do utensílio durante a história da humanidade. 


“Temos itens do século XVII e XVIII”, conta. “Sempre que viajo, procuro uma nova peça”, completa o colecionador Moacir Bogo.  Ferros de passar ocos de cunha. Ferros de passar a combustível. Os primeiros ferros de passar elétricos. Esses e outras centenas de ferros, reunidos ao longo de 22 anos  estão agora sendo instalados em uma sala do piso superior da Estação da Memória, para serem apreciados pelo  público. “São cerca de mil itens e talvez seja o único museu do gênero existente aberto a visitas”, disse o colecionador.

Meliá Hotels International

A Companhia aprofunda suas alianças com sócios e investidores regionais através de contratos de gestão, colocando o valor de suas marcas e sua excelência na gestão e comercialização hoteleira. Os hotéis Innside estão em rápida expansão tanto nos mercados tradicionais como emergentes, com uma crescente demanda de viajantes urbanos, práticos, porém exigentes e sofisticados. A Meliá Hotels International anuncia mais um importante projeto de expansão na América Latina, com a assinatura de um novo acordo para o desenvolvimento e operação de cinco hotéis de sua marca Innside by Meliá, desta vez na Venezuela.

AVIESP na ABAV Expo
Os agentes de viagens associados à AVIESP terão caravanas rodoviárias e hospedagem gratuitas para conferir as novidades da ABAV Expo, que será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O benefício ainda inclui cobertura da Travel Ace. No total, 11 caravanas atenderão nove regiões do interior do Estado, considerando que Santos e Campinas têm duas opções de saídas. As inscrições para os interessados em integrar as caravanas são para maiores de 18 anos e devem ser efetuadas no link http://www.abavexpo.com.br/visitante/inscricao-profissional-do-setor/. 

Mares Quilombolas 

O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae. As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. 

CHA amplia sua rede

Hotel Porto de Paz

A CHA rede de hotéis associados amplia sua rede de hotéis para operação, com a inclusão do Hotel Porto de Paz, na praia do Iguaçu. É um hotel agradável, de frente para a praia e um dos seus atrativos Principais é o bufê de café da manhã. Os demais hotéis da rede são O Bandeirantes da Barra em Barra Velha, Holz Hotel e Trocadero em Joinville, Dom Capudi em Bombinhas, Hotel Piçarras em Piçarras e Apart Uberaba em Uberaba (MG).

Rio Lindo

O Cristo Redentor ícone do Rio de Janeiro

Filme traz para as telas o melhor do turismo do Rio de Janeiro. O Estado Ganhou um forte aliado para reforçar, ainda mais, o carisma da cidade junto aos turistas. Estreia nos cinemas na semana que vem o filme “Rio, eu te amo”. A produção inclui histórias de amor — à cidade ou a pessoas — que têm como cenário o Rio. O filme mostra o Rio de Janeiro como cidade que permite muitas histórias de amor, que podem acontecer no sol, na chuva, dentro e fora de ambientes, segundo Leonardo Barros, um dos produtores do filme. 

Experiência, Turista “Mendigo”?  

Empresas que oferecem passeios a turistas estão propondo um programa diferente em Praga, na República Tcheca. A ideia é abandonar as roupas limpas para dormir na rua por uma noite. Sem os objetos pessoais e vestindo “roupas de mendigo”, o visitante precisa encontrar lugar para dormir, comida e algum dinheiro. Ele é acompanhado por um dos guias da empresa (todos moram ou moraram na rua por algum período).Os passeios vão a pontos fora do circuito turístico tradicional: vielas, pontes, becos de prostituição, bairros degradados e refeitórios populares são alguns exemplos. Alguns deles até passam por marcos conhecidos e tradicionais, mas o foco é sempre no mundo dos moradores de rua daquela cidade.Para os voluntários que atuam no programa, o trabalho de guia faz bem aos moradores de rua. “Acreditamos que eles são encorajados a reconstruir suas vidas e a conquistar um senso de independência que não tinham antes”, diz.

Embratur realiza roadshows 

A Embratur, em parceria com operadoras da  Alemanha, Estados Unidos e França, vai realizar roadshows durante o mês de setembro, para promover rodadas de negócios e apresentações do destino Brasil nestes países, com o objetivo de criar oportunidades de mercado. A Alemanha receberá duas ações: o primeiro, FTI Touristik, acontece entre os dias 1º e 5 de setembro nas cidades de Hamburg, Berlim, Leipzig, Wurzburg e Munique. 


Nova prefeitura  (Rathaus) de Leipzig o segundo Roadshow, em parceria com a operadora Thomas Cook, ocorre entre os dias 3 e 19 de setembro. A FTI Touristik é considerada a quarta maior operadora de turismo da Alemanha. Especializada em viagens de grupos de média e longa distância, a empresa trabalha com o destino Brasil desde 2007. Cerca de 400 agentes participam das atividades. Os Estados Unidos receberão o Roadshow APF, de 3 a 9 de setembro, nas cidades de São Francisco, São José e Los Angeles. 

São Francisco, Estados Unidos 


Além disso, Chicago, Los Angeles e Nova York receberão, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, o Roadshow Luxo, que será promovido em parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA). Na França, a ação cooperada Circuit Brésil, entre Embratur e Carrefour Voyages, acontece entre os dias 3 e 22 de setembro, nas cidades de Envry, Rennes, Agers, Vitrolles, Mérignac, Montpellier, Toulon, Besançon e Isle Albeau. A previsão é de que 440 agentes de viagem participem dos eventos. 

Índice de Ocupação da Hotelaria 

A ocupação dos hotéis de Joinville durante o mês de agosto foi de 67,79%. E a permanência média, de 2,44 dias. Para a Feira de Metalurgia, que 
Ocorrerá na Expoville de 16 a 19 de setembro, a previsão é de 81,86% de ocupação.  

"Macarronada com Arte" 

A Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (AACC), em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, realiza, no próximo sábado (13/9), das 10 às 15h30, a “Macarronada com Arte” no Capitão Space Batataria e Pizzaria. Um ótimo momento para os amantes da arte e das massas. Ingressos já estão disponíveis na secretaria da Casa da Cultura a R$ 15, para adultos, e R$ 10, para criança de 6 a 11 anos. Até cinco anos, o evento é gratuito, porém, é preciso retirar ingresso. As portas do Capitão Space já estarão abertas a partir das 9h. Neste horário, o público já poderá ter contato com as obras dos alunos do curso de desenho e pintura da Casa da Cultura. Os estudantes estarão vendendo suas produções artísticas durante o evento. A partir das 10h, os presentes poderão apreciar apresentações musicais e de dança. “É mais uma oportunidade do público conhecer o trabalho maravilhoso que temos na Casa da Cultura”, conta a coordenadora da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Carla Clauber.

Expo Internacional em São Paulo

Estande da cidade de São Paulo que terá 100 m² e será instalado entre as ruas K e J do setor nacional, na ABAV 2014 Projeto: Jus Band Montagens.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi sediará daqui a 18 dias, a 42ª edição da Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014 e a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) está com uma série de ações sendo traçadas para a realização do evento, que ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro. O estande da cidade de São Paulo que é marca registrada em todas as edições da feira, contará também com a presença do São Paulo Convention & Visitors Bureau, parceiro na promoção da cidade e em diversas ações de sucesso, além dos cooperados Indytur, Sheraton, HB Hotel, Blue Tree, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. O espaço terá 100 m² e será uma réplica de um dos cartões postais da cidade, o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Outra iniciativa da SPTuris que servirá como ponto de referência para os hosted byers, a imprensa e o público em geral, será a instalação  de uma Central de Informação Turística (CIT) na entrada da feira. No local haverá material promocional de São Paulo, mapas, guias e profissionais bilíngues que fornecerão qualquer tipo de informação relacionada ao turismo da cidade. Para a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, é extremamente importante que uma CIT marque presença na feira. “A ABAV é um evento grandioso que recebe público do mundo inteiro e essas pessoas precisam de informação sobre a cidade, para que realizem bons passeios, visitem os principais atrativos e contemplem o que São Paulo tem de melhor”, afirma. Diversos materiais de promoção da cidade serão disponibilizados para os visitantes da feira, como, mapas, os guias Fique Mais um Dia e Viva Tudo Isso e a edição especial para a ABAV do roteiro Acontece em São Paulo, no formato on line. 

As 30 cidades do comércio eletrônico 

As empresas que atuam com e-commerce no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O ticket médio atual é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos. Os números são da pesquisa “Mapa do E-commerce no Brasil”, realizada pela Conversion, maior empresa brasileira especializada em Search Engine Optimization (SEO), que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil. A cidade de São Paulo é a primeira da lista em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões em 2014 no comércio eletrônico, mais de 32% de toda a transação do Estado. O ticket médio da capital paulista é de R$ 233,51 e a taxa de conversão é de 1,23%. Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 3,8 bilhões de negócios até o fim do ano. Já o ticket médio é maior em comparação com São Paulo e atinge a cifra de R$ 320,60, e a taxa de conversão é de 1,26%. A cidade deve gerar mais de 12 milhões de pedidos em 2014. Embora a previsão de vendas para Belo Horizonte seja de R$ 2,3 bilhões (3ª do País), o ticket médio é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 305,96, e a taxa de conversão é de 1,17%. A capital mineira será responsável por mais de 7,5 milhões de pedidos pela Internet. 

Festival Gastronômico

Depois de 19 dias de saborosos menus, é hora de saber o resultado do Festival Gastronômico de Joinville – Edição Inverno 2014. E para comemorar, a CDL convidou para tomar um café na sua sede, à rua Ministro Calógeras, 867, nesta quarta-feira, 10 de setembro, à 9h. Nesta data será apresentado também o balanço do Festival Gastronômico e será feita a premiação para os melhores garçons, além de ser anunciada a nova ação da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento. 

Montanha Russa é destaque no Alpen Park


O Alpen Park, em Canela (RS), oferece diversas atrações em uma área verde com cerca de 60 mil m², e um dos destaques do empreendimento é a montanha russa Alpen Blizzard. Primeira montanha russa em aço do Rio Grande do Sul, a atração conta com um percurso de 438 metros e atinge a velocidade média de 55 km/h e altura de 15 metros. A Alpen Blizzard possui dois trens com capacidade para 12 pessoas cada um. Além de momentos de diversão e adrenalina, a montanha russa possibilita uma vista privilegiada do vale de montanhas que cerca o empreendimento. “A Alpen Blizzard chama a atenção de pessoas de todas as idades que visitam o parque. A atividade proporciona momentos de aventura em meio a uma paisagem encantadora, com uma vista única da natureza da Serra Gaúcha”, salienta o diretor do Alpen Park, Renato Fensterseifer. 

Dia das crianças em Balneário Camboriú          

Além de pacotes atrativos o Infinity Blue Resort e SPA oferece programação especial para divertir a criançada com atividades que vão desde acampamento, show de falcoaria e parque de diversão inflável. Day SPA Kids temáticos são mais opções programadas para o período do Dia da Criança, de 10 a 12 de outubro.. 

Valle Nevado 


O resort de Valle Nevado, Chile

O Valle Nevado Ski Resort - Chile, o maior resort de neve do Hemisfério Sul, está com descontos especiais para hospedagem nos apartamentos dos tipos Estúdio e Altillos nas últimas semanas da temporada, que vai até 26 de setembro. No tipo Estúdio, localizado nos condomínios residenciais, para o período mínimo de sete noites, o desconto é de 25%, enquanto para até seis noites a redução é de 20%. Já nos apartamentos Altillos do Hotel Puerta del Sol, localizados no nono andar do edifício e com uma vista magnífica das pistas, hospedam-se quatro pessoas e pagam somente três. A data máxima para check out é no dia 26/09/14. Outras informações podem ser obtidas pelo email reservas@vallenevado.com ou pelo 0800 982 1047. Consulte também seu agente de viagens ou operador turístico de preferência. O Valle Nevado está localizado cerca de 60 km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Até 2022, serão construídos dois novos edifícios residenciais por ano para que mais pessoas desfrutem da melhor neve do mundo. Ao todo, mais de US$ 150 milhões serão investidos em infraestrutura para tornar o complexo o maior da América do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário