segunda-feira, 27 de outubro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Eventos e Ideias

Na última terça-feira o Joinville Convention Bureau reuniu seus associados para mais uma edição de “Eventos e Ideias”. Os assuntos tratados foram os próximos eventos que serão realizados na Expoville: Congresso Nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de 5 a 7 de novembro, 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica, de 31 de outubro a 3 de novembro e 76ª Festa das Flores de 11 a 16 de novembro, todos na Expoville.

Seletiva de Candidatas Festa das Flores 

As quinze candidatas que disputarão a coroa da Rainha da 76ª Festa das Flores de Joinville foram escolhidas na última quarta-feira (22/10), às 19 horas, na Expoville. Durante a seletiva, as participantes passaram por entrevistas individuais e os jurados avaliaram quesitos como harmonia, beleza, elegância, desembaraço, simpatia, comunicação e articulação. O concurso da Rainha será realizado no dia 12 de novembro, às 19 horas, na Expoville, durante a programação da 76ª Festa das Flores. As 15 selecionadas são: Ana Paula Domingos, Carla Rodrigues Leite, Danielle Rodrigues,, Djani Dalfovo, Débora Maia Dias, Elaine Quelin Sierpinski, Fernanda Fontes, Júlia Maria Behling Riesenberg, Kaunay Kraus,  Mariana Ramona Welter, Milena Cristina Tomelin, Núbia Luisa Jumes, Priscila Zimmermann, Tamiris Jaqueline Beckert e Thaís Silva da Maia. Durante o reinado, Rainha e Princesas terão a missão de representar Joinville e a Festa das Flores em diversos eventos no país.

Shows e outras atrações

Além da exposição de orquídeas e das mais diversas flores e plantas, a 76ª Festa das Flores terá ampla programação artística, para toda a família. Concurso da Rainha e Princesas, Menina Flor e Flor da Melhor Idade, vão eleger as representantes do evento. Muito esperados pelo público, os shows nacionais, como o cantor Sérgio Reis, na quinta-feira, 13/11, com acesso gratuito. Na sexta-feira, 14/11 será a noite com muito samba-rock do Baile do Ben. No Palco Principal estarão reunidos os consagrados Sandra de Sá, Fernanda Abreu e Sérgio Loroza interpretando sucessos de Jorge Ben Jor e Tim Maia. A tarde de sábado, 15/11, será especial para a criançada, com a apresentação do musical Príncipes & Princesas – Uma Aventura congelante, espetáculo inspirado no sucesso “Frozen” e com a participação dos principais personagens e canções do musical. À noite, a dupla sertaneja Thaeme & Thiago. E para fechar a 76ª Festa das Flores, os “gargantas de ouro” Milionário e José Rico, no domingo, com sucessos dos mais de 40 anos da dupla. Os ingressos para os shows nacionais custarão a partir de R$ 25,00 e poderão ser adquiridos na bilheteria da Festa das Flores, no Complexo Expoville. Vale ressaltar que a quantidade de público é limitada, de acordo com a capacidade do pavilhão. Além desses shows haverá inúmeras apresentações para animar o público. Programação completa no Site:www.festadasflores.com.br. 

Encontro de Vendas CDL 

De 28 a 30 de outubro, o Centro de Treinamento da CDL Joinville realizará o 3º Encontro Regional de Vendas, Segundo Raúl Candeloro, um dos palestrantes “no fundo é o treinamento que separa os amadores dos verdadeiros profissionais”. Raúl será a atração do encerramento no dia 30 de outubro, como um presente pelo Dia do Comerciário. Ele assina mais de 15 livros sobre vendas; fundou e dirige a revista Venda Mais, a maior do segmento no País; é MBA pela Babson College, nos Estados Unidos; e atua como board member da comunidade internacional de empresários Small Giants. O 3º Encontro Regional de Vendas é realizado pelo Centro de Treinamento da CDL Joinville, com o patrocínio do Sindilojas Joinville e Região, pela Rede Imóveis Joinville, pela TWC Comunicação e pela Philuz Iluminação, com o apoio da Bokitos Doces & Salgados e do CHA Holz Hotel.

Pomerode entra no clima Jurássico

Já imaginou a tranquilidade de uma charmosa cidade catarinense ser “abafada” por rugidos de animais pré-históricos? Na cidade mais alemã do Brasil isso é possível a partir de 25 de outubro, com a abertura da exposição “O Mundo dos Dinossauros”. Serão 500 metros quadrados de exposição espalhados na Vila Encantada, um parque temático inaugurado há um ano em Pomerode, cujo tema é animais pré-históricos. Além dos sons, réplicas em tamanho real de diferentes espécies de dinossauros irão compor o clima de viagem no tempo. Crianças e adultos serão surpreendidos por exemplares raros, alguns ultrapassam 15 metros de comprimento. 

Portal de Entrada a Pomerode

“O Mundo dos Dinossauros” é a primeira experiência interativa no Brasil com esse tema e promete mexer com os sentidos e a adrenalina. Uma peça da exposição foi instalada na rotatória principal de acesso a Pomerode para atrair a atenção dos moradores e turistas. A iniciativa é da Vila Encantada em parceria com a D32 Eventos.

Rota das cervejarias o ano todo 

Outubro é sinônimo de diversão e cultura em Santa Catarina. Festas de todo tipo estão espalhadas pelo Estado que recebe visitantes de várias partes do Brasil e do exterior para conhecer eventos como a Oktoberfest em Blumenau, que resgata as tradições germânicas com música, dança, culinária e muito chope. Aliás, o Vale do Itajaí é conhecido pela produção artesanal de cerveja e atrai muita gente durante o ano inteiro para conhecer de perto a produção de diversas marcas. Não faltam atrações na chamada Rota das Cervejarias Artesanais que inclui cidades como Blumenau, Pomerode e Gaspar. Acompanhe alguns lugares que podem ser visitados: Schornstein: fundada em 2006, em Pomerode, e integra excelente restaurante de comida alemã.  A Schornstein ganhou a medalha de prata na categoria Imperial Stout no 4º South Beer Cup e o ouro com a consagrada IPA (Índia Pale Ale) no Festival Brasileiro da Cerveja de 2014. Hoje a cervejaria possui uma filial em Holambra, no interior de São Paulo, e também oferece cerveja engarrafada. Site: www.schornstein.com.br. 

Das Bier: A primeira artesanal da cidade de Gaspar abriu as portas em 2006. É um dos pontos preferidos para quem gosta de combinar lazer, tranquilidade e natureza. No Bairro Belchior, além do restaurante, a cervejaria oferece uma área especial para a diversão de toda a família, o “Schmitt Pesca e Lazer”. São 504 mil metros quadrados, 16 lagoas, sendo duas para a pesca. O espaço da cervejaria Das Bier conta com serviço de bar, pedalinhos, quiosques, estacionamento e área para ônibus e trailers. Site: www.dasbier.com.br. As duas cervejarias estão abertas a visitação.

Escola Superior de Cerveja e Malte



Inaugurada em 2014 em Blumenau, é a primeira desse setor na América Latina. Durante a Oktoberfest, oferece cursos de produção e degustação de cerveja. Mas pode ser visitada durante todo o ano. São duas opções. A visitação guiada simples é gratuita e inclui um passeio pelas dependências da escola, incluindo salas de aulas temáticas, Brewpub e Biergarten, laboratório de química, física, informática, a nano fábrica de cerveja e todo o processo de fabricação. Não necessita de agendamento prévio e ocorre de terça a sábado, das 11h às 17h. Já a visita guiada com mini-curso de degustação de cervejas inclui, além do passeio pelas dependências da escola, um mini-curso com duração de 1h. O treinamento fala sobre as principais escolas e estilos de cerveja e suas características e tradições a partir da degustação de quatro rótulos diferentes da bebida. Este curso tem custo médio de R$50 por pessoa e estará disponível com agendamento prévio através do telefone (47) 3380-5200. É realizado de terça a sexta-feira, às 15h. veja em: http://www.cervejaemalte.com.br. 

Capacitação na Hotelaria

Zeni do Amaral Rates, a consultora

O crescimento no turismo tem gerado crescente demanda por profissionais para atuar no setor. Com carga horária de 20h/aula, das 14h às 18h, e totalmente gratuito, será ministrado um curso, na sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, pela consultora e jornalista Zeni Rates, diretora da Midiatur Comunicação, Consultoria & Marketing e que já prestou assessoria ao SHRBS, Associação de Turismo Hidrotermal de SC e Sebrae/PA, além de hotéis e centros de convenções. O número de participantes é limitado. Inscrições pelo e-mail: shrbs@shrbs.org.br ou pelo fone: (48) 3224-8233.

Queda de Neve no Snowland 

Neve o ano todo em Gramado

 O primeiro parque de neve indoor das Américas, Snowland apresenta mais uma novidade aos seus visitantes. (www.snowland.com.br). O efeito acontecerá dentro de um amplo teatro que está sendo construído ao lado do castelo de gelo. No local, será apresentado o show lúdico “Flokus, em busca da neve”, com bonecos, imagens projetadas e músicas. “Todos os efeitos especiais estão sendo preparados para transportar as pessoas para uma atmosfera de magia e encantamento”, destacou o diretor executivo do Snowland, Christian Dunnwald. Dentro do teatro haverá também um cinema em 3D, onde serão transmitidos filmes que contarão a história da origem da neve. O show com queda de neve está programado para começar na segunda quinzena de novembro, e está alinhado com o conceito do Snowland, que é de criar uma relação entre pessoas de todas as faixas etárias e o ambiente nevado, com ambientes lúdicos e infraestrutura completa, oferecendo tudo o que é divertido de se fazer na neve. Inaugurado em outubro de 2013 na cidade de Gramado (RS), o Parque Snowland já se consolida como uma das principais atrações turísticas do Brasil. Saiba tudo mais sobre o Parque Snowland, acesse o site www.snowland.com.br ou entre em contato pelo do telefone (54) 3286.5007.

Hotel Mirante do Gavião 


Em foto de Thais Antunes, a surpreendente arquitetura

Com uma arquitetura diferente, o hotel Mirante do Gavião é a mais nova opção de hospedagem no Rio Negro, na Amazônia. Localizado em Novo Airão, pouco menos de 200 km da capital Manaus, o hotel se integra de forma harmoniosa com a natureza. Construído com madeira de lei em formato que lembra barcos de ponta cabeça, a belíssima estrutura não passa despercebida e atende perfeitamente a proposta de combinar arte e preservação da natureza, além de proporcionar bem-estar e alegria. O projeto foi assinado pela arquiteta espanhola Patricia O’Reilly, do escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies. O hotel foi pensado de forma sustentável, para diminuir ao máximo impactos ambientais e sociais. Além das placas de energia solar e do tratamento de efluentes, a inclusão social tem uma importância muito grande. Há acomodações adaptadas para receber hóspedes com deficiência, prezando pelo conforto, funcionalidade e segurança.

A estrutura


O hotel oferece sete acomodações, cercadas por castanheiras, tucumãzeiros e outras árvores nativas do bioma amazônico, e tem uma vista de frente para o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Elas se dividem em três categorias. A casa na árvore é perfeita para a família e grupos de amigos, tem duas acomodações privativas e um mirante exclusivo (com vista privilegiada para o pôr-do-sol), com capacidade para até 6 pessoas.

       
A categoria standard inclui três acomodações para até 3 pessoas, e a luxo, com capacidade para até 4 pessoas, oferecendo ofurô, 12 amenities especiais e uma ampla varanda. A estrutura do hotel conta com piscina com deck, mirantes, lounge com jogos de tabuleiro e televisão, redes, bar, serviços de massagem (mediante agendamento) e um restaurante, com cardápio assinado pela chef paulista Débora Shornik. Os deliciosos pratos são de gastronomia internacional e utilizam ingredientes da região. Os pacotes incluem transfer de Manaus até Novo Airão, três refeições, passeios (com taxas de entrada) e guia de turismo. É possível também contratar apenas o “day use”, em que o visitante pode utilizar as áreas de lazer (piscina, mirante, trilhas internas) durante o dia.

Opções de passeios

Existem oito opções de passeios: um city tour na cidade de Novo Airão, que pode ser feito de bicicleta e termina com o plantio de uma árvore pelo hóspede; uma caminhada na trilha Eboké em meio à floresta e visita ao viveiro dos gigantes peixes Pirarucus (que podem pesar até 200 Kg); passeio de canoa pelo Igarapé da Castanheira; e uma saída de voadeira antes do café da manhã para ver o magestoso nascer do sol. O hotel Mirante do Gavião também é muito útil para quem fizer uma expedição pelo Rio Negro com a Katerre, podendo estender alguns dias na região. 


Navio Costa Diadema


O novo mega navio Costa Diadema, da Costa Crociere, oferece aos hóspedes uma rica variedade gastronômica a bordo. Há desde restaurantes inspirados na cozinha italiana e oriental até espaços para degustação de cervejas e vinhos. A agente de viagem italiana, Carolina Miceli será a madrinha de batismo do Costa Diadema e a cerimônia acontece no próximo dia 7 de novembro em Gênova. 

Outubro Rosa nos Blue Tree Hotels 

Estimular o combate ao câncer de mama durante um mês inteiro é o objetivo do Outubro Rosa, movimento popular internacional que teve a primeira manifestação no país há cerca de dez anos, com a iluminação do Obelisco, em São Paulo. Em apoio a este projeto importante, os hotéis Blue Tree organizaram ações em favor da luta contra a doença. Um motivo especial se soma como combustível a este trabalho de conscientização. A rede hoteleira é comandada por Chieko Aoki, uma das primeiras mulheres a ocupar cargos de liderança no meio empresarial, e em seus quadros, há mais postos de trabalho ocupados por mulheres.

Salão do Automóvel

A partir de 30 de outubro, o Pavilhão de Exposições do Anhembi recebe uma das maiores feiras da cidade, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que vai até dia 9 de novembro. Com data dentro desse período, de 7 a 9/11, acontece no Autódromo de Interlagos o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, penúltima etapa do campeonato 2014. Segundo o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo, Wilson Poit, esses eventos movimentam toda a cadeia do turismo. "Somente a Fórmula 1 gera R$ 260 milhões e o Salão do Automóvel R$ 240 milhões na economia da cidade, pois os turistas que vêm acompanhar gastam com hospedagem, compras, alimentação e lazer", destaca. 

Na última edição do Salão do Automóvel, em 2012, a organização divulgou público total de 750 mil pessoas. Novembro terá ainda outros dois eventos na cidade relacionados a carros e velocidade. Entre os dias 20 a 23, também no Pavilhão de Exposições do Anhembi, acontece o Auto Esporte Expo Show, que traz ao público veículos clássicos, personalizados, acessórios automotivos e diversas outras atrações. No recém-renovado Autódromo de Interlagos, será realizada mais uma edição das 6 Horas de São Paulo, de 28 a 30 de novembro. A prova é inspirada nas 24 Horas de Le Mans - considerada a maior e uma das mais tradicionais corridas do planeta, realizada na França desde 1923 -, e reúne protótipos esportivos e carros de turismo de montadoras como Audi, Toyota, Porsche, Aston Martin, Ferrari e Corvette. Site: www.salaodoautomovel.com.br 

Intercâmbio: como escolher o tempo de duração do curso?

Entre tantas decisões necessárias antes de se fechar um pacote de intercâmbio, o período que se passará imerso nessa experiência é uma das mais importantes. São vários os fatores que influenciam essa decisão e, muitas vezes, a necessidade fala mais alto que a vontade do aluno. Mas com um bom planejamento dá pra fazer a melhor escolha. Curta ou longa duração? É possível fazer cursos de idioma a partir de 2 semanas. Muitos acreditam que o período curto não faz diferença no aprendizado da língua. Claro que ficar um tempo maior estudando fora traz mais resultados, mas para aqueles que já têm um bom conhecimento do idioma, se dedicar duas semanas pode ser excelente para aprimorar o conhecimento. São duas semanas tendo aulas todos os dias e convivendo com os nativos da língua. Para quem não tem conhecimento nenhum, não é o período mais indicado, mas para aqueles que já tem certo domínio e não tem muito tempo disponível para o intercâmbio, esse prazo é mais do que aconselhável. Quem pretende ficar um longo período, precisa se organizar considerando alguns itens como o momento de embarcar, pensar na melhor época para deixar o trabalho ou os estudos sem ter prejuízos. Outro ponto que exige atenção é o visto para entrada no país de destino.Procure mais informações  com a Global Study, especializada em intercâmbios. 

Personalidade do Ano

Hans Schaeppi

O jornalista, escritor e empresário Hans Schaeppi recebeu dois prêmios no evento Qualidade Profissional 2014, promovido pela revista Folha da Praia e realizado no último dia 18, no Centro de Convenções de Ilhéus (BA). Além do Troféu Qualidade Profissional concedido à sua empresa Chocolate Caseiro Ilhéus pelos seus 29 anos de pioneirismo e atividade na fabricação de chocolates finos. Schaeppi recebeu também o Certificado de Personalidade do  ano eleito em votação pública.   

Raridade histórica    


Uma raridade histórica foi descoberta em Jerusalém: um fragmento de uma pedra com uma inscrição gravada em latim dedicada ao imperador romano Adriano.  Os pesquisadores acreditam que esta é uma das inscrições latinas mais importantes já descobertas em Jerusalém. 

Fotos de Yoly Shwartz, da inscrição e no fundo, o Museu Rockefeller, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Pousada Pedra da Ilha 


A Pousada Pedra da Ilha, em Penha (SC), ganhou o Certificado de Excelência 2014, oferecido pelo TripAdvisor for Business - site de viagens que proporciona aos turistas um planejamento de sua viagem, com dicas de viajantes, ferramenta de reserva em hotéis, entre outras facilidades. O certificado é dado ao setor hoteleiro e a escolha dos estabelecimentos é feita por meio das pontuações e avaliações dentro do site, que devem manter uma média de quatro a cinco círculos (antes denominadas estrelas). “Ficamos muito felizes em receber esse certificado, pois mostra o reconhecimento de nosso trabalho em sempre melhor servir aos hóspedes”, afirma Rafael Felipe Santos, supervisor comercial da Pousada Pedra da Ilha. Saiba mais em www.pedradailha.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário